Portugal nas meias-finais do Mundial de sub-20 | Relvado

Portugal nas meias-finais do Mundial de sub-20

Vitória por 5-4 nos penáltis frente à Argentina, depois do 0-0 no final dos 120 minutos.
 
Mundial de sub-20: Portugal-Argentina
Lusa

Portugal está nas meias-finais do Campeonato do Mundo de sub-20! A seleção nacional eliminou a favorita Argentina no desempate por grandes penalidades (5-4) depois do 0-0 no final dos 120 minutos. O guarda-redes Mika foi o herói, ao defender dois penáltis.

Num jogo muito tático, as duas equipas privilegiaram o equilíbrio em detrimento do risco. Mas foi sem dúvida o melhor jogo de Portugal neste Campeonato do Mundo. Até devido à superior qualidade dos argentinos, quando comparados com as seleções do Uruguai, Camarões e Guatemala.

Vários jogadores estiveram em grande plano nesta partida, com a dupla de centrais à cabeça: Roderick e Nuno Reis formaram uma dupla de betão. E na baliza, Mika esteve sempre muito seguro. Em cinco encontros, não sofreu qualquer golo, é obra! E Danilo foi o pêndulo a meio-campo. Na frente, Nelson Oliveira teve pormenores técnicos deliciosos.

Esta equipa de Portugal não tem estrelas, mas forma um grupo coeso e muito bem organizado. Falta-lhe no entanto o atrevimento ofensivo e desequilibradores como Figo, Rui Costa ou João Pinto, para estar ao nível das seleções campeãs do mundo em 1989 e 1991. No entanto, agora tudo é possível: faltam dois jogos para a glória eterna!

O jogo ficou marcado pelo intenso calor e pela grande humidade, o que dificultou bastante a tarefa dos jogadores. No prolongamento, eles queriam...mas não podiam. Ainda assim, Portugal dispôs de excelente ocasião para marcar na primeira parte do tempo extra, com uma bola ao poste, após remate de Rafael Lopes e falha do guarda-redes argentino.

Refira-se que nos argentinos, o portista Iturbe entrou a meio da segunda parte, mas esteve muito apagado.

As grandes penalidades são sempre uma lotaria... felizmente Portugal teve mais sorte. Conseguiram marcar Nuno Reis, Rafael Lopes, Nelson Oliveira, Tiago Ferreira e Sérgio Oliveira, enquanto Danilo e Roderick falharam. Nos argentinos, o portista Iturbe foi um dos que marcou.

Agora nas meias-finais, quarta-feira, às 23h00 (RTP1) Portugal defonta o vencedor do França-Nigéria.

Seleção:

Comentários [47]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

A pseudo-selecção do «Ilidio Valinhos» vai levar com os Françius

Vamos lá ver se vai ser só "retrancaria" e jogar para trás e lados, e esperar por mais um MILAGRE???

Esta pseudo-selecção do tanso manso BIMBO Ílidio vale até mete

nojo, não jogam nada, nadinha mesmo, só retranca e esperam ser bafejados pela sorte, só que um dia ela acaba..., ou o cabrão tem algum pacto com o diabo, tal a quantidade de vezes em que não jogam nada e tem vencido. Os jogos que passaram na Tv, foi confrangedor o futebol apresentado, tal como o de ontem, aquilo foi o quê, jogar para ir aos pénalties é que só pode..., Nélson Oliveira totalmente desapoiado, tentou fazer sózinho aquilo que não sabe, pensará que é algum Messi(as) ou um "Cristiano Reinaldo"!!!

O meu conhecido Mika, não engana!!!
O quarteto defensivo é o melhor sector da equipa, destaco o Luis Martins e o Cédric.
Na linha média tem-se destacado o podão do Danilo, é só destruir mas pelo menos está lá, já o que querem fazer de craque a todo o custo o Sérgio Oliveira (que manco, andará lesionado...), junte-se-lhe o Júlio Alves, este anda lá por ser irmão do "Brutus Alves", é que só pode, não presta para nada. Pelé lá vai desandando, nada de excepcional mostrou até agora, Saná entrou para não jogarmos com 10, nada de nada, dali sai...
O Rúben Brígido (não convocado), metia estes dois dentro do bloso...
Na frente o anão Caetano é esforçado e habilidoso, mas ontem foi só correrias para nada.

Resumindo a VACA tem andado por lá e tem ajudado..., ou terá sido a NOSSA SENHORA de FÁTIMA, dado que o dia era 13 de Agosto...???!!!

Só TRETALOLANDO, se consegue ver esta selecção fazer que joga à bola!!!

toma lá um ponto...

Bom comentário... costumo ver os jogos na Eurosport e fico parvo quando ouço o locutor afirmar constantemente que Danilo está a fazer um grande Mundial, o gajo não acerta um passe a mais de 5 metros... o Sérgio Oliveira deve ter a clausula de rescisão na cabeça, tem a mania que é mais que os outros...

Sorte

Nao sei se deva comentar,mas ca vai...
Quando estava 3-1 nos penalties,pensei ca para mim "desta vez vamos ter a sorte do nosso lado,por isso os argentinos nao tocam mais na chicha... ta feito ja passamos"
Para meu espanto o argentino q foi marcar a seguir mandou ao poste, e eu saltei de alegria.
Gosto desta equipa pq funciona como uma VERDADEIRA EQUIPA.
Força PORTUGAL

Onde é que eu já vi este filme?

À, já sei, em 2004 e chamava-se Grécia.
Se continuarem assim têm tanras hipoteses de vencer o mundial como os gregos venceram o Europeu daquele ano. Força rapazes.

Quanto ao Iturbe deu pelo menos para ele perceber que jogar contra as defesas que estão cá em Portugal não é o mesmo que as que ele está habituado a defrontar. E a de ontem era só sub-20!!!

Parabéns Portugal U20.

Ainda não vi o jogo, mas por aquilo que tinha visto até então, parecia-me que Portugal só passaria a Argentina com um milagre.... que por acaso (pénalties!?) até acabou por acontecer e ainda bem para todos, principalmente para os nossos jovens jogadores.

off-topic

Final do jogo
Stoke C. 0 - 0 Chelsea

Hehehehehehehehehehehe...

Desanimado...

Tenho seguido todos os jogos da nossa jovem seleção, e contra a enorme alegria das suas vitórias,fica a tristeza de todos aqueles jovens serem esquecidos pelos clubes.Danilo,grande pendulo no meio campo,perdido no fim de contrato pelo Benfica que não viu valer nesse jogador...Cédric,bom defesa e vemos o Sporting buscar um estrangeiro que em nada lhe é superior e podiamos continuar por aí fora...
Como Benfiquista,fico triste e desanimado ver jogador jovens a serem constantemente esquecidos.Tenho a certeza que se lhes fosse dada uma hipótese,lutariam bem mais pelo clube do seu coração do que qualquer outro jogador vindo de fora e muitos com qualidade duvidosa.
Temos só treinadores portugueses na liga,mas que só querem saber de jogadores estrangeiros e vem o Rui Costa todo emproado apresentar os 4 grandes reforços do Benfica...4 jovens da formação que só vão jogar na taça da liga e se der jeito.Tenho vergonha dos dirigentes do nosso futebol

Grande vitória e estamos nos

Grande vitória e estamos nos 4 melhores do campeonato, o que para uma equipa de quem não se tinha qualquer expectativa é obra!

Ao contrário do jogo da Guatemala, hoje fizemos um jogo muito conseguido, principalmente a nível defensivo e anulamos completamente o meio-campo e ataque da Argentina!

Não aprecio o Ilidio Vale, mas hoje esteve muito bem a armar a equipa de trás para a frente e grande parte da vitória também é dele! Só um reparo como é que é possível que com jogadores a arrastarem-se no prolongamento, alguns com cãibras, tenha feito a última substituição já com os 120 min terminados!

Quanto á equipa, aqui vai a minha opinião:

Mika - Muito bem em praticamente todos os aspectos, teve uma falha aqui ou ali, mas para um Gr de 20 anos isso é perfeitamente normal. Esteve em grande nos penaltys e tb lhe devemos a passagem as meias
Cedric - Gosto muito deste jogador, aliás nem entendo bem como é que o Sporting o empresta e vai comprar um lateral direito da selecção da Colômbia com a mesma idade, mas pronto! Esteve impecável a nivel defensivo, subiu poucas vezes, mas sempre que o fez Portugal criou perigo!
Roderick - Esteve impecável na defesa e limpou tudo o que havia para limpar!
Nuno Reis - Juntamente com Danilo e Mika, foram os melhores, esteve perfeito! Parece que o Sporting tem um grande central, é pena é não o aproveitar e preferir comprar norte-americanos!
Luis Martins - Mais um defesa em muito bom plano, não se sentiu a falta do Mário Rui, esteve mais interventivo no ataque que o seu colega do lado direito, principalmente na 1ª parte! Acabou o jogo de gatas!
Danilo - Grande trinco a varrer tudo o que havia para varrer e juntamente com o Pele a meter o Lamela no bolso! Extraordinário jogo deste jogador! Mais um que não se compreende porque é que acham que não tem qualidade para o Benfica!
Pele - Não esteve tão perfeito como o colega de meio campo, mas também esteve num plano muito elevado!!
Julio Alves - Um dos jogadores menos neste jogo, tentou impor o seu físico no meio campo, tendo estado aceitável a defender, mas exigia-se muito mais a nivel atacante!
Sergio Oliveira - O outro dos menos da equipa, apesar de se ter soltado mais no final do tempo regulamentar, passou ao lado de grande parte do jogo, tem técnica é certo, mas não a sabe aplicar da melhor forma, também é dos mais novos e ainda tem muito para crescer! Será que não há na equipa outro jogador melhor para marcar os pontapés de canto?! É que os cantos que dispusemos, invariavelmente eram aliviados pelo adversário ao 1º poste, ou saiam pela linha de fundo!
Caetano - Esteve muito bem hoje e foi decisivamente o homem mais do ataque, esteve sempre muito incisivo no ataque e dar muito trabalho à defesa e ainda pelo menos uma excelente oportunidade para marcar!
Nelson Oliveira - Apesar de bastante combativo no ataque e muitas vezes sozinho, para mim hoje não esteve particularmente feliz, o maior defeito que lhe aponto é a tendência para muitas vezes querer fazer tudo sozinho e não procurar os companheiros! No entanto considero que com a devida evolução e com treinadores que lhe saibam corrigir os defeitos, estaremos concerteza não presença de um futuro grande jogador!
Sané - Entrou muito bem e acabou por ser fundamental a transportar o jogo para o ataque, já que até aí optávamos na maior parte das vezes pelo jogo directo
Rafael Lopes - Muito combativo no ataque e com alguns bons pormenores

Temos uma boa equipa e bons jogadores de futuros que quase de certeza que os seus clubes vão desperdiçar em detrimento de sul-americanos!

VERGONHA

O que foi feito com esta selecção que na imprensa lisboeta foi tratada algures entre a indiferença e a catalogação de "under dogs".
Como o seleccionador era um azulado de segunda linha só pderia ser dessa forma.
Passei hoje tempo demais a verificar algum tipo de destaque, nem que fosse negativo no Record pasquim e nada.
Grande Ilídio que transformou esta descriminação em algo de positivo e alicerçou o seu trabalho em reforçar a vertente competitiva numa opção correcta que se traduz numa defesa forte enquanto condição "sine quo nom" para se ter sucesso em coisa alguma.
Até pode ser que enquanto seleccionador não seja grande espingarda mas tem o grande mérito de transformar as adversidades em oportunidades bem aproveitadas e seja qualquer que seja o final desta epopeia, desde já os meus parabéns a todo o grupo e em especial ao Ilídio Vale

IMPRENSA LISBOETA

Que eu tenha reparado esta selecção foi tratada com indiferença por toda a Imprensa, e não só a lisboeta.
Por sinal, hoje ao ver os comentários à qualificação em vários meios desportivos, não pude deixar de reparar que o "O JOGO", conhecido pasquim lisboeta, para além de um comentário ao jogo fazia também a avaliação individual de um jogador da selecção argentina, mas não fazia qualquer menção individual aos jogadores da nossa selecção.
Porque será?!

Também reparei nessa merda,

Também reparei nessa merda, realmente que coisa nojenta do JOGO, não tem tempo para fazer análise da Nossa Selecção, mas dão honras de análise individual a um jogador da selecção adversária!!

Aquilo que tu chamas

de pasquim, até tem um separador para o mundial de sub-20. Mas pronto, das duas uma, ou tens visão selectiva, ou é o albinismo que te afecta os olhos.

Só vi este e o da guatemala

Parabens míudos, apesar da constante porrada que levam da imprensa nacional, lá vão ganhando, jogo a jogo. Com trabalho, humildade e muita contenção táctica.

A verdade é que a razão para ainda não termos sofrido golos é a mesma para marcarmos tão poucos. O treinador só joga com 2 avançados, o Caetano e o Nelson. De resto é tudo jogadores de calibre defensivo, incluindo os 3 médios-centro. Nenhum deles é capaz de ligar a defesa ao ataque e por isso os 2míudos do Paços de Ferreira têm de vir buscar jogo atrás.

Um vaticinio: Tirem o cavalinho da chuva os adeptos do Benfica e Porto que sonham em ver um destes moços a suar pelo seu clube do coração. Os jogadores que ainda têm contrato com estes clubes que sigam os exemplos do Danilo e do Mário Rui, não renovem e logo que acabe o vinculo façam carreira onde apostem em vós. Vejam o Silvio que mal se pode livrar do clube que o formou fê-lo e agora já está no Atletico de Madrid. O seu grande amigo dos tempos de formação - Miguel Rosa - continua emprestado ao belenenses.

ps: por todos as pisadelas, escárnio e desdem de que sois alvo: FORÇA Portugal-sub20

Foi o primeiro jogo que vi do Mundial e gostei

Não percebo muito bem as críticas que foram feitas a Portugla noutros jogos. Quer-me parecer é que, como de costume, como não temos grandes estrelas a equipa é logo denegrida. Mas se fosse a Selecção da Itália que fizesse um jogo como´o de ontem, vinham logo os especialistas falardo "grande rigor táctico habitaul nas equipas italianas" ou da "defesa de betão que os italianos têm sempre", ou ainda do "habitual pragmatismo italiano".

Acho que no fundo, a selecção beneficia de lgo que costumámos ver nas equipas do FCPorto: um grande rigor tático aliado a grande eficácia defensiva. E a isso não é, de certez,a alheio o facto de o treinador ser Ilidio Vale.

Só mais um reparo: durante atransmissão do jogo (vi na Eurosport) fiquei a saber quais eram os clubes de todoso os jogadores menos de dois: Nuno Reis e Cedric. De resto, ouve umas 20 vezes falar do Mika benfiquista e do Iturbe portista, mas do Nuno Reis spotinguista... nunca. Curioso!

Não ouviste porque era óbvio.

Não ouviste porque era óbvio. O toque de bola daqueles dois é inquestionável, só o poderiam ter aprendido na academia.

Já viste o Arias jogar??? Está à altura do Cedric e do João Gonçalves?

Comentários lamentáveis sobre

Comentários lamentáveis sobre a qualidade desta Selecção... Até mete dó, nem vou comentar o jogo.

à Itália

Portugal não tem um jogo vistoso, não é bom ofensivamente, nem adianta tentarem dizer o contrário. Mas tem sido surpreendente, pelo menos para mim, a forma como têm chegado até aqui. A defender bem, sem sofrer qualquer golo em cinco jogos. Ou seja, à Itália.
Há mérito lá trás, claro, mas também houve sorte para chegar aos quatro melhores. Quer durante dois jogos da fase de grupos, quer nos penaltys de ontem. Quando perdíamos 3-1, já estava pronto para desligar a televisão. Depois a coisa calhou bem. Até no último penalty, depois do Mika defender a bola quase entrava lá em cima.
Mas depois de termos ultrapassado isto... já espero pela final.

Desculpa lá

Mas se não és, pareces um pouco néscio. Preferes os Globetrotters ou os LA Lakers.
Se queres só espectáculo é bom que te fiques pela play station

Estes jogadores não prestam

São portugueses, é para emprestar ou vender ao kilo.

Portugal

Portugal tem de longe a melhor organização defensiva do mundial, o que a tem levado longe e com todo o mérito. Apenas se torna estranho ver o roderick a titular em vez do tiago ferreira, uma vez que o primeiro cada vez que lhe aparece a bola á frente a bombeia para o ataque sem qualquer tipo de nexo. Outra situação estranha é ver o novo Postiga (Nelson Oliveira) a titular em vez do Baldé, uma vez que o último tem maior capacidade para aproveitar os lances ofensivos que a selecção cria. O ponto forte desta selecção como já referi é a organização defensiva e o colectivo o que a poderá levar ainda mais longe. Nota: Comparar o Nelson Oliveira ao Postiga poderá ser um exagero pois o Postiga com a idade do Nelson era descrito pelo aragones como um dos melhores futuros Ponta de Lança do Mundo a par do Fernando Torres,sendo que o Nelson esta longe dessa situação, apesar de achar que tem um estilo de jogo semelhante ao do Postiga.

Não vi

Mas mesmo assim meus olhos estão abertos de espanto.
Parabéns aos miudos.
Sem imprensa que os elogie, sem equipas para jogar e evoluir na primeira divisão, sem o carisma de outros gerações, mas mesmo assim fazendo o milagre de mostrar que Portugal não é só talento, é também trabalho e querer.

Muito bem

O que dizes é 100% verdade, mas onde a porca torce o rabo é saber o porquê disso acontecer

Nuno Reis - atitude a rever

No meio da imensa alegria que é ver a nossa Selecção triunfar, principalmente quando tal ocorre da maneira como ocorreu, só lamento a forma como Nuno Reis, central do SCP e capitão da nossa Selecção festejou a passagem às meias-finais da competição. É um jogador com responsabilidades acrescidas dentro do grupo, não pode (nem deve!) reagir daquele modo.

Nuno Reis

Já sabemos que foi algo que surgiu no momento, na euforia e tal, mas fico à espera que o fiscal de linha que estava na linha do meio campo tenha visto. E que apontem no relatório. Merece ficar de fora no próximo jogo, ou mesmo nos próximos jogos. São "miúdos", mas é desde "miúdo" que se aprende. Seria justo um castigo.

Ficas à espera???

enfim...

São miudos ainda, por vezes

São miudos ainda, por vezes esquecemo-nos disso mas claro que foi uma atitude muito feia.

Resultado cheio de estrelinha

Mas os campeões também se fazem assim.

Não concordo com alguns dos comentários que dizem que quase todos os jogadores são medianos:

Mika é um excelente GR
Roderick Nuno Reis e Tiago Ferreira são excelentes centrais e com bastante potencial
Danilo é um excelente trinco a destruir jogo(falta-lhe melhorar a nivel de passe)
Sérgio Oliveira quando está motivado e em boa forma fisica(neste jogo parecia mais fresco) tem olhos naqueles pés, mas continuo a dizer é um 6, nunca será um grande 8 muito menos um grande 10, é um 6 à Paulo Sousa.

Caetano tem contra ele o fisco mas compensa em técnica e garra.
Nélson Oliveira tem tudo para ser um grande avançado do nosso futebol.

Deixem de desvalorizar o que é nosso, pode não ser uma Selecção ao nível da de 91 mas temos aqui jogadores que podem vir a ter um futuro muito risonho.

Quanto ao nosso "menino" Argentino, não fui nem serei daqueles que entrou ou entrará em euforias por ITURBE, tem qualidade sim mas longe de ser um Messi ou um possivel Messi, vamos com calma, deixem-no crescer em paz sem comparações patéticas.

PS: Somos a Grécia deste Mundial hehehe
Cumprimentos

Acho que falta aí uma referência ao Pelé

Foi o grande homem da última meia-hora. Varreu o meio campo todo.

Quanto ao Caetano, se tem contra ele o "fisco"... está fodido porque eles andam em coma dos contribuintes como cães... ;o)

Sim o Pele fez um bom jogo

Sim o Pele fez um bom jogo mas parece-me uns furos abaixo do Danilo a nível geral, o fisco é sempre lixado daí o Caetano correr como ninguém ;)