Sporting, o "campeão" das jornadas inaugurais no século XXI! | Relvado

Sporting, o "campeão" das jornadas inaugurais no século XXI!

Sporting ganha no arranque mas apenas venceu um campeonato nas últimas 14 temporadas.
 
Uma década em Alvalade: foto 10 - João Vieira Pinto
INACIO ROSA/AFP/Getty Images

Quando tudo e todos revelam "fome" de Campeonato, e regressa este fim de semana a Edição nº81 do Campeonato Nacional de Futebol, isto após 3 longos meses de defeso, e quando todos os Clubes se reforçaram e afinam a máquina para uma estreia com o pé direito, nesse contexto, fomos observar os arranques dos 3 Grandes neste século XXI, isto é, registamos as 14 Jornadas inaugurais dos 3 principais Clubes em Portugal, balizada entre a temporada 2000/01 até 2013/14, portanto 14 épocas desportivas, e pontuamos essas 14 estreias respectivas.

Bom, começando naturalmente pelo "Campeão das estreias", o Sporting, acumula em 14 arranques: 10 vitórias, junta 3 empates e apenas 1 derrota, soma portanto 33 Pontos, marcou 20 golos, e sofreu 12. A única derrota averbada pelo Sporting foi em P Ferreira. Leoninos que foram "padrinhos" no arranque dos estreantes Trofense e Arouca. O arranque do Campeonato com a Académica deste fim de semana, será a 4ª vez neste século que tal acontece, sendo que o Sporting venceu as 3 anteriores aberturas com a Briosa.

O FC Porto, persegue o Sporting com um acumulado de 9 vitórias, 4 empates e 1 derrota, realizou 31 pontos em estreia, marcou 20 golos, e sofreu 8. A única derrota dos Dragões, aconteceu num Clássico jogado em Alvalade. O FC Porto de Mourinho, Edição de 2002/03 ( temporada em que venceu todas as competições), tem um arranque aos soluços, um empate caseiro com o Belenenses, com Jankauskas a evitar uma derrota em tempo de descontos.

Finalmente, o Benfica apresenta particularidades e curiosidades singulares, nos seus habituais soluçantes arranques de Campeonato. Os encarnados registam um acumulado de estreias sofríveis, apenas 3 vitórias, outras tantas derrotas, foram 3, e tendencialmente empatam na Jornada inaugural, fizeram-no em 8 jogos, acumulam portanto 17 magros pontos. marcaram 21 golos, e sofreram 17. O Benfica de Jesus, nunca ganhou em estreia, isto nas últimas 5 temporadas, todavia, já não vencem no arranque há 8 temporadas, a ultima vitória encarnada reporta-se a uma goleada na Luz ao Belenenses, na época 2006/07. Na temporada seguinte, 2007/08 acontece o inusitado, Leixões 1 Benfica 1, jornada inaugural essa jogada no Bessa, com os de Matosinhos a empatarem em período de descontos, e Fernando Santos é despedido à 1ª Jornada.

Bom, se as estatísticas podem sustentar uma tese, ou definir uma tendencia, todavia, nem sempre com total assertividade, como aliás observamos neste caso particular, isto é, nem sempre uma boa estreia é sinónimo de um final feliz, e o Benfica da temporada passada é um bom exemplo, em contraste, se o Sporting é o "Campeão dos arranques", apenas venceu 1 Campeonato, nas últimas 14 temporadas. A título de curiosidade, neste século o FC Porto ganhou 9 Campeonatos (com 2 empates em estreia, 2003 e 2013), o Benfica venceu 3 Campeonatos (com uma derrota em 2014, e um empate em 2010, em estreia), Sporting e Boavista conquistaram ambos um Campeonato, e com 2 vitórias nos arranques desses Campeonatos conquistados. Concluindo, nos últimos 14 Campeonatos, em 4 Edições, os Campeões não entraram com o "pé direito".

I Liga:

Comentários [17]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Este Campeonato...

começou azarado. Talvez seja um bom pronuncio... :-)

Até porque o Sporting até jogou bem, mas talvez a falta de ritmo do William tenha sido determinante. Ele não fazia isto...

Rafiki...

... Quando tudo fazia parecer que o Sporting, seria a equipa que iria começar a época da forma mais estável, esta semana provocou um rombo enorme na estabilidade do plantel...

Isto não augura nada de bom para o que aí vem...

Pode ter tido alguma influencia..

mas parece-me que teve longe de ser determinante.

Acho que os jogadores quando entram em campo e dá-se inicio à partida, não se pensa em mais nada. Se pensarmos bem, se calhar o Montero viu neste jogo uma nova oportunidade, assim como o Sarr viu neste jogo, uma oportunidade para se afirmar.

O Sporting jogou bem na 1º parte, o problema é que a infantilidade do William estragou tudo.

Ele nunca fez nada daquilo, pelo que acho que foi uma vez sem exemplo...

E porque abomino o mau

E porque abomino o mau jornalismo, a mentira, ou o mero erro, ou premeditado (mais grave ainda), hoje O Jogo foge à verdade, relativamente às jornadas inaugurais do benfica, passo a citar :

...»é mesmo preciso recuar até 2004/05 para encontrar um arranque triunfal das águias.»

Mentira, o benfica ganhou na 1ª Jornada na Edição 2006/07 benfica 4 Belenenses 0 golos de Karagounis 2, Simão e Kikin Fonseca.

http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=407...

Se o Artigo, contempla apenas

Se o Artigo, contempla apenas e só a 1ª Jornada, e foram essas as minhas fontes, O Jogo, na temporada 2006/07 considera a abertura do benfica á 2ª Jornada num Boavista 3 benfica 0, isto porque supostamente a 1ª Jornada foi adiada, mas se a estreia do benfica foi no Bessa, a 1ª Jornada foi de facto com o Belenenses de Jorge Jesus, e ganharam objectivamente 4-0 na 1ª Jornada:

Como podemos ler neste Artigo :
...»registamos as 14 Jornadas inaugurais dos 3 principais Clubes em Portugal, balizada entre a temporada 2000/01 até 2013/14, portanto 14 épocas desportivas, e pontuamos essas 14 estreias respectivas...»

http://www.foradejogo.net/day.php?index=1&championship=20071540001

P.S. O Jogo tem razão, em termos de estreia foi na 2ª Jornada (1ª Jornada adiada), como objectivamente não a perco, tendo em conta que a 1ª Jornada foi um benfica 4 Belenenses 0. De igual forma, em 2005/06 o benfica fez estreia oficial a ganhar na Supertaça e empatou em Coimbra no Campeonato, ou esta temporada também entraram a ganhar oficialmente na Supertaça.

Mais uma mentira do Paulo Teixeira

" isto porque supostamente a 1ª Jornada foi adiada" ó BURRO, não foi a jornada que foi adiada, foi só o benfica-belenenses que foi adiado...

Qual foi a jornada inaugural do benfica

em 2006-2007, estreou-se no bessa ou estrou-se na luz contra o belenenses no dia 21 de Dezembro de 2006?

Foi em Maio, no mês dos

Foi em Maio, no mês dos burros a jornada inaugural!

Quem me leva este BURRO para o estábulo?

tipico

vais pedir desculpas, ou vais fugir das tuas responsabilidades?

podem apagar os comentários que quiserem

este otário que escreve aí em cima, e que constantemente insulta os utilizadores deste espaço, e a edição e os seus colaboradores, os seus comentários nunca são apagados...

Paulo Teixeira, vai ver em que dia foi o benfica beleneses, a estreia do benfica nessa época foi apenas na segunda jornada contra o boavista no bessa onde perdeu 3-0, o jogo benfica belenenses( referente à 1ª jornada) foi disputado apenas em Dezembro. Para a próxima antes de escrever confirma as tuas fontes...evitas dizer asneiras

A primeira jornada

tem tanto valor como as outras. LOL

Quanto aquilo que é importante, sabemos muito bem porque o Sporting não venceu pelo menos mais dois campeonatos nos últimos 14 anos... 2005 e 2007...

Sim, é relativo, mas os

Sim, é relativo, mas os factos comprovam que o Sporting tendencialemente entra bem, e este fim de semana os Jornais irão fazer esta abordagem, apenas me antecipei.

Em 2007? O que aconteceu?

O Sporting na ultima Jornada do Campeonato 2006/07 ter começado a 2ª parte do Sporting Belenenses com 5 minutos de atraso, em relação ao FC Porto D Aves, recordo que o Sporting estava dependente de uma “escorregadela” do FC Porto para espreitar o título, referes-te a isto?

http://www.publico.pt/desport

http://www.publico.pt/desporto/noticia/transferencias-do-fc-porto-para-c...

http://expresso.sapo.pt/pj-investiga-transferencias-do-fc-porto-para-dua...

Uma notícia que passou despercebida na comunicação social. Apenas se encontra essas duas páginas. O Porto e as suas influências a tentar abafar o caso.

Nascido porco, porco para sempre.
Tina vergonha de ser de um clube que está indissociavelmente ligado à corrupção.

Quem acha natural a corrupção e a defende, como os adeptos do porco, merecem que sejam fodidos todos os dias por BES, Passos Coelhos e merdas que tais.
Os adeptos do porco é o espelho do porco.

Refiro-me

ao Sporting 0 Paços 1 em que o golo do Paços foi com a mão, e não assinalaram dois penaltis ao Sporting, com arbitragem de João Ferreira.

Mas pronto, à última Jornada o mal já estava feito, e foi determinante.

Sporting Paços à 3ª Jornada

Sporting Paços à 3ª Jornada golo irregular de Ronny, que me recordo, mas isso mesmo no inicio do Campeonato.

Se fosse por aí, esta época queixava-me do "movimento basta" que nem influenciou o resultado final, o jogo do FC Porto na Luz, na Choupna e no Estoril, isto é fomos lesados em casa dos 5 primeiros classificados de forma grosseira, para a semana estamos a jogar um arriscado play off. Mas apesar de recordar a ultima temporada, não foi pela arbitragem que o FC Porto fez uma época péssima, Presidente, Estrutura, Treinador e Jogadores, foi um acumular de erros, que são para não esquecer, e nao justificar com erros de arbitragem!

Mas como foi um Campeonato

em que o Sporting ficou em 2º com apenas -1 ponto que o Porto, e tendo o Sporting vantagem no confronto directo com o Porto, é normal que se fique com aquele sentimento de que se não tivesse acontecido aquela vigarice, se calhar teria sido o Sporting o campeão.

Não quero com isto dizer que há 3º Jornada o João Ferreira roubou 3 pontos ao Sporting para beneficiar o Porto. Até porque como referes e bem, ele é mais conhecido pelo João Pode ser... LOL

Do golo do Paços recordo-me

Do golo do Paços recordo-me (erro do auxiliar estava de frente para o lance), agora penaltys com 7/8 anos nao me recordo, apitado pelo Pode ser Ferreira (será portista)...