O senhor que se segue?Análise a quatro potenciais sucessores de Paulo Bento. |
|
12 de Setembro de 2014, às 16:29 |

Após o desastre do Mundial do Brasil, Paulo Bento deveria ter-se demitido. Como não o fez, deveria a FPF tê-lo feito mas a Federação preferiu a fantochada de assobiar para o lado e demitir o médico Henrique Jones! Assim, evitaríamos chegar à insustentável situação de, logo após a 1.ª jornada de apuramento para o Euro 2016, sermos derrotados pela fraca Albânia e, depois de uma exibição fraquinha e incompetente por parte dos jogadores nacionais, não haver margem de manobra para o ainda Selecionador Nacional.
Na minha modesta opinião perfilam-se 4 nomes de sucessores: Manuel José, Fernando Santos, Jesualdo Ferreira e Cajuda. Manuel José é o meu preferido. Treinador de larga experiência, com passagens por Sporting e Benfica sem muito sucesso, mas com desempenhos bem sucedidos em vários clubes nacionais e chegando aos títulos no Egito. Fernando Santos teve uma passagem bem sucedida como Selecionador da Grécia, chegando com esta Seleção aos 1/8 de final do Mundial do Brasil. Treinador que passou pelos 3 grandes, tendo sucesso no clube nortenho e no Sporting, tendo em conta os objetivos deste clube. No Benfica não foi bem sucedido. O castigo de 8 jogos aplicado pela FIFA é o principal óbice de Fernando Santos. Jesualdo Ferreira é um treinador que teve sucesso no clube da Invicta, Braga e no Sporting, dado o desiderato a que se propunha este clube. Passou sem sucesso pelo Benfica, Málaga e ainda passou pelo Panathinaikos e por vários clubes portugueses de menor dimensão. Tem conhecimento da estrutura federativa, pois passou pelas Seleções jovens em duas ocasiões. Manuel Cajuda é um treinador que também simpatizo, e que tem uma longa carreira no futebol nacional, tendo sucesso por quase todos clubes onde passou. Sendo um treinador com carisma, o seu currículo peca por não ter passado pelos três grandes, embora tenha passado em duas ocasiões pelo Braga e também já passou pelo Egito e pela China.
Qual o senhor que se segue a liderar a Seleção?
-
Liga das Nações 2023: quem são os favoritos para vencer o campeonato?
A Liga das Nações está de volta para a sua terceira edição...
-
Fernando Santos: “Croácia vai ser um excelente teste”
A Seleção Nacional regressa à competição esta quinta-feira...
-
Vídeo: Não é para todos… é para Ricardinho!
O jogador da Inter Movistar está a preparar com a Seleção...
-
Suíça, Suécia e Grécia completam play-off europeu
A seleção portuguesa de futebol qualificou-se esta terça-...
-
CR7 indomável no êxito de Portugal
Cristiano Ronaldo foi um dos protagonistas da vitória de...
-
Portugal eliminado no Mundial de Sub-20
O Uruguai afastou Portugal nos quartos-de-final do...
-
Portugal goleia Chipre
A Selecção Nacional derrotou o Chipre, por 4-0, num...
-
Portugal defronta Uruguai no Mundial de Sub-20
Portugal vai jogar, no próximo domingo, com o Uruguai nos...
Cajuda??? A sério? xiça
Enviado por Mr. Blue a 18 de Setembro de 2014, às 16:01.Cajuda???
A sério?
xiça penico.
LOLOL E diz o ilustre isento
Enviado por goldendragon a 15 de Setembro de 2014, às 01:21.LOLOL
E diz o ilustre isento benfiquista a assobiar para o lado...."manuel jose é o meu favorito! LOL !! Admirava-me era se nao fosse! Ora Cajuda....que ate o cao é benfiquista...manuel jose..benfiquista...jesualdo ferreira...benfiquista.,,fernando santos...benfiquista....ora bem, na sua lista so faltam o barbas, a aguia vitoria e claro o jorge jesus....
A necessidade do benfica em ter alguem na selecçao nacional roça o ridiculo! bem haja amigo!
é por essas e por outras que com estes nomes nao iremos a lado nenhum, pois fala-se em REVOLUÇAO mas vira o disco e toca o mesmo, e , quando se colocam a frente os interesses pessoais á frente do que é MELHOR , nao ha volta a dar....igual ao estado do País.
Olha que o Jorge Jesus até
Enviado por Mr. Blue a 18 de Setembro de 2014, às 16:11.Olha que o Jorge Jesus até era bom.
O tipo está habituado a ganhar de 4 em 4 anos.
Lolol...
Enviado por O refilão a 18 de Setembro de 2014, às 16:16.:-)
Eu acho
Enviado por B.Alves, o Assassino a 13 de Setembro de 2014, às 14:09.que o próximo seleccionador vai ser o papa mafiosi aka peidorrilhas-mor senil aka pintelho nas costas...
O senhor que se segue
Enviado por B.Alves, o Assassino a 13 de Setembro de 2014, às 10:09.deverá ser mais um fantoche do mendes...
Quando se já diz que o Mendes
Enviado por nunoglf a 14 de Setembro de 2014, às 14:54.Quando se já diz que o Mendes quer por lá o Costinha, só chegas a conclusão que o problema esta nos Fernandes Gomes e na corja que se passeia na FPF...
Quando a instituição máxima do desporto português anda montada em carros pagos por canais de televisão e faz estágios em Portugal em hoteis privados em óbidos em vez de usar o Jamor ou anda a fazer digressões para os jogadores do Mendes receberem mais uns cobres em publicidade, nunca poderemos esperar grande coisa desses Gajos...
Costinha???
Enviado por Mr. Blue a 18 de Setembro de 2014, às 16:13.Onde leste isso?
Já agora o Costinha é tão descabido como foi a escolha do Humberto Coelho na altura.
O Humberto que a única experiência que tinha tido foi descer o Salgueiros de divisão.
Fanboys do Jesualdo
Enviado por Maltese Falcon a 12 de Setembro de 2014, às 17:49.Ele só se safou no FCP, de resto não passou de um treinador mediano que se evidenciou mais a estabilizar equipas desorganizadas do que a lutar por titulos. Depois de estarem organizadas, não consegue dar aquilo que elas precisam.
Além do mais, tem um futebol previsivel e enfadonho, um futebol medroso...
Treinadores que só se dão bem no FCP há muitos, o porquê é outra conversa, mas a larga maioria não são grande coisa e as suas carreiras antes e depois disso são a prova disso mesmo.
Primeiro, Jesualdo Ferreira alcançou bem mais do que a mediania
Enviado por Inside a 13 de Setembro de 2014, às 19:42.quando pegou num Braga a lutar para não descer e nos 3 anos seguintes estabilizou-o não no meio da tabela, mas como 4º, além disso, chegou num ou noutro ano a incomodar os grandes, numa altura em que o Braga não gastava o que gastou no tempo do Jesus, Domingos e até de Leonador Jardim.
Segundo, isso é uma grande falácia criada de que o Porto ganhava por obra e graça do espírito santo (que eu sei bem a que te referes, como se na mesma altura não existissem espíritos santos nos rivais), Otávio falhou, Fernando Santos que tanto gostas, perdeu dois campeonatos em 3, num deles até com uma excelente e louca Liga dos Campeões, no ano seguinte, em contraste perdeu logo nos play-offs contra um ANderlecht que não era nada demais, por isso, não guardo tantas boas recordações do homem como tu, Vitor Fernandes falhou, o Porto teve 3 anos sem ganhar o campeonato numa altura em que tinha jogadoers como Deco, Drulovic, Capuchos, e até Jardel perdeu um deles, pá, quando o treinador faz porcaria também perde no Porto. Além disso, claro que é muito melhor teres uma estrutura que te apoie no momento certo do que uma rebaldaria, mas nestes anos, tiveste Mourinho a ser despedido no Benfica e a ganhar no Porto e em praticamente todo o lado para onde foi, tiveste Artur Jorge como o homem enquanto esteve no prazo de validade a ganhar no PSG o seu 2º Título da história até aos milionários que o compraram, e ainda tens o caso gritante de Ivic que falhou numa altura em que já era velho no Benfica e foi para o Porto no ano seguinte e perdeu o campeonato, portanto, essas alegações...
Mas, para mim, Jesulado Ferreira que tem um futebol que até se poderia adequar aos nossos jogadores não sendo bonito, não é uma boa escolha, o homem parece um tiozinho de Cascais, outro dia estava a fazer zapping, até na Sic Caras o rapaz estava num programa a falar de moda ou qualque coisa do género, sabes que as pessoas envelhecem, perdem inteligência, perdem capacidades, é a vida... agora, essas provas do antes e depois, têm muito que se lhes diga meu caro, se o futebol fosse só isso, não tinha interesse nenhum.
pegaste no que menos interessava...
Enviado por Maltese Falcon a 16 de Setembro de 2014, às 17:58.o fulcral da questão era mesmo a falta de habilidade para mais do que estabilizar equipas em brasas.
Nem eu o queria no Benfica, nem tu no FCP, nem os adeptos dos Sportings o queriam na sua equipa. e não é porque tenha perdido qualidades, mas sabemos que tem limites bem definidos.
No Porto, lutou contra um Fernando Santos num campeonato taco a taco, e ganhou embora com um futebol muito pobre quando comparado co o do Eng. que apenas falhou na finalização no famigerado massacre ao Boavista :'( foi um jogo que não vou esquecer...Mas falavamos de JF, fez depois o bi e o tri contra um benfica com um 11 mas sem plantel e treinador e contra um SCP co treinador e pouco mais. Atenção, não lhe tiro o mérito, passeou-se no campeonato sem inventar e ganhou-os bem ganhos.
Eu até tenho a opinião que esse Jesualdo certinho,
Enviado por Inside a 16 de Setembro de 2014, às 18:39.com métodos simples, com capacidade para lançar jovens, poderia ser uma boa aposta para uma Seleção, porque na Seleção tu, pelo menos eu :), não quero um treinador de grande complexidade tática, eu quero um treinador que consiga criar estratégias jogo a jogo simples, um treinador com capacidade de motivação. Nesta última parte considero que Jesualdo não a tem, mas não se pode ter tudo.
Ou seja, eu admito sem problemas que não queria esse Jesualdo no topo das suas faculdades no Porto, mas também não queria Scolari - embora Jesualdo seja melhor treinador -, mas na Seleção até gostei do brasileiro.
Defendendo um pouco Jesualdo, ele não conseguiu ganhar só 3 campeonatos, ele conseguiu passar 4 em 4 fases de grupo da Champions, ele conseguiu pegar num Braga quase a descer e torná-lo naquilo que o Braga é hoje.
O meus treinadores preferidos seriam:
1º Leonardo Jardim se tivesse disponível, este tem tudo, é motivador, sabe dar motivação a putos novos, tem métodos simples o que para uma seleção é ótimo.
2º Vítor Pereira: é um treinador um pouco fundamentalista na sua tática, um pouco complexo, porém, talvez possa ser uma boa surpresa, em termos de motivação não é o seu forte, mas nunca desconsiderar a força de caráter deste tipo, porque existem muitas formas de motivar os jogadores.
3º Manuel Machado: simplesmente para dobrar as estrelas, acho que este tipo tem um ego de igual tamanho às nossas estrelas, a sua personalidade é forte, não o estou a ver baixar a cabeça aos mandos e desmandos de CR7, além disso, é um treinador que faz da estratégia jogo a jogo uma das suas grandes mais-valias, o que numa seleção poderia resultar.
Para mim, se Leonardo Jardim não estiver disponível, não existe uma escolha perfeita para o lugar.
não quero um treinador de
Enviado por Bruxoempatafada a 16 de Setembro de 2014, às 18:56.não quero um treinador de grande complexidade tática, eu quero um treinador que consiga criar estratégias jogo a jogo simples, um treinador com capacidade de motivação. Nesta última parte considero que Jesualdo não a tem, mas não se pode ter tudo.»
Não sejas tolinho e imbecil, ó burro insano, Deixa de lado essa presunção parola. Pobre dislexia mental! lol
Atrasadinho, o Manuel Machado ainda é o Van Gaal Portugues? lol E quem foram as estrelas com quem o Machado trabalhou? O Mexer, o Djaniny e mais quem? lol
Quando paras de fazer figurinhas tristes? lol
Eu quero, eu posso, e
Enviado por Bruxoempatafada a 16 de Setembro de 2014, às 19:02.Eu quero, eu posso, e mando!
Sera o Presidente da FPF que digitou : "não quero um treinador de grande complexidade tática, eu quero um treinador que consiga criar estratégias jogo a jogo simples, um treinador com capacidade de motivação"
Afinal o dislexico mental tem um poder que nós desconheciamos! lol Poder e know how nas "coisas" da bola! lol
......................
Enviado por PedroMPCA a 15 de Setembro de 2014, às 11:55.Inside
Jesualdo é um treinador de recuperação animica de equipas que nada mais sabe fazer, o problema dele no Benfica foi mesmo esse conseguia recuperar os indices mentais da euqipa mas a nivel de jogo, perdia-se completamente, e para o começar o plantel do Benfica era algo estranho havia do excelente à coisinha mais mediocree possivel naquele plantel.
No Porto Jesualdo foi bafejado pela sorte, pega num plantel já construido, adaptou-lhe 2 ou 3 coisinhas e foi trabalhandosempre no rumo daquilo que estva já mais que traçado, dai o Porto ter ganho campeonatos com o Jesualdo mas sempre fazendo épocas normais que eram beneficadas pela pouca qualidade dos seus principais opositores.
O Braga de JEsualdo era uma equipa estável, o jogava o que o adversário deixava andava sempre ali pelo 5 ou 6º lugar, era uma equipa cómoda para se tar.......JJ é que pega no Braga e de rompante aquilo pareciam "chitas", corriam para todo o lado, tentavam massacrar fisicamente os adversários e em abono da verdade JJ no Braga fez umas épocas brutais, tanto que Domingos trabalhando com o rumo já traçado pelo JJ apenas retocando ligeiramente a equipa e mudando algumas vezes o nivel de pressão conseguiu por 2 ou 3 vezes fazer alguma confusão aos grandes, mas lá está se não tivesse havido um JJ duvido que Domingos conseguisse fazer o que fez, tens o exemplo de que desde que saiu de Braga Domingos nunca mais conseguiu construir equipas equilibradas..
Estás enganado Pedro...
Enviado por Inside a 15 de Setembro de 2014, às 18:24.1º Jesus é que ficou em 5º lugar com o Braga e fez somente uma época em Braga.
2º Jesualdo pega no Braga no meio da época 2002-2003 com o Braga perto de ir para a 2ª divisão, e ficou nesse ano em 14º lugar... depois disso, em 2003-2004 ficou em 5º, em 2004-2005 fica em 4º lugar a 3 pontos do Sporting e 4 do Porto; em 2005-2006 ficou novamente em 4º lugar...
Ou seja, Jesualdo pega no Braga quase a descer e não em 7º lugar como Jesus pegou, e na época seguinte conseguiu 5º lugar, e aumentou a parada nos dois anos seguintes para 4º lugar, foi ele que elevou o Braga e não outro qualquer treinador, e muito menos um que noutras condições bem melhores, fez apenas 5º lugar...
Em relação a Domingos, ele tem trabalho feito antes do Braga, ele pegou na Académica e fez uma equipa que suplantou todos os resultados de décadas dos estudantes, pegou no Braga e onde JJ tinha ficado no 5º lugar ele conseguiu o 2º lugar, onde JJ tinha conseguido os oitavos de final ele conseguiu a final da Liga Europa... agora achas que pegar naquele Sporting do Godinho Lopes e ter insucesso, ou ir para um Corunha no meio da época cheio de problemas ou até ir para a Turquia para o último classificado e ter insucesso, é sinónimo de não saber construir equipas? O treinador, tal como, o homem é o treinador e as suas circunstâncias...
Em conclusão, se me disseres que aquele Jesualdo Ferreira do Porto que passou sempre em 4 anos a fase de grupos da Champions (quantas vezes em 5 anos passou Jesus?), que ganhou 3 campeonatos no Porto, que pegou num Braga sem rumo e fez dessa equipa aquilo que conhecemos hoje em 3 anos e meio fantásticos, é uma boa opção para a Seleção, eu digo-te já que sim, porque apesar de não ser um motivador, é um treinador de métodos simples, mas de resultados. Se me disseres, que este Jesulado Ferreira aburguesado, que vai à Sic caras falar de moda, que está sempre em festas dos vips, que já pensa que provou tudo o que tinha a provar, é uma boa opção, eu digo-te não! Porém, já vi muita gente reabilitada dos clube dos "mortos e enterrados" com a cenoura certa, mas não era a minha opção.
Cpts. não leves a mal, mas se há coisa que não posso são injustiças, só porque um faz marketing de tudo até à exaustão e outros não o fazem, não significa que as coisas tenham corrido como o falador (não és tu, é o JJ) tenha dito.
.....................
Enviado por rmgv a 15 de Setembro de 2014, às 18:37.De uma forma global tens razão quando dizes que foi Jesualdo que transformou o Braga no quarto grande de Portugal, mas neste momento não me parece treinador para pegar na seleção.
Se reparares também digo a mesma coisa,
Enviado por Inside a 15 de Setembro de 2014, às 19:04.acho que neste momento já não tem as mesmas qualidades que tinha...
Abeiras...
Enviado por Rafiki. a 12 de Setembro de 2014, às 16:58.o cromo que escreveu um artigo insidioso antes da eliminatória contra o City em 2012.
LOL
Não sei como é que o alheiras
Enviado por JASS a 12 de Setembro de 2014, às 23:01.Não sei como é que o alheiras não se lembrou do Mário Wilson, do Otto Glória, do Pedroto, do Félix Mourinho, do Trapattoni ou outros jovens técnicos...
»Jesualdo Ferreira é um
Enviado por Bruxoempatafada a 12 de Setembro de 2014, às 17:04.»Jesualdo Ferreira é um treinador que teve sucesso no clube da Invicta, Braga e no Sporting, dado o desiderato a que se propunha este clube. Passou sem sucesso pelo Benfica»
Relevei esta parte, os escolhidos do Grandela, 2 deles treinaram FC Porto, benfica e Sporting, falo em Jesualdo e Fernando Santos, todavia só foram campeões no FC Porto!
E agora pergunto, quais os Treinadores que tiveram sucesso no Sport Comércio nos ultimos 20 anos? Bom, só identifico o Toni, o Trapatonni e o Jesus, entre vinte e cincoTreinadores que tiveram nesse período. Mas também sabemos que os culpados desse manifesto insucesso desportivo, não serão os "Proenças" da SAD do Sport Comércio!
.....................................
Enviado por rmgv a 12 de Setembro de 2014, às 16:56.Acho que um estrangeiro com currículo e que fosse adepto do bom futebol faria mais sentido, mas nesta altura já não deve haver nenhum disponível com essas valências.
Dos portugueses Fernando Santos ou Vítor Pereira parecem-me ser as melhores soluções.
Conterraneo do Grandela,
Enviado por Bruxoempatafada a 12 de Setembro de 2014, às 16:43.Conterraneo do Grandela,
Falta aí o ex Treinador do Chico de Holanda de Andebol, falo justamente no Van Gaal Português, justamente o Manuel Machado (habitualmente enfrenta as estrelas da sua equipa, sem qq subserviência), o Machadês passaria a ser o dialecto adoptado na Selecção, e ou o Prof Neca, ou então o Prof Azelha poderiam acolitar o Van Gaal Português!
Curiosidade académica, o Manel k ajuda, e o o outro Manel que nada ganhou nos 2 Grandes em Portugal (e foi 3 X despedido), foram escolhidos na qualidade de adeptos "enganados"? E porque não o Paixão o "clone" do Jesus que é também adepto do Sport Comércio?