Quem tem a bandeira portuguesa na janela? | Relvado

Quem tem a bandeira portuguesa na janela?

 

Leonor Pinhão na sua habitual crónica d'A Bola refere que estes "intelectuais" consideram que os portugueses que põem as bandeiras nacionais nas janelas de suas casas são de estratos sociais baixos.Já agora, eu tenho a bandeira na varanda.Será que quem ambiciona "representar o papel" de intelectual não deve ter tal "atitude"?

Seleção:

Comentários [80]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Peço desculpa...

Mas os intelectuais gostam de Futebol? NÃO... então não percebem o movimento que envolve o Futebol... Aposto que esses criticos adoram uma bela e emotiva partida de Xadrez ou vibram e gritam com as excelentes jogadas de Curling... Aqui sim sentem-se emoções que o "Povinho" não entende... Merda para os intectuais e a sua mania de serem diferentes... normalmente para pior... *Nito* PS: Para quem nao sabe Curling é um desporto que é jogado com pedras grandes polidas que deslizam sobre o gelo com 2 intectuais a esfregar o gelo...

Re: Peço desculpa...

Aplaudo o teu comentario!!! Mas e dificil encontrar aki pessoas assim com inteligencia! parece k aki sao so revoltados e gajos k nao kerem k Portugal vença! KA VERGONHA...esses comentarios nem deviam ser aceites...Mas kem sao estes moços que se dizem Portugueses não apoiarem a selecção e ainda criticarem os que apoiam!! Não se pode ter a bandeira na rua??? PK???? oh my god, mas o k e isto? vão pro diabo k lhes carregue! PKé k se diz k agr os k poem bandeiras no terraço sao patriotas agr e no resto do ano nao o sao????? secalha para alguns isso acontece, mas de certeza k a maioria n pensa assim e um Mundial de Futebol move milhoes, e sendo um desporto de entretenimento altamente cotado, obviamente que provoca emoções nas pessoas....mas não é por isso que são mais patriotas nestas alturas!!!!! Eu nao tnh klk tipo de problemas de ter a bandeira o ano todo no terraço! E u kero e k esses gajos diferentes e intelectualmente merdosos vao po ........ ja aborrece essa minoria frustrada!!!!!!!!!!

Re: Peço desculpa...

Oh Nito, pelo teu palavreado percebe-se log que não és um intelectual

Re: Peço desculpa...

100% de acordo, meu caro! Nem mais, nem menos. Ser intelectual é mesmo ter essa mania que só gostam de desportos e porcarias que afectam um milésimo da população, e depois veem dizer mal de desportos que não conhecem. Há que referir que parte desses intelectuais que não gostam de futebol, assim o são porque durante a sua infancia/adolescencia nunca tiveram jeitinho para o desporto rei, sendo vitimas de humilhações constantes por parte dos amigos, ultimas opções naquelas jogatanas de futebol 5 em que dos 10 jogadores o intelectual era sempre o ultimo a ser escolhido. Ou ainda aqueles que nas aulas de educação fisica, eram alvo de chacota social quando se praticavam desportos com bola. E não o digo só no gozo, conheço alguns "meninos" cujo futebol os atormentou e os há-de atormentar até ao fim da vida, é como que um sentimento de re volta por um desporto que é seu inimigo! Faltou apenas acrescentares o hipismo e o esgrima! Cumps

Volto a perguntar!

Quem são esses intelectuais que não gostam de futebol e que têm criticado a selecção? Que eu saiba era aos críticos da selecção que o Scolari e a Pinhão se referiam... Afinal de quem estão vocês a falar?

Re: Peço desculpa...

O curling é mesmo muito fixe, é pena não ser muito conhecido pelas bandas de Portugal, o que também é compreensivél, mas aqui na Suiça têm equipas muito fortes e é um verdadeiro desporto nacional.

Re: Re: Peço desculpa...

Mas nao eh mais um jogo de estrategia do que um desporto. Eu considero desporto onde existe esforco fisico, e jogos onde nao o ha!

Re: Re: Re: Peço desculpa...

Bem, fazendo parte da lista de modalidades dos Jogos olimpicos de Inverno, penso que é considerado como um desporto por muita gente, mas compreendo o que tu queres dizer, não é que dê muito para transpirar ;)

Ridiculo...

...no minimo. Então uma das condições para se ser adepto de futebol e vibrar com o "movimento que envolve o Futebol..." é não ser intelectual?! E eu que pensava que o futebol era um desporto de massas e que dentro dessas massas estava incluido todo o tipo de pessoas! Merda de teorias... Ponham lá o raio dos lençois verde e vermelhos (ou encarnados) à janela e não critiquem quem não o faz!

E qual é mal do Curling, Xadrez ou Badmington?

Há críticos intelectuais e snobs do desporto, pelos vistos.

Há aqui algo que me escapa

Os "intelectuais" mencionados pelo Scolari são os mesmos da Leonor Pinhão que não gostam de futebol? Quais são então? É que eu tinha a ideia que os "intelectuais" do Scolari até eram grandes fãs do desporto, mas posso estar enganado. A propósito, obrigado pela lição, já me sinto mais intelectual depois de saber o que é o "curling"... lol...

off topic

Quando a bola diz: "Volte face à moda argentina. Andrés D’Alessandro deixou de ser hipótese porque acertou ontem contrato com o Saragoça e a alternativa já foi encontrada: Marcelo Carrusca está perto de se vincular aos encarnados." Os outros jornais... voltam a bater no ceguinho, afinal, quem terá razão? Uns dizem que o jogador tem contrato assinado e os outros dão-no como provável reforço do benfica... Desculpem pelo off =P Ah... eu não uso a bendeira... prefiro o cachecol mas não o tenho em lado nenhum só no quarto e guardado na gaveta. Aliás a única vez que puxei um cachecol foi quando o Porto foi campeão europeu... se Portugal for campeão mundial... eu prometo aqui e agora... puxar também o meu cachecol!! :) Sinceramente não gosto muito da bandeirinha na janela... =P

Qual é o significado da bandeira?

Qual é verdadeiro significado da bandeira à janela? O Euro2004 foi diferente, realizava-se no nosso país, era um modo de demonstrar o apoio à selecção e criar um ambiente agradável para os milhares de visitantes. Para mim faz sentido usar uma camisola ou um chachecol quando se vai ao jogo, mas fora dele qual é o significado? Muito pouco... Talvez porque eu seja uma pessoa que exterioriza pouco os sentimentos, não preciso de esfregar na cara de ninguém que sou benfiquista/portuguÊs ou o que quer que seja. Eu sinto-o e, para mim, é suficiente. Coloquei a bandeira no Euro. Neste mundial não vou colocar. Não acho que faça tanto sentido como no Europeu. Tenho uma bandeira mas está (como sempre esteve), afixada dentro de casa. Não vou entrar pelo lado da hipocrisia de quem se assume patriota durante uns escassos dias por ano, isso dava pano para mangas e iria atingir, provavelmente, a grande maioria dos que põem a bandeira "em exposição".

Re: Qual é o significado da bandeira?

O gostei especialmente foi de ver algumas bandeiras (poucas felizmente) mêses depois do euro acabar. Bandeiras cheios de pós já todas rasgadas. Isso é patriotismo? Será que o individo que ainda não tirou a bandeira desde de o Euro é mais patrióto do que eu? Isso de colocar a bandeira à janela tinha sentido no Euro 2004 e no norte para o sub-21, agora é tudo uma treta.

Re: Qual é o significado da bandeira?

Racionalmente tem razao, mas existe a parte sentimental e a psicologica de os jogadores sentirem o apoio, saberem que ha esperancas e eles tem a responsabilidade de tentar preenche-las. Existe tambem o factor misticismo, sinto-me muito mais confiante em ver o jogo, mesmo na Tv, com as minhas cores vestidas, podes me chamar de supersticioso o que sou e nao nego.

Re: Re: Qual é o significado da bandeira?

Isso de ser supersticioso tem muito que se lhe diga, o simples facto de me sentar num sítio diferente quando vejo os jogos em casa faz com que me sinta desconfortável. Ai de quem ocupe o meu lugar da sorte (mas também não abuso, não se pode abusar da sorte senão corremos o risco de a esgotar). Coisas de maluco não é?

Re: Re: Re: Qual é o significado da bandeira?

Diabo Tripeiro eu tenho uma, que nao posso ver nenhum derby com um amigo meu benfiquista, pois sei que o Sporting ja perdeu antes de entrar em campo!

Eu faço o meu modesto papel...

na Almedina - Arrábida, vamos transmitir os jogos da Selecção e estamos a tentar sempre um painel interessante de comentadores! Estamos a compôr esse painel para o Portugal X Angola e acho que vai ser bastante interessante! Fica aqui, desde já, o meu convite para todos aqueles que vivem na zona do Porto/Gaia que apareçam na Almedina do Arrábida shopping para disfrutarem do jogo com algumas glórias do nosso futebol! :)

Re: Eu faço o meu modesto papel...

Grande golpada de Marketing! Conseguiram o Eusébio?

Re: Re: Eu faço o meu modesto papel...

O Eusébio é sempre muito complicado! :)

Re: Re: Re: Eu faço o meu modesto papel...

Convém o comentador falar português

Re: Re: Re: Eu faço o meu modesto papel...

boa sorte e baixem lá o preço dos livros. já agora, aumentem a secção de BD.

Bandeira?

Eu Não www.pontapedebaliza.blogspot.com

pasteis de nata

impressionante ver como continuamos um país de parolos; impressionante vermos os parolos dos nossos emigrantes que se deixam captar pelas objectivas em terras arianas. Importamos um seleccionador de bigode pago a peso de ouro-retribuimos com correcção monetária o ouro que trouxemos em setecentos- com manias e quejandos. As bandeiras exibem alegremente a nossa corcunda, que nao é efeito de visão, é real: somos um povo de babujos com as bandeiras que merece.

Re: pasteis de nata

Pois, mas saisses da toca de vez enquando verias que isso nao acontece apenas em Portugal. Se visses um ou outro canal estrangeiro verias que a febre mundialista e mundial. Mas como preferes, comer os teus pastezinhos em belem e falar mal de tudo e todos....

A minha opinião...

É de que só nos lembramos do patriotismo quando a selecção de futebol joga uma competição importante como um europeu ou um mundial... Porquê que as pessoas não deixam depois dessas competições as bandeiras nas janelas em sinal de orgulho pelo simples facto de gostarem de serem portugueses? A bandeira devia respresentar mais para os portugueses do que apenas o apoio a uma equipa de futebol, por exemplo lembro-me quando foi a iniciativa da Bandeira mais bela do Mundo, a SIC andou lá pelo relvado a fazer umas entrevistas as pessoas, e nenhum sabia o que representavam as quinas, não sabiam nada da bandeira... Eu acho que não é preciso ter a bandeirinha na varanda para as pessoas saberem que se apoia a selecção. E respondendo à pergunta, de quem tem a bandeira na janela...só posso dizer que eu não tenho, já tive mas decidi tirá-la.

O estado da Nação

A questão da utilização de símbolos nacionais é sempre motivo de discussão.Dizia alguém esta semana que durante o Euro sem dúvida que as bandeiras eram uma excelente forma de marcar o nosso território dado esta competição se realizar no nosso País. Agora neste Mundial, não me parece que todas estas bandeiras expostas surtam algum efeito no desempenho da equipa portuguesa. Efeito têm certamente no aumento de vendas de quem as fabrica e comercializa. Quem é que nunca reparou na pressão a que somos sujeitos no Natal, na Páscoa, no dia Mundial de isto e daquilo para comprarmos algo. Este Mundial não é só uma competição, é sim uma gigantesca operação de marketing onde todos, patrocinadores ou não querem daqui tirar algum partido. E é aqui que surje este patriotismo exacerbado, onde todos acorrem a apoiar uma selecção pensando estar a cometer algum acto de heroismo. Bandeiras colocadas nos sítios mais rídiculos, bandeiras colocadas ao contrário, animais vestido com as cores e quinas portuguesas são apenas alguns exemplos do nível de patriotismo existente. Onde está este patriotismo em dia de eleições, em comemorações de importância inquestionavel como o 25 de Abril e dia de Portugal? Sim, é verdade por mais que custe aceita-lo, o patriotismo aqui fica na praia ou a passear no shopping ou a ver os Malucos do Riso no seu sofá de casa. E onde está ele quando Portugal noutras modalidades realmente ganha alguma coisa, ou então quando atletas de grande nível ganham várias medalhas nos Para-Olimpicos? O que são os Para-Olimpicos devem muitos estar a perguntar. Nada disto tem a ver com a intelectualidade, com o grau de instrucção, como Scolari menciona, tem sim a ver com a falta de formação e discernimento tão caracteristica da população portuguesa, seja ele letrada ou não. Talvez Scolari deve aprender a aceitar críticas, afinal de contas vivemos num País livre. Mas é claro!!! Esqueci-me que ninguém pode criticar a selecção, ninguem pode criticar o facto de estar populada por mercenarios (jogadores e não jogadores),ninguem pode criticar a sua passividade e arrogância quando os adeptos chamam por eles. Sejam Realistas, isto que vemos não é Patriotismo é ignorância ao bom modo português... O Realista Intelectual e Patriota que não compra relógios da selecção promovidos pelo selecionador.

Re: O estado da Nação

haja flexibilidade e respeito!

Re: Re: O estado da Nação

Respeito deverá haver sempre sem qualquer margem para flexiblidade pelo nossa Patria e pela nossa bandeira, nunca usando um competição desportiva como uníca demonstração de Patriotismo. Sejam Realistas

Pseudo-Patriotismo

Esta história da bandeira, que tanto dá que falar, é mais complexa do que se pensa. Se por um lado é vista como sendo um acto de patritismo porque manifesta o apoio a 23 jogadores da seleccao nacional que estão a representar o nosso país.... por outro lado lembra-nos que de todas as outras vezes que um "Tuga" parte ou partiu para o estrangeiro para honrar as cores deste pequeno pedaco de terra à beira mar plantado foi e continuará a ser esquecido (sejam militares no kosovo ou Bosnia ou outros atletas de modalidades menos medáticas). Sejamos patriotas sim, mas ridiculos NÃO!!!