Selecção Portuguesa de Futebol: O FIM | Relvado

Selecção Portuguesa de Futebol: O FIM

 

Vamos a factos...Daniel Fernandes: canadiano; Bosingwa: congolês; Nélson: cabo-verdiano; Pepe: brasileiro; Manuel da Costa: francês; Rolando: cabo-verdiano; Deco: brasileiro; Danny: venezuelano; Nani: cabo-verdiano; Makukula: congolês.Estas são as nacionalidades com que nasceram 10 (!) jogadores que recentemente representaram Portugal. Caso, de facto, Liedson venha a ser chamado, até conseguimos reunir um onze totalmente não-português na Selecção dita de Portugal.Analisando estes factos, surgem-me duas questões: porquê tanta celeuma com a chamada dos brasileiros quando temos mais 8 jogadores na mesma situação? Será este o caminho a seguir numa sociedade em que a globalização avança a passos largos, ou será altura de parar e repensar se queremos voltar a ter uma Selecção de portugueses que pode perder qualidade em relação a esta, mas que ganhará certamente em AMOR À CAMISOLA?_elpibe_20

Seleção:

Comentários [75]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: Selecção Portuguesa de Futebol: O FIM

Sabes quem era David Julius,Lucio e Celso? Então aqui vai. Four players who obtained Portuguese citizenship have played for the national side in the past - South African David Julius (Sporting Lisbon, 1960-1961) and Brazilians Celso (FC Porto, 1976-78), Lucio (Sporting Lisbon, 1960-62) and Deco (since 2003). Tradução: Quatro jogadores que obtiveram Português cidadania têm desempenhado para a face nacional, no passado - Sul Africano David Julius (Sporting Lisboa, 1960-1961) e brasileiros Celso (FC Porto, 1976-78), Lucio (Sporting Lisboa, 1960-62) e Deco (desde 2003). Como se vê por aqui, o tal fim começou já em 1960.

Eu continuo...

C. Ronaldo - Madeirense Quaresma - Romeno Mais?

Re: Eu continuo...

lol

Contextualização

Este artigo é tendencioso. Grande parte destes jogadores nasceram no estrangeiro por que são filhos de emigrantes, mas são portugueses!Com excepção de Deco, Pepe e Makukula! Esta selecção não é menos portuguesa que a de 66 que tinha Eusebio e Coluna (Moçambicanos), ou a da geração de ouro que teve jogadores como Oceano, Helder, Dimas(nascido na Africa do Sul), ou a dos anos 80 com jordão, com celso(sim um naturalizado) etc! Temos de ser sérios na análise! E ainda em relação a danile fernandes, é filho de portugueses, nasceu no canada, mas fez a sua formação no futebol clube do porto, do qual foi dispensado para o celta de vigo aquando a idade senior. A unica critica que pode ser feita a alguns destes jovens (como manuel da costa ou bischoff) é que não sabem a lingua de camões, tudo o resto são fait divers!

Concordo contigo e mais

todos os que forem louros, olhos claros ou que não tenham um bronzeado à macho lationo tem de sair também. isto aqui ou somos portugueses de gema ou puta que os pariu a todos. misturas casos completamente diferentes, o que faz com que este artigo, que até podia ter alguma base de discussão seja completamente ridiculo.

Ajuda-me, pibe20

Diz-me o que é um português típico. É o Zé Povinho do Bordalo Pinheiro? É o homem baixinho e de bigode, do presunto e dos garrafões de vinho e de azeite, e que até aparece caricaturado no Asterix? É o comerciante aldrabão retratado no Tintim? É o Manoel padeiro gozado nas anedotas brasileiras? É o alentejano gozado nas anedotas portuguesas? Quem sente mais Portugal? Um Francis Obikwelu? Ou um atleta como Paulo Guerra, que se declarava sempre favorito para todas as corridas mas que depois desistia dizendo que o seu estatuto não o permitia acabar em 30.º ou 40.º? Afinal, o que é o ADN português?

Re: Ajuda-me, pibe20

O português tipico não existe, aliás tudo o que cai em generalização normalmente cai no erro. Agora um português é aquele que se emociona quando vê um estádio cheio pintado de verde e vermelho, é aquele que canta o hino, e dá tudo em prol so seu país e não apenas do seu ego, o que perante esta definição, obviamente me orgulho muito mais do Obikwelu que do Paulo Guerra, se bem que o Paulo no corta mato deu-me muitas aldegrias enquanto português, mas as atitudes que falaste eram de lastimar sem duvida..

Re: Ajuda-me, pibe20

"Afinal, o que é o ADN português?" Era aquele que nos fez ser donos do mundo com apenas 1 milhão de habitantes. Entretanto com tantas conquistas misturou-se tanto o ADN que hoje em dia... bem... nem deve dar para encher uma caravela...

Re: Ajuda-me, pibe20

Mas esse ADN era português dos de Viriato, ou era romano+visigodo+árabe, com umas gotas de sangue judeu? E sabes o sangue de quem ordenou o início da expansão portuguesa? Eu digo-te, era filho de pai português e mãe inglesa.

Re: Ajuda-me, pibe20

Estamos a falar de ADN ou de nações/tribos? É que aí também faltam os celtas e os vikings. E que eu saiba o ADN que estamos falar não é de certeza do ácido. Mas sim de um povo que se identificava como um todo. Que expulsou os mouros e partiu à descoberta do mundo. Que aguentou várias invasões de povos bem mais poderosos... Se hoje em dia, uns clubezitos de futebol conseguem dividir a nação de tal forma que os portugueses preferem prejudicar-se uns aos outros então essa ADN há muito desapareceu da nossa estrutura...

Até concordo...

Mas Danny, Daniel fernandes e o Manuel da costa o pai/mae sao portugueses, por isso nao me faz muita confusao.. O pai do Robert Pires tb cria que o filho jogasse por nos, mas no entanto jogou pela frança...que ate foi campeao MUNDIAL e EUROPEU!! A Globalizaçao neste momento é assim, embora eu aceite mais um cabo-verdiano do que um brasileiro na seleçao.. cumps

Re: Até concordo...

Tá explicado. A bronca dele é com os brasucas. Por que será? Seriam as cinco estrelas que causam azia? ou algum brasuca já te fez algum mal? ...Ou pode ser um pouco de inveja, pelas conquistas que conseguimos, no futebol...! Paulo Araujo

Re: Até concordo...

O Manuel da Costa nem português fala e isso sim faz-me imensa confusão. Quanto a Deco e Pepe, ainda há duvidas que representam Portugal por opção e amor ao país?Para mim não, qualquer um deles teria lugar no escrete! Quanto aos cabo verdianos compreendo o Nani, ele nasceu cá e vive a nossa cultura a 100%.Aliás numa festa da familia da minha mulher (ela é prima do Nani) ainda o Nani estava no Sporting, lembro-me de o Nani falar com animação da sua primeira ida a CV (aos 18 anos de idade), e depois a falar do seu amor ao FCP e a discutir com o meu sogro que é benfiquista a superioridade do FCP nos ultimos anos! Quanto a Nelson e Rolando optaram pela selecção que lhes dá mais visibilidade traindo o país que tanto apostou neles!

França campeã do Mundo em 98 e da Europa em 2000

Bernard Lama (Guiné) Marcel Desailly (Guiné) Lilian Thuram (Guadalupe) Patrick Vieira (Senegal) Youri Djorkaeff (Registado em França mas é rabibi) Zinedine Zidane (Argélia) Christian Karembeu (Nova Caledónia) Só aqui estão 7 jogadores, quase todos eles titulares da selecção francesa, que foram Campeões da Europa e do Mundo, fora aqueles que foram registados em França mas não nasceram lá (como o Djorkaeff). Se quisermos pegar noutros exemplos, a Dinamarca de 92 tinha 10 jogadores que actuavam fora do seu país, o Brasil de 2002 tinha 12 e a França de 2006 tinha 13! Isto não fez com que estas selecções deixassem de ganhar e muito menos de festejar com o orgulho que sentiam pela camisola que vestiam e não me acredito que seja esse o nosso problema. Até porque hoje, cada vez mais e devido à globalização de que falas, um jogador de futebol está mais que habituado a suar qualquer camisola que seja. Não quero com isto dizer que sou a favor na utilização de jogadores naturalizados na selecção, bem pelo contrário. Acho que há casos claros de jogadores que fizeram toda uma carreira desportiva, desde as camadas jovens, em Portugal e consideram-se portugueses (caso de Bosingwa, por exemplo) e, depois, há as excepções por motivos óbvios. Caso de Deco, por exemplo, desde muito novo em Portugal, perfeitamente identificado com a nossa cultura e que veio colmatar uma lacuna evidente no plantel. Já Pepe, e muito menos Liedson, acho que não faz grande sentido... A não ser que Pepe fique definitivamente como o trinco que falta a Portugal e deixe a retaguarda para os centrais portugueses de primeira linha mundial. De qualquer das formas, quer-me parecer que o problema da selecção tem haver única e siplesmente com uma questão: LIDERANÇA. Quando houver um verdadeiro líder que reúna um grupo de miúdos habituados a todas as mordomias e os motive para vir do seu majestoso lar no estrangeiro e das meninas que poderia estar a mimar durante a pausa no campeonato para o Estádio de Braga jogar com uma equipa com a Albânia... aí talvez tenhamos Selecção. Aí talvez tenhamos uma equipa de craques que saiba jogar em conjunto e se manhe para ganhar um jogo nem que seja a feijões. Como já tivemos a espaços, por muito que me custe admitir, com o cepo do Scolari. Abraço, JC

Re: França campeã do Mundo em 98 e da Europa em 2000

so uma correcçao o Desailly é Ganes. cumps

Re: França campeã do Mundo em 98 e da Europa em 2000

o Le Pen repudiou essa mesma selecção de 98

Re: França campeã do Mundo em 98 e da Europa em 2000

Também o Hitler repudiou os pretos nos JO na Alemanha e fodeu-**...

Youri Djorkaeff

Youri Djorkaeff não é "rabibi" é francês de origem arménia.Até o seu pai Jean Djorkaeff, foi nos anos 50 internacional francês.

Re: França campeã do Mundo em 98 e da Europa em 2000

Zinedine Zidane (Argélia) Ele nasceu em Marselha, apesar de ter pais argelinos!...

Re: França campeã do Mundo em 98 e da Europa em 2000

por essas e por outras é que os francius cagam para o futebol e até são insultados no stade de france quando jogam com tunisias... rompeu-se o elo entre o povo e a sua selecção.

Re: França campeã do Mundo em 98 e da Europa em 2000

És do PNR?

Re: França campeã do Mundo em 98 e da Europa em 2000

nãaaa, eu cá não voto em ninguém.

Re: França campeã do Mundo em 98 e da Europa em 2000

Mas têm uma sala de troféus bem mais bonita que a nossa...

Nasci em França...

e considero-me inteiramente português, e vivo em França desde 27 anos, desde que nasci. Uma pessoa é da nacionalidade que quer, da nacionalidade que quer representar. Que me interessa do lugar onde nasceu? Xenofobia começa nestas coisas que parecem sem interesse, mas pode acabar muito longe, os exemplos não faltam. A sociedade é assim feita hoje em dia e acho muito bem que seja assim. Se para o autor do artigo a seleção ja néao existe, é porque os jornais, a V e nos proprios as vezes, fazemos deles uns 'Deuses' e depois eles perdem o contacto com a realidade e pensam que os nomes ganham jogos... Tambem temos as nossas culpas!

Vi depois...

lendo os outros comentarios que exageraste de proposito no artigo, e falei de xenofobia, quando afinal não pareces ser xenofobo nenhum... Peço desculpa se te sentiste insultado. Mas o teor do meu comentario é o mesmo para quem concordaria com os teus 'exageros propositados'!

PLAYBOY PORTUGUESA

VEM AÍ! APOSTO PARA A PRIMEIRA CAPA EM LILIANA QUEIROZ! E VOCES? E QUEM GOSTARIAM DE VER NAS PROXIMAS 11 CAPAS?

UMA PEQUENA ADENDA...

Acho engraçado ver que a maioria dos que comentaram este artigo estão em crer que sou um gajo racista e xenofobo.. Meus caros, o meu filho é português e cabo verdiano, a minha mulher é cabo verdiana e desde semrpe faço questão de educar o meu filho dentro dos padrões dos dois países, por exemplo ao fim de semana aqui em casa não se fala português, apenas crioulo para que ele aprenda a lingua e a cultura onde nasceu a mãe. Apenas limitei-me a apresentar factos. Agora se querem a minha opinião, e qual o objectivo do artigo, seria saber porquê da diferenciação entre o caso destes jogadores todos e o caso de Deco e Pepe.TODOS adoptaram a nacionalidade portuguesa à posteriori, então porquê este tratamento diferente? Agora choca-me muito mais ver o Rolando e o Nelson jogarem por Portugal traindo o país que investiu neles e lhes PAGOU a vinda para Portugal para evoluirem e ajudarem CV do que o caso dos brasileiros. O que acima de tudo me indigna é ver jogadores que não vivem a cultura portuguesa na selecção, alguns nem portugues sabem falar, e estão lá...

Re: UMA PEQUENA ADENDA...

Da minha parte apesar de achar exagerado como já referi não achei o artigo xenofobo, eu por exemplo passo a vida a defender o jogador português aqui no RELVADO e não acho que é por isso que sou xenofobo, são apenas opiniões... Cumps

Re: Selecção Portuguesa de Futebol: O FIM

a selecçao sem eles 1.eduardo 2.miguel (pretos podem?) 3.p.ferreira 4.r.carvalho 5.b.alves (é fillho de brasileiro,nao serve, tem de ser o F.Meira) 6.raul meireles 7.rÓnaldu 8.moutinho 9.postiga 10.nuno gomes 11.simao ao menos é genuina mas piora muito

Re: Selecção Portuguesa de Futebol: O FIM

E em que te baseias ao afirmar que um luso-descendente ou até um jogador naturalizado tem menos amor à camisola do que um jogador português?! É um preconceito que julgo que já devia ter sido ultrapassado em pleno séc. XXI... Eu acho que começa a ser preocupante o facto de não ver a garra e a pujança que a Selecção nos tem habituado nos últimos jogos, mas não acho que tenha a ver com estes jogadores que referes. Desde que o jogador seja uma mais-valia para a Selecção e traga qualidade ao nosso jogo, não me interessa se nasceu no Brasil ou tem pai etíope. Está ali para dar o seu melhor, para ajudar Portugal e é isso que mais interessa. Não nos podemos comportar como Hitler e "apurar a raça portuguesa" em todos os jogadores da Selecção. E mais, se esses jogadores ESCOLHEM representar Portugal, acho que não é de todo correcto duvidar da sua entrega e vontade em representar o nosso país.