Quem deve ser o próximo seleccionador? | Relvado

Quem deve ser o próximo seleccionador?

 

Estas são as questões que se levantam na escolha de um nome e que precisam de resposta! O ideal, na minha maneira de ver o problema, era manter Carlos Queiroz como coordenador do futebol jovem de Portugal e nomear um seleccionador que estivesse apenas focado na equipa principal e na sub-21.Seria bom que fosse um nome que reunisse consenso alargado para evitar ser constantemente torpedeado como foi Queiroz. Neste momento, depois de todas as polémicas, preferia um treinador estrangeiro. Alguém que estivesse à parte das tricas clubísticas que tendem a tudo minar. Gus Hiddink seria o meu preferido e creio que não teria adversários. Mas não me parece possível que aceite. Sven Goran Ericksson seria um nome mais possível e creio que seria bem aceite! Luis Aragonés, que tem sido falado, não me parece uma boa escolha, já que os treinadores espanhóis jamais fizeram algo de bom fora do seu país. Outros nomes estão sob contrato e são mais difíceis.Entre os portugueses, pessoalmente, preferia alguém que sempre mostrou ter capacidade para pôr equipas a jogar bom futebol: José Peseiro. Mas sei que seria mal aceite por uma boa parte das pessoas. Bem pior seriam Manuel José ou Manuel Cajuda, sem estaleca para a função. Carlos Carvalhal ou mesmo Humberto Coelho poderiam ser hipóteses.Que pensam os caros relvas? dragao13

Seleção:

Comentários [70]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Carvalhal

É preciso voltar a criar um grupo forte na Selecção, Carvalhal consegue criar grupos fortes à sua volta, vejam o Sporting da época passada os jogadores estavam com Carvalhal e apesar daquele caos pelo qual o Sporting passou nunca deixaram de estar ao seu lado. O único senão de Carvalhal é que é um treinador que reage muito tardiamente ás incidências do jogo, muito bom a preparar jogos mas depois durante o jogo peca um pouco. DM

Re: Carvalhal

Carvalhal não tem estaleca.

Re: Carvalhal

Se calhar muitos diziam isso do Humberto Coelho antes de ir para lá e fez o trabalho que fez, antes pagar milhões a um estrangeiro ou a um Queiroz para fazer o trabalho que fez(e não falo da eliminação mas de jogarmos com medo) ou um baratucho que até pode surpreender e tem alguma qualidade prefiro claramente o segundo caminho. Cumprimentos DM

Re: Carvalhal

O Humberto é doutra estirpe. Carvalhal parece um miúdo, sempre a tentar justificar-se. Pode, não digo que não, perceber de futebol, mas falta-lhe o que faltava a Peseiro, ser líder. Alguém cuja presença só por si faça os demais terem respeito.

O meu preferido era português!

Manuel José, sem dúvida que já lá devia ter estado e é uma boa aposta. Outro que faria certamente um bom trabalho, era o Eng. Fernando Santos, mas já assinou pela Grécia. Sem ser estes nomes, não vejo mais ninguém, podia falar no Peseiro, mas só se fizesse parte de uma equipa técnica muito forte, capaz de liderar um grupo cheio de vedetas e a maior fragilidade de Peseiro é mesmo essa. Relativamente a estrangeiros, o meu preferido seria sempre o holandês Hiddink, mas acho que tanto Eriksson como José Antonio Camacho, poderiam ser boas escolhas.

Re: Quem deve ser o próximo seleccionador?

Luis Freitas Lobo para coordenador.

Re: Quem deve ser o próximo seleccionador?

Dos portugueses que referes só aceitava um: Humberto Coelho. Todos os outros, na minha opinião, são disparates. Quanto à questão de Queiroz ficar como coordenador do futebol jovem, por mim não ficava. Queiroz, depois de tudo que aconteceu, já não tem crédito nenhum. Mas mais do que essa lengalenga de coordenar, estruturar, etc., eu quero é ver competência, nada mais. Pouco me importa quem seja que lá esteja, desde que os resultados se vejam. E sobretudo desde que saiba que tudo é feito em função dos interesses das selecções e não de outrem.

eu queria o mourinho

mas....já vi que ele está numa de realeza por enquanto e não vai querer estar com real madrid e selecção ao mesmo tempo. claro que podia mas não era a mesma coisa e só vejo o Mourinho melhor lá. Agora sem ele, deixa ver... Gus Hiddink não creio, apesar de ter estofo mas deve ser carito contrata-lo. Que tal, um tal de Paulo Bento einhe? ele está sem clube e como tal? Mas também não depende só de um nome para Portugal encarreirar. é preciso que jogadores aprendam a sentir a camisola como ninguem e não estejam a jogar porque este ou aquele quer que jogue x minutos ou jogue de certa maneira para evitar lesões ou castigos.

Re: Quem deve ser o próximo seleccionador?

Queiroz, já percebi porque defendes Queiroz :)

Re: Quem deve ser o próximo seleccionador?

Se é por causa do meu nome que dizes isso, bem podes partir para outra! Apesar de ter o nome Queiroz como apelido familiar, não tenho qualquer parentesco com o seleccionador que, aliás, não conheço de lado nenhum! A minha única relação, se assim se pode chamar, é quando me aprece algum doente que pergunta pelo Dr Carlos Queiroz e que eu, com uma risada, respondo que deve estar na selecção e não faz consultas no Hospital! Um abraço!

Re: Quem deve ser o próximo seleccionador?

'tou a brincar, Queiroz :)

novo selecionador

Uma coisa é certa, Carlos Queiroz tem poucas condições para ficar no cargo, e não me espantaria minimamente que fosse despedido. O seu substituo será Aragones, não tenho dúvidas disso. Mas, não seria a minha opção. É claro que aquilo que gostava mesmo, era de ver um Hiddink, um Wenger, ou um Mourinho, há frete da selecção, mas isso é completamente impossível. Sendo assim, e sem avançar nomes, escolheria um estrangeiro, que não se deixasse influenciar por nada nem por ninguém.

Re: novo selecionador

Tens alguma informação segura sobre o Aragonés? É mesmo capaz de ser o futuro, mas creio que é um erro crasso!

Re: novo selecionador

não tenho certezas quanto a Aragones, é apenas um feeling. Quando digo que não tenho dúvidas de que será o Aragones, quero dizer que, conhecendo como todos conhecemos a fpf, e o Madaíl, ele virar-se-há para Aragones. Campeão Europeu, pôs a Espanha a jogar como nunca, seria uma escolha sem polémica. Mas não seria minha 1ª 2ª ou 3ª opção sequer. cumps

Re: novo selecionador

Concordo consigo.

Re: novo selecionador

esqueci-me de dizer, que Queiroz não devia ir sozinho. Madail, e todos os mamões da federação devia acompanhá-lo.

Jorge Jesus

A Seleccionador. O Domingos também seria uma boa opção. Nunca o escroto do Manuel José. A ser estrangeiro Hiddink ou Muricy seriam os meus preferidos depois do Special One. Tudo desejos impossíveis.

Re: Quem deve ser o próximo seleccionador?

A minha ideia para seleccionador é simples e com duas palavras se escreve Van Gaal.

Re: Quem deve ser o próximo seleccionador?

Eh Pá! Eu preferia o José Mourinho, mas nenhum deles é realista! Estão sob contrato e pagos a peso de ouro! Nem vale a pena falar deles!

Muitos nomes

Existem muitos nomes como Humberto Coelho, Manuel José, Cajuda, Paulo Bento, José Couceiro, Carvalhal, Paulo Duarte, etc todos disponiveis (ou quase...). O que me parece é que a aposta num treinador português, seja ele qual for, nunca será consensual, de qualquer forma, entre um treinador português não consensual e um estrangeiro quase reformado, inclino-me para a primeira opção. Sinceramente, creio que o perfil de selecionador tem de ser traçado e depois analisar-se as opções existentes. Na minha óptica, creio que um treinador jovem e com algumas provas dadas seria o ideal, ou seja, alguém que se projectasse no futebol através da selecção, que revelasse ambição. É esta falta de ambição que pode ter condenado Queiroz que não devia ser despedido, devia era ser o coordenador de todas as selecções, sendo contratado um treinador para a selecção principal, contratação essa que passaria também pelo parecer de Queiroz.

O nojento do abutre do m.josé é opção..

..para muitos dos relvas que aqui escrevem, inclusive para adeptos do clube que o despediu por incompetência e sabe-se lá porquê para muita lagartagem. Esse manuel jose não passa de um escroque que nunca teve sucesso na europa e apenas se safa la pelas arabias onde ainda se aprende o que é o futebol.

Espero que G. Madaíl acompanhe C. Queiroz.

Espero um novo presidente, que não seja obviamente V. Baía e, o seleccionador que simplesmente não seja português. Saudações

Próximo seleccionador deve ser Carlos Queiróz

A selecção está a precisar de um trabalho de continuidade. É preciso trabalhar com as equipes jovens. A geração de ouro da selecção nacional não apareceu por acaso. A Espanha não é campeã da europa e do mundo por acaso. Tem que haver um trabalho sério e profundo´pensado a médio prazo. E acho que a pessoa mais indicada para essa tarefa é o professor Carlos Quieróz

Estrangeiro PF

Sou completamente CONTRA seleccionadores nacionias! ( Santos da casa não fazem milagres, e são permissíveis, às panaceias clubísticas ) pelo que nem vale a pena avançar nomes...Antes do azarado C Queiroz, avançou-se com Mano Menezes...mas já está com o pouso ocupado, O G Hiddink era o mais indicado de longe, mas ainda temos bons nomes.. F Rijkaard, Muricy Ramalho, Van Gaal, etc...Resta saber se a FPF tém dinheiro para os contratar, porque senão andamos uns bons 20 anos par atrás...e teremos um tal que já se faz insinuar ...de Manuel José..Olé!!!

Escolha difícil...

Perdoem-me, mas eu sou completamente contra os seleccionadores estrangeiros. Aliás, nem percebo a lógica que permite que um treinador assuma uma selecção de outro país que não o seu quando nos jogadores, excepção feita aos naturalizados, isso é impossível. Mas como não sou eu que mando na FIFA... é bem possível que não seja português o próximo seleccionador. De qualquer das formas, creio que um nome fortíssimo e uma escolha justa seria a de Humberto Coelho. Fez um trabalho fantástico, alcançou grandes resultados e promoveu alguns jogadores de equipas de segunda linha, numa política de rotatividade e de "igualdade de oportunidades" que me agradou bastante. Mas será difícil o regresso porque, independentemente do que fez no passado, pode também ele estar sujeito a críticas facilmente se as coisas não correrem bem. Não pela associação ao Benfica (isso, pelo menos a mim, nunca me levantou qualquer tipo de problema) mas porque, tirando a selecção, não se lhe conhece outra actividade a este nível e isso coloca-o numa posição muito acessível aos críticos. Outro nome, que será mesmo um dos mais prováveis eleitos, é o de Manuel José. Não me agrada minimamente, por variadíssimas razões, mas há que dar o braço a torcer e admitir que seria uma escolha que faz todo o sentido e que Manuel José já fez por merecer (apesar das críticas à Federação). Outros, como Manuel Cajuda, Carlos Carvalhal, etc, não me dão garantias. Pelo menos a mim. O meu eleito seria Paulo Sousa, mas isso são outras contas. Vamos esperar para ver quem será e dar todo o nosso apoio ao eleito porque Queirós, esse, deve mesmo ser despedido... Abraço, JC

Re: Escolha difícil...

Eu penso que a melhor escolha seria um técnico estrangeiro. E se fosse o Hiddink seria ouro sobre azul...seria a minha 1ª escolha sem qualquer dúvida. A escolha de um técnico estrangeiro tem a ver com o facto de não serem facilmente pressionáveis e ir contra os poderes instalados e os compadrios enraizados no nosso futebol. Seria sempre um nome que não podendo ser associado a qualquer clube português seria sempre um técnico que estaria acima de quaisquer suspeitas. Além do Eriksson, não vejo grandes alternativas de treinadores disponiveis. se se for buscar algum treinador a algum clube já a coisa muda de figura. Um wenger, um mourinho, um capello, um van gaal, um benitez, um Laudrup, alguns franceses da nova escola, entre outros... Como treinador português talvez a escolha de Humberto Coelho seria a que reunia melhor consenso, embora a sua costela benfiquista poderia ser questionada, como foi no Euro 2000 onde levou quase metade duma equipa do benfica que já não ganhava nada à muito tempo, mas conseguiu apresentar um optimo resultado e praticando um futebol vistoso (tb, este sim aproveitou ao máximo a geração de ouro pois apanhou-os na sua melhor fase). A escolha do Manuel José apenas serviria para dividir ainda mais os portugueses em torno da selecção. Trás consigo nos ombros feridas abertas com o porto e PC e com o benfica pelo que seria comprar uma guerra com varias instituições, o que não auguraria nada de bom para a selecção. O nome de Peseiro tb não me parece uma boa escolha, pois embora tenha capacidade de por a equipa a praticar um futebol ofensivo, não tem estofo nem pulso para gerir um balneário com tantas estrelas. Os jogadores fariam gato sapato dele. O Jorge Jesus parece-me que poderia ser uma boa escolha. Não é muito bem falante, mas percebe muito de futebol e fala a linguagem dos jogadores. Consegue sacar dos jogadores o que têm de melhor para oferecer. Não me parece é que esteja disponivel para o cargo. Dos portugueses e tendo em conta que mourinho não está disponivel, seria o Jesus a minha opção e em segundo lugar o Humberto. cumps

Re: Escolha difícil...

Comentário moderado com "Interessante" por tudo o que nele é dito! Mas há dois aspectos em que estou contra o autor, meu caro Arte: por um lado, acho que um treinador estrangeiro com credenciais e que conheça a realidade local pode ser muito bom! Veja-se a forma como Scolari foi recebido, depois de toda a controvérsia à volta de Oliveira. Mas o recurso a treinadores estrangeiros para seleccionadores faz ainda mais sentido nas modalidades em que Portugal não tem um nível muito alto, pelo facto de o poderem elevar! Veja-se os casos de Juan Diaz, o cubano (creio que já naturalizado) que levou a selecção de voleibol a um nível impensável, o ucraniano Valentin Melnychuck no basquetebol ou mesmo o russo Alexandr Donner no andebol! O outro ponto em que discordo é em relação quer a Carlos Carvalhal, um técnico que deu mostras de ser competente e sério e que tem já um curriculum aceitável. Já penso o contrário de Manuel José, alguém que falhou já três vezes em clubes grandes e que viria dividir em vez de unir! UM abraço!

Re: Escolha difícil...

Parece perseguição, mas não eh eh... Discordo da tua análise ao Carvalhal....provou no sporting que não é treinador para equipas grandes. não ganhou um unico jogo pelo sporting quando defrontou uma equipa com argumentos para jogar de igual para igual, antes pelo contrário, foi quase sempre goleado. Conseguiu apenas o brilharete de eliminar o Everton. Foi um técnico que pareceu sempre andar à deriva, não se conseguiu impôr. Não admito que um treinador de um clube como o sporting cada vez que vai jogar fora de casa contra uma equipa que não dos grandes mude de táctica em função do adversário. Punha o Sporting a jogar muito defensivamente fora de casa, para o pontinho. Não mantinha uma táctica, os jogadores andavam todos os jogos à procura do seu espaço. Desejo-lhe tudo de bom mas desejo que não volte a treinar uma equipa pela qual eu sofro. Reconheço-lho o merito do trabalho em setubal e no leixoes, mas é muito diferente jogar em contra ataque com equipas do fundo da tabela do que jogar em ataque continuado contra equipas cujo primeiro objectivo de jogo é não sofrer golos. E na selecção essa seria a sua missão. Cumps.

Re: Escolha difícil...

Obrigado, Dragão. Nunca tinha pensado nessa perspectiva em relação aos seleccionadores estrangeiros e devo confessar-te que me conseguiste surpreender e apresentar as coisas de uma forma que me fez pensar que talvez esteja errado. Faz sentido, realmente, que algumas selecções (e a própria modalidade) possa evoluir com a vinda de um estrangeiro que traga algo inovador e que apresente outra realidade. 5 estrelas a argumentação. Quanto ao Carvalhal, já expliquei o meu ponto de vista ao TomSawyer. Não digo que não seja um bom treinador e uma boa opção, simplesmente não me inspira confiança. São percepções que se tem em relação a determinadas pessoas, acho que acontece a todos nós, e o Carvalhal não "liga" comigo. É simpático e admiro o trabalho que fez no Sporting, mas não passa disso. Aliás, acho que tenho de perceber se tenho alguma coisa contra os lagartos, porque nem Carvalhal nem (muito menos) Paulo Bento. ;) Forte abraço

Re: Escolha difícil...

A mim não, que não falei contigo sobre Carvalhal. De resto tenho a mesma opinião sobre o Carvalhal e expressei-a ainda há pouco a outro user .