Portugal jogou com sete 'made in' Sporting | Relvado

Portugal jogou com sete 'made in' Sporting

Escola de formação leonina volta a marcar pontos. Mas será que também em Alvalade já está a ser desc
 
Portugal-Bósnia (15/11/11): 01 - Onze titular das quinas
Lusa

Entre os 14 jogadores utilizados por Paulo Bento no jogo com a Bósnia, sete (ou seja metade) foram formados no Sporting: Rui Patrício, Miguel Veloso, João Moutinho Nani e Cristiano Ronaldo foram titulares, enquanto Ricardo Quaresma e Carlos Martins entraram nos últimos minutos. Mais uma prova da grande qualidade da formação leonina, considerada das melhores da Europa.

Analisando os restantes sete jogadores que não foram formados em Alvalade/Alcochete, o FC Porto é o clube mais representado, mas apenas com dois elementos (Bruno Alves e Hélder Postiga). João Pereira é o único futebolista "fabricado" no Benfica, enquanto Raul Meireles fez a formação no Boavista, Fábio Coentrão no Rio Ave, Ruben Micael no União da Madeira e Pepe no Corinthians Alagoano.

De resto, dos sete elementos "made in Alvalade", apenas dois não tinham passado "pelas mãos" de Paulo Bento no Sporting: Patrício, Veloso, Moutinho e Nani foram por ele treinado nos juniores e nos seniores, Carlos Martins apenas como profissional.

Analisando os 14 futebolistas lusos utilizados diante da Bósnia, verifica-se que apenas quatro (!) não têm passado verde e branco. Estamos a falar de Bruno Alves, Meireles, Coentrão e Micael. Isto porque Pepe esteve alguns meses em Alvalade, na época 2002/03 (emprestado pelo Marítimo), João Pereira faz parte do atual plantel e Hélder Postiga saiu há dois meses e meio para o Saragoça.

Inversão de política?

Não deixa de ser curiosa o que parece ser uma menor aposta do Sporting nos seus jovens. Apesar da excelência da sua formação, no atual plantel apenas cinco jogadores são das suas escolas: Patrício, Pereirinha, Carriço, André Martins e André Santos, sendo que o junior Ilori já foi utilizado esta temporada. De todos eles, apenas Patrício é titular indiscutível...

A expressão "apenas" justifica-se pelo facto deste ser um número normalmente baixo em Alvalade, mas ainda assim sem comparação com o que se passa no FC Porto, em que apenas Kadu, o terceiro guarda-redes, foi formado no clube!

No atual plantel do Benfica, é verdade que existem cinco jogadores das escolas, mas já se percebeu que tal fica apenas a dever-se à necessidade de os inscrever na Liga dos Campeões, onde tem de haver uma quota mínima de jogadores formados localmente. Por alguma razão Jorge Jesus conta com um aparentemente exagerado número de 28 jogadores no plantel....

E quais são os seis menos utilizados? Luís Martins (64 minutos), David Simão (57), Nelson Oliveira (45), Mora (12), Ruben Pinto e Mika (estes ainda não se estrearam). No lote, estão quatro dos elementos da formação, sendo que o outro, Miguel Vítor, não está muito melhor (só foi utilizado durante 128 minutos).

A questão fica no entanto no ar: será que também o Sporting está a deixar de apostar da formação? E se assim for, estará o futuro da seleção nacional em risco a breve prazo?

Sporting:

Comentários [16]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

7 Made in Sporting!?

Eu só contei de facto 5... mas seja como for, calma rapazes, é somente uma estatística igual à que fizeram sobre a selecção de Portugal e o Estádio da Luz.

De resto, a Academia sempre produziu enormes talentos e a fonte não se esgota somente porque o investimento este ano foi noutra 'direcção', nomeadamente em jogadores com qualidade e que juntamente com alguns jovens trazem estabilidade e capacidade de lutar por títulos.

SPORTING -5 LIVERPOOL -1 e os

SPORTING -5 LIVERPOOL -1 e os leõezinhos não param :
NEXTGEN Series

classificação do grupo

SPORTING 16 pontos
Liverpool 7 pontos
wolfsburg 6 pontos
molde 4 pontos

ainda á duvidas do trabalho que se faz naquela academia???? o resultado é este que li no artigo 7 jogadores!!

Não faltejajaulas, Eduardo!

Hoje tropecei na cómica do Barroso n'A Bola. Fiquei com vontade de o esclarecer de algumas coisas. Cito de cor:

A confirmarem-se as notícias de que o S.L. Benfica se prepara para colocar uma rede no seu estádio, para delimitar a presença dos adeptos do Sporting Clube de Portugal [Alto lá com o umbigo, aquilo não é especial para vocês, é para todos os adeptos visitantes, OK?], que ficariam assim enjaulados, é bom recordar que este tipo de exclusão só é vista em meia dúzia de estádios em toda a Europa [Não sei se essa comparação com a meia dúzia é boa ou má… E se dissermos que só meia dúzia de estádios em toda a Europa são escolhidos para palco de finais de europeus? E se dissermos que nem meia dúzia de estádios em toda a Europa têm fosso? E quantas meias dúzias terão cadeiras às cores para parecer que a lotação está esgotada? E se dissermos que não vai demorar meia dúzia de anos até outros clubes nacionais decidirem imitar aquilo que o Benfica fez primeiro? Quanto vale a aposta?], particularmente naqueles onde os adeptos visitantes são conhecidos pelos seus actos de vandalismo [Ah, então dás razão à obra. You’ve been there, we’ve seen that.

Só os estragos causados nas vossas visitas anteriores já justificavam tais medidas, mas a medida é mais lata que isso]. Esta intenção de nos colocarem numa jaula não augura nada de bom [Não bastava olhares para as duas equipas para perceberes isso? E não é uma jaula, é uma estrutura de segurança]. É uma provocação inútil numa altura e quem parecia haver um desanuviamento nas relações de todas as claques de clubes rivais [Desanuviamento? Ainda agora dois adeptos de uma claque lagarta foram atirados para o hospital, pá! Estou a dizer isto e estou quase a chorar!]. É também de lamentar que o número de bilhetes disponibilizados pelo Benfica não tenha sido maior, prenunciando um regime de reciprocidade no futuro [Custa muito entender que há clubes que têm mais sócios dos que lugares no estádio, enquanto outros têm mais lugares no estádio do que sócios?].

Mas talvez agora se perceba porquê… Com mais adeptos do Sporting na Luz, a jaula [Não é uma jaula, animal, é uma estrutura de segurança. Se se atirarem do terceiro anel atrás da camisola do Capel, não partem só os bracinhos, entendes?] teria de ser maior e o investimento muito mais caro. Nada disto ajuda a pacificar o futebol. O bom relacionamento entre os clubes não se apregoa. Pratica-se [E, com aquela estrutura de segurança, praticarás o bom relacionamento – quer queiras, quer não queiras].
Também não gostei das declarações, infelizes, de Eusébio à revista Única, do Expresso [Sobre declarações infelizes és um expert, oiçamos-te com atenção]. Voltar a um passado longínquo, atribuindo ao Sporting (embora de Lourenço Marques) ligações à polícia e ao racismo, não faz agora qualquer sentido [O que lá vai, lá vai, sobretudo se não for conveniente]. O grande ex-jogador Eusébio (que eu muito admiro e de quem me considero amigo) devia era ter uma conversa particular com Javi García [E tu devias ter uma conversa particular com, por exemplo, o Balboa ou o Zoro]. Preocupar-se com o eventual racismo xenófobo presente [Conceito engraçado, este do racismo xenófobo. Se for contra pessoas da mesma nacionalidade, o racismo já não merece preocupação?]. Afinal o Sporting acabou de vir de Angola, onde foi convidado a participar no 36.º aniversário da independência daquele país! [Não estou a ver a relação… Isto vem a propósito de quê mesmo?] Parece que há clubes a querer a exclusividade das boas relações com África de língua portuguesa [Foi justamente o que pensei quando introduziste a martelo o convite para levar 4 na pá neocolonialista].

Não pode valer tudo [«Isso não se apregoa, pratica-se»]. Faço um apelo aos milhares de sportinguistas que vão deslocar-se ao Estádio da Luz. Temos de saber não responder às provocações [Com a estrutura de segurança, não tens de te preocupar com isso]. Que estupidez, quererem meter-nos numa jaula [Estrutura de segurança. E-s-t-r-u-t-u-r-a d-e s-e-g-u-r-a-n-ç-a. Que estupidez, não perceber isto]. Ainda acredito que prevaleça o bom senso [Só podes estar a falar do bom senso dos outros; no teu, nem tu acreditas].

http://bnrb.blogspot.com/

Eu já enviei até um artigo de opinião sobre isso.

È fétiche de Paulo Bento. Se é do Sporting é convocado e mesmo que no grupo haja melhor é quem joga.Vejam o exemplo do Postiga.

Só não percebo porque não convoca o Liedson pois ele até era do Sporting. Mais um ressabianço do PB?

Mas o Postiga não é jogador

Mas o Postiga não é jogador do Saragoça? Cai por terra essa tua teoria, mas enfim, vamos lá, sem ser o Postiga lá na frente que soluções se apresentam melhor!? É o 'tronco com dois pés' do Almeida? O Nuno Gomes?

O Paulo Bento tem neste momento um 'clube' e não uma 'selecção nacional' e mesmo não gostando o que podemos fazer nós? Assobiar? Virar as costas à equipa?

Está encontrado o...

Está encontrado o Problema desta selecção!!
De facto isso explica muitas coisas!

está mais que comprometida a seleção

não pode é um clube investir na formação , quando sái um futre com 4 anos de contrato acabados de assinar e pedir rescisão de contrato por falta de condições psicológicas , , como ter um jogador que com 23 anos sái por valor de um cachorro para o barcelona porque o clube formador só recebe o valor estipulado pela uefa. qundo é obrigado a vender um jogador por metade do valor porque alguem este jogador é a porco , fazendo pressaõ convidando um jogador a criar problemas porque tinha já clube para ir ,, é claro que todos estes jogadores no sporting não serão campões porque aconte-se tudo isto ao sporting ,, ----------- quando as melhores equipas em portugal não são campeões porque se vái investir quando há presidentes que fazem as leis a seu belo prazer , já disse o sporting fazia bem éra acabar com a academia ,,,,,,,,, todos lucram menos o sporting ,,,,,,,, porque portugal é um pais de corruptos

No caso em apreço..

eu concordo:

"...porque portugal é um pais de corruptos..."

e acrescento: "todos lucram menos o sporting".. porque são burros e ainda mais corruptos, vidé como venderam o Moutinho aos corruptos!!

ADORAS QUE TE VÁ AO

CU não é verade , por acaso conheces um caso maniche - paulo sousa e uns jogadores que abandonaram o benfica , sendo o clube prejudicado , por causa das manhas ,, andas aqui a fazer o quê , és um verbo de encher não tens vergonha de te chamarem IGNORANTE

ADORAS QUE TE VÁ AO

CU não é verade , por acaso conheces um caso maniche - paulo sousa e uns jogadores que abandonaram o benfica , sendo o clube prejudicado , por causa das manhas ,, andas aqui a fazer o quê , és um verbo de encher não tens vergonha de te chamarem IGNORANTE

é uma falsa questão.

Eu coloco a questão ao contrário.
Vendo a forma como a Federação trata o Sporting, porque motivo deve o clube preocupar-se com o que lhe deve ser alheio?

Numa lógica de bipolarização Benfica vs. Porto, para que é que a FPF precisa do Sporting, mesmo?

É natural que o seleccionador

É natural que o seleccionador convoque e utilize jogadores que conhece bem, mas a meu ver João Pereira e Helder Postiga NUNCA seriam titulares. São os elos mais fracos e existem alternativas capazes, que pura e simplesmente não são usadas por casmurrice e algum clubismo do Paulo Bento. De qualquer forma, estamos apurados, ainda que tenha sido muito á rasquinha, porque apesar da goleada á Bosnia só nos apurámos no último jogo...e somos nós uma selecção de top 10 mundial!
Vamos ver se ainda melhoramos para podermos ter alguma hipotese no Euro 2012

eu pergunto ao srº

qual é o clube do paulo bento , se não sabe paulo bento nasceu benfiquista , como éra o seu pái e mãe foi assim que os via no comércio que tinham em lisboa, depois de espanha e regressar a portugal , é um homem do desporto e é assim que deve ser , deve muito ao sporting respeita o sporting , alguma vêz viu ou lêu o paulo ser ofensivo provocador para o benfica ,, paulo bento é um desportista e muito sério , esqueça lá isso do clubismo que ele não é como o veloso pái ,, que o filho jogava no sporting e ele ia para a luz ai sim seria fanatismo ..

Eu já tinha dito isto

6 golos Made in Alcochete mais o treinador!

como é????

O postiga também é alcochete???............. e o Djaló?!?!?

Portugal portou-se muito bem,

Portugal portou-se muito bem, mas essa de incluir o Sporting à goleado Portuguesa é demais. Que proveito retirou o Sporting? Talvez as libras pagas pelo M. United..

Também é para incluir o Hélder? Acho que foi formado no Dragão, é um avançado medíocre e no Sporting pouco ou nada fez.