Portugal nas meias finais conduzido pelo capitão (crónica) | Relvado

Portugal nas meias finais conduzido pelo capitão (crónica)

Cristiano Ronaldo foi um "monstro" liderando uma equipa portuguesa que atingiu um brilhantismo que n
 

Portugal venceu a República Checa por 1-0 e atingiu pela sexta vez na história as meias finais de um Campeonato da Europa ou Mundial, depois de 1966, 1984, 2000, 2004 e 2006. Mas só uma vez conseguiu aceder à final, precisamente na prova que organizou, há oito anos. Será desta? França ou Espanha serão o nosso rival, a 27 de junho.

Depois de uma má meia hora inicial, Portugal partiu para uma exibição de gala. Sem qualquer ponta de exagero, contabilizando esta exibição, a realizada com a Holanda e alguns períodos do desafio com a Alemanha, pode dizer-se que não atingíamos tamanho brilhantismo desde o Euro 2000, no qual fomos travados nas meias finais pela França de Zidane.

E para quem ainda tinha dúvidas, Cristiano Ronaldo assumiu-se na seleção nacional como um jogador de nível estratosférico. A teoria da sua diferença de rendimento entre Real Madrid e Portugal caiu por terra.

Início tímido e mais República Checa - Como se previa, as duas equipas entraram em jogo muito cautelosas. O ritmo era lento e o péssimo estado do relvado (como é possível jogar-se nestas condições nos quartos de final de um Europeu?) não ajudava.

A partir do quarto de hora assistiu-se a um curto período de superioridade checa e embora a baliza de Rui Patrício muito raramente tenha sido colocada em perigo (em toda a primeira parte só o foi num lance aos 18 minutos, no qual Milan Baros falhou o desvio por pouco) a sucessão de pontapés de canto causava algum desconforto.

Portugal abusava do passe longo, algo usual nesta equipa, de modo a aproveitar a velocidade dos extremos, mas sem sucesso.

Olá Ronaldo! Um belo lance da nossa grande estrela aos 25' parece ter funcionado como um grito de revolta. A jogada terminou com grande defesa de Peter Cech e até foi invalidada, com Howard Webb a apitar falta, mas a verdade é que a nossa equipa despertou.

Até ao intervalo, o domínio foi português, sempre com Cristiano Ronaldo como principal protagonista. Pelo meio, no espaço de apenas um minuto, duas contrariedades, com cartões amarelos mostrados a Miguel Veloso e Nani, de forma justa. Mas os médios não estavam em risco de suspensão.

A República Checa respondia de quando em vez, mas sempre que a bola se aproximava da grande área portuguesa, o "bombeiro" do costume afastava o perigo. Estamos a falar de Pepe, naturalmente, candidato  a melhor central do torneio.

No lado esquerdo da nossa defesa, o habitual problema: Coentrão estava muito desacompanhado, pois Ronaldo não ajuda muito a defender, uma opção estratégica que já foi explicada por Paulo Bento.

Lesão e os malditos postes - Aos 40' Hélder Postiga sofreu uma lesão muscular na coxa direita, entrando Hugo Almeida para o seu lugar. E em cima do intervalo, o momento mais alto da primeira parte: Ronaldo trabalhou de forma sublime na área e rematou ao poste. Terceira bola ao ferro de CR7 neste Europeu e quarta da nossa seleção!

As duas equipas regressaram do intervalo sem substituições e logo aos 22 segundos, Hugo Almeida teve a oportunidade de inaugurar o marcador, mas o seu cabeceamento passou por cima da barra. O (belo) cruzamento foi de Raul Meireles.

Aos 49' outra vez um maldito poste a impedir o golo de Ronaldo! Agora, após remate sublime na transformação de um livre direto. É preciso ter azar...

Apenas cinco minutos depois, mais um lance do nosso capitão, com o seu remate, à entrada da área e muito pressionado, a passar por cima da barra.

Tiro ao boneco - CR7 fazia jus ao estatuto de jogador mais rematador da competição, mas não havia meio da bola entrar na baliza de Peter Cech. Mas Portugal estava muito bem, claramente por cima.

E se é verdade que havia muito Ronaldo, a pergunta impunha-se: onde andava Nani? O extremo do Manchester United respondeu com belo remate, para excelente defesa do guardião checo. E logo a seguir, foi a vez de Cech negar o golo a Moutinho com mais uma soberba intervenção.

O golo português parecia uma questão de tempo, perante uma República Checa cada vez mais encolhida, confirmando-se o facto de Rui Patrício ser claramente o guarda-redes com menos trabalho deste Europeu - ainda não foi obrigado a fazer uma única grande defesa, em quatro encontros - o que diz bem do bom trabalho defensivo da equipa lusa na prova.

Aos 75 minutos a diferença no número de remates das duas equipas (16-2) era esclarecedora e o resultado claramente injusto.

Golo, golo, golo, golo! - Foi preciso esperar pelo minuto 79 para a bola entrar na baliza de Peter Cech. E, claro, por Ronaldo, através de fantástico "mergulho" de cabeça, na sequência de excelente cruzamento de João Moutinho. Não estava feita justiça, porque Portugal merecia uma vantagem de pelo menos três golos...

Portugal poderia ter aumentado a vantagem, nomeadamente num belo remate de João Pereira (outra vez com Cech em grande) mas o resultado manteve-se em 1-0. Entretanto, já Rolando havia entrado, para segurar a preciosa vantagem nos minutos finais.

E os portugueses, poucos mas bons, terminaram a partida a cantar o hino nacional.

Seleção:

Comentários [38]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Lindo Portugal!!

Há talento mas a união faz magia.

Pode vir a França ou Espanha que são 2 bichos papões e não teremos nada a perder.

mil vezes a frança pah. A

mil vezes a frança pah. A frente de ataque mete respeito mas o meio campo...que coisinha fraca. Contra eles só precisamos de fazer um jogo ao nosso nível, já contra a espanha...não temos meio campo para eles. É jogar à retranca e esperar que um contra-ataque resolva!

O lance final da 1ª parte....

..foi o toque,para os restantes 45 minutos de grande nivel. Grande Portugal!!

Fantástico trabalho de equipa,esta selecção transpira união por todo o lado. No lance de golo metade abraçou Moutinho e outra metade abraçou o grande Ronaldo,lindo.

Existem jogadores em muito bom plano,mas tenho gostado particularmente da quimica dos centrais,Pepe e BA.

Rumo à final,força!!

Moutinho ENORME; anda aí um

Moutinho ENORME; anda aí um piolhoso a escrever que nós só o elogiamos por sermos bimbos aka adeptos do FCP, Nuno Gomes, Gobern, Carlos Daniel, Oceano são todos adeptos do FCP, incrivel o clubismo de alguns piolhosos.

Grande abraço

Os piolhosos...

..que se fodam!! Amigo não te desgastes com esses merdas.

Abraço.

Eu acho que o Moutinho

Está a fazer um grande campeonato da europa, está até a surpreender-me, vejo-o a assumir o jogo que era um dos problemas dele na minha opinião.
Tem sido a par do Pepe o nosso jogador mais regular.

Não temos que temer ninguém, podemos vencer qualquer selecção.

Nem mais...

...concordo. Sim Moutinho está feito uma "patrão",finalmente.

Abraço.

Jogo

Parabéns a nossa Selecção por chegar ás meias-finais; Qto ao jogo, é deprimente ver a atitude inicial da equipa, durante 30 mins pareciam atordoados, com medo, e iamos sofrendo um golo e dps...falhamos uma quantidade incrivel de golos, nunca deviamos ter chegado a 10 mins do fim com 0-0, contra a espanha e frança n podem ter este tipo de atitude...o melhor de portugal foi de longe o Moutinho, uma raça fantástica, o único q manteve o ritmo elevado desde o inicio da partida...agora vamos ver quem joga no meio nas meias finais, se hugo almeida, nelson oliveira ou alguma 3a opçao...temos td p vencer este euro e vamos vencer

Grande PORTUGAL

Agora que venha Espanha ou a França...A jogar assim(+ 2ª parte), campeonato europeu já ca mora, a ver se calamos umas bocas foleiras...
O melhor em campo é sp dificil de escolher
Ronaldo - Marca golo de vitoria, Sp o mais perigoso sem duvida
Moutinho - Sp incansavel....ta em todo lado, o mais importante quer a defender como a atacar
Pepe - Parece a muralha de China...ENORME

Agora na minha opiniao, com esta lesao do postiga, espero ter o melhor ponta de lança portugues a titular (nelson oliveira).

Cump

Ronaldo, aquela máquina

Magnifica vitória, suportada por uma 2ª parte fantástica da selecção Portuguesa.

Ronaldo consegue tirar alguns portugueses do sério (onde me incluo), por vezes, mas este Ronaldo, o Ronaldo dos últimos 2 jogos, este Ronaldo que joga no Real, é simplesmente fenomenal. Em 2 jogos, marcou 2 golos e 4 golas aos ferros..

Ontem foram dele 90% dos remates perigosos..

Às costas de Ronaldo podemos chegar ainda mais longe.

P.S. A dupla de centrais, Coentrão e Moutinho são os outros motores desta equipa. Com um bom defesa-direito e um PL médio/bom eramos candidatos a vencedores do trofeus, sem qualquer dúvida.

Com Almeida...

..a equipa fica mais ligada e massacra as defesas contrárias. Não é nenhum portento,mas é claramente a melhor opcção.

Moutinho é aquele máquina,começa a colocar o coração de lado :). Tb tenho gostado deste Coentrão mais calmo,Mou sim faz crescer os jogadores.

Moutinho, está a jogar bem demais..

Curva,

Nem me fales do Moutinho, a continuar assim vai ser praticamente impossível o FCP conseguir segura-lo. Moutinho está a jogar bem demais, e ontem com o menor vigor fisico de Meireles, a partir de determinado momento, Moutinho jogou quase por 2..

Quanto ao avançado, é complicado. O estilo da equipa requer um avançado com mobilidade, para haver trocas e ajudar Ronaldo a aparecer na grande área, e Hugo Almeida é muito fixo. E contra a Espanha ou França, jogo mais de contra-ataque da nossa parte, precisamos de alguém mais rápido e móvel. Como Nelson Oliveira é muito verde para estas andanças, apostava em Varela (opção de risco, concordo).

Infelizmente não temos um PL de um nível médio elevado..

Como um mister conhecido meu

Como um mister conhecido meu diz:
"Não percebo como é que nenhum tubarão vem buscar o Moutinho, andam muito mas mesmo muito distraidos".

Ainda bem para nós, digo eu...

Posso adivinhar...

..esse mister conhecido teu :).

Cumps.

Vamos ter uma equipa B algo

Vamos ter uma equipa B algo fraca por este andar, se o mister tivesse cabelo certamente iam ficar brancos esta época.

As equipas B...

..não existem para ganhar titulos,mas sim para transmitir outra realidade/responsabilidades a putos de 18/19 anos. Ninguem lhe vai exigir nada,que esteja tranquilo.

A parolada chama Velho,Senil....

...ao grande Timoneiro,mas ele não descansou enquanto não contratou Moutinho. O nosso nº 8 está um médio de classe Mundial. O Real por exemplo não tem lá melhor.

Com Almeida na equipa,Ronaldo tem mais "liberdade" para aparecer do nada como aconteceu ontem. O "turco" dá muito mais trabalho aos centrais e principalmente desgasta os muito mais. Dos 3 é claramente a melhor opcção. Colocar Ronaldo no meio,não me parece que faça sentido,precisamos do desequilibrador fresco para decidir.

Com a moral que Portugal começa a ter,não estou a ver esta equipa a jogar em "contra-ataque".

Decisão dificil..

Se calhar a Espanha, equipa que considero tem maior probabilidades de passar, não tenho dúvida que eles vão dominar na posse de bola.É o jogo deles, e fazem-no com extrema qualidade.

Por isso nós vamos ter que nos adaptar..

Quanto à melhor opção, sinceramente não sei..

Mas falcão, pode ser?? lololol

Cold

Olha que o Cold aparece já por aqui a dizer que ele no Sporting já jogava a este nível ;)

Qq semelhança entre este M8...

..e aquele que jogava no sporting,é pura brincadeira.

Jogar ao lado de bons jogadores e lutar por titulos,ajudou e muito no crescimento futebolistico de Moutinho. Fez bem o JEB em não lhe cortar as pernas.

Moutinho é mais um grande negócio de PC

Moutinho demostrava potencial e já era obviamente um bom jogador.

Mas no FCP o potencial materializou-se e Moutinho é atualmente um dos melhores médios europeus.

Qualquer pesosa com o mínimo de inteligência, sabia que a compra de Moutinho muito muito dificilmente era um mau negócio.

PC disse-o e quyando chegou a altura, não teve medo e avançou com o negócio.

Moutinho = ENORME

Com CR7 a jogar assim podemos ser campeoes.
Forca Portugal.

Checo Mate

Grande Jogo de equipa, na segunda parte fomos avassaladores... Que sufoco, os Checos coitados quase não saiam do seu meio campo!!!

Ronaldo em grande, que exibição... Fabulosa, falta só acertar mais na baliza...

Moutinho,,,, Que monstro no meio campo, impressionante!!! Assim não fica no FCP, vai aparecer alguém a pagar os 30 milhões da clausula de Rescisão... Abuso, esmagou completamente os Checos!!! Aquele Passe para o Golo é de génio, a capacidade fisica em fazer aquele Sprint aos 79, fantástico!!

Parabéns, agora venho o próximo...

Parabéns

Muito fraco é o site que monopoliza e censura... principalmente se forem artigos do supra sumo do futebol televisivo atual... triste mesmo. Quanto á seleção... estamos no caminho:)

AHAHAHAH

"E logo a seguir, foi a vez de Cech negar o golo a Mourinho com mais uma soberba intervenção."

O Mourinho joga.... ahahahahahahahah

Contratem pofissionais, paguem o valor justo e subam em qualidade.

Vergonha!

Investir em tugas

Os grandes e médios que invistam. Não temos Ponta de lança.

Muitos parabéns à nossa seleção

Muitos parabéns à seleção portuguesa, pela 4ª vez chegam às meias-finais dum campeonato da Europa!
A primeira parte foi muito tática, ambas as equipas não queriam correr riscos.
Portugal fez 5 remates, num dos remates o CR7 levou a bola ao poste mesmo ao terminar da 1ª parte. A Republica Checa fez apenas 1 remate durante a 1ª parte, mas sem causar perigo.
Na segunda parte Portugal entrou com um enorme “garra”, Portugal fez 15 remates e a Republica Checa apenas 1. Na segunda parte quase só se viu Portugal, foi o resultado foi escasso demais para o domínio e ocasiões de golo que Portugal teve, de salientar que o CR7 num livre rematou mais uma vez ao poste (48 minutos). Portugal dominou por completo a 2ª parte, teve várias situações para chegar ao golo, algumas vezes não marcou por falta de sorte e outras vezes por o guarda-redes da Republica Checa fazer boas defesas.
Se existisse prémio para os remates ao poste, então o CR7 de certeza que ganharia o prémio, já acertou 5 vezes no poste neste Europeu.
O guarda-redes de Portugal foi um mero espetador durante todo o jogo, não teve que efetuar 1 única defesa.
A estratégia da Republica Checa foi de apenas defender e depois tentar o contra ataque ou esperar por 1 erro da nossa seleção. Só que os jogadores portugueses nunca cometeram nenhum erro que fosse fatal para os Checos criarem perigo!
Mais uma vez o CR7 foi o melhor jogador em campo! Mas na minha opinião o segredo do excelente jogo foi coletivo! Todos os jogadores estiveram muito bem na maior parte do jogo!
Após várias tentativas consegui um magnífico golo aos 78 minutos, golo que aliás foi bastante merecido!
Mais uma etapa ultrapassada! Os portugueses acreditam cada vez mais na nossa seleção!
Mais uma vez os meus parabéns à nossa seleção! Todos os jogadores estão de parabéns!
Estamos nas meias-finais do Euro 2012! Acreditamos cada vez mais no acesso à final, embora seja bastante difícil, mas não é impossível!
Viva Portugal! Força Portugal!

Desculpe

O melhor em campo foi o moutinho. Ou Mourinho "E logo a seguir, foi a vez de Cech negar o golo a Mourinho com mais uma soberba intervenção.",

Cumps

...

Apesar de ser do F.C.Porto, tenho de admitir que o melhor em campo foi mesmo Cristiano Ronaldo... Este jogador é uma máquina, leva qualquer equipa á frente. Mas claro, o João Moutinho foi um monstro. Grande forma mesmo...

O craque português tornou-se

O craque português tornou-se o primeiro jogador a ser eleito pela segunda vez como o melhor em campo.

Cristiano Ronaldo foi eleito pela UEFA o melhor jogador em campo na vitória de Portugal sobre a República Checa, por 1-0.
O capitão da Seleção Nacional apontou o golo decisivo e tornou-se o primeiro jogador neste Euro2012 a repetir a distinção.
Na entrega do prémio, Ronaldo partilhou a distinção com os colegas. «Estão todos de parabéns. É um troféu da equipa, pela união que tivemos dentro de campo», disse o jogador luso.
«Estamos nas semifinais e o objetivo foi cumprido», concluiu.

http://desporto.sapo.pt/futebol/euro_2012/artigo/2012/06/21/ronaldo_elei...

As palas não conseguem ver em condições. É normal!!! Já se está habituado aqui no burgo.