Scolari, o populista | Relvado

Scolari, o populista

 

NunOXA diz: "não há dúvidas nenhumas de que
Scolari é um motivador nato e a maioria dos portugueses gosta da sua atitude. Mas a questão a fazer antes dos jogos a doer (porque esta
qualificação foi um passeio!) é se Scolari é um bom treinador de futebol. Penso
que até a minha avó conseguia a qualificação com estas equipas (fracas,
fraquinhas), pois quando lhe peço para escolher 11 jogadores para Portugal, à
excepção do guarda-redes, as escolhas são idênticas. Portanto, o que é
que Scolari acrescenta além de motivar certos jogadores (Ricardo, Hugo Viana e
Pauleta)? Nada! Porque não integrar o senhor na comitiva escolhendo outro
seleccionador para treinador de campo?"

Seleção:

Comentários [48]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Realmente....

não se entende, até porque Portugal sempre foi a todos os Mundiais, aliás sempre se qualificou faltando ainda um jogo por realizar, ou não????

Afinal parece que não, o último mundial a que fomos estando qualificados sem ser no último jogo foi em 1966, mas claro o Scolari não tem mérito nenhum nisto!!!!!!

É óbvio que a opção Ricardo para a baliza não é a mais consensual, eu por exemplo não estou de acordo, mas respeito porque ele tem ganho essa mesma aposta.

Já em relação ao Nuno Gomes, este é um jogador que não pode jogar sozinho na frente, está mais que visto que o Nuno Gomes rende é com outro PL ao seu lado, como Scolari só joga com um PL, tem que ser obviamente o Pauleta.

Uma das frases mais ouvida e vista é que "com estes jogadores até eu ia ao mundial, ou até eu era vice Campeão Europeu", pois sim, mas e os outros Seccionadores antes dele tinham o quê??? Uma cambada de coxos não??
Ou será que tinham jogadores de nível superior como eram os casos de JCosta, Fcouto, JVP, Psousa, Rcosta, Vbaía, Figo e isto só para falar em jogadores que estiveram uma década na Selecção e com vários seleccionadores.

Se calhar o Homem (Scolari) não é assim tão mau.

Cabeça Dura

Treinador ideal para um Clube que esteja em dificuldades económicas.

Porquê?

Rejeita qualquer tipo de contratações ou reforços, nem que sejam de graça como na Selecção, joga sempre com os mesmos, quer estejam em pico de forma ou todos rotos!

De resto é um treinador semelhante a Camacho.

Muito bom motivador de um plantel, com cojones, mas limitado tacticamente. Não se pode ter tudo, ou melhor poder pode-se, mas não é para toda a gente.

Saudações

Re:Cabeça Dura

mas limitado tacticamente

E dizes isto, por que?

Assim de repente e depois de ver o que ele já fez pelos vários continentes, é uma afirmação um bocado estranha .. Principalmente porque por onde passou, ganhou ou fez bom trabalho, variando as tácticas consoante os jogadores que tinha.

Re:


Quando chegou tentou impor a táctica dele, 3 centrais, mas correu tão teve que mudar para a táctica mais habitual em Portugal o 4X3X3. Desde aí que não faz faz variações independentemente do estilo de jogo e táctica do adversário. O que revela um estudo do adversário reduzido, para melhor adaptar a equipa e esquema de jogo. Também não acho a sua leitura de jogo brilhante.

De resto tem qualidades que o tornam num bom treinador mas não excepcional, com especial destaque para a motivação do grupo. Por isso mesmo o comparei a Camacho que me parece um treinador do mesmo estilo.

Não o podemos comparar a um Mourinho, Capello ou Lippi a nível táctico.

Saudações

Re:

"Quando chegou tentou impor a táctica dele, 3 centrais, mas correu tão teve que mudar para a táctica mais habitual em Portugal o 4X3X3. Desde aí que não faz faz variações independentemente do estilo de jogo e táctica do adversário. O que revela um estudo do adversário reduzido, para melhor adaptar a equipa e esquema de jogo."

Mas se um treinador experimenta novas táticas e modelos de jogo é criticado por "estar a inventar" e é exigido que aplique a tática e a equipa do costume.
Se ele não inventa é criticado por não perceber nada de tática. Afinal em que ficamos?

"Também não acho a sua leitura de jogo brilhante."

Lembro-me de uns quantos jogos em que as substituições feitas por Scolari foram cruciais para o desenvolver dos jogos. Não te lembras por exemplo dos jogos do Euro2004?

"De resto tem qualidades que o tornam num bom treinador mas não excepcional, com especial destaque para a motivação do grupo."

Aqui concordo contigo, não é nenhum fora de série, mas teima em querer provar o contrário e com um título de campeão mundial e vice-campeão europeu arrisca-se a ficar na história.

Re 2:

Não percebeste o que quis dizer.

Eu não usei a parte de jogar com 3 centrais como crítica. Foi um esquema que ele usou com sucesso no Brasil, quer em termos de Clubes como de Selecção, era mais que natural que o tentasse.

A minha crítica é que jogam sempre da mesma maneira independentemente do adversário. Os treinadores que citei têm sempre dois esquemas ou estilos de jogo preparados ao pormenor mediante o adversário, para melhor aproveitar as suas fraquezas.

O Scolari se jogar contra uma equipa em 3x5x2,4x4x2 ou 3x4x3 joga sempre da mesma maneira. E não estou a falar do esquema em si, que ás vezes vale o que vale, mas sim das preocupações tácticas dos jogadores e ocupação de espaços dentro de campo.

Tenho a mesma opinião do treinador actual do meu clube. Isto apesar de terem filosofias de jogo completamente diferentes.

Saudações

Re:

Não o podemos comparar a um Mourinho, Capello ou Lippi a nível táctico.

Todos estes jogam sempre na mesma táctica. Agora se Portugal não tem jogadores para 3 centrais , pq haveria de continuar. Aliás .. não foste um dos que criticaste?

Se pegares no Brasil campeão jogou com 3 centrais pq tinha jogadores para isso .. Agora se não tem ovos ou se os jogadores não assimilam quer dizer que são maus tacticamente ?

Re:


Não percebeste o que quis dizer.

Eu não usei a parte de jogar com 3 centrais como crítica. Foi um esquema que ele usou com sucesso no Brasil, quer em termos de Clubes como de Selecção, era mais que natural que o tentasse.

A minha crítica é que jogam sempre da mesma maneira independentemente do adversário. Os treinadores que citei têm sempre dois esquemas ou estilos de jogo preparados ao pormenor mediante o adversário, para melhor aproveitar as suas fraquezas.

O Scolari se jogar contra uma equipa em 3x5x2 ou 4x4x2 joga sempre da mesma maneira. E não estou a falar do esquema em si, que ás vezes vale o que vale, mas sim das preocupações tácticas dos jogadores e ocupação de espaços dentro de campo.

Tenho a mesma opinião do treinador actual do meu clube. Isto apesar de terem filosofias de jogo completamente diferentes.

Saudações

Re:

A minha crítica é que jogam sempre da mesma maneira independentemente do adversário. Os treinadores que citei têm sempre dois esquemas ou estilos de jogo preparados ao pormenor mediante o adversário, para melhor aproveitar as suas fraquezas

Epah. Tanto o Mourinho, como o Lippi, como o Capello jogam sempre da mesma maneira. Aliás .. o Capello joga sempre da mesma forma em qualquer equipa que esteja.

E nunca vi nenhum destes mudar sistemas tácticos para aproveitar as ditas fraquezas.

Errata


mas correu tão mal que

Discordo em absoluto

Não concordo que o grupo fosse assim tão fraquinho, e aposto até que muitos dos selecionadores do passado não conseguiriam a classificação.

É importante não nos esquecermos que apesar de tudo Scolari, é o selecionador que nos levou mais longe num campeonato inter-nações.

E não me venham com a questão de que só o fez porque deu ouvidos "ás gentes" porque isso é apenas mais um motivo para admirarmos o homem.
Reconheceu que errou, e humildemente mudou e alterou a nossa equipa.

Acho que com todo o apoio, Scolari e os "nossos meninos" farão uma excelente campanha na Alemanha, e que farão esquecer o desaire da Coreia e do Japão.

Parece-me incrivel que ainda hoje se questione o treinador e as opções dele, quando as mesmas têm resultado, apesar de um erro ou outro.

Como sportinguista mas acima de tudo como português, apenas considero que ele deveria repensar a titularidade da baliza.

De resto, temos uma grande equipa, um grande treinador, e jogadores credenciados e com créditos suficientes para não terem feito uma exibição de sonho este sábado e ainda assim cumprirem os objectivos.

Eu pensava que estavamos em festa e contentinhos da silva com o apuramento.
Ainda assim, milhares de críticas serão feitas, e quase todas elas sem grande argumentação, a não ser a da teimosia, coisa que tantas vezes Scolari é acusado de ter em demasia.

E quem critica sempre as mesmas coisas, que terá em demasia? Hein?

Re:Discordo em absoluto

Concordo com o teu comentário excepto nesta parte: "Acho que com todo o apoio, Scolari e os "nossos meninos" farão uma excelente campanha na Alemanha, e que farão esquecer o desaire da Coreia e do Japão."

Não me parece que a campanha irá ser tão boa quanto isso, não por culpa de Scolari mas sim por culpa da mentalidade dos jogadores portugueses.

Ninguém dava nada por nós no Euro2000 e fizemos um brilharete. As expectativas elevaram-se para o Mundial e uma conjugação de factores (entre eles aquela atitude altiva, arrogante e despreocupada dos jogadores perante os adversários) fizeram com que saíssemos humilhados da Coreia. Com um brilharete ainda maior no Euro2004 e assumidamente uma das melhores equipas da Europa as expectativas são novamente enormes para o Mundial da Alemanha e temo a repetição da Coreia, ou seja, uma equipa portuguesa a menosprezar os adversários que são tudo menos ingénuos.
A minha grande esperança para remediar essa mentalidade é a voz do Sargentão no balneário.

Espero estar enganado mas estou um pouco pessimista...

Tens razão

Mas não consigo deixar de ter fé neles.
Não espero que sejamos campeões, mas espero boas exibições e acima de tudo empenho total.

E que cheguemos o mais longe possivel.

Só isso.
E com todo o nosso apoio.

Eu vou lá estar. Oh se vou!

Visão mais que má!

Então o homem leva Portugal á final do Euro, qualifica-se para o Mundial e não presta, que outro selecionador teria feito o que este fez?
Ó meu amigo, queria-te lá ver a ti!

Re:Visão mais que má!

Achas mesmo que mais ninguém? Foi assim um trabalho tão bom?

Jogar em casa, com o apoio bem conhecido, com todas as condições que nunca nenhum seleccionador teve, com um naipe de jogadores a actuar nos melhores clubes do mundo, com os adversários de rastos, ele conseguiu à justa fazer melhor que vários outros que, sem 10% das condições levaram Portugal a vários terceiros lugares.

Conseguiu perder duas vezes com a Grécia, uma formação de elevado gabarito, como se pode ver na qualificação parac este Mundial! Acho um espanto!

Re:Visão mais que má!

eu tenho a certeza que faria melhor, e tinha um projecto muito mais ambicioso e duradouro.

temos jogadores, do porto, sporting, benfica, chelsea, maschester united, inter, p.s.g., valencia... e fazemos figura triste frente ao lichenstien, alguma coisa está mal e não devem ter sido os jogadores que desaprenderam a jogar á bola o treinador é que não percebe nada, e se ele não for embora após o próximo jogo estamos fud...

Claro que sim...

Até já serias campeão do mundo a esta hora.

Re:Claro que sim...

Vamos separar Brasil e Portugal, porque não é a mesma coisa.

Não vi o treinador em portugal a fazer grande coisa, pelos vistos o esquema preparado para o euro 2004 foi alterado após o 1º jogo, e por curiosidade foi alterado de acordo com aquilo que a maioria dos adeptos portugueses pensavam e já diziam antes do euro, só ele é que foi o ultimo a perceber, além de que a seleção foi muito carregada á custa do Cristiano ronaldo e deco, e devia ser por todos e é isso que falta.

E eu disse aquilo no gozo mas penso que temos alguns não muitos treinadores que podiam fazer mais e melhor que o scolari.

Novamente Scolari

Sinceramente penso que Scolari é um treinador vulgar. Mas neste momento não me passa pela cabeça ele ser despedido. Ele comandou a selecção ao longo desta fase de apuramento, conhece os jogadores, têm um sistema de jogo implementado 4x2x3x1. Não simpatizo com ele, mas temos que olhar para a selecção e vêr o que neste momento é melhor para ela.

Não é mau

É bom treinador... os jogadores parecem ouvi-lo.. só que é muito casmurro e isso irrita e pode prejudicar a nossa selecção!!

Bom o Scolari quanto a mim

é um treinador comum, mas com aquela estrelinha dos treinadores campeões.
É arrogante, muito teimoso, populista e mudar as coisas ou mudar de opinião não é com ele.

Não se entende esta teimosia dele no Ricardo porque se nota perfeitamente que o jogador está com uma crise de confiança, fazendo exibições fracas de jogo para jogo, sabendo-se que a posição de guarda redes não permite grandes erros, ou seja, o Ricardo está a meter água em todos os jogos.

Nas ditas equipas "normais", se um jogador comete erros de jogo para jogo, o que acontece é que é perde o lugar para outros que não os cometam, mas com Ricardo não é assim, e agora eu pergunto, o que é preciso para que Ricardo deixe de ser titular da seleção?

Outro caso semelhante de teimosia é o caso de Pauleta, um jogador em claro sub-rendimento já há muitos, muitos jogos atrás. O Pauleta, quando não marca, o que não sucede muito ultimamente, não assiste, não tabela, não ganha bolas, não cansa defesas, não se sabe muito bem o que faz no onze de Portugal.
Não se percebe como não tenta outras soluções como por exemplo o Nuno Gomes que é, neste momento, claramente o melhor ponta de lança português.

Como estes há outros casos sendo estes os mais flagrantes, terão estes jogadores conquistado, como Peseiro, um crédito infindável ou infinito, na seleção?

Re:Bom o Scolari quanto a mim

Para Ricardo sair da Selecção é necessário que vá para lá o Oliveirinha...que depois de ter apostado em Ricardo na qualificação para 2002 deu o lugar a Baia. Esta atitude foi a mais correcta?

Enfim só broncos!!!

Motivador

Sem dúvida alguma,que lá motivador ele é. Motivou tanto os jogadores para o empate que quase perdíamos!Oxalá que ele também os saiba motivar bem para as vitórias,porque o que aí vem,não é o grupo onde jogamos. Deus nos ajude!

Sr. Scolari

Concordo com o comentário.
Apesar de estar muito feliz com a qualificação, não era de esperar outra coisa com o grupo que tivemos.

A Russia que seria o adversário teoricamente mais complicado não tem na equipa o melhor jogador jovem do mundo, um ex-jogador melhor do mundo e diversos jogadores a dar "cartas" nos grandes clubes europeus.
A selecção está cheia de campeões europeus de clubes e do mundo.

Temo que Scolari não consiga dar conta do recado na Alemanha, não acreditando que sequer cheguemos a uma final.

Não se pode continuar a apostar em Pauleta e Simão quando se vê o que eles produzem nos clubes e chegam à selcção e parece que se esquecem de como se joga à bola.

Não se pode ter como escolhidos 2 guarda-redes que não jogam à meses, sem ritmo de jogo, sem condições psicologicas por estarem sentados (e muito bem sentados) nos bancos das respecticas equipas.

É altura de dizer que se é verdade que António Oliveira tinha Baia, Couto, João Pinto e Sergio Conceição em lugares cativos o que é que Scolari tem!??

Porque é que C.Ronaldo não joga 90 minutos com 22 anos e Figo com mais de trinta a arrastar-se pelo campo joga?

Pq é chamado e joga na selecção Hugo Viana que é suplente e nem pré-temporada fez?

Pensei um pouco nisto tudo...

A campanha continua...

Desculpem-me a sinceridade, mas começa-me a soar a ignorância a campanha que se faz contra o actual seleccionador nacional.

O homem consegue o vice-campeonato no Euro-2004, mas tinha obrigação de ser campeão.

O homem consegue a qualificação para o Mundial 2006 a um jogo do fim, mas claro, só porque tinha um grupo terrivelmente fácil.

Realmente este homem tem um demérito incrível! O melhor é pô-lo já na rua, antes que ele consiga, quiçá, ser campeão do mundo, e venham "alguns" dizer que ele deveria ter sido campeão... do universo.

Sem mais.

Estamos a caminho.......

de ter Mourinho como Seleccionador Nacional .

Sabem o que realmente interessa?

Ja estamos no Mundial.. Quando falharmos por culpa de ricardos,Quins,Hugo Vianas que nao tem culpa de ser seleccionados,mesmo nao jogando nos seus proprios clubes,ai e que reclamo e reclamo com megafones na cabeca dura de Felipao.

Ate la.. FESTEJO.

Abraco

Mas alguém está convencido de que um seleccionador

deve ser um bom treinador?

A grande virtude Scolari é exactamente essa: ele sabe que um seleccionador não é um "treinador"!

Um seleccionador tem mais é de criar um grupo de trabalho, forte, unido e conhecedor das características dos colegas.

Onde é que um seleccionador tem tempo para impôr tácticas ou esquemas de jogo? Os treinadores dos clubes chegam ao meio da época e ainda andam a dizer que estão a criar mecanismos e rotinas pois entraram 3 ou 4 jogadores. E só na pré-época realizam mais treinos e jogos particulares que uma selecção durante todo um apuramento.

O problema de Portugal foi sempre esse: as constantes alterações nos convocados consoante a subida ou descida forma dos jogadores. E se há forma de se criarem, minimamente, mecanismos de rotina numa selecção é sendo um grupo mais ou menos hermético pois o número de treinos é muito pequeno para se alcançar isso. Outro forma é, obviamente, convocar "blocos" completos de determinados clubes, por exemplo, um sector de meio-campo ou da defesa. Claro que este método é condicionado pela existência de jogadores com determinadas características noutros sectores do terreno. Este é, aliás, o motivo pelo qual a Holanda tem normalmente uma selecção desiquilibrada pois apesar de ter uma frente de ataque fortíssima, não tem referências no meio-campo que permitam trabalhar para aquele ataque.

Saudações da selva

Re:Mas alguém está convencido de que um selecciona

não fazes mto sentido. Criar automatismo? então Scolari está a transformar a selecção num clube..portanto precisamos ou não de alguém que disponha e arme a equipa da forma correcta?

Off Topic


http://ilobethisgame.blogspot.com/

Visitem este novo grande blog, que pertende gerar uma discussão saudável sobre temas da NBA.
Participem, vale a pena!

Um abraço