Sem golos e sem vontade (crónica) | Relvado

Sem golos e sem vontade (crónica)

Defesa apenas cumpriu lá atrás, meio-campo não brilhou, no ataque viu-se Nani e pouco mais. Nova exi
 
Nani no Polónia-Portugal
Lusa

Foi o último encontro de preparação para o Europeu 2012 antes do estágio final para a prova e a exibição de Portugal esteve longe de ser brilhante. 0-0 na Polónia, na inauguração do Estádio Nacional em Varsóvia.

Os forasteiros começaram melhor. Nos primeiros cinco minutos, "tiro" de Nani para boa defesa de Szczesny, seguido por uma tentativa perigosa de Hugo Almeida, que saiu pouco ao lado.

A turma caseira parecia pouco capaz de atacar. Muito retraída e quase sempre à espera da iniciativa contrária, chegou à baliza de Rui Patrício pela primeira vez apenas aos 13 minutos. Obraniak, de longe, rematou ao lado. Entre os portugueses, Nani mostrava-se o mais decidido a criar perigo e, em mais dois capítulos do duelo individual com Szczesny, o guarda-redes do Arsenal levou a melhor. 

Ficha do jogo:

Foram os últimos instantes de Fábio Coentrão, que se lesionou antes dos 20 minutos. Foi assim antecipado o regresso de Nélson à seleção nacional.

Os referidos dois remates do extremo do Manchester United foram os dois últimos avisos de Portugal. A partir daí o ritmo da partida desceu, havia muita troca de bola mas longe da área polaca, faltava velocidade e criatividade e, pelo meio, alguns desentendimentos entre jogadores neste amigável.

As ameaças polacas eram só "quase ameaças", já que pouco ou nada perturbavam Rui Patrício. A seis minutos do intervalo, os adeptos acordaram quando, num contra-ataque, Nani passou para Ronaldo, mas Szczesny voltou a estar bem no remate forte e cruzado do capitão luso.

Foi preciso esperar pelos instantes finais para serem vistas as maiores oportunidades da primeira parte. Aos 43', Nélson não fez o passe mais acertado, Bruno Alves também pareceu pouco concentrado e quem podia ter aproveitado melhor era Jelen, que passou bem por Pepe, mas não evitou o desvio importante de Rui Patrício, quando já se encontrava isolado. Nos descontos, novo contra-ataque português, com muitas opções para Ronaldo, que conduzia a bola e assistiu Nani, mas este atirou ao lado. Nulo ao intervalo.

Na primeira parte ainda se tentou...

O único jogador no onze inicial de Paulo Bento que vai marcar presença no Benfica-FC Porto da próxima sexta-feira não foi opção para a segunda parte: João Moutinho saiu, entrou Manuel Fernandes.

Rui Patrício, que até perto do intervalo, esteve descansado, aplicou-se cedo neste segundo tempo, num bom remate de Obraniak e protagonizou talvez a melhor defesa da noite.

A tentativa do número 10 polaco foi um dos sinais que a equipa de leste estava melhor. Sem grande técnica ou "jogadas artísticas", os homens da casa iam correndo mais e lutando mais para chegar ao golo, perante um conjunto português que voltava a demonstrar pouca vontade e garra.

Começou depois o período das substituições: Hugo Almeida, Pepe e Ronaldo deram lugar a Hélder Postiga, Rolando e Ricardo Quaresma. Mas pouco ou mesmo nada mudou. Eram escassas as jogadas minimamente interessantes, era pouca a "magia" vista em campo e, obviamente, assim não apareciam oportunidades para inaugurar o marcador.

Com pouco interesse dentro das quatro linhas, veio do banco de suplentes a nota de destaque: decorria o minuto 82' quando Nani saiu e permitiu a estreia de Nelson Oliveira ao serviço da seleção nacional A.

O co-organizador do próximo Europeu voltou a estar perto do golo, já a cinco minutos do fim, e em duas ocasiões; mas Rui Patrício não deixou que Peszko e depois Mierzejewski marcassem.

Depois de uma primeira parte satisfatória e de um segundo tempo muito apagado, espera-se que na próxima concentração Portugal esteja melhor a quatro semanas do Europeu 2012 do que se apresentou esta noite, a quatro meses da competição.

Seleção:

Comentários [18]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Paulo Bento..

..não percebes um boi dessa merda.... que mal que se joga!!
E se querias gabar te de estrear um jovem na selecção ao menos colocavas o a jogar no sitio correto,agora a ala esquerdo... Vai ser lindo qdo for a sério..

Quando é o capitão...

..a definir os objectivos para o Europeu,pouco ou nada se pode esperar.

Uma palavra para o JT,ontem de certeza que (mais uma vez) se sentiu insultado.

Blá blá blá

Por muitas expetativas que se criem infelizmente o final é sempre o mesmo. Só muito raramente acontecem surpresas, porque se não se criarem bons hábitos e práticas (tipo Barça), nunca se vão conseguir bons resultados. Em todos os setores da vida portuguesa existem estes maus resultados, sendo os bons exemplos e práticas prontamente banidos para não germinarem.

É!

Faz mesmo falta o Deco!!!

Parece que os criticos do Rui

Parece que os criticos do Rui Patricio ( principalmente os ignorantes que lhe chamam rui pato) tiveram que engolir outro sapo é que o rapaz tem sido simplesmente brilhante tanto no sporting como agora na seleçao , sem duvida para mim ele vai ser um dos melhores guarda redes do mundo.GRANDE PATRICO cala estes tristes todos que so nao te dao valor por estares no sporting !!!!!! o beto é que é bom ,o moreira é o maior , enfim como sempre a cor das camisolas fica sempre á frente da opinião propia e verdadeira de cada um. Sejam homenzinhos e reconheçam o valor do rapaz!!!!

O Marrazense qual Pa(S)toricio debe ser do namoro/amantizado com

a BIMBA, que passou a coordenar melhor os movimentos..., saia uma GRIZADA finalizada de RISADA, realmente o Marrazense até a mim me está a surpreender, e conheço a peça bai para mui-anitos...???!!!
Parlapiava-se que as saidas da baliza qual avestruz eram da idade, quiçá com o avançar dos anos/idade a tal de descoordenação motora passe???

P.S. - Mas digo-lhe o dito, para chegar aos calcantes de um Vitor Damas de um José Henriques de um Galrinho Bento de um Vitor Balizas e..., ainda tem muito que mostrar, já relativamente aos medianos que também os tivemos e mesmo como guarda-estrumalhos da selecção, nãon é pior nãon que Silvinos, Zé Betos, Eduardos para o Quim, já para não escrevinhar de Hilário mais Moreira qual Beto e Daniel Fernandes, Paulo Santos e Bruno Vale, Nelson e Jorge Silva, Pedro Espinha mais Rui Correia e Alfredo, Neno o Lúcio e o Jesus...???!!!

Sinceramente nao dá para

Sinceramente nao dá para perceber como o H.Viana nao é sequer convocado,será que tambem zangou-se com ele? Sinceramente ás vezes nao da pa perceber algumas opçoes do homem..

Para o jogo de ontem fez sentido

O Braga teve um jogo decisivo na 2f à noite.... espero que seja convocado, está numa forma incrivel

Selecção

Mais um jogo pobre de uma selecção sem meio-campo, sem imaginação, e sem capacidade de improvisação.

A defesa esteve quase sempre bem, tirando aquele "descuido" do Nélson.

O meio-campo parecia que nem lá estava. Na 2ªparte então, parecia que estavam a fazer um favor para estarem dentro do relvado.

O ataque limitou-se ao Nani. O Hugo Almeida não é um jogador para uma equipa que joga somente na capacidade individual de cada um. Precisa de uma equipa a jogar para ele, a criarem as oportunidades para ele concretizar. Quantos cruzamentos foram feitos para a cabeça dele?
O Ronaldo é mais do mesmo. Maravilhas no Real, e chega à selecção e é um buraco negro. Na única jogada de perigo que ele causou, tinha o Hugo Almeida completamente sozinho com a baliza escancarada à frente, e o Ronaldo, como sempre, quis ser ele a tentar marcar. Enquanto o Ronaldo não aprender a jogar em equipa na selecção, ele nunca irá ter um rendimento ao nível do que rende nos clubes por onde passa.

Nota máxima para Rui Patrício e para Nani. O Rui defendeu tudo que havia para defender, e o Nani foi de longe quem mais desequilibrou no ataque. Tem uma falha clamorosa no final da primeira parte, mas no resto do jogo foi o nosso jogador mais perigoso.

Arrisco-me a dizer que o nosso Europeu vai ser tão bom quanto a qualidade que o Nani conseguir colocar em cada jogo. Ele tem sido o jogador mais perigoso e consistente da nossa selecção nos últimos 2 anos.

Mesmo assim, acho que vai ser preciso um milagre para conseguir sequer passar a fase de grupos.

Jogo muito fraco, a confirmar que o meio-campo da nossa selecção está fraquíssimo.

Entãon o que dizer no final da primeira metade num lance...,

jogada de contra-ataque de 3 "quasi" para zero (porque o Nani deixou os defesas chegarem...)!!!

O mesmo Nani tenta a concretização (rematando descaido da direita) e tinha dois colegas, penso que o tal de que parlapia o "Cristiano Reinaldo ao centro e o Podão do H. Almeida a descair pela esquerda", mas o Madeirês é que é individualista, POIS sim...???!!!
A gente(alha) nãon bê, quem tem a magia..., os mágicos e agora em sintonia consigo sãon mesmo aqueles do meio-campo aquilo é tal e qual jogadas ao estilo do Iniesta para o Xavi só RINDO, do prison break mais da maçã podre e do cú de croissants, estamos entregues à comezaina/tatuagens...???!!!

tem fácil explicação..

...pca inteligência e mta cagança.

eu gostava de saber

se alguém odiou como eu a exibição de 2 jogadores. Hugo Almeida (Sempre em fora-de-jogo, o seu posicionamente está cada vez pior) e Manuel Fernandes que entrou e Portugal ficou a jogar com menos 1, o rapaz errava muitos, muitos passes...

E só sou eu que acho que o Hugo Viana, ali ao ladinho do Veloso, era formidável a fazer passes longos e a por a bola direitinha no Nani e no Ronaldo?

Já passamos tantos jogos maus, será que não se vê que Moutinho e Meireles são demasiado parecidos e que falta alguém omo Viana que saiba executar bons passes em profundidade ou aberturas de jogo?

Esta moda de fazer de Nelson Oliveira um goleador é tipicamente nojento-português. O Nelson é um avançado de apoio ao Ponta-de-lança, eu não sou benfiquista e dos poucos jogos que vi o Nelson a jogar nas camadas jovens, ele nunca foi o goleador da equipa...

Paulo Bento mete-me o Hugo Viana e o Nuno Gomes de volta à selecção. Pelo menos estes 2, porque o Postiga é péssimo e Manuel Fernandes continua a demonstrar que não serve para a selecção. Nuno Gomes sempre que entra no Braga dá show de bola, e seria um suplente de qualidade...

Totalmente de acordo!

Hugo Almeida não se mexe bem, e também não parece ser nenhuma inteligência. E estar na Liga Turca não puxa por ninguém.
O Manuel Fernandes acredita que é patrão, e na selecção há uns 20 melhores pra patrão do que ele. O que Paulo Bento precisa mesmo era de um Petit, um Javi Garcia, algo no género.
A exibição foi muito interessante, bom futebol, rápido, a encostar a super motivada Polónia à baliza, a criar perigo, a jogar bonito (não sei como há pessoal que achou uma merda o jogo, se calhar só acham bons os jogos com golos, com muitos gritos do comentador e das bancadas) e com Cristiano e sobretudo Nani em grande. Muito bons sinais, mas... na minha opinião, no Euro não podemos ser tão dominadores (não temos o futsal da Espanha!) e depois ficar expostos a contra-ataques de jogadores físicos e velozes. Teremos que ser mais ratolas.
Gostei muito do Jogo.

Ó ChiLing o Xunga tu debes mesmo ber é os jogos de olhos em bico

Muito bom jogo..., exibição muito interessante, bom futebol, rápido..., a jogar bonito e com Cristiano debe ter sido o Reinaldo dos gatos fedorentos em GRANDE...

P.S. - Viu que jogo?, já agora em que canal. Cheira-me que o meu canal 1 em hd, debe passar outras imagens..., é que só pode, para o que estou a ler do Xunguita??? Ou é mesmo dos olhos..., outras bisões!!!

ENA!!

Hoje em dia, os miseráveis que vivem em cavernas e barracas também já podem desfrutar dos benefícios do HD.
Viva as caixas TDT e a net do vizinho!

Já jogaste futebol?

Mais ou menos a sério, futebol de 11, muita pressão, muita agressividade do adversário, sem tempo para mexer na bola, com adversários que te comem à mínima distracção? Amanhã vê as crónicas dos jornais de Espanha e Itália e vê o que dizem do jogo de Portugal. É que nós jogamos com uma selecção finalista, que jogava em casa, num clima de muito entusiasmo.

Só o Nulo Gomes e o Huguinho de Biana, já agora o Nuninho que

até é Assis e porque nãon o Custódio (o que joga para o lado e para trás e que até apelidaram de "zraque"...), NÃO!!!

P.S. - Se é para chamar os fósseis ainda nem todos sãon dinossáurios, porque nãon o Pauleta mais o Pintainho que até é Joãon e zraques mesmo o Figadeiras mais o Damaiense que é Ruizinho e tem por sobrenome o flatulento o Bimbini da..., este sítio cada vez mais marado, dá cor ao relbado, qualquer dia os do site maradex pintam tal de Azuli ou Abermelhado...???!!!

Mais do mesmo

Isto em Portugal só com Troika, Deus queira que permaneçam aqui muitos anos.

Estes tiques de Salazarismo têm que acabar, O posso quero e mando tem que ser objecto de estudo.

Que vergonha. E o Moutinho a correr, a sofrer, é para o que dá.

Porcaria de Selecção, só me dá desgostos.