Selecção: Figo critica Cristiano Ronaldo por não «dar a cara» | Relvado

Selecção: Figo critica Cristiano Ronaldo por não «dar a cara»

 


Selecção: Figo critica Cristiano Ronaldo por não «dar a cara»
Luís Figo critica o comportamento de Cristiano Ronaldo como capitão da Selecção portuguesa, considerando que nesse papel «independentemente do sucesso ou insucesso deve sempre defender o grupo».



«Nos momentos mais difíceis deve dar a cara pelo grupo», atesta o antigo capitão das quinas sobre o papel de quem enverga a braçadeira.

Uma reacção de Figo à ausência de comentários de Cristiano Ronaldo depois da eliminação da Selecção do Mundial da África do Sul fruto da derrota com a Espanha (1-0). «Falem com o Carlos Queiroz», limitou-se a notar o jogador do Real Madrid.

Figo faz questão de frisar que não está interessado em fazer reparos a Ronaldo, salientando que «cada um é responsável pelos seu próprios actos e declarações», mas sustentando que tem os seus «princípios do que é ser um capitão». «Não me interessa o que o Cristiano Ronaldo faz, interessa-me a imagem da Selecção», realça, acrescentando que no papel de capitão das quinas agiu «umas vezes em benefício do grupo e em prejuízo» próprio.

Quanto à eliminação de Portugal do Mundial, Figo repara que «a Espanha foi uma merecida vencedora», realçando contudo que «Portugal teve um desempenho digno» e que não está «desiludido» com as quinas. «Estou consciente da realidade», sustenta, referindo que «a Espanha é uma das melhores Selecções da actualidade».

Na análise à prestação portuguesa no Mundial, Figo realça ainda que «Eduardo e Fábio Coentrão fizeram um Mundial fantástico». E faz a defesa a Carlos Queiroz, reparando que «cada um de nós é um treinador» e que «o pensamento de 11 milhões de portugueses» será certamente divergente quanto às melhores opções técnicas.

Foto: wikimedia


Seleção:

Comentários [17]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Mourinho: Simão falhou

Na seleção portuguesa só falo de Ronaldo e Pepe porque são meus jogadores. Mas, como o Simão fez antes do jogo analogias entre o Inter-FC Barcelona e o Portugal-Espanha, abro uma exceção ... Ler noticia completa, http://www.agentedesportivo.com/?p=3471

Não foi este que tb

saiu pelas portas traseiras do aeroporto de Lisboa aqui há uns anitos? lol

Sou só eu ou ...

Sou só eu ou a foto do Figo está altamente !! LOL

Re: Sou só eu ou ...

http://www.imdb.com/title/tt0092991/

Re: Sou só eu ou ...

Está sim. Não se vê o braço de quem o abraça. Só as dedos.

Re: Sou só eu ou ...

O fantasma que lhe está a colocar a mão no ombro ficou muito bem! ;)

Olha-me outro...

... moralista com pés de barro!

Re: Olha-me outro...

Pés de barro o figo? Sempre foi exemplar na selecção nacional.

Re: Olha-me outro...

Olha, então será o inverso do Ronaldo, pelo que se lê por aqui: um pulha na Selecção e exemplar nos clubes onde tem jogado!

Re: Olha-me outro...

O Figo também foi exemplar nos clubes onde jogou, tomou foi certas opções em que pensou apenas no dinheiro, mas sempre foi um grande profissional em todos os clubes. Não estou necessáriamente a criticar o Ronaldo, mas para chegar ao nivel do figo como capitão da selecção nacional o Ronaldo precisa amadurecer muito, foi prematuro entregar-lhe a braçadeira.

Re: Olha-me outro...

Se for para amadurecer como o Figo, por mim que fique bebé para o resto da vida. Interesseiro e pesetero é que não, por favor...

ausência de comentários?

Mas existe comentário mais eloquente e sintético do que dizer "Falem com o Queirós?" O capitão deve defender o grupo, tudo bem. E quem deve defender o grupo quando a nau vai mal governada? Ou seja, o Ronaldo até errou, porque o comentário certo a fazer seria: perguntem ao Madail E o Figo também teve algumas frases a quente, enquanto "mero" jogador e enquanto capitão da selecção.

Re: ausência de comentários?

A linguagem corporal conta muito... às vezes mais do que a palavra falada. O CR portou-se muito mal com o treinador e consequentemente com a selecção. Se ele se tem ficado pelo "prefiro não fazer comentários a quente" a situação era muito mais suportável para toda a equipa.

Re: ausência de comentários?

Este tem mania que é o maior, mas poucos são os que o levam em consideração. Prefiro um Ronaldo três vezes a um gajo destes: é do pior.

Re: Selecção: Figo critica Cristiano Ronaldo por não «dar a cara

Aqui vai algo que submeti há pouco, mas aproveito e coloco aqui já. Eis o país contra o capitão da selecção portuguesa. Eis as vozes moralistas que se levantam de tudo quanto é sítio para crucificar o traidor. Até os mortos quase se fazem ouvir. Traidor, traidor… Luís Figo, essa moralidade de pessoa, saiu a terreiro dizer que “A minha noção do que um capitão deve ser pode ser diferente de algumas pessoas, mas um capitão, independentemente do sucesso ou insucesso deve sempre defender o grupo. Nos momentos mais difíceis deve dar a cara pelo grupo". Este Luís Figo deve ter falhas de memória. Mas o que havia para defender no grupo? O grupo não saiu de cabeça levantada e com a consciência de dever cumprido? Defender então o quê? Vir dizer as mesmas ladainhas de sempre de que “saímos de consciência tranquila, agora há que levantar a cabeça”: é isto que é defender o grupo? Discursos repetidos e gastos no futebol provocadores de náuseas. Se devia porém apenas vir dar uma palavra de apreço para com o momento que se estava a viver, podia, mas não era obrigatório. Não sejamos hipócritas, se não havia nada para defender porque tudo correu de acordo com a consciência, então Ronaldo não tinha de vir defender grupo algum. Agora há algo de que todos se esquecem, ou querem esquecer, ou então julgam de outra forma. Se o capitão tem aquelas responsabilidades que Luís Figo refere, então ao capitão também compete falar do que vai mal na selecção. Não é só defender o grupo em prol dos interesses da federação, mas também e sobretudo defender o grupo perante os interesses nacionais. E estes acaso não foram bem defendidos durante toda esta campanha no Mundial. Se algo vai mal no seio da selecção os portugueses têm o direito de saber, porque acima de todos os que representam a selecção está um país. E se Ronaldo achar por bem falar do que acha que está mal, deve fazê-lo sem ter medo de ninguém, por o capitão é também isso. Não queiramos ser moralistas, porque moralistas há muitos mas honestos poucos.

Re: Selecção: Figo critica Cristiano Ronaldo por não «dar a cara

Estás a ver? Agora concordo plenamente com tudo o que teceste! (Pena não receber pontos para moderar há coisa de 3/4 meses...)

Re: Selecção: Figo critica Cristiano Ronaldo por não «dar a cara

Só discordamos numa coisa: tu afirmas que foi o possível, eu afirmo que poderia ter sido mais. E continuo a achar que podia mesmo ter sido mais. Mas ambição de Queiroz era já muito pouca. Numa entrevista àquele programa que dava às quintas na RTPN e que conta com o LFL e o JVP, ele já deixava entrever que iria jogar à defesa quando disse que queira levar vários defesas. Diga-se de resto que tem havido muita gente a dizer que este Portugal jogou muito à defesa: o David Borges ainda o disse há bocado na SIC que a imprensa internacional tem referido isso e que Portugal não faz falta a este mundial por isso mesmo.

Re: Selecção: Figo critica Cristiano Ronaldo por não «dar a cara

porque ser capitão é também isso.*