Scolari abre as portas da Selecção a Pepe | Relvado

Scolari abre as portas da Selecção a Pepe

 


Scolari abre as portas da Selecção a Pepe

Luiz Felipe Scolari recebeu segunda-feira em Santarém a escultura "Guerreiro de Nuremberga", uma obra de bronze da autoria do artista plástico José Coelho que pretende homenagear o treinador gue guiou Portugal ao quarto lugar no Mundial 2006. Já longe do Campeonato que decorreu na Alemanha, as palavras de Felipão apontam para o futuro dando indicações de que poderá vir a chamar o portista Pepe à equipa das quinas. «Quem tiver cidadania portuguesa está em condições de jogar na Selecção nacional», salienta Scolari. E Gilberto Madaíl, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), não se opõe à integração do brasileiro naturalizado português, frisando que «é o mundo em que vivemos»...



Madaíl: é preciso proceder a reformas tranquilas

«Não há nenhuma Selecção que tenha só jogadores nascidos no próprio país», destaca Madaíl, realçando que é preciso «olhar para as conveniências da Selecção» e para «aquilo que se passa lá fora». O líder federativo realça ainda a necessidade de «proceder a reformas tranquilas e não a revoluções».
Quanto ao caso em concreto de Pepe, que foi a Lisboa manifestar junto de Scolari o seu interesse em representar Portugal, Madaíl diz que o defesa-central é «um excelente jogador», alertando contudo que «temos muitos jovens, com muito valor, que nos dão tranquilidade quanto ao futuro da Selecção».


Foto: Agência Lusa

Seleção:

Comentários [63]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Já repararam

nos últimos tempos, nas flash interviews, quando o Pepe fala, o esforço dele a falar com sotaque Português? Sinceramente gostei da atitude e isto quererá dize algo em relação à su força de vontade de representar a nossa selecção e à interiorização desse compromisso por parte do Pepe. E também gostei quando ele (que tinha francas hipóteses de se seleccionado para a selecção Brasileira) disse ao vivo e à frente das câmaras que a selecção do Brasil não lhe interessava para nada e que o sonho era representar Portugal.

Re: Já repararam

é um esforço muito fraquito...o agarradeco fez o mesmo até ser convocado, depois já não se esforçou mais...

nao sejas tótó

Achas que é mudando sotaque que é que ja merece a selecçao ou ja e como um bom portugues. Ao menos uns sao sinceros, agora este pepe roça o ridiculo.

??

que tinha francas hipóteses de se seleccionado para a selecção Brasileira Mas quando raio é que isso aconteceu?? É que inventam cada uma... aliás, ele até ainda poderia ser chamado pelo Dunga, mas... guess what, não é!! E este Dunga já mexeu mesmo muito, tirando muitos dos carismáticos, mas.. guess what, o Pepe continua a não aparecer na sua lista! Enfim...

Re: ??

não continua, mas se tu estivesses atento à entrevista que fizeram ao Dunga há umas semanas, poderias ver que ele andava a seguir o Pepe. Era uma questão de tempo e de oportunidade. Aquando da 1ª vez que o Pepe disse aos microfones que o seu sonho era representar Portugal e que o Brasil já não lhe interessava, passado um dia foram entrevistar o Dunga em relação às declarações do Pepe e o Dunga disse que a opção era do Pepe, mas que tinha estado a ser oservado. E sabes qual é a idade do Pepe? E sabes que O Bayern e a Juve já andaram a "cheirar" o Pepe? O que achas que aconteceria (mesmo que continuasse no Porto!!) se o pepe para o ano estivesse um desses clubes?

Re: Re: ??

E sabes que O Bayern e a Juve já andaram a "cheirar" o Pepe? Se a questão é o cheiro, então Real Madrid desiludiu-se várias vezes com o Beto, carago!! E sobre as supostas declarações dele , de amor por Portugal, o homem pode ser muitas coisas, mas burro não é!! Ele sabe melhor do que ninguém que para o Escrete não vai, quanto muito poderia jogar 1 jogo e depois não poderia ser seleccionado por Scolari, por isso, ele foi inteligente ao dizer o que supostamente disse!!

Re: Re: Re: ??

mas porquê que não iria? Qual é a diferença entre o Pepe e o Luisão? Ou melhor, o que é que o Luisão tem que o pepe não tem? Elasticidade? velocidade? subidas com a bola controlada? poder de elevação nos cantos? Arte para ser um central que marca muitos golos? Onde é que o Luisão é melhor que o Pepe? Não estou a dizer nada, mas quero apenas saber a tua opinião! E mais, e as declarações do Dunga que disse que o Pepe andava a ser seguido? Olha que o Helton também andava a ser seguido, e antes de se saber disso, uma semana antes, EU NUNCA NA VIDA sonharia que o Helton hoje em dia seria o nº 1 da baliza dos pentacampeões do mundo. Se me perguntassem entre Helton e Pepe, apostava o meu ouro todo no Pepe se me pedissem para adivinhar qual dos 2 seria chamado.

Re: Re: Re: Re: ??

Onde é que o Luisão é melhor que o Pepe? Na minha opinião, apenas tem a perder na velocidade porque, de resto, é melhor que o Pepe em todos os outros capítulos! Tem uma outra grande vantagem sobre o Pepe: é muito mais inteligente tacticamente! Mas isso sou eu que digo...

lol

São opiniões e cada um tem direito à sua...

Re: Re: Re: Re: Re: ??

só perde na velocidade???? LOL Elasticidade? Ganha???? Qualquer Liedson parte-lhe os rins, passa por ele como o Simmão passou pelo Custódio, faz dele gato-sapato! subidas com a bola controlada? O Luisão é melhor?????? nem digo nada... simplesmente o Luisão nem sequer sabe fazer isso! poder de elevação nos cantos? Arte para ser um central que marca muitos golos? O Luisão marca tantos golos como o Pepe????? por favor... Olha para as características de cada um e diz-me: quem dos 2 é melhor atleta?

Re: Re: Re: Re: Re: Re: ??

Olha para as características de cada um e diz-me: quem dos 2 é melhor atleta? A mim não me interessa apenas o atleta, interessa-me também a inteligência enquanto jogador e a sua capacidade de liderança, artes que o Pepe ainda precisa desenvolver muito!

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: ??

tudo bem, na liderança o Luisão tem ascendente, mas não te esqueças que o Pepe é ainda bastante novo. Tem um futuro à frente dele. Eu não trocava o Pepe pelo Luisão no meu clube! Nem por nada! Se é pela liderança, ficamos com o Pedro Emanuel que já nos basta. E o resto? E a capacidade de futebolista? O futebol é acima de tudo um jogo físico. Só os melhores atletas têm lugar nas equipas de topo. Só os mais aprumados, os mais fisicamente capazes têm lugar na elite do futebol.

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: ??

O futebol é acima de tudo um jogo físico Gamarra, Canavarro e outros que tais não são propriamente jogadores físicos, são cerebrais! E são do melhor que há!

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: ??

Fosse essa a regra e não a excepção! Com os anos, um jogador amadurece, aprende com os vários treinadores que vai tendo na sua carreira a melhorar-se, a corrigir-se, a evoluir tacticamente. Com os anos e com a maturidade, ganha posição, ganha estatuto, afirma-se na sua liderança. Um jogador que nunca primou pela sua condição física, não é com o tempo que vai lá, muito pelo contrário. O que já tem essa condição física, o grande atleta, acaba por aliar a sua condição física à maturidade, complementando as duas e tornando-se um vintage.

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: ??

Só uma achega... Houve um treinador qualquer que nas camadas jovens que tendo que optar por um jogador evoluído técnicamente mas com pouco físico e um alto, tosco, optou pelo tosco porque, segundo ele: o podia ensinar a jogar enquanto que não conseguia ensinar o outro a crescer :-)

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: ??

Essa história já eu contei aqui, pois uma miúda que fez parte de todas as selecções jovens de Andebol, não passou para determinado escalão, porque segundo o seleccionador, a ela não a podiam ensinar a crescer, mas à outra miúda podiam ensinar a jogar... :)

Puta que pariu

Puta que pariu a toda a escumalha brasileira que usa Portugal, o pais que ate gostam de fazer piadas, só para se valorizarem e obterem notoriedade. Antigamente eram os selecionadores que chamavam os jogadores a selecao. Agora, e por muito triste que seja, sao os jogadores que se oferecem.. Quando o Bruno moraes voltar a marcar um golo la se vai falar de um ponta de lanca para a seleçao, nem q ele so marque daqui a um ano. Depois vai aparecer o paulo assuncao a pedinchar etc etc.. Temos defesas de muita qualidade e se o pepe chegar um dia a selecao, só mesmo por compadrio do scolari. Temos o Ricardo Carvalho, O jorge andrade, O Ricardo Rocha, O tonel, o Fernando Meira etc etc..

Bem escrito!

É arrumar com essa escumalha toda. Querem naturalizações? É passar 18 meses na TROPA. E depois vê-se. Ainda me lembro de irem prendr o Vitor Paneira para cumprir a sua obrigação. Sim, porque ter uma nacionalidade não é só direitos, também tem deveres.

Tristeza...

Puta que pariu a toda a escumalha brasileira que usa Portugal, o pais que ate gostam de fazer piadas, só para se valorizarem e obterem notoriedade. Degradante este seu comentário, meu amigo... quando se mistura a floresta por causa de algumas árvores, não há diálogo possível! E os brasileiros de escumalha têm muito pouco!

Re: Tristeza...

não serás tu a confundir umas poucas de árvores com a floresta?

Re: Tristeza...

saber interpretar? entao lê bem refirome apenas ao universo de brasileiros que usam portugal para se evidenciarem. Nem todos fazem isso como é obvio...

Futebol ou Negócio

Primeiro a questão levantada em si, depois a dissertação. Sou contra (sempre fui) qualquer naturalização de estrangeiros para jogar na selecção Portuguesa. É a desvirtualização pura e simples daquilo que deve ser o que "É". Selecção Nacional. Leiam estas duas palavras duas ou três vezes sem pensarem em mais nada e depois reflitam novamente na questão. "Selecção Nacional". Uma equipa não são apenas nomes e muitas vezes são as equipas, as atitudes, as mentalidades e a dedicação que ganham os desafios, mais do que os nomes. Não se pode justificar a entrada de um estrangeiro só porque ele é bom. É cortar as pernas a um qualquer "Hipólito" ou "Pancrácio" que joga no "Desportivo de Bem querer" e que até é bom jogador e poderia vir a ser selecionado..... simplesmente já não vai porque um qualquer "Brazilo-Brazileiro" já tem passaporte Português. A selecção nacional para mim acabou ha alguns anos e não consigo sequer sentir qualquer interesse em sequer ver os jogos. É uma questão de mentalidade. Podem concordar ou não, é a vossa opinião, mas respeitem a minha. A selecção Nacional devia reger-se por desígnios muito mais altos do que a de tentar a todo o custo ser segundo ou terceiro numa qualquer competição Europeia. A selecção devia ser uma plataforma para que Treinadores, Jogadores, Técnicos, Massagistas e outros realacionados com o desporto possam evoluir e ser cada vez melhores para prestar um serviço melhor ao País. Agora só vemos dinheiro, os jogadores só vêm dinheiro, os presidentes da Federação só vêm dinheiro, os treinadores só vêm por dinheiro..... è o Negócio e não o Futebol. Querem prémios de jogo, não querem pagar impostos sobre os dinheiro recebido, desistem de jogar na selecção quando não lhes interessa, voltam a estar disponíveis quando já é do interesse do próprio, dizem que não querem jogar na selecção para não perder prestígio, o selecionador aterra em Portugal e diz que não vai ver determinados jogos porque é Longe demais ..... Isto é futebol??? Isto é Nacional???? Isto é Selecção??? Onde anda todo aquele dinheiro que a FPF ganhou nos ultimos tempos???? Estão a apostar nas camadas jovens do clubes desprotegidos???!?!! Pendurem a bandeira Portuguesa na Janela no próximo Europeu mas não se esqueçam de colocar lá o verde e o amarelo algures no meio das quinas, ou então continuem-se, mais do que a enganar os outros, a enganarem-se a voçês próprios uma realidade que já não existe. Ou então Alterem o nome para Portugal Sport Clube ou Portugal Soccer Team, mas não usem o titulo de Selecção Nacional. Eu não nasci em Portugal, estou cá há mais de 25 anos, dou emprego a muitos portugueses sem sequer falhar o ordenado um unico mês, e continuo a não me sentir 100% Português .. simplemente porque há uma coisa que não se pode mudar ... a Naturalidade. Essa morre connosco, não se pode renegar, não se deve renegar...

Re: Futebol ou Negócio

Bem escrito. No entanto faço uma ressalva eu gostaria tb que não houvesse jogadores que se naturalizam para jogar pela selecção, mas há um perigo nisto..nos tornar-mos em puristas, um povo que é uma mistura de povos (celtas,visigodos,mouros e mais uns trinta) um povo que anda de saltimbanco portugueses la fora sao uns 5 milhoes..não pode vir agora e dizer voces podem vir mas so levam as coisas pela metade!É trabalhar e ir embora...a partir do momento em que se podem naturalizar acabou..tem direito a tudo e não ha discussao.Estamos noutros tempos por muito que adore o meu país e ache que os "novos portugueses" nunca iram sentir como eu sinto o meu país, estamos num mundo cada vez mais global e temos que sabes estar. Aparte disso para muitos o futebol é negocio não duvides.Seja selecção ou clube isto é dinheirinho na mão e mais nada! Um abraço, Hasta

Re: Re: Futebol ou Negócio

Concordo também com o que dizes, mas em tudo na vida, só porque não concordamos não significa que esteja errado ou tenha que se mudar. Se nós não estamos de acordo seguimos outro caminho. Sou filho de emigrantes Portugueses e sei que nunca fui marginalizado lá fora, logo nunca o seria cá aos outros emigrantes, no entanto existem regras para tudo. Em tudo tem de se traçar uma linha sobre a qual para um lado é correcto do outro lado está errado, e em todos os aspectos da vida (pelo menos muitos) a sociedade está a empurrar essa linha cada vez mais para o abismo. É na Emigração, é no Aborto, é na União Europeia, é nos contratos de trabalho, é na educação sexual, é nas drogas, é no futebol... Banaliza-se tudo Antigamente namorava-se.. hoje só se pensa em sexo. Antigamente Amava-se o clube e os jogadores amavam a camisola. Hoje eles amam o dinheiro. Antigamente quase não droga (havia claro), hoje há salas de "chuto", Antigamente contratações .. só no defeso... agora é em Janeiro Também....é a isso que me refiro. Já pensaste se um dia é eleito um presidente da federação Brasileiro e com um selecionador também brasileiro, e se tivermos 22 selecionados Luso-Brasileiros continuas a apoiar a selecção ?? (a pergunta não é para ti mas para quem lê) .. não??? então onde está o teu limite nos 4.. nos 7 .. nos 10 "estrangeiros"??? O meu está nos "Zero". Um abraço e bem haja. (só não te moderei porque já tinham ido).

Não!

E porque não? Porque temos defesas centrais muito bons. Não precisamos de importar nenhum. Já temos dois naturalizados no Seleccção, um dos quais é aliás perfeitamente dispensável ( Nélson ). Concordei com entrada do Deco, não por ser portista, não para o valorizar e vender, mas sim porque para além de Rui Costa não havia ( nem há, actualmente ) outro médio que pudesse desempenhar o seu papel. Porque o Deco era ( e tem-no mostrado ) uma real mais-valia que trouxe enorme criatividade ao meio campo da selecção. Por mais qualidades que o Pepe tenha, não o trocava um Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Fernando Meira, Tonel ou Ricardo Rocha. Todos estes têm capacidade para fazer um bom trabalho nessa posição e temos no mínimo 6 anos para fazer crescer outros centrais de grande qualidade que assumirão a posição no futuro. Cumprimentos, MrTaz

Re: Não!

Nelson, Nani (?) e possivelmente Rolando ...

Nani?

Nani é tão naturalizado como Manuel Fernandes. Vieram cedo para Portugal, não metas no mesmo saco do Nelson.

Desculpa, não percebi...

... Referes-te a quê?

Re: Desculpa, não percebi...

Já temos dois naturalizados no Seleccção, um dos quais é aliás perfeitamente dispensável ( Nélson ). Deco e Nélson , certo? :) Nani também é naturalizado. E Rolando igual. Penso que os três foram naturalizados na altura do Euro.

Eu falei do Nelson e do Deco

na perspectiva de que entraram em Portugal com uma idade já um pouco "avançada". Sinceramente não sabia que o Nani e o Rolando eram naturalizados. Pensava que tinham nascido em Portugal.