Verdadeiras contas da qualificação para o Mundial | Relvado

Verdadeiras contas da qualificação para o Mundial

 

Este artigo visa apenas provar que a ideia corrente de que Portugal depende de terceiros para a qualificação é FALSA. Estas contas baseiam-se no pressuposto de que Portugal ganha os 5 jogos que faltam. Se tal não acontecer as contas ficam *MUITO* mais complicadas!Eis a classificação actual do Grupo 1 de apuramento. Considerando que Portugal ganha todos os jogos que faltam (Albânia, Dinamarca, Hungria x2, Malta):Portugal - 21 pontos (10 jogos)Dinamarca - 13 pontos (6 jogos)Hungria - 13 pontos (8 jogos)Considerando o PIOR caso de resultados externos possíveis, o de equipas que não podem ultrapassar Portugal não conseguirem roubar pontos (Hungria, Albânia e Malta perdem sempre para Dinamarca e Suécia):Portugal - 21 pontos (10 jogos)Dinamarca - 19 pontos (8 jogos)Suécia - 18 pontos (8 jogos)Hungria - 13 pontos (10 jogos)Assim fica só a depender dos dois jogos entre Suécia e Dinamarca (6 outcomes):+ Se a Dinamarca vencer os dois: Dinamarca - 25 pontos, Portugal - 21 pontos, Suécia - 18 pontos+ Se a Dinamarca vencer um e empatar outro: Dinamarca - 23, Portugal - 21, Suécia - 19+ Se cada equipa vencer um jogo: Dinamarca - 22, Suécia - 21, Portugal - 21+ Se forem dois empates: Dinamarca - 21, Portugal - 21, Suécia - 20+ Se a Suécia ganhar um e empatar o outro: Suécia - 22, Portugal - 21, Dinamarca - 20+ Se a Suécia ganhar os dois jogos: Suécia - 24, Portugal - 21, Dinamarca - 19As contas aqui são um pouco simplistas, mas acho que são bem explícitas. Se Portugal consegue o apuramento mesmo perdendo pontos pelo caminho? É possível, embora aí já dependa de terceiros...
Dervis

Seleção:

Comentários [36]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

é preciso acreditar

e apoiar a equipa... com apoio e confiança, os golos e as vitorias podem aparecer. mas se desde a chegada de C.Queiros, ja havia criticas por todos os lados, como é que podemos encher os estadios e apoiar a selecção... como é que podemos pedir algua coisa a esta equipa, se a selecção não consegue encher, nem perto, um estadio na capital?!!!

Eu acho

que é preciso é desdramatizar a situação porque ninguém morre se não formos ao Mundial. Os jogadores e treinadores têm penso eu profunda ideia da situação actual e por isso penso que cabe a nós adeptos desdramatizar esta situação para tirar um pouco a carga psicológica de uma equipa que já deu mostras de ainda não ter a capacidade mental de lidar com situações adversas como as actuais. Se não formos ao Mundial provavelmente aprendemos mais do que se formos. Primas Donnas como Ronaldo, Nani e outros terão tempo para meditar sobra a real situação da selecção e acima de tudo aquilo que podem e devem dar há equipa de todos nós. Não desejo obviamente que Portugal não se qualifique. Só desejo é que os jogadores tenham em comunhão com os adeptos portugueses a capacidade de saber lidar com uma situação que nos últimos anos já não estávamos habituados. Acredito hoje mais que nunca que vamos estar no Mundial da Àfrica do Sul mas temos todos de dar a nossa parte e aos jogadores só peço que honrem os pergaminhos e acima de tudo saibam o que é representar a equipa de todos nós. Força Portugal! Cumprimentos. Ps. È imperativo tirar a braçadeira ao Ronaldo nos próximos jogos e devolvê-la apenas quando tiver a capacidade de a ostentar. Isso e devolver a Nuno Gomes a convocatória :)

Re: Eu acho

Concordo com tudo, Paulo. Um comentário muito bom e profundo. O PS resolve alguns problemas na selecção, como o capitão ser a "criancinha" Ronaldo e resolve o problema de lider de balneário e ponta-de-lança, caso Queiroz decida chamar Nuno Gomes. Abraço

Portugal NÃO vai ganhar todos os jogos que faltam

Repito: Portugal NÃO vai ganhar todos os jogos que faltam! Alguém tem dúvidas? É a mesma conversa das finais até ao fim da Liga... Safa-se (2º lugar) se conseguir fazer melhor que a Suécia e Hungria. O primeiro lugar deverá estar entregue à Dinamarca.

Re: Portugal NÃO vai ganhar todos os jogos que faltam

NEM EM SEGUNDO VAI FICAR

Só digo isto...

Eu acredito!

Re: Só digo isto...

EU NAO

Re: Só digo isto...

Eu também! P.S: Até acho que o facto de jogarmos fora pode ser benéfico para aumentar os níveis de concentração

não me acredito em 5 vitórias

A Selecção está em pantanas, sem qualquer tipo de coesão ou mecanismos. Ainda nem sequer temos um núcleo forte dos titulares e já vamos a meio do caminho! O homem ainda anda ali às aranhas com testes de tira-e-põe para ver o que resulta, nesta fase do campeonato! Demorámos 3 ou 4 jogos para marcar um golo, que só veio num jogo a feijões. O ataque está manco. A equipa está sem espírito. O treinador não consegue tomar as rédeas à equipa, falta-lhe talento. E há uma coisa que não gosto no discurso de Queiroz, uma característica dele: a forma como tenta sempre sacudir a água do capote, a forma como tenta sempre minimizar os sucessivos e recorrentes desaires, sem nunca assumir nada. Neste caso, a pobreza do trabalho que está a ser feito até agora nesta campanha. Já no outro dia a Manuela Moura Guedes estava a entrevistá-lo no jornal de 6ª feira na tvi e confrontou-o com os recorrentes desaires que tem tido por onde passa no futebol sénior como treinador principal. O homem, de forma absurda, tentava dizer que por onde tinha passado, tinha tido sucesso em determinado aspecto e etc e tal... ! Nunca teve a coragem e a humildade de assumir uma falha, um desaire, o que quer que fosse! Agora, nesta campanha, onde as coisas não estão a correr nada bem, e depois de já ter minimizado o que não pode ser minimizado, mesmo que tenha sido um jogo a feijões, que foi a derrota humilhante com o Brasil por números escandalosos, ele continua a negar que as coisas estão mal, continua a não admitir que isto não está nada bem, nada. Estou para ver, ao fim das contas (e já não vai faltar muito), o que o homem vai dizer, quando inevitavelmente ficarmos arredados do Mundial.

Re: não me acredito em 5 vitórias

"A Selecção está em pantanas, sem qualquer tipo de coesão ou mecanismos" Estás a ser completamente injusto e incorrecto. Principalmente porque Queiroz está a tentar tapar os buracos ao contrário do antecessor. Os buracos não se tapam sozinhos! Infelizmente tem que o fazer durante uma qualificação mas também se não fosse assim quando era? Em amigáveis em que os jogadores não correm? Ninguém se tem queixado que Portugal joga mal. Queixam-se de Queiroz, dos jogadores, da falta de concretização, etc. Mas mal a seleção não tem jogado. Tem defendido bem desde o jogo com a Dinamarca. Cria inúmeras oportunidades. Só não as marca... Também não acredito nas 5 vitórias mas não concordo que seja por Portugal jogar mal.

Re: não me acredito em 5 vitórias

Portugal não joga mal, mas também não ganha. Com Scolari, a Selecção não jogava bem, mas não perdia. No fundo, Scolari teve a sorte de ter aquele tempo todo pré-Euro 2004 para construir uma Selecção e fê-lo, digam o que disserem! Livre de apuramentos e "jogos a doer", que, como tu próprio afirmas, são "um pau de dois bicos": tanto dá para se trabalhar mais à vontade e sem pressão, como dá para relaxar demais e ver os jogadores a não levarem a sério os amigáveis. O certo é que Scolari conseguiu lidar bem com isso tudo, levou-nos a 2 Europeus e a 1 Mundial e deu-nos um 2º e um 4º lugar. Eu considero um trabalho bastante satisfatório, com as suas falhas, como é evidente...

Re: não me acredito em 5 vitórias

O SOCOlari tinha a papa feita! Tinha um modelo de jogo montado e oleado ao seu dispôr quando chegou! Tinha um núcleo duro de jogadores campeões da Uefa e da Liga dos Campeões! Tinha uma defesa e um meio campo vencedor calibrado por Mourinho e bastou-lhe a difícil, difícil tarefa de meter um Cristiano Ronaldo, um Pauleta e um Figo na equipa! Até eu brincava! E o SOCOlari não nos apurou para 2 europeus, apurou-nos para 1, que o Euro2004 não precisámos de nos qualificar para participar! E o SOCOlari teve 2 (DOIS) anos para montar uma equipa, com jogos amigáveis desde que chegou. O Queiroz teve que pegar na equipa esfrangalhada, como a encontrou, e ter que, passado DIAS, começar a mostrar resultados para jogos oficiais! O facto de eu criticar o Queiroz, não desresponsabiliza o SOCOlari. O SOCO teve 1001 condições e TEMPO que Queiroz NUNCA teve!

Re: não me acredito em 5 vitórias

Agora diz-me uma coisa para concluires o teu raciocínio, que é acertado: E o que fez o SOCO com essas 1001 condições que tinha a seu dispor? Deu-nos resultados!! Não coloques em dúvida que Portugal, infelizmente para nós, nunca na sua história vai obter outra vez um 2º e um 4º lugar num Euro e num Mundial seguidos... Aqui nem está em questão o facto de Scolari nunca ter falhado um único apuramento (coisa que parece que estamos prestes a fazer) - obteve 2 e não 3, de facto. Para além disso, fez com que Portugal se apresentasse sempre com galhardia nessas mesmas competições. Não estou a atacar Queiroz, porque admito que as condições com que abraçou o desafio não eram as ideais. E se ficássemos de fora do próximo Mundial por uma boa causa (uma renovação eficaz) até seria um mau menor... O pior é que não vejo melhorias nenhumas, antes pelo contrário. Portugal até pode nem estar a jogar mal, mas joga sem objectividade e sem fio de jogo. As réstias de "bom futebol" deve-o às suas individualidades. Não me venhas é desvalorizar tudo o que Scolari fez... Com "papinha" feita ou não, soube transformá-la em grandes cozinhados, e o certo é que não atingimos o Olimpo, mas andamos mais perto dele do que alguma vez andaremos. Cumps.

Re: não me acredito em 5 vitórias

Eu não disse que a selecção está a jogar mal, até porque temos bons jogadores que individualmente desequilibram, mas está sem mecanismos, atabalhoada, sem táctica, sem fio de jogo, percebes? Eu estaria a ser injusto para com Queiroz se ele mostrasse mais franqueza e rectidão no seu discurso, coisa que ele não faz, quando está sempre a sacudir a poeira dos ombros e a dizer que tudo vai bem. Após um desaire, continua a dizer que as coisas estão controladas; depois vem outro desaire, e ele lá vem dizer que está tudo sob controlo! Não é correcto! Há que dar a cara! Ele é pago principescamente, tem que prestar contas! Não pode andar aqui com conversas de violino até ao desaire final. Ele comprometeu-se com um cargo, tem que se comprometer a dar explicações! Esta é a minha perspectiva.

Re: não me acredito em 5 vitórias

O discurso não tem sido o melhor porque ele é politicamente correcto. É a maneira dele... Aliás é um problema que vai ter que resolver até por causa do RonaldoGate. E além disso palavras valem o que valem. É preferível ver trabalho e em 6 meses já tem mais feito que o outro fez em 2 anos. Ou tens dúvida que SOCOlari não nos apurava para 2004? Finalmente começam a aparecer soluções na esquerda (Duda, Gonçalo Brandão), uma solução para trinco com Pepe, substituir GR que "excedem" o limite de frangos. Substituir o meio campo, etc...

Já dizia o poeta...

O sonho comanda a vida...É nestas alturas que me vem à lembrança a música Pedra Filosofal, do enormissímo, António Gedeão: "Eles não sabem que o sonho é uma constante da vida tão concreta e definida como outra coisa qualquer, como esta pedra cinzenta em que me sento e descanso, como este ribeiro manso em serenos sobressaltos, como estes pinheiros altos que em verde e oiro se agitam, como estas aves que gritam em bebedeiras de azul. eles não sabem que o sonho é vinho, é espuma, é fermento, bichinho álacre e sedento, de focinho pontiagudo, que fossa através de tudo num perpétuo movimento. Eles não sabem que o sonho é tela, é cor, é pincel, base, fuste, capitel, arco em ogiva, vitral, pináculo de catedral, contraponto, sinfonia, máscara grega, magia, que é retorta de alquimista, mapa do mundo distante, rosa-dos-ventos, Infante, caravela quinhentista, que é cabo da Boa Esperança, ouro, canela, marfim, florete de espadachim, bastidor, passo de dança, Colombina e Arlequim, passarola voadora, pára-raios, locomotiva, barco de proa festiva, alto-forno, geradora, cisão do átomo, radar, ultra-som, televisão, desembarque em foguetão na superfície lunar. Eles não sabem, nem sonham, que o sonho comanda a vida, que sempre que um homem sonha o mundo pula e avança como bola colorida entre as mãos de uma criança..."

A minha opinião...

É esquecer a calculadora e o Mundial. - Portugal não vai vencer os 5 jogos porque as equipas estacionam o autocarro contra Portugal. Entra elas tem corrido tudo normal mas contra Portugal todos à defesa que o empate é bom. - Portugal revelou muita ineficácia em momentos chave. E isso merece um reflexão muito profunda para além do básico a culpa é do [nome]. Podiamos ter dado uma goleada histórica à Dinamarca no melhor jogo da selecção desde os tempos de Humberto Coelho e acabamos a perder. Podiamos ter ganho todos os jogos pois jogamos com qualidade suficiente para tal. - Queiroz está a fazer um trabalho de renovação. Queiroz está a fazer a transição para o seu modelo de jogo e mesmo assim tem conseguido jogar bem. Vão ver o percurso de SOCOlari nos dois primeiros anos de seleção (sem a pressão da qualificação) e depois ponham a mão na consciência. - Há que olhar a longo prazo e o não apuramento é triste mas não é fatídico. A França também não se apurou em 1994 (grande Kostadinov) e foi campeã em 1998. Isto porque souberam renovar e construir as bases (formação) para uma equipa vitoriosa. - A Espanha também andou aos papeis uma dezena de anos até finalmente perceber que devia escolher um modelo de jogo e um conjunto de jogadores que deram um título e adivinham-se agora como o principal candidato no Mundial. Mau é se não aprendermos com erros de não renovar as bases. - O problema de Ronaldo tem que ser resolvido de uma vez por todas. Está a ser uma influência negativa e toda a gente tem medo de fazer ou dizer alguma coisa. Enquanto o problema Ronaldo não foi resolvido, Portugal vai continuar na senda do insucesso.

Contra-informações

Até que enfim alguém se deu ao trabalho de ir contra a contra-informação reinante na comunicação social...tb já tinha feito as contas, e chegado à mesma conclusão...Portugal só depende de si (também não esquecer goal-avarage). Só mais 3 observações: A Hungria teve até agora um calendário fácil, agora é q vai fazer quase todos os jogos contra as grandes. Se a Suécia e Dinamarca entrarem nos joguinhos de favorecimentos e empatarem entre elas, é o melhor que pode acontecer a Portugal. O 2º lugar não dá apuramento directo,mas sim para um play-off (desde que não se seja o pior dos 2ºs, que é totalmente improvável) Agora o que é preciso é GOLOS! Marquem, carago!!!

Grande Post!

Contra factos não há argumentos, e ainda bem que há pessoas lúcidas aqui a postar. O pior, meu caro, é que se tudo correr bem, deixa de haver tema de conversa. Por isso, é com tristeza que vejo que há quem prefira o descalabro, para ter onde aplicar as suas descargas de bílis

sem querer contradizer...

...o que disse atrás, lembro-me da panelinha que Suécia e Dinamarca fizeram no Euro 2004, safamdo-se as duas em prejuízo da Itália

Antes de entrar nas

... só uma coisinha de somenos importância: PORTUGAL Jogos realizados: 5 = 6 pontos conquistados. Jogos por realizar: 5 = 15 pontos a conquistar. Elucidativo, não??... O problema está mesmo aí... Já antes do jogo com a Albânia, íamos ganhar todos os jogos restantes... Já antes da Suécia, íamos ganhar, agora assim, todos os jogos que restam... Vamos continuar com o discurso de "ganhar todos os jogos que restam" até restarem 0 para ganhar??

Errata

Título correcto: Antes de entrar nas "contas complicadas"... (rais'partam as aspas...:p)

Re: Errata

Nã....basta perdermos pontos em mais um jogo para esse discurso acabar. aliás, para qualquer esperança em 2010 acabar...

Nem que se matem lá vão...

... até porque se bem me lembro num certo Europeu (aqui em terras lusitanas) estas duas equipas - Dinamarca e Suécia - arranjaram um empate bem conveniente entre ambas e apuraram-se as duas... Já fomos! Cumps!

Re: Verdadeiras contas da qualificação para o Mundial

eu acredito sempre, mesmo quando não for possivel, acredito que estaremos no mundial 2014. saudações

Contas e mais contas...

Resta-nos acreditar que no fim a matemática nos seja favorável, algo que está muito difícil. Em relação a uma possível combinação nórdica, não acredito que possa acontecer, porque é bem diferente um apuramento automático de um apuramento para o "play-off", por isso, não me parece que alguma dessas selecções aceite um acordo para ficar em 2º lugar. Só admito esta possibilidade no caso da Dinamarca garantir o 1º lugar bem cedo, de maneira a que depois não se incomode nada que a Suécia fique em segundo. Força Covilhã!!!

Isso é falso!!!

A ideia de que Portugal depende de terceiros para a qualificação é completamente VERDADEIRA porque como há 9 grupos e apenas 8 vão ao play off final dependemos sempre de que não haja ninguém com mais que os 21 pontos o que é perfeitamente possivel, logo dependemos de 3ºs. Os 21 pontos que falas não são garantia de ida ao play off. Há outra questão que ainda não vi aqui ninguem referir...Uma vez que o grupo 9 só tem 5 equipas, o critério utilizado para equilibrar as equipas dos restantes grupos à equipa do grupo 9(que tudo indica que seja a Escócia) é eliminar os dois jogos com o ultimo classificado do grupo o que implica que portugal apenas entrará nas contas com 15 pontos. Uma vez que a escócia tem 7 pontos em 5 jogos bastará ganhar os 3 q faltam , sendo que são 2 em casa e 1 fora contra o ultimo do grupo para se apurar na frente de portugal. Referi este grupo 9 pois é o unico que se apresenta acessivel pois todos os outros 2ºs lugares têm mais 4,5, 6 e 7 pontos que nós e nalguns casos com ainda menos 1 jogo. cumps

Amigos, sonhar é bom mas valerá a pena?

Ouçam, Portugal tem um dificílimo caminho pela frente. É concerteza muito difícil ganhar os cinco jogos que nos faltam e assim garantir o apuramento para o Mundial. Eu sou daqueles que tem fé até ao impossível e estou crente que é possível estármos lá em 2010, contudo estou consciente que é um trabalho duro que temos pela frente. Se não nos qualificármos, posso-vos garantir que não é por perdermos um jogo com a Hungria ou empatármos com a Dinamarca. A nossa não qualificação ficou lá para trás, quando em vantagem perdemos com a Dinamarca nos últimos minutos ou quando empatámos em casa com a Albânia. Esta conversa toda e estas contas deviam ter sido feitas no início da qualificação, para garantirmos desde logo que estaríamos no Mundial. Como fomos deixando as coisas acontecer e levar os seus rumos, agora estamos tramados.. Ai o ditado: "Mais vale prevenir do que remediar", e agora, se calhar, já não vamos a tempo. Cumps

O problema é mesmo o de ficarmos...

...dependentes dos dois jogos entre as duas equipas nórdicas (lembrem-se do que aconteceu à Itália no Euro 2004).

Mas...

Estas contas são todas muito bonitas, mas não podemos é esquecer duas coisas. A primeira é que a nossa seleção destes 5 jogos tem 3 fora (Albânia, Dinamarca e Hungria), acho que a jogar e falhar golos assim dificilmente ganharemos na Dinamarca e os jogos na Hungria e na Albânia trazem-me á memória dificuldades antigas sentidas na Arménia e no Azerbeijão, e só 2 em casa (Hungria e Malta). Depois temos que ter em conta a solidariedade nórdica que se bem nos lembrarmos deitou fora do nosso Euro a Itália, pois no Suécia-Dinamarca aconteceu o único resultado que lhes dava passagem aos 2, diria no mínimo curioso e que se aconteceu uma vez pode perfeitamente acontecer outra vez. Agora o que todos esperamos é que até Junho as dificuldades de finalização sejam ultrapassadas, e nesse caso acredito que possamos perfeitamente vencer os 5 jogos. TODOS POR PORTUGAL!