Portugal-Bósnia: estão perdoados, rapazes (crónica) | Relvado

Portugal-Bósnia: estão perdoados, rapazes (crónica)

A Seleção nacional apurou-se para o Euro 2012 numa noite em que se reconciliou com os adeptos e o pa
 
Portugal-Bósnia (15/11/11): 33 - Festa de mais um golo luso
Lusa

Uma Seleção portuguesa com uma atitude como há muito não se via reconciliou-se esta noite de terça-feira com o país que andava descrente. Uma goleada das antigas à Bósnia – 6-2 já não se usa – terminou com os 50 mil adeptos a cantarem o hino nacional e com os simpatizantes forasteiros a aplaudirem a superioridade da equipa nacional. Portugal estava a precisar de uma vitória assim da sua Seleção, para ajudar a superar os momentos difíceis que atravessa.

A equipa de Paulo Bento entrou em campo decidida a mostrar que no Estádio da Luz mandava ela. A primeira meia-hora foi de sonho. A rapidez de excução de Cristiano Ronaldo e companhia deixava o adversário sem reação. As jogadas eram tantas e tão boas que só faltava os bósnios aplaudirem os portugueses.

Pelas alas, Ronaldo e Nani, muito bem secundados por Fábio Coentrão (cheio de gás no regresso à Luz) e João Pereira, punham em campo toda a criatividade e magia que a ‘horta’ de Zenica impedira, na sexta-feira.

A avaliação do Relvado aos jogadores portugueses:

Muita classe no meio-campo

As poucas iniciativas dos homens de Safet Susic esbarravam na organização perfeita do meio-campo português. Miguel Veloso, uma espécie de prolongamento de Paulo Bento no relvado, demonstrava as qualidades táticas que o tornaram apetecível enquanto leão; Raul Meireles e João Moutinho pressionavam os bósnios muito à frente. O portista, em particular, estava numa noite inspirada.

Não surpreende que as oportunidades se sucedessem. Raul Meireles deu o mote, logo aos 5 minutos, falhando uma excelente desmarcação de Cristiano Ronaldo. Dois minutos depois, o Bota de Ouro levantou o estádio pela primeira vez. Na execução de um livre direto, Cristiano desferiu um dos seus indefensáveis tomawahks. Abriu o caminho para a Polónia e Ucrânia e calou quem diz que ele não rende na Seleção.

O golo inebriou ainda mais a equipa portuguesa. Com alegria, com fome de vencer, lá iam eles, em busca do 2-0.  Os antigos jugoslavos, mercê ainda da sua inexperiência nestas andanças, pareciam atordoados com o ambiente da Luz.

Cristiano Ronaldo quase repetiu a gracinha, aos 20 minutos, noutro livre direto. Mas foi Nani quem levou os 50 mil adeptos a gritarem a plenos pulmões, com uma jogada… à Nani, culminada com um remate de fora da área a fazer o 2-0.

Olés não, obrigado

O caminho para a fase final parecia escancarado. Começavam os olés, quue zangaram Paulo Bento, e começava também a pior fase da Seleção portuguesa, mais lenta, talvez convencida de que o apuramento estava no papo.

Dzeko, grande jogador, começava a aparecer e levava a sua equipa para a frente. E Fábio Coentrão podia ter deitado tudo a perder, ao cometer uma grande penalidade que pareceu desnecessária. Misimovic não perdoou, aos 39 minutos.

Temia-se que a Bósnia viesse do intervalo mais forte, como acontecera na sexta-feira. Mas foi Portugal que surgiu outra vez cheio de força.

Cristiano Ronaldo, sempre ele, inventou o 3-1 que fazia o país respirar de alívio. Uma arrancada pela esquerda, correspondida por um passe fenomenal de João Moutinho, pôs os nervos em franja aos adversários. Lulic, em especial, protestou demasiado o eventual fora de jogo do CR7 e foi para os balneários mais cedo.

Regressaram os olés e regressou a atitude mais complacente dos portugueses. O árbitro Wolfgang Stark (péssima exibição de um dos melhores árbitros do Mundo) não viu uma mão claríssima dentro da área de Papac aos 59 minutos, e também não viu a posição irregular de Spahic, que fez o 3-2 aos 64 minutos. A defesa portuguesa estava a dormir na forma.

Canto do cisne e emoção

O 3-2 foi o canto do cisne bósnio. Portugal arregaçou as mangas e meteu finalmente na cabeça que teria de cortar o perigo de um eventual empate pela raiz. Ronaldo voltou a empurrar a equipa para a frente e a falta de um jogador pôs a nu todas as fragilidades da Bosnia, que se desmoronou como um castelo de cartas.

O 4-2, por Hélder Postiga, aos 71 minutos, no culminar de uma jogada de envolvência entre Ronaldo, Ruben Micael e o avançado do Saragoça, desfez as dúvidas que ainda poderiam existir. Até ao final só foi necessário contar os golos. Foram mais dois, por Miguel Veloso (execução superior de mais um livre direto) e de novo Hélder Postiga, de cabeça, no tento mais fácil da noite.

No final, A Portuguesa cantada em comunhão entre as bancadas e os jogadores, foi um momento emotivo. Mais do que ganhar um jogo e assegurar a qualificação para a fase final do Euro 2012, a Seleção reconquistou os portugueses. Mesmo as fraquezas da equipa, demonstradas apesar da goleada, pareceram menores perante a enorme demonstração de querer dos jogadores. Assim, vale a pena.

Seleção:

Comentários [28]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O treinador Bósnio deve ser bruxo.

Disse que ía ser um jogo electrizante e com golos e não é que foi.

E os arbitros até ajudaram á festa. Ofereceram dois golos aos bósnios. O 1º foi bola na mão ñão era penaltie. E se era então roubou um a Portugal pois aquilo também era de marcar embora fosse também bola na mão. E o 2º foi em fora de jogo.

E vêm dizer que o Postiga marcou dois golos. Pois marcou. Mas golos assim feitos, como ele é profissional da bola, se os perdesse então não era um cepo, era um barrote.

De qualquer forma estão TODOS de parabens. Deviam é de jogar sempre assim.

Será inveja?

Lá vêm estes com as tretas sobre o Postiga!! Se não marca, é um nabo, quando marca, é porque foi fácil e qualquer perneta faria o mesmo. Francamente, quando vejo este tipo de atitude nas pessoas, cheira-me a dor de cotovelo, para não dizer de outro sítio...

Não sei se alguém já o disse...

mas foram 6 golos Made in Alcochete. E conto os do Postiga porque aquilo é só chegar a Alcochete e respirar aqueles ares inspiradores.....

e o meu comentário...

- Esta selecção necessita de um ponta de lança;

- Este Euro necessita de Cristiano Ronaldo;

- O João Moutinho necessita de um Clube a sério..

PAH!

Se o RUBENS MICAELA calha de fazer golo naquele lance logo a seguir ao 6º golo, acho que entravam mais 2 ou 3....

é assim que tem de ser no

é assim que tem de ser no Euro.... vamos dar uma patada na boca desses gajos todos.....

Não mencionas o Veloso…

Mas foi um dos jogadores em campo com melhor upgrade de maturidade… boa surpresa. Que bem lhe fez Itália.

quem diria

o crescimento dele (e emagrecimento fisico) fez-se notar... ontem esteve um belo jogador.

A goleada estava na cara....

..jogadores top como Ronaldo,Nani,Moutinho,Pepe,Coentrão,Bruno,Meireles,não iam deixar escapar(jogando em casa) este europeu.Apenas tremeram um pouco,quando por momentos Coentrão julgou estar a jogar pelo benfas.

Esta equipa bósnia estava perfeitamente ao nosso alcance,tem um excelente avançado é verdade,mas o resto dos jogadores,não entravam nos nossos grandes clubes.

Grande entrega,com Ronaldo muito mais maduro.Gostei.

de repente....tudo é bom

e ainda bem que assim é, que grande jogo fizeram ontem.... Apenas 2 vacilos a apontar nos golos sofridos, de resto, e contra um árbitro que nos prejudicou num golo em fora de jogo e um penalti por assinalar contra os Bósnios- o deles parece me bem assinalado, joga mos para ganhar, e convictamente o fizemos....

Patricio apareceu quando necessário, o resto da defesa esteve a excelente nível, João Pereira e Bruno Alvez mais discretos, Pepe e Coentrão no melhor e no pior (nos golos sofridos), a atacarem bem como a defenderem. Mas aidna assim estiveram a bom nível. Ser´+a que contra a Dinamarca foi carvalho que realmente fez falta ou terá sido Pepe (um patrão desta seleção, a garra e liderança em campo é inimitável)

No meio campo 3 pontos altos. Veloso, quem diria..... Até deu para marcar, mas este veloso é muito mais do que isso... Ataca, defende, capacidade de passe.... excelente nível. Moutinho, esteve ao nível do bom Moutinho, não pára, não dá tréguas, não vira a cara à luta. por fim Meireles, que raramente joga mal, e nunca desiste.... exibição de luxo no meio campo.

Lá na frente quando Postiga bisa, algo de bom aconteceu... Apesar de algo apagado durante parte do jogo quando apareceu soube ser eficaz, não se lhe pode pedir mais, tal como Nani, que se escondeu algumas vezes, mas aquele golo... meu deus, só numa noite destas podia acontecer...golaço.

Por fim houve cristiano, e que Cristiano vimos ontem.... Brilhante, já nos devia um destes jogos que normalmente estão reservados apenas pela tv. Passou , correu, marcou, foi o Cristiano que esta seleção precisa o melhor ou um dos 2 melhores do mundo por larga distancia ontem foi isso mesmo.

Não nos podemos esquecer que do outro lado havia uma seleção nada fácuil e um árbitro muito pior.... O tempo das vitórias morais e do quase já lá vão, e não deixam saudades.... Hoje em dia, no minimo qualificamo-nos, desde 98 que é assim e com maior ou menor dificuldade temos estado nos grandes palcos.

Paulo bento cumpriu, não se lhe podia pedir mais. 6 vitórias, 1 empate e 1 derrota, objectivo cumprido. No final, aquelas declarações sobre Bosingwa parecerem--me algo escusadas, numa festa, sendo o selecionador, não havia necessidade.....

Não havida necessidade? Ora

Não havida necessidade? Ora essa, se não dá explicações, é um filho da mãe, se as dá, eram escusadas. Não entendo.
Apesar de haver muita gente que diz que ele é conflituoso, a verdade é que estes dois não tiveram nunca a razão do lado deles, e quando estava no Sporting, pelo que ora se vê, ele teve razão. Daí que Vuckcevic nunca tenha dado nada, nem deu com os outros treinadores, e o Stoi a mesma coisa.

Tom

só acho que há uma altura parta tudo, sempre dei razão ao PB nestes casos, tal como dei no Sporting com Vukcevic e Stoi., mas para quê numa festa de passagem e apuramento trazer o assunto ao lume? Já tinha respondido a ambos, logo não havia necessidade. E há mais uma questão, se PB queria dizer a verdade sobre Bosingwa bem que já o podia ter feito antes, se foi por simular uma lesão como o fez, bem que já o podia ter dito antes, pois já tinha falado no assunto

Ele nunca tinha falado

Ele nunca tinha falado publicamente do caso Bosingwa. Apenas falou do Ricardo Carvalho.

falou da

falta mental dele...

As palavras do

Hugo Almeida: “Toda a gente se entregou bastante ao jogo, estamos todos de parabéns. Paulo Bento é um grande treinador e um grande homem, fez um excelente trabalho. Agora, é tempo de desfrutar este grande momento”.
Isto Diz muito, no fim Jornalistas como o Srº Rui Santos, e treinadores como o Srº Carlos Queiros entre outros vão ter de guardar a viola no saco e as garrafas de champanhe, ate ao ultimo jogo que Portugal disputar no euro e ai poderem festejar ou não a eliminação da seleção de todos nós.
Não sou defensor de PB há frente da seleção mas se fomos apurados para este euro a ele temos de agradecer, parabens há seleção pelo apuramento e espero que as aves de agoiro do costume se calem pois já enjoam, faço minhas as palavras do Rei de Espanha http://www.youtube.com/watch?v=OaBHwn4HGXQ.

Ganhar??

Mas já se fala em ganhar o Euro!?!? Deve estar tudo um bocado doido... ganhamos um jogo e somos logo os maiores...
Devem esquecer-se que para o Euro vao 23 e nós só temos... com boa vontade... uns 14 de jeito... Ou seja, há poucas alternativas...
Acho que chegamos aos 1/8 final... se correr bem, chegamos aos 1/4... mais, nao me parece.

Para mim, teoricamente, os apurados sao:
Espanha
Holanda
Alemanha
Italia
Inglaterra
Russia
Portugal
Grecia

SL

pantera negra ou preta?..

Ou pantera "preta de merda"?..

Para o Eusébio não deve fazer diferença..

http://csifutebol.wordpress.com/2011/11/16/eusebio-alan-e-racismo-e-aind...

Fiquei sem voz, mas valeu apena

GRANDE, GRANDE RONALDO, TEM REALMENTE DUAS BOTAS DE OURO, DOIS PÉS QUE VALEM OURO.
Tal como referi, lá estive a gritar por Portugal, mas também fiquei sem voz de tanto gritar por RONALDO, finalmente os portugueses estiveram à altura.
Quanto aos assobios ao hino da Bósnia, não devia ter acontecido, pessoalmente, eu que estava lá não consegui assobiar, é uma questão de respeito por um país, não nos devemos nivelar por baixo. De todo o modo, não foi nada que na Bósnia não tivesse acontecido, de facto além de assobiarem quando tocava a portuguesa assobiaram e não foi pouco, para além disso, o nosso hino foi tocado a uma velocidade estonteante, mas nada disso, justifica que nós tivéssemos assobiado um hino seja ele qual for. Parabéns a toda a equipa.

Tantas precauções, tantas

Tantas precauções, tantas ameaças, tanta discussão, tanto susto, e acabámos a golear...

Sinceramente não temos a melhor Selecção do Mundo (embora continue a ser de respeito), mas depois de ouvirmos tantos elogios à Bósnia, até dá essa ideia. Jogo irregular, com picos de intensidade desiguais, ora infernais, ora displicentes. Grandes livres de ronaldo e Veloso, grande controlo a meio-campo (durante boa parte do primeiro tempo, não havia bola com que os bósnios avançassem um metro que não fosse logo recuperada). Passámos por alguns sustos, é verdade, graças às abébias daquela equipa de arbitragem e a algumas distracções, mas mostrámos ser muito superiores aos balcânicos (que há dias empataram em Paris, sem se perceber se osbósnios estão sobrevalorizados ou se os franceses estão tão em baixo). A qualificação é inteiramente merecida (ainda pensei que fôssemos aos sete), e Paulo Bento está de parabéns, tal como toda a equipa. CR terá calado muito detrator, hoje.

Quanto À equipa de arbitragem, seria bom perceber como é que tinha tão boa cotação cometendo erros tão graves como os de hoje, que podiam ter sido fatais para Portugal. Aquela mão na área bósnia é de bradar aos céus...Pepe e Cr é que já os conheciam, e não tinham grandes recordações.

Por último, e apesar dos truques baixos e das provocações que os balcânicos fizeram à equipa das Quinas, nada justifica que se assobie um Hino. Percebo a raiva, até porque ajudámos aquela gente quando eles estavam entre os fogos sérvios e croatas, mas um hino é um símbolo de uma nação. Por muito que custe, cabia-nos respeitá-lo, até para mostrar que não somos como aquela gente.

E agora...a caminho do Leste! Como dizia um amigo meu há pouco, até Julho de 2012, Portugal já não sai do Euro!

Do futebol praticado

já falaram tudo aqui. Eu queria apenas realçar a conferencia e imprensa do Paulo Bento, em que esclareceu tudo e agora á andar pra frente. Ricardo Carvalho e Bosingwa tiveram más atitudes para com o grupo têm de sair do mesmo, e se os jogadores não estivessem de acordo, não teriam atitude que tiveram nestes 2 jogos. Aliás o primeiro é extremamente perigoso para lesões e Portugal esteve bem.

Temos de entender que se Paulo Bento tivesse iniciado a Qualificação, provavelmente tinha feito algo que outros não conseguiram, a qualificação directa. Ao mesmo tempo, teve a infelicidade de ter os casos que teve e de ver alguns jogadores-chave em má forma ou lesionados no momento errado. O Pepe é essencial, o Coentrão em termos atacantes é outra beleza, etc. Juntando que o Carlos Martins que era o organizador atacante da equipa ter baixado imenso de forma.

Por último referir que nunca tinha visto uma selecção com tão pouco talente e tão pouca humildade. Dzeko não existiu com Pepe pela frente, o Pjanic faz a diferença, mas nunca num relvado como de Zenica... Fizeram bem em assobiar o hino, pois foi pior aquilo que nos fizeram na Bósnia. Foi uma extrema falta de educação e anti-desportivismo

NÃO ESTOU EM TOTAL ACORDO COM O SRº

ELES FIZERAM TODO S OS POSSIVEIS PARA NOS DESTABILIZAR NÃO É BONITO ,, MAS UMA COISA QUE RESPEITARAM FOI O NOSSO HINO SE DISSER O CONTRÁRIO ESTÁ A MENTIR , PORQUE ELES ESTIVERAM SEMPRE CALADOS ENQUANTO O HINO ESTAVA A DÁR ,, E MÁIS LHE DIGO ATÉ AS CRIANÇAS ENSINADAS OU NÃO ALGUMA TINHAM A MÃO NO CORAÇÃO COM SINAL DE RESPEITO . TEMOS DE SER SINCEROS .. E NÓS NÃO RESPEITAMOS O HINO DELES NÃO FOI JUSTO NÃO GOSTEI

Duas notas

- retirar a selecção ao Paulo Bento seria uma tremenda filha da putice

- A selecção se se dispuser a jogar o Euro deste modo, pode perfeitamente ambicionar ganhá-lo

Cumps

Concordo.

Concordo.

Estão perdoados rapazes!!!!!!

Mais uma vez não percebo este titulo de estão perdoados nem percebo o seu porquê!!!! este tipo de titulos pobres e sem lógica mais uma vez são prova de aquilo que eu manifestamente como Português não desejaria de ver nunca mais repetido mas como as coisas são vistas livremente e de diversos parametros tudo nesta imprensa mediocre é possivel qqer dia até um cão a entrar no estadio vai ser alvo de sondagem!!!!!! se deveria ter entrado no relvado ou não!!!!!

Gostei de ver

Portugal até que enfim jogou com união, com espírito de grupo e fez uma grande exibição. Basta aos jogadores estarem motivados e dedicados, que faz logo toda a diferença. Com a qualidade individual que eles têm, basta-lhes jogar aquilo que sabem para fazerem bons jogos. Mas têm que acreditar! Têm que acreditar uns nos outros, no seleccionador, nos adeptos e jogar com prazer. O resto vem por acréscimo.

Parabéns pela qualificação!

Agora seguem-se grupos muito complicados, não há por onde fugir:

-

Pote 1 - Polónia, Ucrânia, Espanha e Holanda

Pote 2 - Alemanha, Itália, Inglaterra e Rússia.

Pote 3 -Croácia, Grécia, Suécia e PORTUGAL

Pote 4 - Dinamarca, França, Rep. Checa e Irlanda

-

Só com muita muita sorte não nos calhará pelo menos 2 gigantes europeus no nosso grupo.

No 1º pote, temos 50% de hipóteses de fugir a uma Selecção poderosa. E mesmo que nos calhe qualquer outra das duas selecções, ambas jogam em casa, com estádios cheios, em frente ao seu público.

No 2º pote, venha o diabo e escolha. Rezamos pelos 25% de hipóteses de nos sair uma Rússia, mas não vai acontecer. É uma lógica de 3 para 1.

No 4º pote, temos a nossa besta negra, a França, e depois 3 Selecções que têm futebol para disputar um jogo connosco em qualquer dia da semana, os Checos, os Dinamarqueses e os Irlandeses.

Um bom grupo: Polónia, Rússia, Portugal, Irlanda.
Um mau grupo: Espanha, Itália/Alemanha/Inglaterra, Portugal, França.

CARO SRº

SE TEM MEDO PORQUE NÃO SE DEDICA A VÊR FUTEBOL AMERICANO ,, NÃO TEMOS UM 6-10- 9 - MAS PODEMOS FAZER O MESMO COMO NAS ULTIMAS FAZES FINAIS ,, 3º 4 º LUGARES PORTANTO NÃO HÁ RAZÃO PARA MUITO MEDO -------- não todos que têem um pepe-dani-cristiano---------- não sofra por antecipação ... tenha fé

Nem a França é o que foi...

...em tempos, nem nós somos inferiores a nenhuma das outras selecções que mencionas no "mau grupo". Mas, é preciso é que se jogue como hoje se fez. Se assim for limpamos tudo.

Cumps

não é bem assim

no mau grupo, a alemanha e a Itália dão-nos sempre água pela barba. Especialmente esta Alemanha que é uma autentica máquina, bem superior à espanha na minha opinião.