O porquê de tanta incapacidade na Selecção? | Relvado

O porquê de tanta incapacidade na Selecção?

 

Na minha opinião, a questão fundamental é esta: temos bons jogadores, não temos é um matador nem equipa! Não temos um matador e insiste-se em jogar num 4-5-1 em vez de um lógico 4-4-2, e não temos equipa porque cada jogador está desfasado da Selecção!O que fez a Selecção subir de rendimento e torná-la numa equipa competitiva foram essencialmente dois Homens: Carlos Queiroz e Mourinho.O primeiro criou a geração de ouro que fez renascer o esplendor de Portugal nas competições Europeias e a ganhar um novo brio, um leque de jogadores que tiveram o apogeu no Euro 98 e um declínio inglório frente ao Mundial de 2002. O segundo é responsável pela composição do plantel que jogava no FC Porto e já bem rotinado, que veio compor a selecção nos anos que se seguiram. O que aconteceu e tem acontecido é que se dissolveu o grupo da cantera portista para outros clubes ou simplesmente arrumaram as botas. O novo grupo de trabalho, apesar de ser composto por um brilhante leque de jogadores, não tem sido equipa e essa é a mais pura das verdades. Para quem viu o apuramento de Portugal com olhos de ver, não viu chama, garra nem alegria no jogo nacional. Viu um grupo de jogadores profissionais a serem "profissionais"! Pois... e espectáculo e emoção e alegria, pouca muito pouc! Ouve mais emoção num murro que se deu, mas não se deu!A casa não está arrumada, e apesar das quase alegrias que tivemos, ficou um vazio cá dentro de que algo melhor poderia ter sido feito! Resta saber que seleccionador para fazer uma equipa a sério e não um grupo de vedetas!Eu mantenho-me fiel ao meu seleccionador de sempre: Humberto Coelho, e vocês?Cumps Kcavalo"Factos são factos e negá-los é mera hipocrisia e Estupidez" - Sic - Malcom XKcavalo

Seleção:

Comentários [19]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Errata

"um leque de jogadores que tiveram o apogeu no Euro 98" Primeiro em 98, foi um Mundial Segundo, nao nos qualificamos para o Mundial 98... Tavas-te a referir ao Euro 2000 certamente.

Falta de colectivo?!

Ora vejamos, primeiro golo, nuno gomes tabela para Pepe, segundo golo, Moutinho passa a bola a Meireles... Com Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira a taparem as saidas do Pepe e do Bosingwa... Simao a fazer papel defenssivo tambem, Deco a recuar para ir buscar jogo, Petit à ajudar os centrais... Moutinho a fazer de box-to-box... Isso foi tirado do primeiro jogo... Falta de colectivo? O que falhou no Euro 2008 nao foi falta de colectivo nenhum... Na derrota contra a Alemanha foram três erros proprios, e nao foi por causa do jogo dos Alemaes, que até os achei fraquitos... Ora vejamos tambem, primeiro golo, Paulo Ferreira, nao acostumado jogar à esquerda deixa fujir Shweinsteiger, Ricardo nao sai à bola (bola dificil para um GR) golo... Segundo golo, Ricardo, aos papeis outra vez, golo... Terceiro golo Ricardo, novamente aos papeis, golo outra vez... Reparem que esses dois ultimos golos, sao muito parecidos ao golo que nos retirou o Euro 2004, bola cruzada, Ricardo aos papeis e... Golo. É que o problema do Ricardo, sabendo que nao se da bem fora dos postes, ele nem sai, nem fica entre os postes, fica a meio do caminho... Agora é claro, o Ricardo nao é o unico culpado... Scolari tera treinado os seus pupilos à encarar essas fazes de jogo? Tera ele relembrado ao "nossos" de nao fazerem faltas nas laterais dos ultimos 30/35 metros? Sabendo que a força dos Alemaes é o jogo aéreo? Muitas perguntas sim... Culpa é do Quim ter-se lesionado :p

Re: Falta de colectivo?!

boa analise pena nao ter pontos

Re: Falta de colectivo?!

Fica a intençao ;) Cumps

Não ganhamos ao Liechtenstein mas demos 7 à Russia

Re: O porquê de tanta incapacidade na Selecção?

E porque é que antes se dizia que Portugal estava a jogar bem colectivamente e mal foram eliminados dizer-se que jogavam mal colectivamente? E porque é que antes se dizia que o Bosingwa estava a jogar bem (eu acho que até no 3º jogo jogou bem, e que ele sabe defender bem) e depois de Portugal ser eliminado se diz que ele esteve em má forma no Euro? Uma eliminação muda tudo, é como o Arshavin, 1 (2, mas o 2º jogo contou mais) jogo, é o maior, 2 jogos, é irregular. Ele é mais regular a não dar nas vistas do que a dar aquele enorme espectáculo, pelo que vi em bastantes jogos (ou resumos dos jogos) do Zenit.

Parafraseando o poeta…

Nem Ronaldo nem Ferreira, nem Ricardo nem Quaresma Definiram com qualidade e discernimento Esta caminhada acidentada e funesta Que conduziu Portugal ao sofrimento – Chama sem luz e sem glória Do eterno candidato à vitória Ninguém sabe em bolas paradas defender Ninguém suspeita para um deve ir Nem onde bola cai ou poderá cair (Quando não deves, sais à bola sem demora?) Tudo é euforia e ilusão Um quer o Real, outro quer o Milão Ó Portugal, hoje és decepção… Maior profissionalismo a partir de agora…

Re: Parafraseando o poeta…

para onde deve ir, assim sim.

O nosso problema

é como muitos dizem a insistencia em Ricardo, falta de um DE e um Avançado. Mas sobre tudo, o nosso EGO!

Off-topic... Ricardo Quaresma!

Link -----> http://www.youtube.com/watch?v=n2JjinYbNII Simplesmente perfeito! :D

O problema é nós acharmos

que somos melhores do que somos realmente. Dos guarda redes não falo. Da defesa é bastante boa, mas andamos o ano todo a dizer q o zé é o melhor do mundo, (falar do DE é absurdo) e vemos um Sergio Ramos que nem na equipa do euro ficou (absurdo),um Oddo, um Maicon e outros a fazer muito melhor a sua principal função, defender. No meio campo temos talento mas quantos jogadores fazem a diferença? Deco e Moutinho a espaços, os outros são apenas voluntariosos. Vejam o meio campo da Espanha, da Holanda, da Inglaterra, do Brasil e da argentina e depois falamos. Nos extremos somos os melhores, mas a principal missão destes é servir um ponta de lança e voltamos ao mesmo. Portugal podia fazer melhor é obvio, mas temos de nos convencer que não somos os melhores e estamos bem longe disso.

Se...

Se perguntarem apenas aos portistas porque é que a selecção não ganha, eles responderão que a culpa é do Ricardo que não devia ter substituido o Baía. Se perguntarem aos benfiquistas eles responderão que a culpa é do Ricardo que devia ter dado o lugar ao Quim. Sou democrata, ganham as maiorias. A culpa é do Ricardo!!!!!

É Simples...

Não temos equipa, apenas bons jogadores e muita bazofia!

O insucesso de Portugal em 10 pontos...

O que é que aconteceu no Euro2008?.. De uma forma geral... 1. Deixamos de jogar como um colectivo, tal como já se tinha constatado na fase de qualificação; 2. Houve jogadores que não se empenharam o que era habitual e lhes seria exigido numa competição destas; 3. Durante o estágio/competição alguns jogadores e técnicos já tinham a cabeça no seu futuro clube, sendo a visita regular de Jorge Mendes ao estágio em Viseu um exemplo disso; 4. O Scolari continua a revelar incapacidades ao nível técnico-táctico, limitando-se a gerir (desta vez não tão bem) a vertente psicológica dos jogadores; 5. Continuam a haver lugares cativos no 11, com as respectivas consequências ao nível de resultados. ... De uma forma mais específica... 6. Erros de Scolari ao nível do sistema defensivo, nomeadamente nas marcações individuais aos jogadores alemães; 7. Erros individuais de jogadores resultantes em parte das opções de Scolari; 8. Incapacidade da equipa portuguesa de fazer frente a equipas que pressionam alto; 9. Ausência de um lateral-esquerdo de raiz e de uma alternativa a Nuno Gomes; 10. O único factor que desculpa Scolari foram as falhas graves do árbitro que protegeu a Alemanha, à semelhança do que aconteceu no jogo frente a Turquia onde também foram escandalosamente benficiados. ... Relativamente ao futuro temos muita matéria-prima, mas necessitamos de um técnico que perceba que o todo nem sempre corresponde à soma das partes...

Ó Zé, deves estar bebâdo!

Conseguiste falar da selecção e do seu insucesso sem nomear o Ricardo... Não deixes a bebida de uma vez por todas que ainda acabas a gostar do Scolari!

Re: Ó Zé, deves estar bebâdo!

Ainda gostava de ler uma crónica tua sobre o Ricardo porque realmente não sei que pensas...apenas criticas quem critica o Ricardo... Cumprimentos

Embora tardia cá vai a resposta!

O Ricardo não é o melhor guarda-redes do mundo nem sequer dos arredores. O que eu critico sempre e criticarei é a crítica sistemática ao Ricardo ou a qualquer jogador. Passa pela cabeça de alguém que o Scolari convocasse o Ricardo porque queria perder jogos? Será que o homem não tem virtude nenhuma? As críticas são injustificadas em grande parte e têm origem em problemas que não têm nada a ver com a categoria do Ricardo. E, por exemplo, quando se chega a criticar exactamente um dos pontos fortes do Ricardo que é o jogo com os pés... eu saio do sério mas sinto a minha razão reforçada: as críticas são infundadas e não têm a ver com a real categoria dele. A questão não é se o Ricardo é muito bom: é se há melhor do que ele em Portugal e se as características dele são ou não a melhor opção. Mas se o seleccionador acha que sim então temos mais é que apoiar.

É fácil...ou talvez não !

Olhando para a Espanha, podemos concluir que mesmo tendo sempre grandes selecções, nem sempre atingiram bons resultados. Por outro lado, vemos a Alemanha que raramente tendo jogadores da "nata" do futebol mundial, conseguem selecções fortíssimas colectivamente e estão constantemente nas meias ou nas finais nos campeonatos do mundo e Europa. Não é só uma questão de mentalidade e qualidade, é também uma questão de terem homens com "unhas para tocar guitarra" no comando técnico! Em Portugal, o elo mais fraco era o ataque, o guarda-redes e o comando técnico. Saber motivar os jogadores e criar um espírito de grupo forte não chegam para selecções que fazem "o trabalho de casa" de forma exemplar. Quantos "banhos de bola" Portugal não teve contra equipas muito inferiores à nossa ? Demasiados. Muitos preferem salientar o "circo" à volta da selecção como se isso fosse o mais importante e esquecem que a nossa vizinha Espanha NUNCA fez um circo à volta da selecção e ganharam. Depois de ganhar, lá houve fiesta rija! Numa selecção em que os melhores jogadores não têm oportunidades, falta perguntar que ânimo terão todos aqueles que se esforçam continuamente nos seus clubes à procura de uma oportunidade na selecção ? Não será muita certamente.... Eu acredito que os jogaodores que jogam na selecção, deverão exclusivamente jogar nas mesmas posições que nos seus clubes, caso contrário, não rendem ! Quantas vezes vemos jogadores na selecção adaptados a novas posições ? MUITAS ! Essa estranheza quebra o ritmo dos jogadores e depois há as famosas perguntas, "hã e tal, mas porque é que o jogador "X" joga que se farta no clube e não dá nada na selecção ?" . Não é preciso ser seleccionador para perceber o porquê ... Gostaria de ver Queirós na nossa selecção mas NUNCA com um contrato a curto prazo, nunca inferior a 4 anos abrangendo no mínimo duas competições, o campeonato do mundo e o campeonato da Europa.

Re: É fácil...ou talvez não !

Caro relva, Olhando para a Espanha, podemos concluir que mesmo tendo sempre grandes selecções, nem sempre atingiram bons resultados. Por outro lado, vemos a Alemanha que raramente tendo jogadores da "nata" do futebol mundial, conseguem selecções fortíssimas colectivamente e estão constantemente nas meias ou nas finais nos campeonatos do mundo e Europa. Não é só uma questão de mentalidade e qualidade, é também uma questão de terem homens com "unhas para tocar guitarra" no comando técnico! Em Portugal, o elo mais fraco era o ataque, o guarda-redes e o comando técnico. Saber motivar os jogadores e criar um espírito de grupo forte não chegam para selecções que fazem "o trabalho de casa" de forma exemplar. Quantos "banhos de bola" Portugal não teve contra equipas muito inferiores à nossa ? Demasiados. Muitos preferem salientar o "circo" à volta da selecção como se isso fosse o mais importante e esquecem que a nossa vizinha Espanha NUNCA fez um circo à volta da selecção e ganharam. Depois de ganhar, lá houve fiesta rija! Até parece que tinhas sempre a tv ligada em canais espanhóis...e desculpa lá dizeres que não houve circo é de quem não sabe as ondas que se levantaram em Espanha com a não convocatória de Raúl ( mesmo quando um dos avançados se lesionou e teve que ser trocado a dias de se iniciar o euro ) e de Guti... Como se não tivesse existido polémica com as constantes substituições de Raúl ou a colocação de Fabregas a suplente...só jogou a titular devido à lesão do Villa. Numa selecção em que os melhores jogadores não têm oportunidades, falta perguntar que ânimo terão todos aqueles que se esforçam continuamente nos seus clubes à procura de uma oportunidade na selecção ? Não será muita certamente.... Eu acredito que os jogaodores que jogam na selecção, deverão exclusivamente jogar nas mesmas posições que nos seus clubes, caso contrário, não rendem ! Quantas vezes vemos jogadores na selecção adaptados a novas posições ? MUITAS ! Como se todos os clube onde militam jogadores portugueses tivessem o mesmo sistem de jogo? Se até no mesmo clube se treina e se joga em mais do que um sistema, se mesmo nos seus clubes eles têm que jogar e adaptar a posições que não são as suas... Essa estranheza quebra o ritmo dos jogadores e depois há as famosas perguntas, "hã e tal, mas porque é que o jogador "X" joga que se farta no clube e não dá nada na selecção ?" . Não é preciso ser seleccionador para perceber o porquê ... Gostaria de ver Queirós na nossa selecção mas NUNCA com um contrato a curto prazo, nunca inferior a 4 anos abrangendo no mínimo duas competições, o campeonato do mundo e o campeonato da Europa. Completamente de acorodo contigo um acordo no minimo de 4 anos, mais ainda quando CQ conhece melhor do ninguém a realidade da África do Sul onde foi seleççionador e conhecer bem os estádios e locais para estágios do país africano, isto se chegarmos à fase final...caso o acordo seja de dois anos apenas esse deverá com toda a certeza ser a altura de assumir o magement do Man Utd...