Abel: "Às vezes penso em terminar carreira" | Relvado

Abel: "Às vezes penso em terminar carreira"

Em entrevista ao 'Relvado' o defesa passa em revista a época leonina, que considera "vergonhosa". E
 

Abel é uma das vozes mais respeitadas no balneário do Sporting. Com a habitual frontalidade, o defesa direito fez um balanço da terrível época leonina, em exclusivo ao Relvado. Uma temporada que assumiu contornos pessoais ainda mais dolorosos, devido à grave lesão que sofreu no joelho direito, num dos últimos treinos da época.

"Foi o pior momento da minha vida! Ainda por cima nunca tinha sofrido qualquer lesão grave na carreira, ao todo devo ter estado parado um mês se somarmos todos os pequenos impedimentos que tive... A recuperação é dolorosa e às vezes passa-me pela cabeça terminar a carreira!", confessa.

Abel conta como é o seu dia-a-dia. "Faço seis horas diárias de fisioterapia na Academia, três de manhã e três à tarde. É complicado porque quando termino as sessões chego ao meu quarto e verifico que o joelho está igual ou pior... Mas o que me anima é que no dia seguinte quando acordo verifico que há uma ligeiríssima melhoria, o que faz com que continue a trabalhar. É um teste à minha resistência", refere.

Mas agora... chega de lamentações! "Para inverter o processo não posso pensar que não deveria ter disputado aquele lance no qual acabei por me lesionar. Tenho de aceitar que aconteceu e que depende de mim tentar recuperar bem e voltar a jogar", sublinha.

O defesa explica como sofreu a lesão. "Foi um lance típico neste tipo de problemas. A bola ia para o lado direito e depois tomou outra direção. Fiz uma rotação repentina com o pé esquerdo, mas o direito não acompanha a rotação do corpo, que rodou sobre o joelho", recorda.

Abel não quer estabelecer um prazo de recuperação: "Neste tipo de lesões, já vi jogadores ficarem ótimos após quatro meses e outros que tiveram de acabar a carreira...Tenho de ir com calma".

Esta lesão aparece na pior altura, pois está a poucos dias de ser pai pela segunda vez (mais uma vez de uma menina) e assim não estará nas condições ideais para prestar apoio à sua mulher, uma vez que como é natural tem de se deslocar com o auxílio de canadianas. 

À espera do Sporting

Abel tem sido dado pela imprensa como um dos jogadores a dispensar para a próxima época. No entanto, a grave lesão sofrida e a necessidade de uma recuperação longa e bem-sucedida poderá levar à renovação do seu contrato por mais uma temporada. "As pessoas responsáveis falaram comigo e transmitiram-me toda a tranquilidade. Neste momento, há outros dossiers com prioridade maior que o meu, mas penso que o meu futuro passará pelo Sporting. Vou esperar por um contacto", afirma.

O experiente futebolista não se sentiu melindrado por ter sido dado como dispensável ao longo das últimas semanas, "pois ficar a 36 pontos do FC Porto foi vergonhoso e por isso é fácil pegar num pau e bater nos jogadores, uma vez que todos eles se desvalorizaram".

Abel não foi utilizado muitas vezes como titular esta época e somou 23 jogos, em todas as competições. E lamenta que Paulo Sérgio lhe tenha "tirado o tapete" numa altura em que estava a jogar bem. "Saí da equipa no meu melhor momento, sem qualquer justificação. Custou-me muito... No entanto, tive de aceitar a decisão do mister", defende.

O lateral leonino não jogou muito, mas ficou feliz com o rendimento. "Foi a minha melhor época no Sporting, não em quantidade, mas em qualidade. Fiz três golos e quatro assistências e houve uma altura em que até se dizia que o Sporting só ganhava quando o Abel jogava", lembra.

A polémica saída de Liedson

Liedson abandonou o Sporting no início de fevereiro, deixando o ataque órfão de uma referência, algo que nunca foi muito bem entendido pelos adeptos, até porque não chegou ninguém para o seu lugar. Abel lança algumas críticas ao ex-companheiro de equipa. "Eu com a idade que tenho [32 anos] ganhei a liberdade de dizer o que penso. O Sporting tem de ficar com os jogadores que querem continuar no Sporting. E o Liedson não queria ficar no Sporting. Às vezes defendem-se os jogadores quando não se deveria e outras vezes não se protegem os jogadores quando seria aconselhável. Ou seja, neste caso, o jogador em questão deveria ter sido exposto, para que as pessoas saibam a verdade", assume.

Abel reconhece "a grande capacidade goleadora de Liedson" mas garante que o levezinho "não estava motivado para continuar e por isso saiu quando tinha de sair".

Época horrível

Abel não tem medo das palavras e usou várias vezes a palavra "vergonhosa" para qualificar a época do Sporting, marcada por uma série de acontecimentos atípicos. Recorde-se que no espaço de sete meses sairam de Alvalade o capitão, dois treinadores, o diretor desportivo e o presidente. Não sendo recorde mundial, dá que pensar... 

"É uma temporada para ser lembrada, foi um desastre completo e não se podem cometer erros semelhantes. A verdade é que houve algumas pessoas que pensaram mais no eu do que no nós, isto sem querer desculpar o papel que os jogadores e a equipa técnica também tiveram nesta má época".
Críticas implícitas ao ex-presidente José Eduardo Bettencourt e ao antigo diretor desportivo Costinha? "Deixo essa questão no ar para as pessoas pensarem". Para bom entendedor...

No entanto, diz que os jogadores não podem sacudir a água do capote "e também são responsáveis, sendo impensável que se sofram várias vezes três golos em casa [V. Guimarães, Naval e Paços de Ferreira]".

O defesa reconhece que a agitação diminuiu consideravelmente com a chegada da nova direção, liderada por Godinho Lopes. "As coisas estavam tão más, que qualquer ajuda e palavra de carinho seriam bem-vindas... Mas sem dúvida que as pessoas que entraram trouxeram uma grande vontade de mudança e chamaram o público de volta. Numa altura em que a equipa de futebol até nem estava a ajudar, estiveram 35 mil pessoas no jogo com o Vitória de Setúbal, o que é sinal de um trabalho estrutural que tem de ser elogiado", realça.

José Couceiro é alvo de grandes elogios. "Assumiu a equipa numa altura muito complicada e a verdade é que conseguiu alcançar o objetivo que restava, conservar o terceiro lugar. As coisas podiam ter "descambado", mas ele conseguiu aguentar o barco", destaca.

Durante a campanha eleitoral, Luís Duque, atual homem-forte do futebol leonino, disse que precisava de "um cheque e de uma vassoura" para fazer uma revolução no plantel. Abel garante que não ficou melindrado com essa frase. "Não direi que vale tudo nas campanhas eleitorais, mas todos sabemos que se dizem coisas que vão de encontro ao que as pessoas querem ouvir...A equipa não estava a render e é natural que se "peçam cabeças". Mas não acredito que ele tenha dito isso com o intuito de desrespeitar os jogadores", sublinha. 

Análise aos concorrentes

Um dos futebolistas que não deverá permanecer no plantel é Cedric, concorrente de Abel na lateral direita e que só fez quatro jogos esta época. O mais experiente acha que o jovem de 19 anos deve ganhar experiência, "pois apesar dele ter enorme potencial, o importante para ele é jogar, seja no Sporting ou noutro clube, pois os jogadores não evoluem apenas a treinar". Mas com João Pereira no plantel, diz, "os outros concorrentes correm o risco de ficar sempre na sombra".

De resto, Abel considera João Pereira "um dos melhores laterais portugueses, apesar da baixa estatura". E não se escusa a comentar a polémica expulsão do camisola 47 no último jogo com o Portimonense, em Alvalade. "Na minha opinião, quem quer que insulte um árbitro, chame-se Cristiano Ronaldo ou 'Zezinho', devia ir para a rua. Mas é pena que os árbitros tenham medidas diferentes quando dois jogadores de equipas diferentes têm o mesmo comportamento, isto sem querer desculpar a atitude do João Pereira", vinca.

O lado tranquilo do senhor professor

Abel é conhecido entre os jogadores do Sporting como 'o professor'. A razão é simples: tem o curso de Educação Física, que concluiu quando jogava no Vitória de Guimarães. E tem sempre livros à mão nos estágios. "Estou constantemente a ler, é um dos meus hóbis. Pode ser um livro de Economia e logo a seguir um de Psicologia, por exemplo. Também gosto muito de ler o jornal", conta. E faz-se sempre acompanhar do computador para os estágios.

O defesa de 32 anos é a imagem da tranquilidade. "Quase nunca me irrito. E se há o mínimo de problemas com algum colega ou com o treinador, procuro resolver tudo na hora", conta. 

Abel é um grande apaixonado de desportos motorizados e até esteve no Estoril no recente Grande Prémio de Motociclismo.
Considera-se um bom garfo e o seu prato preferido é cozido à portuguesa, "de preferência com um vinho branco bem fresquinho"

Mensagem aos adeptos

A terminar esta entrevista, João Pereira deixa uma mensagem aos adeptos do Sporting. "Eles mostraram que estão connosco nestes últimos jogos e que acreditam no clube. Podem ter a certeza que nós vamos lutar pelo título na próxima temporada. Precisamos do apoio deles e espero que tenham paciência quando surgir um outro deslize", pede.

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

Sporting:

Comentários [33]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Não faças isso Abel

Ainda tens muito para dar ao futebol

Abel sempre muito bem

Já todos sabiamos que Liedson era um problemas nos 4 ultimos anos...esteve tempo a mais...quero lembrar como sportinguista sócio que Abel sempre cumpriu nesta época até algumas vezes bem melhor que Joao Pereira deve ficar no SCp.....Saudacoes leoninas

Liedson foi porque queria...

Normal, 32 anos está acabado.

E o burro é o Sá?!!!

Esta revelação do Abel acerca do Liedson é, para mim, tudo menos surpreendente. Eu considero que o "levezinho" esteve duas épocas a mais no SCP. Tinha demasiado peso na equipa e no balneário que vivia ao sabor dos caprichos do atleta brasileiro. Com estas afirmações do Abel, fica claro para todos o porquê de Sá Pinto ter perdido a cabeça a ponto de esmurrar o Liedson...

Bem, o Abel

deve ter a mínima noção de que é uma miséria enquanto jogador de futebol, logo, tenta compensar isso com uma suposta lealdade eterna ao clube (pudera, o Sporting já é um clube mil vezes melhor do que o seu talento como jogador de futebol permitiria), para ver se lhe renovam o contrato.

Mas alguém não sabe que o Liedson quis sair? Alguém acha que foi para o Brasil contrariado? Faz-me lembrar as entrevistas do Tiago, de fim de época, que eram sempre bajulares do treinador e arrasava sempre qualquer colega que tivesse saído/tivesse tido algum problema com Bento, por exemplo. Uma das piores coisas do plantel do Sporting ainda são estes gajos supostamente porreiros, que jogam pouco ou nada (seja em qualidade, seja em quantidade) e têm estatuto dentro do balneário porque foram ficando ou levam livros para os estágios.

O Abel já ganhou o direito à

O Abel já ganhou o direito à legenda "Figura do SCP" por baixo do nome quando for entrevistado depois de acabar carreira.

À imagem de Inácio, por exemplo. :)

de novo: que palhaçada...

ao estado a que este fórum (que outrora ja foi bom) chegou...

A edição, se tem um pingo de competência ou credibilidade, é capaz de explicar como é que deixa passar situações (recorrentes) destas?

Mas afinal andam a gastar balúrdios com publicidade na tv para quê? o estado deste fórum nunca esteve tão mau na vida. Uma única editora, a Susana, sem meios, fazia 1000 vezes melhor papel do que a cambada de incompetentes que deve estar neste momento a cargo disto.

Liedson, Cardinal...

ha mais algum?

Li isto

"Abel é uma das vozes mais respeitadas no balneário do Sporting..."

e fiquei logo sem vontade de ler o resto, imagino se fosse sportinguista.

Mais incrível foi: "Abel tem

Mais incrível foi: "Abel tem sido dado pela imprensa como um dos jogadores a dispensar para a próxima época. No entanto, a grave lesão sofrida e a necessidade de uma recuperação longa e bem-sucedida poderá levar à renovação do seu contrato por mais uma temporada "

Renovar o contrato apenas porque o rapaz precisa de recuperar da lesão. Eu bem te disse que Sporting se tem medo de mandar os bons rapazes embora. Não medo, tem pena.

Acho de mau tom mandar embora

Acho de mau tom mandar embora um jogador que acabou de se lesionar gravemente. Se Abel, para mim, já teria lugar no Sporting como suplente de João Pereira, agora acho que ainda tem mais como "jogador da casa" que precisa do Sporting para ultrapassar este infortúnio que teve.

Os princípios que defendo para os jogadores são os mesmos que defendo para os clubes. Deve haver respeito e saber-estar mútuo e bilateral.

Eu não dispensaria o Abel por se ter lesionado

mas sim por ser um jogador para lá de banal, sendo simpático. Não serve para suplente do João Pereira, da mesma forma que não serviu para suplente do Luís Filipe, no Braga, ou do Bessa, no Guimarães, por exemplo.

Sinceramente, não considero

Sinceramente, não considero Abel tão mal como o pintam.
Para titular do Sporting, não, obrigado. Mas para suplente, não acho dramático.
Tem limitações algo embaraçosas, é verdade, mas apoia bem o ataque e tem um bom poder de arranque, por exemplo.

Mas é mais fácil ter um rol de descascanços em relação a um jogador como o Abel, de quem os adeptos já se fartaram de ver em Alvalade. Comparo-o a Evaldo, que, para mim, também revelou não ter categoria para ser titular do Sporting (precisamos de um lateral-esquerdo bem melhor, já agora!), mas o qual também não desdenho para suplente - não peço mais...

O Evaldo

sendo fraco, serve perfeitamente para suplente. O Abel não, que aquilo, por vezes, chega a ser constrangedor. O Abel é um tratado de como não defender um adversário, seja em termos de posicionamento face à bola e ao extremo, seja no tempo de entrada. Uma lástima. Ofensivamente, de vez em quando, lá corre encostado à linha e, olhando para o chão, com a bola aos repelões à sua frente, faz um remate ou um centro perigosos. Jogador muito abaixo do nível que se exige para o Sporting e, está visto pelos seus quase 33 anos, sem qualquer melhoria ao longo das últimas épocas.

O Evaldo, sendo fraco, sempre é melhorzinho. Além de ser mais novo e ganhar cerca de metade. Porque, sim, sabes quanto ganha o professor Abel no Sporting?

É bem melhor

Que o João Pereira

Mas, mas, ele até leva livros

Mas, mas, ele até leva livros para os estágios... :(

Que comece a ler um livro que ensine

um lateral de 32 anos a posicionar-se e a, por exemplo, conseguir levantar a cabeça uma vez que seja (que dá jeito, para ver onde estão os colegas e os adversários).

É fraquito, mas a ideia não é

É fraquito, mas a ideia não é que seja titular, é que seja um suplente razoável. E isso ele é, razoável.
Repara, Miguel Garcia é titular no Braga.

Que a ideia seja essa, tudo bem

Mas, lá por a ideia ser essa, não quer dizer que Abel seja um suplente razoável. Não é. Não o era no Braga, nem no Guimarães, ia sê-lo no Sporting porquê?

Miguel Garcia defende incomparavelmente melhor do que o Abel alguma vez defendeu ou defenderá.

Não há grandes diferenças

Não há grandes diferenças entre o Garcia e o Abel, nenhum dos 2 vai resolver jogos (o Garcia já o fez) graças ao talento, mas, bem treinados, podem ser certinhos. É o que se pede a suplentes.

Mas o Abel

não é certinho, sequer. Tem erros de principiante, e bastas vezes, o que, para um gajo de 33 anos, é dizer tudo.

E aceitavas o Garcia? Porque

E aceitavas o Garcia?

Porque saiu, já agora?

Se a questão se resumir a isso

Entre ter o Abel, 33 anos, 60 mil €/mês, e o Garcia, 28 anos, e um ordenado bem mais baixo, prefiro o segundo, sim.

O Miguel Garcia saiu dispensado pelo Bento. Como muitos outros, de resto.

Nao acredito

Desculpe intrometer-me mas sou amigo do Custódio e e ele saiu do SCp quando queriam que ele baixasse salario para 6 mil contos mes...e Abel nao ganhara mais que 25 mil euros mes..e para renovar o SCP podera até pagaR MENOS...sAUDACOES LEONINAS

25 mil por mês, o Abel?

Está bem, está... ele renovou contrato em 2008 e, com os novos códigos contributivos de IRS e Segurança Social, o seu salário passou a rondar os 60 mil.

Killer, mesmo que seja apenas

Killer, mesmo que seja apenas 25 mil mês, não se justifica renovar com alguém apenas porque ele está lesionado. Se um jogador está lesionado e ainda tem mais um ano de contrato, é evidente que despedi-lo não seria correcto, e aí não gostaria de ver isso suceder. Mas se o contrato vai acabar, como é o do caso em apreço, não vejo razão para se renovar apenas porque está lesionado. Quer dizer, vai-se andar a pagar ao jogador mais um ano quando o seu contributo vai ser quase nulo, se não o era já antes. São por coisas como estas que nós não temos dinheiro, renova-se por tudo e por nada, e claro, depois, o dinheiro começa a escassear. Seria o mesmo que eu, se tivesse um grande vivenda e tivesse jardineiro, empregada, etc, começasse a renovar contratos a todos os meus empregados apenas porque eram boas pessoas, sem ter em conta se teria dinheiro ou não para lhes pagar; claro que chegaria a um dia e não teria dinheiro.

Evidentemente

A minha posição em relação à não-renovação do contrato do Abel prende-se apenas com o seu talento. Ou seja, não é a lesão que levará o Sporting a não renovar. É a sua falta de talento, apenas.

Muito caro

Para o Sporting!

Esquece o dinheiro, em valor

Esquece o dinheiro, em valor futebolístico, não há grande diferença entre os dois.

Para suplente pelo menos.

Já te disse que, para mim, há

O Garcia defende muito melhor.