Seleção Nacional ou Quinta do Paulinho? | Relvado

Seleção Nacional ou Quinta do Paulinho?

Desde que Paulo Bento é o selecionador, a equipa das quinas é tratada como se fosse a sua quinta pri
 
Paulo Bento (treino seleção)
Lusa

Na minha maneira de ver as coisas, a seleção nacional, seja em que modalidade for, deve ser a representação do país, de todos os portugueses, devendo ser um espaço de consenso e de entendimento onde os melhores vão vestir a camisola das quinas e procurar elevar o nome de Portugal.

É o que acontece na generalidade dos países onde todos procuram assegurar que os melhores jogadores sejam escolhidos para os representar de forma a conseguir os melhores resultados possíveis. Movem-se todos os esforços para que todos estejam disponíveis para representar a seleção do seu país.

Em Portugal, sobretudo desde que Paulo Bento é o selecionador, a equipa das quinas é tratada como se fosse a sua quinta privada onde põe e dispõe a seu bel prazer, com todos os amuos que se lhe conhecem!

Começou por excluir José Bosingwa, de muito longe o melhor lateral direito, começando também por mentir dizendo que era por opção técnica porque o João Pereira lhe dava garantias, para acabar por dizer que era por causa de ter estado lesionado num qualquer particular e, apesar dos médicos atestarem a lesão, ele não achava que fosse verdadeira. Tudo muito lógico quando se sabe que Danny não fez os dois jogos decisivos para ser operado a um quisto sem qualquer importância.

Depois, foi o conhecido episódio com Ricardo Carvalho, onde Paulo Bento mostrou a sua força sem perceber também que deixou evidente a sua falta de capacidade para evitar os conflitos. E Ricardo Carvalho, castigado pela Federação, está proscrito pelo técnico.

Começa-se a perceber agora que algo de semelhante deve acontecer com Hugo Viana. Em excelente forma, exímio marcador de livres, o que muito poderia beneficiar a equipa portuguesa, é preterido por jogadores como Rúben Micael que nem jogam regularmente nos seus clubes. O que se passará?

Aliás, o Braga não parece reunir os gostos de Paulo Bento. Para além de Hugo Viana, o caso mais gritante, Hélder Barbosa em grande momento, Quim, a jogar com regularidade, ou mesmo Nuno A. Coelho a mostrar como o Sporting fez mal em dispensá-lo, também não mereceram chamada.

No polo oposto há vários jogadores, com Eduardo a ser o mais gritante, que não jogam nos clubes mas são sempre chamados para a equipa nacional.

Claro que uma escolha dum lote de convocados tem sempre um certo peso de subjetividade e que é muito importante manter a disciplina, mas alguém precisa de dizer ao Paulo Bento que a seleção é de todos os portugueses e não uma quintinha sua e que os bons lideres são os capazes de antecipar e evitar os conflitos e não os que os resolvem com castigos. E que a Constituição proíbe castigos para sempre! É que estamos a hipotecar as hipóteses de fazer boa figura no Europeu dando tiros nos pés.

Seleção:

Comentários [16]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

falta de liderança e ambiçao

A "Quinta do Paulinho" deve-se, quanto a mim, à sua gritante falta de liderança. É difícil gerir balneário quando se tem jogadores carismáticos, líderes e campeões. A grande virtude de Mourinho é saber puxar para seu lado os jogadores influentes na opinião dos colegas de equipa e que, pela sua qualidade e importância no clube, não podem ser dispensados. Por isso, tal como acontecia no Sporting, também na selecção está a chamar aqueles que o respeitam como líder de um grupo, remetendo outros critérios para segundo plano. Penso que tem alguma razão nos processos Bosingwa e Ricardo Carvalho mas poderia tê-los gerido de outra forma. É certo que no Sporting também teve problemas com jogadores problemáticos: Vuckcevic, Stoykovic, Liedson, as birras de Veloso e Djaló, entre outros. Enfim, alguns conseguiu, depois, recuperar, outros nem tanto. E parece que o central do Real Madrid e o lateral do Chelsea são mesmo cartas fora do baralho para o Euro.
Paulo Bento criou, assim, o seu grupo de trabalho como, de certa forma, Scolari havia criado o seu (mas este tinha muito mais opções de qualidade) e no final terá que dar a cara por isso. Seja qual for o resultado. Penso que não sendo mau tecnicamente, é pouco ambicioso. Tem mais medo de perder que ambição de ganhar. E nos jogos contra grandes selecções isso pode sair muito caro. E num grupo como o nosso, que tem Alemanha e Holanda...

É isso mesmo!

Creio que o problema aqui é mesmo de falta de liderança! Ou, pelo menos, de estilo de liderança. Paulo Bento aprecia o "quero, posso e mando" e faz da selecção a sua quinta. Quem se submete fica quem ele embirra sai sem qualquer critéiro técnico.
Scolari foi algo diferente. Teimoso e bastante avesso a trabalhar muito, criou o "caso Vítor Baía" para mostrar que ele é que mandava. Depois, andou dois anos a jogar com uma equipa que toda a gente entendia que não podia ser a selecção. Só após o primeiro jogo do Euro 2004, perdido no Dragão, é que o instinto de sobrevivência falou mais alto que a teimosia e foi buscar o bloco do Porto de Mourinho.
As pessoas muito teimosas são sempre pouco inteligentes e Paulo Bento como Scolari é muito teimoso.
Estou convencido que um dia, quando José Mourinho tommar conta da selecção, vai querer ter todos os melhores jogadores com ele para garantir os melhores resultados e ser o primeiro seleccionador nacional a conquistar um título internacional! A diferença está na inteligência!

O Seleccionador já escolheu.

Com o seu critério e pensamento.

Ele vai gerir os jogadores o melhor possivel, espero eu... mas não obstante, o problema em questão remeto para o titulo.

Ele já escolheu, acabou! Casmurro? Sim! Mas sabes como é, os 3 grandes têm que meter lá jogadores nem que sejam juniores ou suplentes.

Abraço

pois tudo agoniado

moutinho não ir ao mundial , pois grande comissão C.Q.

Em Portugal não se premeia quem merece..

Infelizmente a selecção tem sido gerida como quintas privadas.

Scolari foi o expoente máximo ..

Os seleccionadores não premeiam os jogadores em melhor forma.. O que é grave, porque as convocatórias deixaram de ser o resultados da escolha dos melhores, para ser o resultado da escolhas pessoais do seleccionador.

Hugo Viana e Quim, são os atuais casos gritantes.. Mas prefere-se convocar suplentes não utilizados e afins.

Em Portugal, é fácil decidir os jogadores a seleccionar, em 23, acredito que 90% dos adeptos escolham 18/20 jogadores. Porque o leque de escolhas é reduzidissimo, infelizmente.

Mas o leque é reduzido e mesmo assim os critérios não é o de escolher os melhores, por isso, temos a selecção dos amigos..

P.S. : Para o ano vamos ter equipas B, foi determinado um nº mínimo de jogadores portuguesas nas equipas. Ou vamos ter equipas , com 70% de não -portugueses??

este dragão não tem ememda

troca-se todo , e de tanto ódio é capaz de alguem acreditar nele e despedir o PAULO BENTO , este srº dragão diz , vou focar estes pequenos promenores, nuno a. coelho antes de ser dispensado pelo sporting foi o seu clube a faze-lo , mas trinha que tocar o sporting m H. BARBOSA É OU FOI DO PORTO , AQUI JÁ NÃO HÁ CRITICA Á DISPENSA, resumindo ,,,,,,,,,,,,, o dragão 13 quer é a sieta do dragão na seleção ,, caso do bosing- carvalho-n.a. coelho. h. barbosa . É OU NÃO É ,, METE AQUI O QUIM PORQUE AGORA ESTÁ NO BRAGA , PORQUE QUANDO ESTAVA NO BENFICA FALAVA AO CONTRÁRIO ------------------------ r. carvalho e o bosing está mais que visto que a razão é do P. B. ------------- E OS JOGADORES DO BRAGA NÃO FORAM APENAS CHAMADOS PARA ESTE JOGO PORQUE JOGARAM 2 FEIRA E ELES NÃO PODIAM SEGUIR PARA A POLÓNIA ,,,,,,,,,, seja mais correcto e não tão

Estás bem enganado!

Pensa o que quiseres! Desta vez vou responder-te porque não foste mal ediucado. Se tivesses lido o que tenho escrito aqui no site terias visto que critiquei o Porto por mandar Nuno A. Coelho como contrapeso na transferência de João Moutinho e já critiquei diversas vezes também o meu clube por ter mandado embora o Hélder Barbosa e ourtros jogadores sem nunca lhes dar verdadeiras oportunidades..
De resto, mentes quando dizes que os jogadores do Braga apenas não foram chamados para este jogo por terem jogo na 2ª feira já que NUNCA foram chamados com excepção do Nuno Gomes para ser suplente não utilizado o que é ridículo!
Quando se trata de selecção nacional estou a borrifar-me para os clubes e quero é ver lá os melhores seja de que clube forem! E mentes quando dizes que dizia o contrário em relação ao Quim quando estava no Benfica. Desafio-te a ires procurar onde disse tal disparate! Mas a questão põe-se de outra maneira: quando o Quim era efectivo no Benfica era uma coisa, quando era suiplente não utilizado outra. O que acontece agora com o Eduardo!

Estou de acordo amigos

Em relação ao Vingador, a lembrança do Hugo Vieira do Gil Vicente vem mesmo a propósito. Mas há dois aspectos e o Kiko pôs o dedo num deles: esta data do jogo particular é uma aberração entre semanas de competições europeias. Se os jogadores do Braga não foram chamados por causa disso, e creio que há vários que o mereciam, até se entende! Mas era preciso que fosse igual para todos. De resto, não me parece que colha o argumento de que só são chamados os dos grandes: é que o Braga hoje é uma equipa com algum estatuto europeu que chegou a uma final na época passada e os seus jogadores têm tarimba de competir a nível internacional.

é uma equipa com estatuto

é uma equipa com estatuto para nós dragao13 mas será para o Seleccionador?

Cumprimentos

Não diria melhor.. concordo.

Não diria melhor.. concordo.

Os 2 Hugos

Hugo Viana e Hugo Vieira deveriam ter sido chamados, por uma questão de justiça e de experimentar outras soluções, por exemplo fazia sentido chamar Hugo Viana com a saida de Martins e Hugo Vieira com a saida de Varela, mas isto é o que tem sido feito desde quase sempre em Portugal, os jogadores de clubes mais pequenos podem estar numa foma brutal que são vistos como LIXO.

Cumprimentos

Hugo viana

só admito não ter sido chamado por ter um importante jogo ontem... senão, é uma tremenda injustiça

e o Hugo Vieira? Tem feito

e o Hugo Vieira?
Tem feito uma época fantástica, uma das figuras do Gil, seria muito bom para o jogador e até subia mais um patamar aos olhos dos 3 grandes que andam a dormir.

Com C.Ronaldo, Nani, Quaresma

Com C.Ronaldo, Nani, Quaresma e Varela, o Hugo Vieira só mesmo numa outra vida. E ainda faltam, H. Barbosa, Ukra, Diogo Salomão...

há que experimentar jogadores

há que experimentar jogadores os amigaveis servem para isso, Helder Barbosa ja esteve numa equipa tipo Gil(Trofense) e nada fez, Ukra vem de uma lesão, Diogo Salomão(?!), Varela está lesionado, Quaresma(quem?!).

Temos Ronaldo e Nani ao mais alto nivel, Varela e Quaresma num patamar mais inferior e depois a meu ver temos jogadores como Helder Barbosa, Vieirinha e Hugo Vieira que mereciam uma oportunidade, amigáveis são para rotinar mas também para experimentar.

Cumprimentos

sim

concordo... até porquejá vimos Bruno vale a ser convocado ou Nelson Oliveira (que pouco mostrou) portanto em cada amigável convocar 1 ou 2 menos mediáticos e fora 3 grandes- e que mereçam (principalmente) - parece-me justo. Nem que seja como incentivo