"Sporting tem um regime monárquico desde 1996" | Relvado

"Sporting tem um regime monárquico desde 1996"

Quem assim o brada é Tomás Aires em entrevista a um jornal.
 

Tomás Aires foi em tempos vice-presidente leonino. Saiu em 1995/96, com a chegada de José Roquette. É um dos muitos críticos do "projeto" Roquette e diz que quando deixou o clube de Alvalade o património era de aproximadamente 80 milhões de euros. Sempre deu a cara e sempre afirmou que o caminho seguido (pelo tal projeto) levaria ao descalabro financeiro, patrimonial e desportivo. E não é que tem razão? É só olhar-se para o estado atual das contas do Sporting.

Voltemos então ao título do artigo. No Sporting vive-se uma espécie de monarquia: são nomeações, indigitações, cooptações para posteriores ratificações, e tal resulta de uma total ausência de um projeto desportivo. Os culpados são o criador do "Project Finance" e os seus seguidores. A criação da SAD foi para que houvesse mais competência e transparência na gestão e que se tornasse possível responsabilizar os administradores pela sua gestão? E alguns ainda são e outros foram principescamente remunerados!

Voltando à carga, Tomás Aires afirma que antes da chegada ao poder por parte de José Roquette, em 1995, o Sporting Clube de Portugal era o clube que se encontrava em melhor situação financeira e patrimonial. Agora a SAD teve 45,9 milhões de euros de prejuízo só no exercício/época de 2011/2012. Na corrente época, no 1.º trimestre, são mais 7,7 milhões de euros de prejuízo. Importante seria identificar quando e por quem foram praticados os atos que conduziram a isto.

Vamos lá falar um bocadinho de futebol. No Sporting, e não é só de agora, em vez de se falar de jogadores, vitórias e títulos, o que se escuta é passivo, juros, fundos (fechados), procura de investidores... A paciência tem limites. Os sócios/adeptos/simpatizantes que têm sempre apoiado a equipa estão cansados de ver o «MAIOR o SPORTING o único CLUBE de todo o PORTUGAL» PERDER!!!

Eu, Jadscl, revejo-me no que este sportinguista pensa, e se não é a 100% está lá muito perto. E, sempre o escrevinhei por aqui, a doença crónica do SCP começou com a chegada à presidência desse Roquette, agora recolhido não num convento mas na Herdade do Esporão.

E neste "regime monárquico", como diz, se algum presidente prestou para alguma coisa talvez tenha sido o Dias da Cunha, e a sua luta contra moinhos de vento, o denominado de SISTEMA (coitado, apelidaram-no de esclerosado), e mesmo com apitos doirados, escutas que todos conhecemos e podemos sempre voltar a escutar, a montanha pariu um rato (como seria de esperar/expectável...).

Alguns senhores que por cá "campeiam" desde 25 de abril de 1974 são como alguns senhores do Governo, são inimputáveis. Já Filipe Soares Franco, José Eduardo Bettencourt e Godinho Lopes deveriam ser apagados da história centenária do SPORTING CLUBE de PORTUGAL!!!

Sporting:

Comentários [63]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Oh O Maior...

Oh Maior, não vou falar das questões do Sporting porque não é hábito meu falar dos outros clubes mas,
vou apenas falar sobre a constituição das SADs que refere no artigo! Estive na Assembleia Geral do SLB
em que foi discutida e aprovada a constituição da SAD e, quando me pareceu oportuno inscrevi-me para
intervir, dando a seguinte opinião: Enquanto clube, o Benfica gasta(gastava) centenas de milhar de contos
anualmente e quando passar a SAD, vai gastar milhões de contos!!! E assim, pergunto: É o que acontece
ou não???Cumprimentos e saudações desportivas e benfiquistas.

Se a tua indagação vai no sentido..., de que com a criação das

Sociedades Anónimas Desportivas, os custos aumentariam com a entrada de Administradores? Afirmo-te que sim, foi uma forma subreptícia de pôr alguns amigalhaços a mamar do pouco que a teta já deitava...
Se a questão é no sentido de que com a criação das SAD´S era condição sine-qua-non, gastar-se mais nos plantéis, digo-lhe que não, isso só ocorre (gastos excessivos), de gente que administra/preside a clubes de futebol e que nada percebe de tal, espero que perceba o escrevinhado.

P.S. Presidentes de clubes de FUTEBOL, tem de perceber de tal, tem de sentir e saber o que é o cheiro do balneário..., já meros gestores, teóricos de "economês" no FUTEBOL são ZERO, nada trazem de novo (como cada vez mais se vê, e não é só no desporto...), chafurdamos num mundo antes inundado de "adbogados" do diabo, agora temos tal raça, que nem na economia da casa deles sabem gerir..., só MERDA!!!

Mas como...

Mas como é evidente, as despesas não aumentaram só porque foi/foram constituídas as SADs mas,
estava-se mesmo a ver que serviriam para muitas "coisas" que até aí não sucediam...A prova provada
são os monstruosos passivos resultantes das "estranhas formas de gestão" levadas a efeito!Queres
ver um simples exemplo? Quanto teria poupado o SLB com a contratação de J.Jesus e Lima antes de
terem ido para Braga, se os tivesse contratado à saída do Belenenses???Saudações desportivas.
P.S. Isto é uma pequena amostra...

eu lembro-me dessa questão , estava lá e ouvi

foi muito pertinente
já coloquei a mesma questão ao homem do café : ó senhor palonço , antes daa introdução do euro em portugal um café era 40/50 escudos depois passou a ser 110/120 escudos (50/60 cêntimos) , foi o que aconteceu ou não ??
e ele respondeu o mesmo que o vilavinho lhe disse após a sua intervenção na assembleia :
http://www.youtube.com/watch?v=C664C387sr8

Desportivamente falando, o

Desportivamente falando, o Flopes arruinou tudo o que o clube do Lumiar preconizava pois sempre foram um clube formador em que apostavam essencialmente na formação e depois na sua venda, com o Flopes quantas aquisições foram feitas na ultima epoca e meia?

Ontem, em 14 (catorze) jogadores apenas um era português e apenas 2 da formação do clube!

A tal "joia da coroa" e menina dos olhos dos sportinguistas que era a Academia de Alcochete, hoje por hoje, passou a ser o centro de treinos dos jogadores e a formação onde anda?

Se já nem municia a equipa principal, Flopes gastou em epoca e meia cerca de 30 milhões de euros em aquisições, passaram 3 treinadores e depois da derrota de ontem penso que não ficará por aqui!

Penso que os sportinguistas terão que definir o rumo que querem para o seu clube porque actualmente é um clube sem estratégia, apenas apontei alguns aspectos que saltam aos olhos de um adepto rival.

Quem é o Flopes o "Santana" provedor da Santa Casa Misericórdia?

Já se fôr o presidente do presente é Glopes..., LOL

Bom, falar em Sporting, é

Bom, falar em Sporting, é sinónimo de Instabilidade Directiva.

Vejamos, nos ultimos 10 anos, o Sporting acumulou 4 Presidentes, e previsivelmente o 5º estará para chegar. De Dias da Cunha, Soares Franco a JEB, terminando em Godinho Lopes

Cada Presidente trazia um Projecto, que entretanto abortava, para renascer um outro Projecto, nos intervalos, o Conselho Leonino ou o Grupo Stromp também ditavam leis.

Bem, no curto-prazo o cebário é "dantesco", o Sporting vive momentos desportivos e finaceiros quase diria dramáticos. Eleições antecipadas? Muito provavelmente!

O que precsará o Sporting "hoje"? Uma Gestão Presidencialista, com um Presidente forte, o que não acontece neste momento. Depois precisará de um Projecto Financeiro assente na frugalidade e contenção, investindo sériamente na sua Academia, para potenciar jovens talentos, e gerar mais valias para o Clube!

Concluindo, o Sporting tem a melhor Academia de Futebol em Portugal, das melhores da Europa, o futuro e a sustentabilidade passa obrigatóriamente pela Academia Como? Num projecto desportivo com afinidades ao Ajax, garantindo estabilidade a esses jovens, não exigindo títulos e resultados imeadiatos, mas sim deixando maturar aquele produto, sem elevar a fasquia de objectivos. Provavelmente o actual Treinador do Sporting o Belga Vercauteren, poderia em termos técnicos encabeçar esse projecto, quer pela sensibilidade que tem revalado na area da Formação, assim como pelo facto de ser um Treinador da escola Holandesa!

Em cheio

O problema do Sporting é que todos os Presidentes são do Sistema(diga-se BES). A merda da conversa que era preferivel ficar em 2º do que ganhar o campeonato ja vem de há muito tempo. Essa dos 4 presidentes cada um com o seu projecto é de rir. Quanto á academia, formação, etc e tal tambem é um mito. É verdade que o Sporting vai buscar os melhores talentos em idade ainda muito tenra e realmente temos de dar o mérito á formação até os jogadores chegarem aos Seniores. Depois a partir daí tem de se dar o mérito a quem de direito, ou achas que o CR7 alguma vez atingiria o nível que atingiu se não tivesse ido para o MU? Ou o Futre se não tivesse ido para o Porto. O João Moutinho atingiu a excelencia no Porto, embora no Sporting tivesse atingido um bom nível. Sabes o que aconteceu quando apareceu um gajo fora deste esquema todo? Ganhou as eleições mas infelizmente não é o Presidente porque arranjaram um esquema fraudolento e puseram lá o Godinho Lopes. E se até agora não houve eleições é porque ja estão a fazer a lavagem ao Eduardo Barroso de forma a que caso este gajo caia, entre para lá mais alguem do sistema.

O «MAIOR o SPORTING o único CLUBE de PORTUGAL», só precisa é

que os SÓCIOS abram a pestana, e não embarcarem em contos do vigário, tal como as últimas eleições em que o vencedor Glopes o total flop, venceu com batotice, tipo eleições no Estado Novo em que até os MORTOS votavam!!! Só MERDA...

o projeto roquete era um

o projeto roquete era um projeto na sua essencia virado para o benfica, Passava por uma uniao a mafia do pinto da costa para conseguir a força de controlar o futebol e afastar o benfica. Ha uma entrevista no jornal record que explica isto.
O projeto passava por o porto e sporting dividir a discusao do futebol, e que ambos conseguissem sempre o acesso a champions privando o benfica de receitas e resultados que criam que fizesse o clube perder a sua força e grandeza.
o benfica é por natura o clube de portugal, o verdadeiro e o maior, o porto conseguiu quebrar a hegemonia da forma que o fez com fundacoes assentes na batota e corrupcao, toda a gente percebe que o benfica é uma forma insuperavel e assim se explica estes olhares dirigidos ao benfica. , esses aliancas , vale tudo quando o desespero toma controlo.
Mas como sabem todos os clube que se tem unido a pinto da costa foram usados como guardanapos, e o sporting serviu de guardananpo, e acabando ele proprio a eclipsar-se no futebol portugues.
este complexo de inferioridade , que ainda hoje é muito visivel em diversas acoes do clube, a falta de visao para dentro em contraste com os contastes olhares postos no rival da 2ª circular conduziu o clube a uma posiçao muito ma , nao so perdeu o posto de nr 2 de portugal, como agora ja questionam se nao sera ja o 4ª grande.

Encontrei esta noticia por mero acaso...

mas como sei que ainda comentas aqui cá vai:

deixa de ser papagaio, porque durante esse mesmo projecto roquette o Damásio apoiou o Pinto da Costa para a presidência da Liga - como de facto veio a acontecer essa presidência do Pintinho - enquanto que o Sporting em protesto ficou completamente fora desse circo, sem 1 único dirigente na Liga. O Roquette chegou a afirmar que o sistema beneficiava mais o FCP. O dias da cunha então não se calava com o sistema que era o FCP e o Valentim Loureiro. A merda começou principalmente desde o Soares Franco até ao Godinho. Mas o projecto não era bem isso como querem fazer crer.

O Sporting NEGOCIOU alguns jogadores com o FCP, vocês simplesmente têm um presidente que é sócio do Porto e que dava quase de mão beijada os ditos "pintainhos" ao FCP como o Deco.

Se houve clube em Lisboa que foi verdadeiramente usado até foi mais o SLB.

.........

Meu caro na altura do Damásio o Roquette não era perdido nem achado no Sporting, pois de Damásio entrou se não me engano em 1993 no Benfica e sai em 1997 faz 1 mandato, o Sporting teve até 1995 Sousa Cintra como Presidente e depois em 1995 entra o Santana Lopes que passado 1 ano cede o seu lugar a Roquette mais concretamente em Abril de 1996 demite-se do seu lugar de Presidente do Sporting e obriga o Roquette a assumir o Lugar não por eleição/votação mas por cooptação Presidência do Clube a 11 de Abril de 1996 por cooptação tendo depois sido reconduzido para a Presidência em Outubro de 1996 pela Assembleia Geral...

Ou seja Damásio e Roquette cruzaram-se na Presidência de ambos clubes apenas durante 1 ano, durante essa estadia de Roquette o Sporting deu seguimento inicialmente aquilo que era a imagem de marca de Cintra, que era o basicamente o tornar o Sporting um clube eclético e que apostava nas camadas jovens em todas as áreas, mas ao mesmo tempo procurava atacar o seu mais directo adversário, o Benfica, e quando este ataque não se mostrava muito ameaçador procuravam "refúgio" no "Velho das Antas" e este aproveitava as relações crispadas entre ambos os clubes de Lisboa para se mover no tabuleiro de Xadrez que tinha sido criado à sua volta deixando-o com a posição de Rei..............

Roquette fez muita coisa bem mas fez demasiada coisa mal, mas a verdade é que desde a queda de Cintra que o Sporting tem sido problemas em cima de problemas.

O LFV era, repito era sócio do Porto, mas olha o Cintra tb era sócio do Benfica e aliás a empresa dela tinha camarote no antigo estádio da luz.

Quem começou a falar do tal sistema e etc foi sim o Dias da Cunha, o Roquete sempre foi muito calado nesse aspecto, não foi por acaso que ele consegue o concurso do Rui Jorge e já não me lembro mais quem do Porto em troca de alguns elementos do refugo do Sporting....

Mas sim concordo que o Benfica foi o mais "abusado" no meio desta história, tb pelo poleiro que ocupava nessa altura, mas atenção o Sporting tb não tem sido feliz nas suas relações com o Porto.

Mas o dito prejecto Roquette...

começou com Santana Lopes como presidente, e José Roquette como homem do concelho fiscal. O Roquette numa entrevista em 1999 chegou a dar a entender que o Vale e Azevedo não era "flor que se cheirasse", mas que o sistema beneficiava mais o Porto. E chegou a dizer que Pinto da Costa não era sério, ou algo do género. Sei que as relações com ele até foram boas ao inicio, e até fez pelo menos 1 bom negocio com o Rui Jorge. Mas para trocas de jogadores também Benfica e Porto fizeram. Em 2000 com o Vilarinho fez o mesmo com o Pinto da Costa... São actos negociais...

Nunca ouvi falar dessa do Cintra ser sócio do Benfica... Sei que ele ia ver às vezes jogos do SLB na Luz num camarote para pessoas não afectas ao SLB, assim como um ex. presidente do SLB chamado João Santos também ia a Alvalade ver os jogos europeus. Cheguei a ver um vídeo com isso.

No caso do Vieira, ele era o homem de confiança de Pinto da Costa...

.................

????

Que trocas é que o Benfica fez com o Porto na altura do Vilarinho man?

Zahovic veio do Valencia o Drulovic ou estava no Estrela Vermelha ou veio a custo zero (não me lembro) o Feher foi um acto de guerrilha parecido aquele que Levou o Bruma a ir para o Galatasaray.........

O Projecto do Roquette nunca foi do Roquette, foi sempre o projecto dos "herdeiros do visconde de Alvalade"...... se fores a ver desde que Roquete assumiu o Sporting até ao Godinho, todas as direcções do Sporting tinham familiares do Visconde em posições cruciais na estrutura, o Bruno de Carvalho veio quebrar com esse costume.

A empresa do Sousa Cintra tinha um camarote nos estádios dos 3 grandes, sendo que por motivos de negócios Sousa Cintra é sócio do Benfica, sendo que ele oferecia os seus bilhetes a sócios seus ou a amigos ou até mesmo a parceiros de negócios....era aquele brindezinho que dava sempre jeito para certas e determinadas negociações, hoje é que a malta acha isso anormal, mas antigamente isso era muito utilizado...

O Vieira era tanto da confiança do Pinto da Costa, como o Godinho era da direção do Sporting no tempo do Roquete, mas isso não o impediu de ter fodido ainda mais o Sporting, tal como não impediu o Vieira de ser aquilo amigo que hoje dá uma palmadinha nas costas e amanha te assenta um pontapé nas nalgas......o Vieira é mafioso está no futebol pelo nome e pelo dinheiro, e enquanto ele vir que o Benfica pode lhe dar dinheiro a ganhar só por ele estar onde está o Benfica vai andar sempre bem, a partir do momento que a mama do Benfica lhe acabe das 2 uma, ou já saiu do poder ou então ele começa a meter as mãos pelos pés e o Benfica empresa deixa de facturar....

O Vieira é filho da puta mas não é burro, ele sabe perfeitamente que a melhor maneira de ele ganhar bom guito é ele ser Presidente do Benfica e o clube se manter em alta, a partir do momento que o Benfica vá abaixo o próprio Vieira vem com ele

Em 2000 foi feita uma cimeira

qualquer entre o Vilarinho e o Pinto da Costa para trocar de jogadores. Se tal acabou por acontecer não me lembro... Mas pelo menos ficou combinado.

Que nomes são esses que são da família do Visconde para além do neto José Roquette? LOL

........

Lembro me de qualquer coisa dessa dita "cimeira" (uma reunião que a imprensa apelidou por cimeira ninguem sabe bem porquê) mas que tinha sido para se terminar com os ataques entre ambos os clubes, se não me engano isso até foi após um jogo de hoquei ou lá o que foi que houve porrada a montes ...........

Que nomes são esses .........pesquisa meu caro .....pesquisa, não falta ai nomes de malta da familia do antigo Visconde..... são esses gajos que o Bruno Carvalho na primeira candidatura dele procurava atacar..... :)

Então como sabes isso?

Também já pesquisaste, foi??

O único gajo que eu sei que pertenceu à família do José de Alvalade é o José Roquette. Não estou a ver mais ninguém que se chame roquette....

Mas confesso que o Sporting talvez tenha tido dirigentes a pensar que um clube de futebol pode funcionar como uma Monarquia. Mas as coisas não são assim.

Mas até saírem os resultados das auditorias, quero acreditar que as intenções apenas eram as de ajudar, e nada mais. Mas que simplesmente falhou...

Até porque isso seria horrível, o Roquette ser o autor de um projecto de gestão danosa, sendo ele NETO do fundador...

»Benfica vai andar sempre

»Benfica vai andar sempre bem, a partir do momento que a mama do Benfica lhe acabe das 2 uma, ou já saiu do poder ou então ele começa a meter as mãos pelos pés e o Benfica empresa deixa de facturar....»

Por si só, isto revela a resignação dos adeptos "enganados", e o Calica no DN já havia escrito isso mesmo : "As vitórias do Benfica são os negócios, e o negócio do FC Porto são as vitórias..."

Isto é, neste momento a coisa em termos de Campeonatos conquistados está 32-27, há 20 anos atras prevalecia o 30-13, como estará em 2020 quando o projecto Made In Seixal estiver no auge? Bom, isso já pouco importa para os adeptos do outrora Grande Benfica...

...

As últimas 3 décadas foram, sem sombra de dúvida, as mais limpas do futebol português. Um conselho, vai ao youtube e escreve apenas e só "escutas". Tens um dia inteiro pela frente. Se quiseres refinar a procura escreve "escutas apito dourado". E agora sim, mais confetis e serpentinas.

Youssef, A mais recente

Youssef,

A mais recente "escandaleira" foi o emprestimo do Caballero ao Penafiel, já não há vergonha!

Testemunhas do "pito doirado", ultimas 10 temporadas desportivas :

O Porto ganhou 4 T Internacionais, o polvo estende-se pela Europa!

O Sport Comércio ganhou 2 Campeonatos e 1 T Portugal!

Apesar do "pito doirado", há um latente equilibrio hegemonico! lol

...

Meu caro, todos sabemos que o sistema funciona nos pequenos detalhes. Mas queres ignorar os títulos e comentar, uma vez na vida, a essência das escutas? É correcto e benéfico para o futebol este tipo de movimentações, às quais se juntam viagens pagas a árbitros ou recepção dos mesmos na casa do presidente?

Vamos a isso: Jogos

Vamos a isso:

Jogos investigados: Porto 2 E Amadora 0 á 20ª Jornada, o Estrela ultimo, e foi ultimo no final do Campeonato, o Porto de Mourinho necessitava de ajudas arbitrais para ganhar ao Estrela da Amadora ultimo classificado!

Beira Mar 0 Porto 0, 30ª Jornada, o Porto de Mourinho virtualmente Campeão, como relatam as crónicas a esse jogo, Augusto Duarte apitou bem e não houve qq lance ou jogada polémica!

Apito dourado, devastador no Norte, e não passou Leiria, em Leiria fez arguida Isabel Damasceno, mas para Sul não rumou.

Porque não rumou para Sul? Homessa, o dirigismo desportivo a Sul é "candido", aliás, o actual Presi_mente do Benfica nem foi condenado em Tribunal por roubo.

P.S. Não, não vou recordar Saldanha Sanchez o falecido fiscalista, as suas ligações a Vieira, e a sua relação com Maria José Morgado. Nem tão pouco questionar a equipa de Mª José Morgado, ou ainda as figuras proeminentes da Comissão de honra do Presi_mente Vieira, alguns PJ´s dessa extraordinária equipa de investigação...

...

Mas eu falo chinês? Em perguntei-te pelos jogos investigados ou pela essência das escutas e movimentações de bastidores? Será que me consegues dar a tua opinião sobre o que está espalhado pelo youtube ou é assim tão complicado?

Se os dirigentes do SLB...

"conhecessem" melhor os seus "amigos" na devida época, depois do 25 de Abril de 74, se calhar não estariam sempre com essa cassete. É só a minha opinião...

...

Desculpa, mas estás a querer justificar o quê? Mas a cassete é válida ou não? E mais, porque é que apareces sempre a desculpar ou aceitar tudo o que se passa com o Porto? Eu sei porquê, mas queres explicar melhor?

A cassete é valida...

A cassete é valida, mas por outro lado não é. Melhor dizendo: isso vindo do SLB não comove ninguém. Muito menos quando se trata de dirigentes do SLB.

O que quero dizer, é que era o SLB quem detinha o poder do futebol e do Estado, por isso falharam ao deixar o Porto ocupar o seu poder. Apenas houve uma troca de protagonistas. E hoje em dia isso serve de desculpa para eventuais fracasso do antigo homem de confiança de Pinto da Costa LOL

...

"era o SLB quem detinha o poder do futebol e do Estado" era mesmo isto que querias dizer?

Sim

Sim

Portanto

O SLB detinha o poder do Estado, agora percebi a verdadeira razão da guerra do ultramar, foi porque o Benfica assim o quis...