Os portugueses do 8 ou do 80... | Relvado

Os portugueses do 8 ou do 80...

 

Marogui diz: "como bons portugueses,
acariciamos todos os dias o 8 ou o 80! Perdemos com a Grécia e já não
íamos a lado nenhum. Ganhamos à Rússia e somos de novo campeões europeus!
Portugal ganhou, é verdade, mas ganhou como? Portugal jogou para trás,
lateralizado, sem profundidade, e sem fazer um passe em termos. É a jogar
assim que vamos ganhar à Espanha?!" E Just|a|Man acrescenta: "é o optimismo
exagerado dos portugueses que leva muitas vezes à desilusão... Não deveríamos
ser mais comedidos nas nossas ambições?"

Seleção:

Comentários [31]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

ganhamos? o que?

De burros a cavalos é sempre assim. De bestas a bestiais. Onde é que já ouvi isto...humm...cá para mim foi num mundial qualquer em que portugal no primeiro jogo perdeu no segundo ganhou e no terceiro foi a vergonha que toda a gente viu. Andamos a iludir-nos ou é mesmo desta? a pergunta fica no ar.

Já nem sei o que dizer mais...

Profetas da Desgraça, só vos digo uma coisa...

...deixem-nos sonhar!! Estou farto de pseudo-especialistas futebolisticos que teimam sempre em desvalorizar as vitórias e sobrevalorizar os pontos negativos.Não tenho visto Itália, Espanha ou França jogar muito melhor que nós.Talvez estiveram melhores na concretização.O que conta é jogo a jogo.O jogo com a Russia foi num contexto totalmente diferente do que será o jogo com a Espanha, que, e digo novamente, não é o bicho papão que muitos aqui o pintam.Por isso , pelo menos até domingo deixem-me sonhar,ò profetas da desgraça!!

Re:Profetas da Desgraça, só vos digo uma coisa...

Tens toda a razão.

A França só provou que consegue marcar dois golos depois dos 90 enquanto nós só conseguimos marcar um. Quanto a jogo jogado qual Espanha, Itália, França ou Inglaterra.

Suécia, Dinamarca e Alemanha é que deram um show. Também gostei bastante do jogo de equipa da Rep. Checa e da Holanda. Algumas dificuldades mas muito querer. E grandes artistas...

Re:Profetas da Desgraça, só vos digo uma coisa...

Eu ainda não vi niguém a quem nós não conseguíssemos ganhar. Aliás apenas fiquei admirado com a qualidade da Alemanha e confirmei que os Checos são mesmo bons! A ver vamos se na 2ª jornada, os Ingleses, Franceses, Italianos e Holandeses mostram alguma coisa...

Suécia e Dinamarca...

..gostei dos suecos e dos dinamarqueses...mas tenho que ver um segundo jogo deles para ter melhor ideia sobre seu real valor......

Re:Suécia e Dinamarca...

Também gostei muito, mas não sei se terão a consistência da Alemanha ou da Rep. Checa. Fiquei impressionado com a Alemanha, porque não dava nada por eles antes do Euro...

Os Checos são para já os únicos "cabeças-de-série" que estão a jogar em bom nível!

Temos de ter confiança

festejar não faz mal nenhum. Os Portistas andaram a festejar desde o jogo com o Manchester e nem por isso festejaram antes do tempo.

Quanto ao jogo de domingo vai ser dificil mas tenho quase a certeza que vamos GANHAR. Porqué? Não sei, é algo que vem da alma. Acho que vai ser mais que 1 simples jogo de futebol, acho que é algo que está no Portugal profundo. Sempre que nos batemos com a Espanha e sempre que aparentemente eles são e estão mais fortes nós acabamos por ganhar. Scolari precisa urgentemente de começar a jogar no "jogo psicológico" pois não acreditem que os espanhóis vão entrar em alvalade super super confiantes.
Segundo li a Espanha numca é apurada para a 2ª fase de 1 campeonato quando ganha o 1º jogo.(será verdade?)
Portugal numca deixou de ser apurado para a 2ª fase de 1 europeu.
Acho que num jogo de tudo ou nada nada melhor para a nossa equipa que 1 equipa forte. só temos a ganhar com isso.

nota final - Como o jogo é em alvalade ponham o C. Ronaldo de início. Numca mais me esqueço daquele show que ele deu contra o Manchester na inauguração do XXI.

Re:Temos de ter confiança

Concordo plenamente com aquilo que escreveste.
Os espanhóis têm a mania que são bons e são sempre favoritos mas saem sempre pela porta pequena...
Quanto a nós, o Scolari anda finalmente a melhorar a equipa.
Mas porquê que lhes demos um jogo de avanço? Tinhamos tudo para ganhar à Grécia.

Vamos ganhar a esses gajos. Pelo menos, temos que lhes dar luta. O Morientes e o Raul andam-se a arrastar. É cansá-los logo de início.

Obrigado fcporto

Nao da para entender alguns portugueses dizerem que a sele~ção ontem nao convenceu, ou nao percebem nada de futebol ou são anti-fcporto. Ganhamos graças a r.carvalho e ao fantastico meio campo do campeao europeu e do vencer da taça uefa.

Nao da para entender como em 66 era a equipa do benfica na seleção, perfeitamente normal, porque o benfica dominava a europa e agora que o Fcporto domina a europa nao se aproveita essa equipa? so num pais de 3º mundo! TristE!

Re:Obrigado fcporto, comentários destes são

perfeitamente dispensáveis...

Isto sim é clubite...quem ganhou o jogo de ontem foi Portugal ou o Porto?

Ou será que por ter jogado com mais um portista a Seleção passa a ser feudo do FCP?

Clubite aguda...

Vão-me dizer que sou péssimista, mas...

Sinceramente não acredito que vamos ganhar á Espanha, Portugal ontém jogou muito desorganizado...A certa altura os jogadores já não sabiam quem marcava quem e quem fazia o que...
Espanha apenas precisa de um Empate, Portugal precisa de ganhar...Não me acredito que a Grécia perca com a Russia...

Re:Vão-me dizer que sou péssimista, mas...

Também acho que a Grécia vai arrasar a Rússia.
Também acho que a Espanha anda a jogar melhor do que nós.

Mas sabes que o Deportivo da Corunha fez grandes jogos contra o Milan e a Juventus. E o Mónaco também fez grandes jogos. E depois nada.

O "problema" do Costinha, Maniche e Deco é que ficamos com um meio-campo que impede os adversários de jogar como gostam.
A Espanha joga bem? Vamos ver no sábado se se conseguem soltar da teia.
Jogamos mal? Admito que já jogamos melhor mas a primeira parte foi dominada por nós. A segunda parte é que foi pior.

Se não fosses portista...

...poderias ter que sofrer na pele acusações de clubite aguda...

Re:Vão-me dizer que sou péssimista, mas...

por muito que me custe partilho da mesma opinião. mesmo sem o marchena e sem raul ao seu melhor.

Efectivamente,

esse é o grande mal que nos consome... passamos muito facilmente de bestiais a bestas... chega uma vitória e somos os maiores... sinceramente, esta parece a mais fraca selecção russa dos últimos anos, os grandes craques já estão velhinhos, enquanto os nossos apesar de na fase descenedente, ainda vão desequilibrando...

ainda assim, a meu ver o mal está no facto de termos uma imprensa insensata no que toca a considerações sobre a nossa selecção, todos os dias pedem mundos e fundos a um grupo de jogadores que não funciona como uma verdadeira equipa, mas sim aos repelões... o público lê estas coisas de gente dita especializada... muitos deles nem em publicações de freguesia deviam escrever...
vamos ter calma, e olhar de baixo os adversários, como em 66, 84 e 2000... deixemo-nos da mania da grandeza que tão cedo não havemos de ter...

cumps

O meu comentário de ontem...

...que espero que não se concretize!

A conversa é sempre a mesma...
Por Andebol é que é! (Encontro Relvas Verão 2004 - Tavira!) , Quarta, 16 de Junho de 2004 às 10:06 (Pontuação: 2)

Antes de começar, somos os maiores, melhores, mais bonitos... enfim, ninguém nos vai parar!

Ao primeiro desaire, atribuímos as culpas a uma razão qualquer, desde o azar ao árbitro, passando ainda pelo treinador... Deixamos de ter fé e acreditar na equipa e deitamos abaixo tudo e todos, até dizemos com facilidade que o Figo nunca soube jogar à bola!

Mas a selecção responde e ganha a seguir; passamos logo a ser os maiores outra vez, subimos a nossa auto-estima e voltamos à fase descrita no primeiro parágrafo.

Mas, como tudo é efémero, acabamos por perder na hora da verdade e não conseguimos atingir aquilo a que nos propusémos na hora inicial. Claro que nessa altura, nem reparamos que afinal os nossos adversários são bem melhores do que aquilo que o pessoal andava a dizer.

Afinal a Grécia não é equipa para levar 7-0 e a Espanha até sabe jogar à bola...

Claro que eu acredito e quero acreditar que vamos ser campeões europeus, mas depois de ouvir o capitão de equipa falar em »vencer para acabar com os pequenos problemas no balneário»., começo a ficar com dúvidas...

Cá para mim, haja o resultado que houver, depois do Euro'2004 vai ter que ser assim:

Deixam de haver prémios de jogo, só joga na selecção quem quiser e tiver amor à camisola. Fico sempre com a ideia, que só somos uma verdadeira equipa quando ganhamos e quando perdemos são todos uns miúditos. A SELECÇÃO PRECISA DE HOMENS!

Espero que de uma vez por todas, estes jogadores agarrem a oportunidade, para muitos a última, de provarem aos portugueses que afinal eles são mesmo bons. E olhem que não estou a falar, por causa do jogo de hoje, estou mesmo a referir-me ao jogo de Domingo e eventualmente aos jogos seguintes...
 
Falta acrescentar, que afinal talvez desta seja diferente, é que cotnra a Rússia, pareceu-me mesmo que fomos UM E NÃO ONZE! Só tenho pena, que a vitória de ontem não tivesse sido sobre a Espanha, é que agora só faltava jogar com os Russos...

Cambada!!

(dito aqui em sentido carinhoso!) :)

Parem com isso do 8 e 80, do bestial a besta, por favor.

Portugal e os portugueses não são burros, influenciáveis ou o que quer que seja. Se têm dificuldade em entender a nossa própria maneira de ser, vejam as coisas assim: gostamos de viver as sensações ao limite! :)

Deixem-nos festejar, venham connosco, e se for preciso... choremos todos juntos no fim de semana. É um carrossel, sem dúvida, mas é muito melhor que encararmos as coisas com frieza!

Tal como o amor, só vale a pena vive-lo sem reservas.

E pronto, chega de lamechices por hoje. :P

Gein

P.S.: Isto foi escrito e moderado ontem, mas é precisamente sobre este tema, logo achei por bem repetir.

Chineses parte 2

Caro Gein, no outro dia vi um comentario teu acerca de um desabafo meu sobre os Chineses...
Parece que tu até estar de acorde que eles venham para cá dominar o mercado e desempregar até agora 70 mil Portuguêses...
É uma opinião tua, que respeito, mas que tenho a certeza que não te atinge directamente esta catastrofe Chinesa, porque se estivesses desempregado e sem prespectivas de trabalho á porta secalhar pensavas de outra forma...
Gostaria que me explicasses como vais colocar 5 milhões de pessoas activas em Portugal a viver do turismo e dos Serviços? vamos todos abrir Hoteis? ou vamos todos cortar relva dos campos de Golf?

Para finalizar queria-te dizer que não são os empresários os maiores prejudicados, são os funcionários dos empresários que ficam sem emprego, sem ordenado...Porque os empresários se não produzirem em Portugal, vão produzir noutro sitio como eu vou fazer...

Já agora digo-te que a ITV já esta a pensar em não abrir o comércio mundial, por causa da China porque se isso acontecer sabes quantos postos de trabalho vão ser perdidos em todo o mundo ? 30 milhões
A China esta a fazer deflação, sabes o que isso é?
é vender mais barato que os custos de produção!
A China não abre o seu mercado, porque temos nós de abrir o nosso a eles?

Re:Chineses parte 2

Caro bacardiman, aqui fica uma resposta possível. Já a escrevi por duas vezes, porque da primeira vez foi ao ar com uma estupidez minha. Tenho pena, porque fiquei com a ideia que tinha escrito umas merdas inteligentes. :)

Fora de brincadeiras:

"Parece que tu até estar de acorde que eles venham para cá dominar o mercado e desempregar até agora 70 mil Portuguêses..."

Não estou de acordo com a adaptação e deturpação das regras consoante o agente. Não podemos forçar os outros países a abrir, usando todas as armas ao nosso dispor¹, usando como isco subsídios, fundos para o desenvolvimento e promessas de exportações miraculosas, e depois alterar essas regras criando subsídios para os países mais ricos ou aplicando quotas e impostos a produtos externos. E a situação é sobretudo mais grave - para mim - porque se passa em mercados que os países mais desenvolvidos nem têm necessidade, nem capacidade, para competir igualmente com os menos desenvolvidos. Falo dos sectores primários e muito dos secundários.
É só com isto que discordo.

"mas que tenho a certeza que não te atinge directamente esta catastrofe Chinesa"

Não atinge, pelo menos não directamente, mas isso tem que ver com a minha opção de formação, que foi feliz, no sentido em que não foi propositada, nem de acordo com esta "catástrofe chinesa".

"Gostaria que me explicasses como vais colocar 5 milhões de pessoas activas em Portugal a viver do turismo e dos Serviços?"

Não te posso explicar isso. Não tenho a solução para os problemas do mundo debaixo do braço - ou noutro sítio qualquer - mas uma coisa te digo. Este problema não nos afecta só a nós, e noutros países mais desenvolvidos da Europa, mas não só, a solução passa muito por isso que te disse. Não precisamos de inventar demasiado, mas temos que entender que precisamos de encontrar as nossas soluções, dentro das regras que aceitámos para jogar e sem prejudicar outros. Chineses, indianos ou malteses.

"Porque os empresários se não produzirem em Portugal, vão produzir noutro sitio como eu vou fazer"

E ninguém te pode censurar por isso, mas então porque te queixas se outros fizeram o mesmo? Tu crias as melhores condições para ti, que neste caso implicam a saída de capital do nosso país. Outros conseguem faze-lo mais facilmente dentro do próprio país.

"Já agora digo-te que a ITV já esta a pensar em não abrir o comércio mundial, por causa da China porque se isso acontecer sabes quantos postos de trabalho vão ser perdidos em todo o mundo ? 30 milhões"

Perdoa-me a ignorância: o que é a ITV? O canal de televisão?
Quanto à perda de 30 milhões de postos, diz-me uma coisa, esses postos vão ser perdidos... ou relocalizados?

"A China não abre o seu mercado, porque temos nós de abrir o nosso a eles?"

Diz isso às grandes multinacionais. Essas sabem que a China é, e vai continuar a ser, o mercado mais atractivo para os seus produtos. Produtos esses que normalmente assentam nos tais sectores que estão longe das capacidades dos chineses. Lei da oferta e da procura. Se eles oferecem o mesmo que nós, é natural que nós nos lixemos. E a solução não é fugir-mos deles. É perceber que não podemos competir ali, e tentar competir onde de facto conseguimos.

Este assunto já vai longo, e este fórum não é de todo o local ideal para o discutir, até porque corremos o risco de incomodar outras pessoas que têm o objectivo genuino de ler e discutir sobre futebol, mas sobretudo porque o formato torna complicado a discussão de ideias mais complexas e encadeadas, que exigem referências e afins.
Proponho-te, no entanto, se for do teu interesse, que continuemos qualquer eventual discussão sobre este assunto por e-mail. Para isso deixo o meu e-mail: [email protected]

Melhores cumprimentos,
Gein

¹ - Basta ver as acções do FMI ou do Banco Mundial em vários países africanos. Usando uma política comum e desajustada a cada caso, esses países independentes são obrigado a subjugar-se a medidas que acabam invariavelmente por os prejudicar. Os mercados têm que ser aberto sem haver condições para isso. As empresas públicas, normalmente deficitárias na qualidade do seu serviço, são privatizadas com a justificação de que irá permitir a criação de concorrência, melhor os serviços e os preços (uma lenga-lenga que nós também conhecemos bem). É óbvio que quase nenhum destes países têm infraestruturas económicas e financeiras que sustentem a entrada de concorrência estrangeira, e muito menos a criação de novas empresas nacionais. "Case in point", criam-se invariavelmente novos monopólios, só que desta vez privados e de qualidade bem inferior.

Re:Chineses parte 2... continuação

¹ - Basta ver as acções do FMI ou do Banco Mundial em vários países africanos. Usando uma política comum e desajustada a cada caso, esses países independentes são obrigado a subjugar-se a medidas que acabam invariavelmente por os prejudicar. Os mercados têm que ser aberto sem haver condições para isso. As empresas públicas, normalmente deficitárias na qualidade do seu serviço, são privatizadas com a justificação de que irá permitir a criação de concorrência, melhor os serviços e os preços (uma lenga-lenga que nós também conhecemos bem). É óbvio que quase nenhum destes países têm infraestruturas económicas e financeiras que sustentem a entrada de concorrência estrangeira, e muito menos a criação de novas empresas nacionais. "Case in point", criam-se invariavelmente novos monopólios, só que desta vez privados e de qualidade bem inferior.

Ufa...

UUUUFFAAA!...

Epá pensava que estava a ter um Deja Vu :)

Um abraço, concordo a 100% viva Portugal!

Re:Ufa...

Era a Matrix a ajustar-se! :P

bem...

Para começar, já disse que há um optimismo muito precoce - isto era o jogo mais fácil do grupo, se não ganhavamos a estes, então mais valia arrumar. E não, não tenho muitas esperanças frente à Espanha.

A questão das exibições está ser sobrevalorizada. Caso não tenham reparado, o tempo em que Portugal podia jogar para a exibição por cima do resultado já acabou - agora desde que ganhe, a exibição é completamente secundária. Veja-se agora o jogo da Inglaterra, alguem acha que jogaram bem ? Será que jogaram melhor que Portugal ?

O que me preocupa é como o Pauleta e o Nuno Gomes estão a passar completamente ao lado do Europeu, já que estes devem ser os jogadores que marcam os golos que disfarçam as exibições más.

Venha a Espanha

Ó Marogui, não somos campeões europeus mas ontem já jogamos com mais Campeões Europeus. Ao jogar para trás e ao lateralizar (lateralizar o jogo é mau ? mas que tipo de futebol aprecias tu ? gostas do pontapé para a frente ?), a equipa jogou muito bem, fez até lembrar o Porto. Não houve uma ansiedade desmediada, procurou jogar-se a bolinha nos espaços por onde era possível penetrar. Não havia espaços ? Jogava-se para trás. Mas poucas vezes se perdeu a bola ao acaso. Isso até possibilita que a outra equipa abra os tais espaços quando sobe no terreno. Se calhar também não reparaste que pela 1ª vez na era Scolari, a Selecção apostou em desdobramentos consequentes e sustentados das suas unidades. A exibição pode não ter sido absolutamente convincente, mas esta equipa já mostrou personalidade.

      Quanto à profundidade, tens toda a razão, é aquilo que está a faltar. Foi aquilo que também faltou frente à Grécia. É o último passe que não está a sair bem, acima de tudo é a opção dos cruzamentos largos. Temos jogadores com capacidade para fazer melhor, para entrar na área e desiquilibrar em vez de bombear as bolas para o meio da confusão.

      A Espanha é um adversário extremamente difícil, mas ontem a confiança dos seus adeptos abalou consideravelmente com o empate com a Grécia e com o reencontro da Nossa Selecção, e isso foi evidente na expressividade de alguns adeptos espanhóis entrevistados. Em relação ao jogo propriamente dito, a confiança dos adeptos pode não ser significativa, mas não deixa de reflectir a realidade.

      Ainda não vi nenhum optimismo exagerado, mas perante um cenário tão negro após o 1º jogo, é natural que após este a esperança tenha revitalizado. Practicamente, tínhamos que ganhar os 2 jogos, mas a Grécia e a Espanha até deram uma ajuda ao empatar. Nós fizemos o que nos competia, ganhamos. Meio caminho já está andado, falta a outra metade. Agora, o importante é ganhar à Espanha para poder seguir em frente, e quem sabe, até ficar em 1º lugar no grupo.

      Não há que haver optimismos ou pessimismos exagerados. Em Nossa Casa Mandámos Nós !!! Só a pensar assim é que venceremos a Espanha.

Cumps.

OFF TOPIC

A prima donna, ou o Totti como nós o conhecemos, foi suspenso por três jogos por ter cuspido num adversário. Esta decisão é passível de recurso.

Prestação mediana...

Apesar da vitória de ontem, a selecção lusitana continua a apresentar uma prestação meramente mediana. Não sendo de índole pessimista, parece-me evidente que Portugal está, neste momento, longe do patamar exigido a um quarto-finalista deste Euro.

    Acredito que tal ainda possa ser invertido, mas creio, também, que existem desequilíbrios evidentes nesta equipa. Neste momento, urge apoiar o mais possível este selecionado, mas, e, termos de médio/longo prazo, urge apostar na revitalização do grupo, que se apresenta animicamente envelhecido, sem chama, sem garra.

      Ainda há pouco, Camacho veio tranquilizar os espanhóis, salientando a falta de capacidade anímica dos portugueses. Embora essa asserção nos possa ser desagradáve, há que reconhecer que existem argumentos que possam suportar essa leitura. Caberá aos jogadores portugueses contrariar essa presunção e inflingir aos castelhanos, mais, uma derrota histórica!

mais comedidos nas nossas ambições?

mais comedidos nas nossas ambições?"

NÃO.

Um país que é Campeão Europeu de clubes, clube esse que é constituido maioritariamente por jogadores dessa nacionalidade, tem que ter a ambição de ser Campeão Europeu Selecções AA.

Claro que no nosso caso...

continuem

Que querem

Somos portugueses, apostamos no tudo ou nada, gritamos nos bons momentos, choramos nos maus momentos. Temos de manter o espirito elevado, ter fé na selecção e se tudo correr bem eu hei-de ficar sem voz no Domingo. Gritar golo até mais não poder.
P.S. Apesar de ter pouca fé que a jogar como tem jogado, esteja tudo lixado.

Festeje-se

É verdade que esta vitória nada nos garante, tal como é verdade que se calhar da forma que estamos a jogar, não se preveja um Futuro promissor para a selecção.

No entanto, acho que se deve festejar as vitórias... afinal se não as festejarmos vamos festejar o quê?? As derrotas?? As desilusões?? Assim nunca mais festejamos nada...

Há que aproveitar para festejar enquanto podemos, porque amanhã podemos não ter essa possiblidade. Ou será que só se pode festejar no final do campeonato e em caso de vitória na prova??

Os festejos são motivados pela vitória no jogo, não pela exibição, não pelas ambições, não pela esperança de vitória no torneio.

Ainda por cima estamos em casa... não vamos festejar as nossas vitórias??

Festeje-se, faça-se a festa antes dos jogos porque depois pode não haver razões para grandes festejos... há que aproveitar o momento!!

Re:Festeje-se-Tipico.

Deitar foguetes antes da festa. Um ditado bem português, não é verdade?