Uma Selecção ou uma Nação? | Relvado

Uma Selecção ou uma Nação?

 

Quem tem estado em frente à televisão certamente que tem ouvido dizer que "somos um país pequeno, mas que estamos entre os melhores do mundo”, ou então, que "é um grande orgulho para nós que vivemos fora de Portugal ver o nosso país conquistar grandes feitos".É um fenómeno que pode ser explicado de várias formas, mas não será simplesmente um povo demasiado deprimido que vê no sucesso de alguns uma porta para a sua felicidade, tornando estes sucessos também como seus?! Como se compreende que as pessoas empreguem termos como ganhamos, somos os maiores, estamos nas meias?! Porque se sentem as pessoas como participantes deste feito, como se tivessem entrado em campo junto com os jogadores?! Será saudável este sentimento?!Há ainda a questão patriótica, que chega mesmo ao apelo de alguns para que a crítica se cale em favor do bom ambiente da equipa. Assumo que estas posições associadas à febre da bandeira me causam alguns arrepios, mas tenho a sincera esperança de que não passem de um nacionalismo saloio! Como entender aqueles que apelidam os críticos de anti-patrióticos?! Chegando-se a um extremo de se querer criar uma “guerra” entre o povo e os intelectuais... Então e a Selecção de Andebol, a de Basquetebol, a de Ténis, a de Pólo Aquático, etc? Então estas não representam o nosso país? Ou o seu grande problema é não apresentarem resultados que façam de nós “uma grande nação”?
saucerP13

Seleção:

Comentários [14]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Tenho pena de voces...

Es daqueles que tem a mania que sao os mais ricos do mundo quando no fundo tens que que limpar o cu a todos os que vivem em paises melhores que o teu.E e nestas alturas que Portugal consegue mostrar a esses paises que tambem e bom nalguma coisa e deixa-los para tras.E orgulho portugues!E se ha inergumenos que nao entendem nisto,esse grupo de 500 000 portugueses que fiqum com os seus ideais que nos ficamos com a nossa selecçao!Pior que a pobreza monetaria que muita gente(infelizmente)tem,so a pobreza intelectual de gente ate pode criar os seus proprios sites para passar este tipo de ideias anti-nacionalistas.

Quando falas em pobreza intelectual...

estas a falar de ti certo?

Re: Quando falas em pobreza intelectual...

Nao falo com crianças,ok?

és o novo noko

aqui do relvado?

Mesmo que corra o risco de ser chamado de CANICHE

por certos anormais que para aqui andam que não tem respeito nenhum por uma coisa chamada "liberdade de expressão", quero dizer que concordo em parte com o artigo... Acho um exagero a campanha que os media fazem á volta da selecção como se o País se resumisse apenas a 11 jogadores dentro do campo que dão um chutos numa bola... Sim eu tenho orgulho no que eles estão a fazer, acho que estão a superar as expectativas de toda a gente(incluindo as minhas) mas daí fazer-se disso uma questão de patriotismo acho ridiculo... Ha que compreender que ha gente que tem mais do que fazer e mais preocupações do que estar 2horas frente a uma tv a ver um jogo e é por isso que é menos PATRIOTA??? Acho ridiculo ligarem as duas coisas Portugal(selecção) Portugal(Ptaís), eu apoio a nossa selecção mas não faço disso uma questão patriotica nem muito menos aponto o dedo aqueles Portugueses que não apoiam a selecção seja porque motivo for e a cima de tudo acho que isso não faz deles menos Portugueses do que qualquer um de nós que apoia... Cumps

Re: Mesmo que corra o risco de ser chamado de CANICHE

O apoiar a selecao e a unica forma que a maioria da Populacao tem a possibilidade de demonstrar o orgulho que sente na sua patria. O Patriotismo sempre foi associado a herois, sejam eles militares, religiosos, politicos, financeiros e claramente desportivos. A representatividade do pais por uma minoria suportada pela maioria eh a maior e unica forma de demonstrar patritismo.

Orgulhoso em ser português

Sem querer criticar quem vibra,mais ou menos com os resultados da selecção, acho no minimo estranho que certas pessoas tenham a necessidade de resultados positivos da selecção nacional para se sentirem orgulhosos em serem portugueses. Por ventura se a selecção nacional não tivesse ou não estivesse a conseguir este tipo de resultados(muito positivos), sentiriam-se menos portugueses e já não teriam esse orgulho todo em serem 'tugas'. Por isso vos digo não é por a selecção nacional estar a obter resultados, que me sinto mais orgulhoso em ser portugues porque esse orgulho eu nunca o perdi, e não tenho necessidade de vitórias da selecção para o aumentar.

Os bons resultados são tidos

Como mobeis para as pessoas , expressar a sua IDentidade. A Identidade não pede dinheiro, mas a falta dele ajuda a criticas feridas. A identidade pede o ser, e a pessoa pede causas, causas positivas, causas gloriosas, para, num mundo mercantilista expressar algo tão simples e singelo e despossado : Identidade e orgulho . Quem não entende isto, vive como um sobrevivente e um parasita: não tem ideias, ideais, identidade...vive sem caracter convictamente onde todos os meios justificam o fim.

Queres saber o significado?

Espírito vencedor! O espírito vencedor vê as dificuldades e ultarapassa-as, mas o espírito de derrota não procura as soluções. O espírito vencedor persegue aquilo que quer alcançar, mas o espírito de derrota não consegue sequer identificar os objectivos. Sou eu, é ele, é o outro. Durante os 90 minutos enchemo-nos desse espírito, dessa garra de vencer. A atitude da Selecção, assim como o nosso apoio, pode muito bem condicionar o estado da Nação. Força PORTUGAL

Essa é uma análise que eu já fiz algumas vezes

Mas deixei-me converter à maioria do povo que vive estas questões de modo simples e sem pruridos intelectuais. Aquele Zé ou Maria portuguesa que ganha o salário mínimo, ou nem isso, tem tão poucos momentos de alegria que não compreendem estas questões. Para eles uma vitória é algo que pouco saboreiam durante a vida. Deixemos o povo ser alienado alguns dias durante a sofrida vida que têm durante os longos 365 dias por ano. Pelo menos estas alegrias não têm que pagar e os euros são tão poucos.

Re: Essa é uma análise que eu já fiz algumas vezes

Concordo plenamente contigo! Para muita gente,"reverem-se"na Selecção,são momentos raros de euforia,nas suas vidas.

Nem comento...

E que so mesmo um idiota para fazer estes artigos.Hum,deves ser françes,SEUS PALHAÇOS,vao ser arrasados seus caes(caniches).

Estas tuas duvidas nao tem muita razao

Nota que a representividade do nosso pais, em qualquer esfera social, desportiva, economica e politica eh motivo de orgulho para qualquer Portugues. A utilizacao da bandeira como instrumento de identificacao nacional e orgulho, e nada mais nada menos que a propria utilizacao do simbolo, a exploracao desse simbolo nao tem nada de errado, muito pelo contrario, e ajustado, tras a uniao social por uma causa comum, da mesma forma que foi pela libertacao de Timor e outras causas sociais. Eu acho que devemos acabar com os medos bacocos de sermos portugueses e nos orgulharmos de o ser, assumindo as qualidades e defeitos que dai advem! Lembro-me de uma polemica aqui em inglaterra de que a utilizacao das bandeiras e cores nacionais deveria ser proibida pois poderia pertubar as comunidades imigrantes! Uma tremenda falta de senso!

uma selecção que defende uma nação !!

a mim ! parece sem duvida uma selecção que defende uma nação !! acho que todos nos conhecemos alguem que não passa chapa á bola , mas qdo esta em causa o nosso pais e a nossa selecção nacional , vibram como todos os outros amantes do desporto rei !! alias , basta estar com atenção a tv !com certeza que já toda a gente ouviu N vezes , pessoas a afirmarem que não ligam ao futebol e só sofrem e vibram , quande se trata de portugal (entenda-se selecção nacional)!!