Portugal só forma médios? | Relvado

Portugal só forma médios?

 

mingos diz: "Portugal em tempos chegou a ser apelidado de Brasil da Europa, dada a grande técnica do seu futebol. Os atletas lusos que mais vemos triunfar são defesas e médios, salvo raras excepções (Pauleta, Nuno Gomes e recentemente Postiga). Será Portugal o país dos centro-campistas? Porque rareiam tanto os pontas de lança de raíz? Será culpa da formação que cria os chamados «brinca na areia» em vez do jogador de área? O sucesso de Rui Costa, Figo, HViana, Costinha será demonstrativo deste facto?"

Seleção:

Comentários [6]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

fcp

um jornal anonciou que havia problemas financeiros no FCP e que a melhor solucao seria de vender jogadores.
quem é que deve sair do plantel?
deixo aqui a minha opiniao:
os jogadores emprestados que nao teem lugar no plantel ou que podem render dinheiro devem ser vendidos:
pena, hilario, (ovchinikov), paulo santos, (bruno), (joca), ibarra, ...

ha jogadores que ainda podem regressar: sao os casos de ricardo silva, soderstrom, candido costa, hugo almeida, ...

ha jogadores que podem ser dispensados sem prejudicar a equipa: paulo santos, secretario, paulinho santos, (capucho), clayton, (cesar peixoto);

mas tambem ha jogadores que podem ser vendidos se rendem mesmo MUITO dinheiro:
deco ( > de 20 millioes de euros)
V.Baia ( > 5 M de Euros)
paulo ferreira ( > 15 M E)
jorge costa, p.emanuel, ric.carvalho ou ric.costa ( > 10 ME)
nuno valente ou mario silva (>10 ME)
maniche, costinha, marco ferreira ou alenitchev ( > 15 ME)
postiga ( >30 ME)

os outros nao teem tanto lugar no mercado.

o FCP vai precisar de vender os jogadores que lhe custem muito dinheiro em orcamentos e os que podem render dinheiro e os que estao emprestados e que nao se encaixam no plantel.

nao nos podemos esquecer...

do fernando gomes q ganhou varias vezes a bota de ouro

Não há muitos anos atrás...

dizia-se que Portugal só formava jogadores defensivos, nomeadamente defesas... já vamos nos médios... estamos a evoluir!!

Não tem nada a ver com isso, simplesmente têm aparecido jogadores com características óptimas para essas posições, tal como está agora a acontecer com os avançados... Antigamente apostava-se muito mais facilmente num jovem defesa do que médio e muito menos ainda no avançados, agora não, se tem qualidade entra, daí estarmos a assistir a maior "variedade".

Nós formamos de tudo...

Parabéns...

Caro mingos... estou a esgotar constantemente os adjectivos que possuo para classificar as tuas intervenções. Excelentes artigos... excelentes comentários. Alguém que se pauta realmente pela diferença.

Em relação ao artigo propriamente dito, e sem me alongar muito apenas dois ou tres apontamentos.

- O gosto pelo futebol que ao longo dos anos foi cultivado em Portugal origina uma grande aderência dos jovens a este desporto. (para melhor elucidar este facto refira-se que a seguir ao futebol de 11, a modalidade com mais praticantes é o... futsal)

- As pessoas apesar de tudo capazes e conhecedoras da realidade do futebol jovem que encabeçam os projectos de formação das camadas jovens dos clubes portugueses.

Referindo-me mais especificamente à aparente "abundância" de defesas e médios e à escassez de avançados, creio convictamente tratar-se de situações pontuais. A especificidade da posição de um ponta-de-lança obriga que a análise a qualquer jogador que jogue na posição de "nº9" (dantes pelo menos era quase sempre o 9) seja por demais exigente e criteriosa. E a verdade é que qualquer selecção que se preze e que tenha ambições legitimas a vencer uma competição de alto nível, tem forçosamente de ter um (ou mais) goleadores nas suas fileiras.

Quanto à nossa selecção, creio que o Pauleta, neste momento, e o Postiga dentro de alguns (poucos) anos podem ser o homem-golo que precisamos.

Saudações desportivas

Retribuíndo...

Caro Enigma FC

Sinceramente fico satisfeito por saber que gosta do que escrevo. Acredite que também eu (não serei o único) sou um leitor assíduo do que tem "dito", aprecio o seu estilo e nota-se que tem convicções! Pode crer que faz falta por cá...

        Já agora tenho de dizer-lhe que é um sortudo, não é todos os dias que somos convidados a sentar num sofá pela nossa ilustre editora... Eu já cá ando há uns meses e népias! Eh eh eh...

Cumprimentos

Re:Retribuíndo...

Não duvido da minha sorte... em momento algum por sinal.

Saudações desportivas