Sub-20: os convocados para o Mundial | Relvado

Sub-20: os convocados para o Mundial

Sporting é o clube mais representado na lista divulgada esta terça-feira.
 
Bruma em ação no Sporting
Sporting Clube de Portugal

O selecionador nacional de sub-20, Edgar Borges, divulgou nesta terça-feira a lista de convocados para o Campeonato do Mundo daquele escalão, que vai decorrer na Turquia, de 21 junho a 13 de julho. Em relação à lista de jogadores que esteve no Torneio de Toulon, regista-se a saída de cinco nomes e a entrada de quatro jogadores ainda sub-19.

André Pereira, Venâncio, Betinho, Ivan Cavaleiro e Piqueti, todos presentes em Toulon, não constam da convocatória para o Mundial. Já Bruno Varela, João Cancelo, Bruma e Gonçalo Paciência, que estiveram no apuramento da seleção sub-19 para o Europeu, foram premiados com a chamada para o escalão mais velho.

O Sporting é o clube mais representado na convocatória, com 5 jogadores. Seguem-se o FC Porto, com 4, e Benfica e Belenenses, ambos com 3.

Portugal, que ficou em segundo lugar no último Mundial, em 2011, estreia-se dentro de dez dias, frente à Nigéria. Cuba e Coreia do Sul são os outros adversários no grupo B.

Lista de 21 convocados:
Guarda-redes: Bruno Varela (Benfica B), José Sá (Marítimo) e Rafael Veloso (Belenenses);
Defesas: Edgar Ié (Barcelona B), Kiko (V. Setúbal), João Cancelo (Benfica B), Mica (Sporting B), Tiago Ilori (Sporting), Tiago Ferreira (FC Porto B) e Tomás Dabó (Sp. Braga B);
Médios: André Gomes (Benfica), Tozé (FC Porto B), João Mário (Sporting B), Agostinho Cá (Barcelona B), Ricardo Alves (Belenenses) e Tiago Silva (Belenenses).
Avançados: Aladje (Aprilia), Bruma (Sporting), Gonçalo Paciência (FC Porto B), Ricardo Pereira (FC Porto) e Ricardo Esgaio (Sporting).

Seleção:

Comentários [8]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Clubites à parte, estranho a

Clubites à parte, estranho a ausência de três jogadores, Mikael Meira (um Patricio em potência), Helder Costa (um extremo ao estilo de Bruma) e Betinho (um ponta-de-lança com faro de golo). Claro que, neste momento, desconheço em absoluto a forma dos jogadores citados, mas em condições normais seriam jogadores convocados e, muito provavelmente, titulares.

Estranho, igualmente, que numa convocatória de vinte e um jogadores só haja lugar para três centrais, quando, por exemplo, são convocados dois laterais direitos de raiz e um terceiro que faz perfeitamente o lugar. Além disso, parecem-me demasiados médios centro em detrimento de médios ala.

Estranho a ausencia do

Estranho a ausencia do Betinho, já o escrevi, é um 9 puro, com faro pelo golo!

Relativamente aos outros que referes não conheço, mas creio que o José Sá será o G Redes titular, sobretudo pelo vi no ultimo Portugal França no Torneio de Toulon, um G Redes felino e forte entre os postes, rápido, e seguro a sair dos postes, muito bom nos lances aereos (uma lacuna da maioria do G Redes Português), mas repito não conheço esse Meira!

O Meira é o guarda-redes dos

O Meira é o guarda-redes dos júniores do Sporting que fez os dois campeonatos da Next Generation como titular, mostrando ser um guarda-redes com grande presença na baliza e seguro nas bolas pelo ar.
O Helder Costa é um extremo do benfica, muito habilidoso que esteve recentemente nos sub 19. Como referi, Ricardo e Bruma como extremos, aos quais podemos acrescentar Esgaio sem o poder de desiquilibrar com os citados, parece-me curto.

O Betinho está lesionado? O

O Betinho está lesionado? O Cavaleiro não convocado? O que vai para lá fazer o filho do Domingos? A mim nunca me convenceu, está bem longe do Futebol perfumado do Pai!

Esta Selecção tem um nível bem superior à anterior que foi Vice Campeã do Mundo na Colombia, mas o facto de ter bons valores individuais, não é sinónimo de ser uma verdadeira Equipa, e nesse aspecto a anterior foi Equipa e sabia sofrer!

Este Edgar Borges nem é mau tipo, e tem aliás um trajecto sempre ligado à Formação, porém, não me convence, esta Selecção numa Comissão de Serviço do Prof Jesualdo por exemplo, farioa coisas bem interessantes!

O Betinho é um cepo. Até um

O Betinho é um cepo. Até um puto 2 anos mais novo lhe tira o lugar. Gonçalo Paciência e Aladje são o futuro da nossa selecção.

Essa selecção foi impressionante

Sangue suor e lágrimas, um verdadeiro exemplo do que os "A"s deveriam ser com os jogadores estoirados fisicamente no ultimo jogo e a irem buscar forças sabe-se lá onde para ainda tentarem surpreender o brasil em contra-ataque.
E técnicamente era uma seleção limitada, assentava muito na disciplina defensiva, entrega total de todos os jogadores e um espirito de sacrifico impressionante.

Mas..

Foi impressionante mas em termos práticos deu a selecção A...ZERO!Era uma selecção que serviu apenas para tentar ganhar o titulo não para potenciar jogadores para a selecção principal( por não haver qualidade claramente).O principio da formação NÃO pode ser ganhar títulos mas sim potenciar e formar jogadores para selecção principal.Portugal não ganhou NADA com essa selecção semifinalista

?

Semifinalista, não!
Finalista vencido... é melhor! :)
Acho que a formação também terá que ter como um dos objectivos principais a obtenção de títulos!
Aliás, os títulos nas formações jovens (selecções) são muitas das vezes, por si só, motivo favorável à aposta destes jovens jogadores, que ganham maior visibilidade e notoriedade, por parte dos clubes de formação ou até outros que os descobrem e contratam após os grandes eventos (mundial e europeu).
Veja-se o exemplo dos campeões mundiais de sub-20 em Riade (89) e Lisboa (91)... Quantos jogadores não foram lançados nas principais equipas do nosso campeonato, depois de serem campeões mundiais?
Quase todos tiveram uma oportunidade de "OURO"...