O que se passa nas camadas jovens? | Relvado

O que se passa nas camadas jovens?

 

O consulado de Scolari na Selecção, em que ele próprio recusou ter responsabilidades sobre mais alguma coisa que não fosse a equipa principal, significou o abandono do trabalho sério com as equipas jovens! E, como consequência, começaram a aparecer cada vez menos jovens interessantes e os resultados nas Selecções começaram a piorar. Portugal foi paulatinamente começando a somar maus resultados até que começou mesmo a deixar de estar presente nas fases finais, o que hoje em dia é habitual!Parece-me importante inverter este ciclo e tornar a apostar nos jovens como forma de, no futuro próximo, termos gente de qualidade e em quantidade para a equipa principal. E vejo um nome capaz de conseguir essa tarefa: Carlos Queiroz. Muito mais do que conseguir levar a equipa principal ao Mundial, essa é a missão mais importante do actual seleccionador. Que pensam os relvas?
dragao13

Seleção:

Comentários [18]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Como não ha nenhuma estratégia...

por parte dos orgãos federativos que gerem o futebol, isto esta a tornar-se um cemiterio de jovens jogadores que se acham estrelas aos 16 anos porque têm um video no youtube. Ha um plano de desenvolvimento de jovens técnicos a nivel nacional? Ha uma estrategia que visa a melhorar os pontos fracos das nossas seleções em conjunto com os técnicos da formação. Ha um plano decidido por uma comissão técnica nacional que gere e inventa ideias no sentido de aproveitar e melhorar as camadas jovens??? Em Portugal não. Mas no resto da Europa isto existe ha tempos...

São sempre os mesmos...

Não interessa pesquisar, não convém confirmar teorias. O importante é bater no Scolari, o verdadeiro responsável pela prestação vergonhosa do Queiroz. Reparem que, segundo eles, os mesmos de sempre, o Scolari beneficiou das equipas de Mourinho durante anos (esta teoria durou 4 épocas após o Euro 2004 e prolongou-se mesmo depois da passagem de um israelita pelo Chelsea). Nas vitórias sempre foi o Mourinho. Nas derrotas o dedo era apontado ao brasileiro. Coerentes não? Estou à espera de uns quantos desaires do Guus Hiddink para ver as reacções... E agora chega-se ao cúmulo de, num artigo sobre Selecções jovens, falar única e exclusivamente no Scolari como a fonte de todos os males. Coincidência? O autor é portista! Mas não passa disso mesmo. Uma simples coincidência de alguém que teve todo o cuidado em perceber se os maus resultados das camadas jovens começaram realmente na era Scolari. Dizer que ele não ajudou, tudo bem. Bater no ceguinho mais uma vez, não me espanta... Quanto ao Queiroz, se é o nome certo para os putos, estou de acordo com o Fábio. É despachar a encomenda para tais lides e abrir caminho a alguém capaz e com competência para fazer da Selecção aquilo que ela realmente é.

Re: São sempre os mesmos...

Mas és parvo ou não sabes ler? Ou então, na ânsia desmedida de prestar a vassalagem ao teu ídolo Scolari vês coisas que não existem! Não pretendi explicar os insucessos de Carlos Queiroz com as incompetências de Scolari nem o fiz! Basta saber ler e saber português para ver que, em momento nenhum do artigo isso é dito! Quanto ao facto de o consulado de Scolari ter significado o desprezo pelas selecções jovens é isso mesmo: um facto! E, como tal nem o discuti tão pouco era o interesse! O objectivo do artigo é tentar discutir os caminhos que a Federação deve tomar para voltar a fazer ressurgir o futebol português! Quanto à tua hipersensibilidade scolariana podes fazer-lhe o que quiseres, mas não a tragas para aqui que não vale a pena!

Re: São sempre os mesmos...

Acho que é mesmo a ânsia anti-FCP que se tem agravado com o tempo, longe vão os tempos que era possivel trocar umas linhas saudáveis com o Ramzi... Cumps

Re: O que se passa nas camadas jovens?

Estão a culpar os treinadores das selecções, mas quem tem a maior culpa são os clubes e as suas politicas das camadas jovens, principalmente os três grandes, já que só conseguem ser grandes mas é para as suas barrigas.

Fissura evidente !

Toda a gente se apercebeu que a fissura entre a selecção principal era demasiado evidente, aliás, foi precisamente por causa disso que as "bocas" entre o seleccionador principal e o seleccionador das camadas jovens fizeram capas de jornais. Lamento que a partir de determinado momento Scolari tivesse tomado conta de um "projecto" para todos os escalões quando na prática um "projecto" foi coisa que não existiu. Afinal, sabem-me responder quantas vezes o Scolari esteve a ver um jogo ao vivo das camadas jovens ? Sabem-me dizer quantas vezes dialogou com os seleccionadores das camadas jovens para que existisse coordenação com a selecção principal? Sejamos sinceros.... Scolari só pensou no "momento" e não no futuro a médio e longo prazo da selecção. Actualmente há um longo caminho a percorrer e alguém terá de coordenar esse trabalho. É um trabalho em equipa e tal como já se verificou, Queirós está em contacto com todos os seleccionadores das camadas jovens, tem visionado de perto os jogos e mostra interesse não só na selecção principal mas em todas as camadas jovens. Até ao momento não há fissuras aparentes nem vozes discordantes tal como aconteceu num passado recente. Espero, para bem do futebol Português, que Queirós consiga com êxito formar mais uma vez uma selecção que seja coesa, tenha espírito de equipa, e que tenha mentalidade ganhadora e isso começa-se a moldar desde muito jovens. Actualmente temos um bom grupo de individualidades e temos que ter a consciência disso mesmo. A individualidade não é de agora, começou à alguns anos atrás, agora acentuou-se devido ao aumento das fragilidades em alguns sectores. Independentemente de Queirós continuar ou não, não nos podemos NUNCA esquecer das nossas selecções jovens tal como aconteceu nestes últimos 6 anos.

Re: O que se passa nas camadas jovens?

Os jovens jogadores de hoje.. pensam k sao estrelas e k ja sabem tudo... Poderemos ter 11 Cristiano Ronaldo's... mas se a mentalidade for so de estrelato como tem vindo acontecer... pk os jogadores ja nao tem a mentalidade de jogo de equipa na Selecção NAcional kando la estavam Figo, Rui Costa, Sergio Conceiçao, joao v Pinto, Fernando couto.. etc etc... nunca iremos longe... Este ano, vê pelos resultados... mesmo se se se a selecção nacional conseguir ir ao mundial.. a prestação da nossa selecçao é uma vergonha... so vedetismo... so estrelato... so individualismo... isto graças aos nossos media..

Re: O que se passa nas camadas jovens?

+1 bem escrito

Que Queirós ..

Faça um favor a todos os portugueses, abandone a selecção principal e trabalhe com os jovens onde tem melhores resultados, aliás, onde tem os únicos resultados da sua carreira como treinador.

Re: Que Queirós ..

A longo prazo acho ser uma boa ideia. padrinho

Importante...

seria os clubes olharem com mais atenção para as camadas jovens, algo que o meu clube parece estar a fazer nos ultimos tempos e ainda bem, já chegaram mesmo a afirmar que querem ser o "melhor clube formador do Mundo"... A ultima politica de contratações do clube parece ser em "nacionalizar" mais a equipa o que pode ser um arrastamento para as camadas jovens do FCP que tem lá muito talento: RUCA, SÉRGIO OLIVEIRA, DIOGO VIANA(apesar de ter sido formado no SCP), JOSUÉ, AMORIM, CAETANO, BARROS entre outros... Penso que temos que dar um passo atrás e começar a restruturar essas camadas jovens, fazer um trabalho intenso com o jogador Português quer a nivel fisico quer psicologico para que tenham alto rendimento nas camadas jovens e para que mais IMPORTANTE depois o choque da passagem de junior para sénior não seja tão grande (como tem sido para a maior parte deles). Cumps

Re: Importante...

GOSTAVA DE SER COMO TU A COMENTAR

Queiroz

é um homem capaz de organizar todo o futebol jovem mas duvido que consiga fazer melhor que scolari ao nivel da selecção principal. Penso que os estrangeiros que invadem todos os paises do mundo ainda com idades menores tambem contribuiem para o decrescimo da qualidade das selecções mais jovens, pois retiram os lugares aos jovens de proprio pais fazendo com que esses não evoluam.

Re: O que se passa nas camadas jovens?

passa-se que os putos preocupam-se com tudo menos com a bola.. querem é tenis bonitos as cores brinquinhos pentadinhos para impressionar as bancadas é fintinhas para lá e para cá e a bola que é bonito fica para os outros

Resposta simplérrima, a corja que pasta lá pela

F.P.F., é a mesma de sempre (tirando uns, pondo outros, é gente do mais do mesmo), penso que já li, ouvi, comentei isto é gente que se instalou e mamou e não larga a teta... Mas, interessa a outros, empresários ou pseudos-que tais e ver craques nos denominados grandes é mais fácil que ver emergentes nos pequenos??? Então depois de os denominados de grandes, terem plantéis, em que metade é não-Portuga, estamos conversados??? Existem jogadores nas Selecções de Sub-16 até aos Esperanças, que nem pontapear (talvez seja exagero), a Chincha sabem, mas jogam lá nos ditos e não são proscritos e por lá andam a pastar, até irem parar a divisões não terciárias porque vão acabar com tal e distrital ficava mal no currículo!!! Culpados maiores, Presidente da F.P.F., e demais encosta ao dito, que de bola percebem tanto como eu de física quântica (ou lá o que isso é), mais os gosmas que não procuram jogadores seleccionáveis, mas os que os pseudo-representantes/empresários os obrigam???, mentalizam que são os tais os UNGIDOS!!! Fico-me por aqui, porque a MERDA alastra até nas Associações Regionais e são tantos ou mais que as MÃES!!! Somos o País dos Corruptos e batemos palmas a tal, é uma questão de C(o)ltura DESPORTIVA, que nem todos entendem!!! Jadscl

São mais factores do que Scolari

As selecções jovens já estão em queda há muito tempo, não é só desde que Scolari assumiu a direcção da selecção nacional. Como podes ver aqui, http://photos1.blogger.com/blogger/2853/2355/1600/graph%283%29.0.jpg a época de ouro foi a década de 90, a beneficiar do trabalho de Queiroz. Na década de 2000, e meritórias, tivemos apenas o campeonato europeu de sub16 em 2000 (Quaresma, Viana, etc) e o campeonato europeu de sub17 de 2003 (Moutinho). Os problemas principais são: - falta de conhecimentos e de estratégia das associações regionais, que apenas se preocupam com o seu umbigo; - falta de conhecimentos e de estratégia da FPF, que podia ter utilizado bem melhor o dinheiro que recebeu das consecutivas participações nos mundiais e europeus, para além de obras sumptuosas. Onde está a reformulação dos quadros competitivos? Onde está a aposta nos jogadores nacionais? Porque andou em frente a supressão do limite de estrangeiros? Com a saída de Queiroz, perdeu-se muito know-how, durante anos ainda deu para aguentar o barco, mas não dava para tudo. E o Madail ia andando muito bem, porque os sucessos dos seniores tapavam os buracos. Existem três coisas principais a fazer: -reformulação dos campeonatos nacionais (parece que vai acontecer para o ano, já se anda a falar disso há uns 10) - regresso do limite de estrangeiros - criar redes regionais de captação de jogadores, uma coisa que havia com Queiroz e agora perdeu força (porque os clubes assumem mais essa tarefa). Tens o exemplo da Madeira, que consegue ter uma selecção própria sub20 de qualidade. E nestes aspectos pouco pode o selecionador nacional fazer. pode dar ideias, sugestões, e precisa que as pessoas o queiram ouvir. E é preciso que ele queira, também. E não sei se neste momento Queiroz se quer chatear dessa forma. Porque desta entrevista ao jornal O Jogo, http://www.ojogo.pt/25-11/artigo784056.asp eu retiro a seguinte passagem: Ponto final. Em 2009 tenho a visão clara de que a minha função é a de preparar a Selecção A para as competições e somar pontos e que só me pronuncio e me debruço sobre as matérias que interferem a curto ou a médio prazo com o rendimento dessa equipa. Se me perguntarem. E perguntaram? Tanto perguntaram que uma das medidas que estimulei foi a da alteração dos campeonatos nacionais de juniores e juvenis. Uma coisa que estava pendurada há uma data de anos na direcção, depois de se ouvirem as associações e os clubes, resolveu-se em 30 minutos, com a intervenção do presidente. Se alguém me perguntar a opinião sobre desenvolvimento, quadros competitivos etc., TEM QUE PAGAR. É a minha filosofia, no sentido de fazer perceber que NÃO QUERO TER NADA QUE VER COM ISSO. Agora é evidente que eu tenho de compreender algumas dinâmicas que estão a afectar as selecções nacionais. E desculpa, mas a principal função do selecionador nacional dos seniores NÃO É revitalizar o futebol juvenil. É obter resultados, é qualificar a selecção para o Mundial. E O QUEIROZ ENTENDE O MESMO. A não ser que se tenha perdido alguma coisa na tradução do Tadeia.

Re: São mais factores do que Scolari

Não te esqueças que Scolari chegou a Portugal em 20o2/2003! Mas o que tu dizes vem dar-me razão! Não me interessa bater no Scolari, até porque provavelmente mais culpado é quem aceitou apostar tudo na selecção principal, tirando alguns recursos às selecções jovens!

A pergunta é :

Qual o projecto, ou falta dele, que teve o ex selecionador Nacional , para ter estes resultados ?... Talvez percebendo isso, se possa opinar sobre a solução e os erros a evitar no futuro. Cumps