O Sporting e a comunicação social | Relvado

O Sporting e a comunicação social

 

Há coisas que têm de ser ignoradas e os sportinguistas este ano têm de ignorar grande parte da comunicação social, que ultimamente tem feito um trabalho sujo, e com um só objectivo: atacar o Sporting Clube de Portugal!

O jornal "Record", que na opinião de alguns, imaginem só, é um jornal ligado ao Sporting, tem feito nas últimas semanas um trabalho lamentável. Desde títulos como: "Este leão nem arranha" ou "Paulo Sérgio fica a arder", ou crónicas como: "O fim de um clube", ou até mais recentemente, a chamada à primeira página da noticia: "Hildebrand sofre 1º golo!", uma noticia só com um objectivo, tentar "queimar" já um reforço recentemente contratado.

O "Correio da Manhã" foi pelo mesmo caminho. "Hildebrand entra com o pé esquerdo", e faz relevo ao facto do alemão ter sofrido o golo que deu a derrota. Nenhum dos jornais destacou na primeira página a derrota do Benfica com o Belenenses, mas ambos fizeram destaque da derrota do Sporting com a equipa de Belém.

De notar também, como é óbvio, que a noticia da Supertaça de futsal, conquistada pelo Sporting, quase passou ao lado. E por falar em futsal, a RTP que transmitiu a Supertaça, nem sequer transmitiu a cerimónia da entrega da taça. Nada que os adeptos do Sporting estranhem.

Voltando à imprensa escrita, o jornal "A Bola" não fica atrás dos restantes, no ataque ao Sporting. Nos últimos tempos, podemos lembrar o ataque a Liedson, tentando conotá-lo a uma rede de doping, até a uma invenção de reforços inimagináveis e completamente impossíveis para quem conhece a realidade do futebol.

A SIC, quando transmitiu o jogo Brondby-Sporting, além de dizer mal da equipa leonina durante os 90 minutos, festejou os golos da equipa portuguesa, como se de golos de um Dinamo Kyev ou CSKA de Sófia se tratassem! Basta irem ao youtube e compararem, por exemplo, a maneira como estes jornalistas festejaram os golos do Sporting e como os da RTP, por exemplo, festejaram os golos do Braga contra o Sevilha.

Podia avançar com muitos mais exemplos, mas acho que já chega de dar importância a quem pouco merece. Mas atenção, que nem todos seguem este exemplo, por exemplo o jornal "O Jogo", as rádios "TSF" e "Antena 1", têm dado provas de bom jornalismo e de bom trabalho. Além de como é óbvio, haver bons profissionais, nas criticadas publicações.

Mas este artigo serve apenas, para aconselhar os sportinguistas a nunca pactuarem com essas situações, a ignorarem todo o mau tipo de jornalismo, que só quer destruir o Sporting, e a nunca se deixarem influenciar por notícias que possam vir a sair nos próximos dias. Certamente irão inventar teorias, e grandes casos no nosso clube, mas certamente as mesmas não terão fundamento, pelo que nem valerá a pena comentar. Por último, apenas referir, que estes ataques surgem por o Sporting actualmente não ter qualquer medo da imprensa, e por já diversas vezes ter feito queixas de algumas publicações, e por já ter pedido formalmente explicações a diversas televisões.

Sporting:

Comentários [15]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

REUNIÃO

EU PERGUNTO  AONDE É A REUNIÃO PARA SE DEBATER ESTA SITUAÇÃO DA IMPRENSA  SER SEMPRE CONTRA O SPORTNG,,,,  É AONDE  A REUNIÃO  PARA SE TRATAR DO BOICOTE  A ESTES JORNÁIS  É SÓ MARCAR EU ESTOU LÁ

Isto não é de agora...

há anos que vivemos com esses ataques. Sinceramente quem é Sportinguista e se deixa embalar pelo canto de sereia de alguns pseudo-jornalistas ou é muito anjinho ou é parvo. :P

 

Mas as vitórias até dão mais gozo assim, por isso há que puxar pela equipa e que estes "jogos de bastidores" sejam compreendidos e utilizados como combustível para a motivação tanto da equipa como dos seus adeptos.

Isto está verde.....

Hulk rules :).

Nem é preciso sair do relvado, e do grupo Impresa...

...para ver o nível decadente e sem ética nem deontologia profissional da comunicação social em Portugal! Nem uma notícia ou artigo a referir o resultado da selecção nacional! Apenas alusões indirectas em artigos ou notícias em que o tema principal é outro que não o jogo jogado e o resultado alcançado! Mas quem não se lembra dos artigos provocadores sobre Izmailov (que já "todos sabiam" que "queria sair do SCP", e que "não havia nada a esconder nem a fazer", que estava "despachado") ou sobre Vukcevic (que afinal "ia para o Olimpyakos de Atenas", quando na verdade já lá tinha estado e já tinha regressado ao SCP e sido reintegrado - e bem! - na equipa do SCP, artigo este publicado por Cátia Gonçalves que mostrou aí o quão actualizada e o quão comprometida com a realidade e a verdade dos factos relativos ao Sporting estava!). Mas estes erros grosseiros, estas amostras de anti-Sportinguismo são só a ponta do icebergue. Não só no grupo Impresa, nem no grupo Cofina, se assiste a este autêntico nojo, a esta enxurrada de verborreia e mentiras, de manipulações, que não podem ser apenas resultado de jornalistas e editores incompetentes, e revelam isso sim intenções obscuras de parcialidade, insulto à inteligência dos leitores e mais, o recurso a inverdades e à manipulação informativa como ferramenta para iludir e enganar a sociedade portuguesa. E não só ao nível do futebol e do desporto em geral, mas aí parece que nem sequer o mínimo de dignidade conseguem assegurar. Quanto ao jogo treino que parece que poucos se lembraram de referir, em que o Benfica perdeu no Seixal com o Estoril por 2-3, aí se vê ao serviço de que causas anda esta comunicação social corrupta, podre e viciada. Mas já colocar em notícia de capa a derrota do Sporting em Alcochete com o Belenenses por 1-2, aí não tiveram qualquer prurido em a mencionar. E ainda aproveitaram para atacar o novo guarda-redes do SCP, quando os do Benfica ainda sofreram mais golos! 2 pesos, 2 medidas. Tenham vergonha, energúmenos!

Portanto na tua opinião a TSF

Portanto na tua opinião a TSF tem dado provas de bom jornalismo não é??? Então ouve lá isto... http://www.youtube.com/watch?v=pOcfwuhSLeY

Eu não gasto um centimo com essa corja!

E é o que toda a nação leonina deveria fazer! Já a Sad tem que accionar todos meios ao seu dispor sempre que noticias falsas, sem fonte e sem identificação do seu autor, saiam com o intuito de denegrir uma instituição de utilidade publica. Não sei se se lembram mas o Sporting, curiosamente contra este diário desportivo da cofina, ganhou uma acção em tribunal por causa de uma falsa noticia sobre as piscinas do Campo Grande. Foi uma indemnização "record" que caso se repitam estas falácias como o caso Liedson poderá ser batida! O que os sócios e adeptos também poderão fazer é confrontar directamente, cara a cara, com os escriturários destes grupos económicos. De certeza que o gajo do record depois de umas boas lambadas na tromba pensará duas vezes em sequer referir o nome Sporting Clube de Portugal! Saudações Leoninas

eu também já não mando um

eu também já não mando um tusto para essa escumalha à uns bons anos. O sporting deveria impedir essa escumalha de entrar nas suas instalações e o resto são tretas.

uma mão lava a outra

Como a imprensa é livre e independente de qualquer poder político ou económico, de certeza que a viragem editorial dos jornais Cofina (Record e CManhã) nada tem a ver com o facto de a sede desta empresa ter sido construída em terrenos do Benfica, que lhe tinham sido cedidos pela Câmara Municipal para fins desportivos. Principalmente o facto de os promotores imobiliários da urbanização onde se insere o prédio da Cofina, não terem pago as taxas camarárias pelo uso dos terrenos, já que os direitos de isenção teriam passado, não sei a que título, do Benfica (antigo proprietário) para as empresas em causa. Solução para isto? Muito simples. Como diz o seu director, o Record "é um órgão de informação privado, não é um serviço público pago pelos contribuintes, PELO QUE O ÚNICO DIREITO QUE ASSISTE AOS RECLAMANTES É… NÃO COMPRAREM O JORNAL". "Ignorarem todo o mau tipo de jornalismo"? Onde está o BOM jornalismo? Existe? PS: eu continuo a "agradecer os bons ofícios de D. Enrique Sánchez Flores" http://www.record.xl.pt/interior.aspx?content_id=359902

Por falar em CS

Conhecem o programa de debate desportivo do porto canal? Vi-o no outro dia pela primeira e fiquei com uma excelente impressão. Com a decadência que vai no programa da sic noticias e afins, penso ser uma excelente alternativa. Ainda por cima, tem não só um representante de cada um dos 3 grandes, mas tb de braga e vitoria sc o que é de louvar!

Boa...

impressão??? Fodasse deve ser o programa que passa na TV mais faccioso que existe!! É só bestas não dizem nada em abono dos seus clubes, só têm interesse em falar mal do vizinho!! Isto é a minha afirmação se o programa a que falas é onde está o deficiente do Manuel Serrão. Senão não estamos a falar do mesmo programa.

Então tens boa impressão de

Então tens boa impressão de quê? dos parolos do rui gomes silva, dos tones do meu clube rui moreira e aguiar, do anormal do fernando seara???

É tudo uma valente merda ...

É tudo uma valente merda ... Vejo quando posso e quando calhar o Pontapé de Saída à quinta-feira na rtpn... Mas não deixo de dormir a pensar nisso.

o sporting é parecido com o

o sporting é parecido com o benfica ao nível da CS Se estão mal são achincalhados mas se as coisas correm bem são levados ao colo. São os únicos 2 clubes que conseguem monopolizar as capas dos 3 jornais. O porto o máximo que consegue é ser capa d'o jogo e quanto muito da edição nortenha da bola. Sobres os orgãos de CS referidos no artigo, rascords, correios da amtina e siques, são do pior que há em portugal ao nível do "jornalismo". É lixo autêntico. No entanto a parolagem continua a devorar esse jornais e tv e por isso compreende-se o sucesso dos mesmos. Também concordo que a antena 1 e tsf fazem um bom trabalho. Dão atenção, em particular a Antena 1, aos clubes mais pequenos e às modalidades, e não fazem distinção entre os 3 grandes. Já a RR é outra história.

pois mas como Vitoriano

não suporto ouvir relatos na Antena 1 (ou TSF) entre Vitória vs Porto, Sporting e principalmente Benfica. Repudio os comentários que eles fazem sempre tendencialmente três grandes. Parecem uma rádio Regional e para isso sintonizo a Santiago FM 98.0.

Volta e meio tb sintonizo a

Volta e meio tb sintonizo a santiago se for um jogo que nao esteja a ser transmitido pelas rádios nacionais. E tens tb de admitir que esses gajos tb são facciosos a favor do vitoria. Como é natural, obviamente..

Já agora, que dizes do cirilo a defender o vitoria no programa do porto canal?