Selecção: que táctica? | Relvado

Selecção: que táctica?

 

Além do mais, centrais de qualidade não faltam! E na frente já se sabe...Mas era preciso tempo para treinar este sistema.A minha ideia é esta:Quim/RicardoRicardo Carvalho/ Pepe/ Bruno AlvesBosingwa / Deco / Veloso / Jorge RibeiroRonaldo / Hugo Almeida / Quaresmaseias

Seleção:

Comentários [28]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Aqui vai a tactica do ONIBUS...

que é uma tactica usada no fim dos jogos para segurar a vantagem, pondo tudo a jogar a defesa e arrumando, como se diz na giria futebolistica, o autocarro frente a baliza, neste caso é o Onibus! ---> é o 6 2 1 Ricardo Bosingwa-Carvalho-Andrade-Pepe-Meira-Alves-Ferreira Tiago-Maniche Ronaldo

eu quero é golos!!!

Ricardo: pra dar golos aos adversarios! Pepe e Carvalho a defesa Tiago ao meio para fazer box to box Deco, Ronaldo, Quaresma, Nani, Simão, Maniche, Makukula na frente para haver criatividade e golos claro! é o 2-1-7 no seu esplendor!

Primeiro que tudo convocar os melhores!

A táctica só será a ideal se forem convocados os melhores e se se puser no onze titular os melhores dos melhores! Para mim os melhores são: Quim; Ricardo; Paulo Santos Bosingwa; Miguel Caneira; Paulo Ferreira Ricardo Carvalho; Meira; Pepe; Bruno Alves Ronaldo; Quaresma Simão; Nani Petit; Maniche; Veloso; Moutinho Deco Makukula; Nuno Gomes; Hugo Almeida Os melhores dos melhores são: --------------------Quim----------------------- ----Ricardo Carvalho------Pepe----------------- -Bosingwa------------------------------Caneira- ---------------Petit----Maniche---------------- -Ronaldo---------------------------------Simão- --------------------Deco----------------------- ------------------Makukula---------------------

Não percebo a insistência no Miguel Vaidoso!

O rapaz esta época está a jogar zero, até os sportinguistas dizem o mesmo, parece-me que pôr o Miguel Vaidoso a titular, é o mesmo que dizer que o Dani também devia ser convocado! O melhor trinco é o Petit e creio que se o Maniche e o Deco não jogam, convinha começar a colocar a dupla Raúl Meireles e João Moutinho.

Mudar não

Mudar a táctica não vai acontecer nem seria bom que tal pudesse sequer passar pela cabeça do seleccionador. 4 defesas, 3 médios , sendo um mais defensivo, dois alas e um avançado. Poucas dúvidas teremos acerca disto. Ricardo, Bosingwa, Carvalho, Pepe, Deco e Cristiano são neste momento os únicos com lugar cativo. Pouco para o que seria de esperar, mas o possível olhando para o momento de forma de alguns e para o maior número de opções para outras posições o que causa a dúvida acerca da titularidade. Caneira, P. Ferreira, Ribeiro para defesa esquerdo. Maniche, Meireles, Petit, Veloso ou Moutinho para dois lugares do meio-campo. Quaresma, Simão ou Nani para uma ala. Makukula, Almeida ou Gomes, um deles para a linha da frente. Quim, Bruno Alves e Meira são jogadores a ter em conta como opções certas. Mais do que isto, neste momento, é mandar tiros para o ar. Aguarde-se, veja-se e espere-se pelo manter de forma de alguns e o aprimorar da mesma noutros.

Re: Selecção: que táctica?

------------------Ricardo Bosingwa--Pepe--Rica Carvalho--Paulo Ferreira(Antunes) ------------------Veloso Ronaldo------Maniche------Deco-------Quaresma ---------------Hugo Almeida

Re: Selecção: que táctica?

Quim Miguel/Bosingwa Antunes Carvalho Pepe/Meira Petit/veloso Maniche Deco C Ronaldo Simão N.Gomes

Para mim é mesmo o simples 4-4-2!

Todo o jogador que não se enquadra e preencha uma das posições do 4-4-2 não pode ser um grande jogador, um jogador completo, um jogador de equipa! Cumprimentos Futebolísticos! PS: Há quem defenda que o 4-3-3 é a tactica que melhor ocupa os espaços. Tal é verdade, mas a táctica que maior partilha a alma de uma equipa é o 4-4-2. Só ela é que distribui e bem as funções em campo de forma simples e eficaz!

Meu 11

Quim Bosingwa, Pepe, Alves, Ferreira Veloso Deco, Meireles Quaresma, Makukula, Ronaldo

Re: Meu 11

Quim Bosingwa,Ricardo Carvalho,Pepe,Paulo Ferreira Raul Meireles,Maniche,Deco Quaresma,Hugo Almeida,Cristiano Ronaldo

3x4x3?

Já agora 3x3x4, até porque servia melhor as caracteristicas dos jogadores portugueses, mas não pode ser e eu explico porquê. Imaginem uma seleção com 3 grandes números 10 (coisa impossível neste tempo mas serve para o exemplo) teria que se arranjar espço para os 3? impossível. Uma táctica serve para potenciar ao máximo as capacidades dos jogadores mas tem que ser realista e conivente com o futebol actual e neste futebol actual os 3 defesas são importantes em determinados momentos do jogo, e poderão ser úteis em casos isolados, nunca de inicio contra a Itália, por exemplo. Um plano B com 3 defesas agrada-me, nunca o plano A que terá de assentar no 4x3x3, que a meu ver é o melhor para a selecção.

É melhor não mexer na táctica!

A selecção não tem grande tempo para treinar e para experimentar um novo sistema táctico! Por isso, e porque os automatismos são demasiado importantes, Scolari deve usar o 4-5-1 que tem sido a imagem de marca da nossa selecção! Para experiências bastou quando Scolari, precisamente no último jogo contra a Itália, resolveu usar três centrais e o resultado foi uma exibição de estarrecer! Creio que o homem, apesar de teimoso, aprendeu a lição!

MV não tem lugar no 3-4-3!!!

A minha ideia é jogar em 4-3-3 da seguinte maneira: GR - Quim DD - Bosingwa DC - R.Carvalho e Pepe DE - J.Ribeiro MC - (dta. pa esq.) - R.Meireles, Petit e Maniche ED - C.Ronaldo EE - Nani AC - Makukula Assim, poder-se-á aproveitar o jogo aéreo do Makukula, embora aconselhe haver mais remates ou de longe(Meireles e Maniche) ou das alas (Nani e Ronaldo). 4 defesas é indispensável frente a uma selecção com o calibre da Itália, e, se estivermos à rasca, temos o Petit para ajudar na defesa, que é bom na ligação defesa/ataque. Talvez pussesse o Caneira visto que o J.Ribeiro poucas oportunidades de ataque vai ter. Numa tentativa de surpreender a Itália, eu punha o jogo mais no Nani, com este a movimentar-se para o meio e aí a passar para o Ronaldo, emobra seja muito difícil fazer este tipo de jogadas com a Itália BOA SORTE SCOLARI PREPARA BEM O JOGO!!!

Aposta fácil..

Um aposta que me iria encher de orgulho: 11 portugueses!

Re: Aposta fácil..

no banco tambem???

Re: Aposta fácil..

acho que há pelo menos 23 jogadores portugueses...

Re: Aposta fácil..

e treinadores não haverá?

Re: Aposta fácil..

claro que há...e medicos...e preparadores fisicos...

Re: Aposta fácil..

porque se é uma selecção Portuguesa tem que ser para todos. Já agora o Bosingwa tambem não nasceu cá, tambem era para excluir?

Re: Aposta fácil..

Impossível...

Re: Aposta fácil..

porquê?

Não concordo!

Primeiro porque numa selecção, treinar sistemas em que os jogadores não estejam habituados é um erro, já que o tempo de treino juntos é muito pouco! Segundo, o 343 não é usado, ou muito raramente o é, por qualquer clube do Mundo e isso tem uma razão de ser: é demasiado ofensivo e necessita de muito treino, com muitas compensações defensivas e mobilidade dos jogadores. Terceiro, há selecções com muito melhores opções para jogar neste sistema. Não acho que temos assim tão bons jogadores como dizes e muito menos para jogar num sistema destes. Bruno Alves não é um central de topo. Jorge Ribeiro nem sequer joga encostado a uma lateral no Boavista. Bosingwa joga regularmente a defesa direito e é nessa posição que se tem destacado como um dos melhores. Veloso e Deco não são suficientemente combativos para aguentarem sozinhos um meio-campo a dois, acho que aí trocaria qualquer um dos dois por, por exemplo, um Petit e um Maniche (em boa forma). Os extremos teriam que ter muito mais tarefas defensivas... Resumindo, não acho que seja, de todo, uma boa ideia. O 433 está bem assimilado, e salvo uma ou outra modificação táctica, acho que esta é, neste momento, a formação ideal para Portugal. Alternativa poderia ser um 442 sem alas só numa perspectiva de controlo de jogos. Cumprimentos!

Re: Não concordo!

Comentário moderado com "Interessante". Mas, se bem que acho que o teu comentário é interessante e que tocaste nalguns pontos importantes, também discordo em alguns aspectos, nomeadamente porque acho que a selecção joga habitualmente em 4-5-1 e apenas quando vai atacar se desdobra num 4-3-3 mais ofensivo e, porque acho que fizeste considerações menos correctas em relação a alguns jogadores: dizer que o Bruno Alves não é um central de topo é passares um atestado de imbecilidade a todas as equipas europeias de topo que se alinham para tentar contratá-lo e dizer que o Jorge Ribeiro nem sequer joga pelas alas também não faz sentido! Mas, de qualquer modo, bom comentário!

Re: Não concordo!

Obrigado! Quanto aos pontos onde discordaste, concordo no que respeita à formação usada. Sim, também se pode ver como um 451 na fase defensiva mas, como os nossos extremos são mesmo mais extremos do que alas na minha opinião o 433 é mais descritivo do que se passa. O Bruno Alves é um bom central mas não o acho um central de topo. Está bem para uma equipa do nível do Porto mas para as equipas de topo europeias duvido que agarrasse a titularidade. Sendo eu Vitoriano até pode ser que esteja a ser um bocado parcial mas acho que o Geromel tem mais potencial que o Bruno Alves. Vi os dois a jogar pelo Vitória, com aproximadamente a mesma idade e posso dizer que a diferença é enorme. Mas lá está, isso foi naquela idade... Quanto ao Jorge Ribeiro, o que eu disse é verdade. No Boavista ele não joga numa ala, é interior esquerdo, posição completamente diferente. Não sei se terá a competência táctica e a capacidade de realizar os movimentos verticais típicos que a posição de lateral exige a um certo nível. Acho-o muito melhor como interior esquerdo! Cumprimentos

Re: Não concordo!

Bruno Alves está bem longe de ser um jogador de categoria internacional, é apenas mais um endeusamento de um central do Porto. Nada mais habitual e corriqueiro. Enquanto que lá estão todos jogam bem durinho, sempre no limite, e muito poucos são aqueles que negam um certo proteccionismo por parte da arbitragem a estes jogadores. Quando de saem, voltam para o seu patamar norma, a roçar o medianismo. Sublinho duas excepções ao que escrevi: Ricardo Carvalho, este sem dúvida um valor de nível mundial, que ao longo da carreira foi tendo uma evolução constante. Fernando Couto, que apesar da boa carreira em Itália poderia ter atingido outros patamares de visibilidade internacional.

Re: Não concordo!

E Pepe, e Jorge Costa e Jorge Andrade e Aloísio? Enfim, as tuas palavras tresandam a clubismo doentio e a pouco entendimento do futebol! Pensa o que quiseres mas a verdade é que o Liverpool, contra quem o Bruno Alves jogou, já apresentou uma proposta e mesmo o seleccionador nacional, que nada pode ser acusado de portista, já não o dispensa como titular!

Re: Não concordo!

Lá está o que digo. Acabaram de me citar quase todos os centrais foram titulares nos últimos anos. Clubite doentia e cega só em quem endeusa estes jogadores. Pretensos interesses de clubes é pão-nosso de cada dia. O Beto do Sporting foi "vendido" centenas de centenas e não é issso que faz dele algo mais do que um valor razoável. Bruno Alves? Jogador hiper-sobrevalorizado. Ponto final.

Re: Não concordo!

E Pepe e Jorge Andrade também não prestam?

É melhor a do quadrado