Passeio tranquilo deu para chegar aos cinco (crónica) | Relvado

Passeio tranquilo deu para chegar aos cinco (crónica)

Vitória da seleção nacional frente ao Luxemburgo, no último jogo de preparação antes do encontro de
 

Portugal venceu o Luxemburgo por 5-0, no último jogo de preparação antes do compromisso oficial com o Chipre. Um triunfo tranquilo, em que não foi preciso forçar muito. Tal como se previa...

Paulo Bento reservou algumas surpresas para o onze, com Ricardo Carvalho, Raul Meireles e Nani a ficarem no banco, entrando de início Bruno Alves, André Santos e Danny, respetivamente. Na baliza, Rui Patrício foi titular na seleção A pela segunda vez na carreira, relegando Eduardo (e Quim) para o banco. Local onde também estava  Nuno Gomes, que mesmo sem entrar, foi muito aplaudido pelos adeptos.

A primeira ocasião surgiu dos pés de Danny, aos 8 minutos, com um remate muito perigoso que passou a rasar o poste esquerdo da baliza e Joubert. Mas os luxemburgueses, atrevidos, responderam por Schnell, num desvio subtil que quase surpreendeu Rui Patrício. Acabaria por ser a única oportunidade de golo dos visitantes.

O jogo desenrolava-se num ritmo lento, como é normal nestas partidas particulares, ainda para mais em fase inicial de temporada... Até que Ronaldo entrou na área em grande velocidade e pareceu ter sido derrubado pelo guardião luxemburguês. Mas na sequência do golo, Postiga marcou, através de um belo chapéu. Nos lances em que há penálti não existe lei da vantagem. Ou seja, o árbitro espanhol terá considerado que não houve falta...

O golo foi mesmo uma exceção no marasmo de uma primeira parte disputada a (muito) baixa velocidade, com exceção de algumas "arrancadas" de Ronaldo e João Pereira.

Até que, em cima do intervalo, voltou a aparecer Ronaldo, na fantástica execução de um livre direto, após falta sofrida por ele própria. O craque do Real Madrid não marcava pela seleção há seis meses.

Hugo Almeida diz presente

No recomeço, Paulo Bento fez quatro substituições, com Ricardo Carvalho, Raul Meireles, Nani e Hugo Almeida a renderem, respetivamente, Pepe, Moutinho, Ronaldo e Postiga.

A segunda parte começou como acabou a primeira: com Portugal a marcar, desta vez por Fábio Coentrão, que se estreou a faturar pela seleção de forma improvável: com um belo cabeceamento, desviando excelente cruzamento de João Pereira (belas exibições dos dois laterais).

Mas o melhor momento da noite foi sem dúvida o golo de Hugo Almeida: rematou sem preparação aos 58' e a bola foi ao ângulo da baliza luxemburguesa. Pouco depois, o ponta-de-lança do Besiktas bisou, mostrando a Paulo Bento que também poderá ser opção para o onze.

A segunda parte foi bastante parecida com a primeira: superioridade lusa quase total, sem forçar muito. A questão era apenas saber quantas bolas entrariam na baliza de Joubert.

Foram cinco... Mas poderiam ter sido mais. Na retina ficou fabulosa jogada individual de Coentrão, concluída com remate de trivela que bateu no poste.

Ao cair do pano, Rui Patrício lá teve finalmente de sujar o equipamento, desviando de forma espetacular um belo remate de fora da área. Mas a notícia da noite foi mesmo o primeiro cartão amarelo visto por Bruno Alves na seleção nacional ao...42º jogo efetuado.

Seleção:

Comentários [31]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Uma pessima 1ª parte uma segunda parte de luxo.

Pergubnta-se. para quê o C. Ronaldo na selecçãao? para quando um seleccionador corajoso e de tomates capaz de o sentar no banco de suplentes?
Há quanto tempo ele não faz um jogo na selecção onde se destaque pela positiva? Óbvio que não é aquele golo de livre direto que nos vai fazer mudar de opinião.
Foi o habitual. Cristiano fora e a selecção começa a jogar futebol a sério. Ontem confirmou-se a regra.

Bem...

Do João Pereira nunca esperei nada. É a mesma merda que era no Benfica e, a par de Sílvio, são dois laterais sem qualidade para a Selecção. Depois, temos também o Micael e o Danny. O primeiro foi um capricho do Porto, "roubado" ao Sporting, sinceramente os leões só podem estar contentes. O madeirense é um jogador normal que sabe cumprir, mas que não tem capacidade para carregar uma equipa. Já sobre o russo Danny, o que dizer? Banal a descair para o banalíssimo. Sem talento para estas andanças.

E estás a dizer mas do

E estás a dizer mas do J.Pereira porquê?Ele jogou bem,foi por causa das faltas?Oh meu amigo todos os jogadores fazem faltas e isto foi só um amigável e ele fez muit as assistências para golos umas falhadas outras que deram em golo especialmente o do golo do Coentrão.Isso é só azia das vossas equipas terem menos jogadores as vossas equipas vêem-se inferiores em algumas coisas e já começam a deitar bocas por todo lado sem mais nem menos.

O Danny é russo aonde ele

O Danny é russo aonde ele joga na Rússia mais valia tu o chamares de "venezuelano"!

Dou de barato que o João Pereira

não dá garantias contra adversários mais cotados (até porque, na altura de defender, a baixa estatura não dá jeito nenhum), mas para o apuramento serve perfeitamente e, assim como assim, quem raio há para lá meter que seja melhor?

Dois golos muito bons

dos 2 "cepos" desta Selecção, Postiga e Almeida o de Postiga é de uma execução primorosa e o de Hugo Almeida é uma bomba depois de um excelente dominio de bola(melhor que esse só aquele golo que ele marca pelo FCP em San Siro de livre quase do meio campo).

De resto já se sabia que o Luxemburgo não era um adversário à altura mas nesta fase estou completamente de acordo que o adversário seja de um nível bastante inferior.

De resto gostei bastante de André Santos, João Pereira e Bruno Alves não sabem o que são jogos amigáveis lol e o "nosso" CR7 lá marcou apesar de continuar a não deslumbrar na Selecção.

Cumprimentos

Bater em mortos...

..onde um André Santos apareceu certinho, mas que num jogo com outro adversário estaria, creio, um pouco menos à vontade. Aquele lugar tem que ser do Meireles.

De resto, e falando na defesa, há que destacar o Coentrão. Cabrão do puto...se ele não anda dopado há dois anos, é claramente um fora de série.
O Bruno Alves não perde uma bola de cabeça, mas ainda tem tendência para virar uns quantos. O André Santos que o diga...

O João Pereira...chega a ser rídiculo a quantidade de tiros nos pés que este rapaz manda. E até tem tudo para ser um lateral acima da média...
No meio campo, um gajo embirra com o Moutinho, mas é certo que é o melhor box-to-box que lá anda.
A ausência de Martins fez-se notar, até porque o Micael é incapaz, neste momento, de dar a profundidade e de ter a visão de jogo que se precisa naquele sistema.
Ronaldo continua a achar que a braçadeira lhe dá direito a certas coisas...dispensáveis...
Danny foi o piorzito em campo, sinceramente...
Postiga...um case study...mesmo! E mais não digo...

Na segunda parte, Hugo Almeida a marcar um golo simplesmente sublime...isto de andar a ser conotado com o Benfica faz-lhe bem...

De resto...a Espanha joga com a Itália; a Alemanha com o Brasil; a Inglaterra iria jogar com a Holanda...e Portugal jogou com o Luxemburgo. Enfim...

"No meio campo, um gajo

"No meio campo, um gajo embirra com o Moutinho, mas é certo que é o melhor box-to-box que lá anda."

E um dos melhores do Mundo diga-se, um jogador que raramente perde uma bola ou erra um passe é uma raridade nos dias que correm, melhores com aquelas caractristicas só me lembro de Xavi e Fabregas.

Falta-lhe...

...acutilância e capacidade de desiquilibrio. Já para não falar de que na meia distância é simplesmente deplorável. Aliás, acho que o rapaz tem medo de rematar de longe...
É um gajo certinho, tipo de relógio de cuco...mas que não creio que esteja ao nível dos melhores do mundo. Se bem que tem qualidade para jogar nas melhores equipas do mundo...

A meia distância dele é boa,

A meia distância dele é boa, claro que não está ao nivel de um Xavi nesse aspecto, mas se fores ao "arquivo"(como dizia o falecido Pôncio) vês que ele marcou alguns golos de meia distancia ao serviço do Sporting, pelo FCP só marcou 1 que me lembre mas também arriscou muito pouco nesse sentido esta época, ele próprio admitiu no final da época, mas o que mais me impressiona nele é a qualidade que tem quer em segurar a bola quer de passe(longo e curto) até no aspecto de drible melhorou e muito, acho que é um luxo termos um gajo assim na Selecção, agora só falta um mini-Iniesta a jogar à frente dele ;)

Marcou...

...3 ou 4.
Não mais que isso...
Compreende-se que não esteja talhado para essas funções. Acho que nunca se lhe pediu isso...mas para além de ser certinho e batalhador, para chegar ao nível dos melhores do mundo tem que trabalhar outros aspectos do seu jogo, nomeadamente o desiquilibrio no um para um e a meia distância. É a minha opinião. Vale o que vale.
Mas subscrevo a mais valia de o ter na selecção, no FCP ou em qualquer outra equipa...

Quanto ao mini-Iniesta...não era suposto ser o Micael? :)

Essa do Micael tens que

Essa do Micael tens que perguntar a quem disse isso(se é que alguém disso isso), mas que o rapaz a nível de pezinhos tinha tudo para ser muito melhor do que é neste momento lá isso tinha mas parece que lhe falta qualquer coisa.

Cabeça...

...e tempo de jogo. Se bem que sempre achei que o estavam a fazer mais do que aquilo que verdadeiramente é...

O scp jogou com o Valencia...

..e levou 3,deixa ficar assim :).

O João Pereira titular da selecção de Portugal,é brincadeira.

O scp jogou com o Valencia...

..e levou 3,deixa ficar assim :).

O João Pereira titular da selecção de Portugal,é brincadeira.

O Coentrão levou 5 e tá lá! É

O Coentrão levou 5 e tá lá!
É o que eu digo isto anda tudo muito mal!

Não entendo as críticas ao João Pereira

As alternativas são quem? O Bosingwa, que sempre que joga uns minutos, se lesiona?

E, pelo que li na jornalada, o Pereira até foi dos melhores.

Achas que isso...

...é comparação?
Porra, ranking 7 do mundo...e andamos a jogar com uns mija na escada. Sinceramente, não concordo...

E o João Pereira...enfim...não só tem ar de assassino psicopata, como aquelas paragens cerebrais já deviam de ter sido debeladas há muito. E o rapaz até é um lateral com uma vocação ofensiva extremamente interessante. Sinceramente, é um gajo que só pode ser burro, pá...não lhe faltaram oportunidades para se afirmar...

Aguardo os teóricos da

Aguardo os teóricos da conspiração tecerem as suspeitas habituais acerca da titularidade de André Santos e Patrício...

Não entendi essa

mas, em boa verdade, nem vi o jogo e só agora reparo que os quatro convocados do Sporting foram todos titulares. As teorias da conspiração existem quando as coisas tresandam a panelinha. Neste caso, até acho que faz sentido a utilização dos quatro. Patrício porque é o mais que provável titular e precisa de rodagem na selecção (Eduardo e Quim já tem quanto baste), João Pereira porque nem me parece que houvesse alternativa (havia outro defesa-direito convocado? confesso nem saber...) e André Santos porque é outro a quem fazem falta minutos pela selecção. O único que, de facto, podia ter ficado sentado no banco era o Postiga - mas ainda bem que jogou, que pode ser que assim se sente no banco no sábado.

Apenas estranhei que Patricio

Apenas estranhei que Patricio tenha feito os 90, não me parece que se ganhe experiência internacional num particular com tantas substituições. Quanto a ser titular, parece-me indiferente em termos qualitativos, não creio que nenhum seja melhor que os outros de caras.

Já a entrada do Santos, não entendo, ainda para mais num sector onde Portugal tem excesso de opções.

O Postiga é uma máquina, não tem é ninguém que o entenda.

Só se podiam fazer seis alterações

, daí que não se tenha queimado uma na baliza.

Não sei se existirão assim tantas opções para a posição do André Santos. Meireles, Moutinho... e quem mais? Micael é para terrenos mais ofensivos, estou em crer.

Ninguém entende o Postiga? Então não? A excelente imprensa que tem devia ser um case-study...

O Pedro Mendes, nos dois

O Pedro Mendes, nos dois meses por ano que está disponível para competir, é uma alternativa muito válida.
O André está ainda muito verdinho para estas andanças, ontem ajudou que o adversário não pressionasse.

Apraz-me ver que concordas com as opções deste seleccionador...

Caramba, se o Pedro Mendes

está constantemente com problemas físicos, e tem 32 anos (alguma idade e problemas físicos são uma dor de cabeça constante, como deves saber), é alternativa muito válida como?

Concordo com as que referiste. Ou melhor, não me fazem confusão. Além disso, foi a porra dum particular. Vamos ver, quando chegar a altura de levar a canalha aos jogos que de facto valorizam os jogadores.

pedalada?

andre santos claramente não tem pedalada para estas andanças, o patricio também não é grande espingarda, mas de momento não há melhor

Então o Rolando....

..não foi convocado,por causa da cena da bandeira de Cabo Verde?? Aquilo foi uma "gaffe",não é preciso castigar o Kimzombas.

Até porque por essa ordem de

Até porque por essa ordem de ideias o Micael também não era convocado. Gosto muito da atitude do J. Pereira, depois admiram-se de ser expulso aos 6 minutos...

Também gosto muito do

Também gosto muito do J.Moutinho só as faltas que esse faz :s pois vêm dizer que são os outros!

A única coisa certa

Fábio Coentrão não jogará frente ao Barcelona, pelo menos a titular. De resto bom jogo, nada demais. E Bruno Alves, tem calma rapaz.

Bom jogo do André santos, mas dúvido que seja titular no futuro.

Eu até acho que o André

Eu até acho que o André Santos possa ter possiblidades como titular mas eu tou a ver é o Meiréles a ir-se abaixo.
O Bruno Alves esteve tolo,lol,até atacou o seu próprio colega(André Santos).