Pontos Fortes e Fracos da Selecção | Relvado

Pontos Fortes e Fracos da Selecção

 

Dean Saunders diz: "A perda de Jorge Andrade, a situação de Costinha, a baixa de forma de Ricardo Carvalho, o desaparecimento de Paulo Ferreira, incógnita Maniche, por um lado.

A potencial explosão de Cristiano Ronaldo nesse grande palco mundial, a experiência e actual confiança de Figo, a magia de Deco, por outro.

Tendo em conta os vários sectores de jogo (defesa, meio campo e ataque)quais serão os potenciais pontos fortes e pontos fracos da nossa Selecção para o Mundial de 2006?

Ou seja, o que é que nos pode fazer ganhar e avançar na competição.

E o que é nos pode fazer perder e regressar a casa tal como em 2002."

Seleção:

Comentários [17]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Bom artigo! Mas é difícil concordar com Scolari...

...em todos os aspectos, e no fundo é ele e só ele que tem o poder de tomar as decisões (influenciadas por outros ou não, isso já é outra história!)...

...uma opinião é sempre possível, mas não acredito que por si s´p se repercuuta no ponderamento do seleccionador!!!

      Assim, penso que a melhor maneira de colmatar os pontos fracos da selecção é precisamente, e obviamente, fortalecê-los, trabalhando especifica e objectivamente os pormenores menos conseguidos, o carácter técnico e táctico dos jogadores, a sua mentalidade em campo integrada num colectivo, e não numa montra mundial, com humildade e encarando cada jogo como um sério desafio e não um passeio pela Avenida da fama mundial!!!

    Se Cristiano é ainda um pouco imaturo em algumas decisões, trabalhe-se-lhe e desenvolva-se-lhe esse sentido táctico colectivo, maior disciplina, mais simplicidade e objectividade!

      Se Figo está mais lento, faça-se trabalho específico para aprimorar as condições físicas ao máximo! Uma gestão da sua presença no treino e no jogo mais racional e condicionada!!!

      Se a defesa se ressente com a ausência de Jorge Andrade, o que à partida será a carência mais grave, porque é um titular influentíssimo já firmado hà muito no grupo que não pode mais participar, então aposte-se numa alternativa sólida. dê-se-lhe a confiança e o apoio e a tolerância que certamente necessitará, e não descrédito e incompreensão, e poderá haver maior equilíbrio nesse sector, mais estabilidade táctica, técnica e emocional (psíquica)!

      São apenas algumas ideias sobre sectores chave! Mas o conceito é: dê-se atenção aos aspectos menos positivos da equipa, CONHEÇAM-SE a VOCÊS MESMOS, TRABALHEM SERIAMENTE AS LACUNAS, A FIM DE MINORÁ-LAS, e poderão fazer um Mundial bastante positivo!

      União, Estabilidade, Confiança, Mentalidade!!!

Temos equipa

Creio que a nossa selecção tem equipa para fazer um excelente Mundial. Temos óptimos jogadores que formam um excelente conjunto, apenas a condição física poderá ser um entrave.

Guarda-Redes

Ricardo e Quim estarão lá com toda a certeza. Se Ricardo manter os índices de confiança que tem demonstrado nesta 2ª volta do campeonato, não temos que nos preocupar muito com a baliza. Como 3º guarda-redes apostaria num jovem jogador, pois é importante que se vão já acostumando a estas andanças (afinal, são o nosso futuro). Apostaria, portanto, na chamada de Bruno Vale, dado que Moreira praticamente não jogou na presente temporada.

Defesas

Ricardo Carvalho parece-me seguríssima a sua titularidade no eixo da defesa. Não há Andrade, faz-se dupla com Caneira, Tonel ou Ricardo Rocha. Na direita, espero vivamente que Miguel seja titular, arrastando o Paulo Ferreira para o banco. Do lado esquerdo a minha preferência ia para o Nuno Valente, mas é possível que ou Caneira ou Rocha sejam colocados nessa posição. Gostaria de ver o Miguelito no Mundial, mas o casmurro do brasileiro nem sonha com isso.

Meio-Campo

Se mantermos os 3 médios com que temos jogado nos últimos anos (um trinco de raiz, mais um 8 e um playmaker), apostaria no Petit, no Tiago e no Deco. Acho um crime que o Scolari convoque o Costinha apenas por capricho, ele só vai tapar o lugar a jogadores como Moutinho e Manuel Fernandes. Gostava também que o Pedro Mendes fosse chamado em vez do Hugo Viana. Temos ainda o Maniche para o que der e vier.

Ataque

Ronaldo e Figo a titulares nas alas, Quaresma e Simão como alternativas. Temos os alas mais versáteis do Mundo na minha opinião, não será por falta de produtividade dos extremos que não vamos conseguir fazer boa figura.
O ponto mais fraco da nossa selecção é mesmo o ataque. Temos o Pauleta e o Nuno Gomes que, apesar de estarem a jogar bastante bem, não produzem o duficiente jogando sozinhos na frente. O 3º ponta de lança (não precisamos de mais) ou será Postiga ou Hugo Almeida. Num daqueles jogos em que necessitemos de meter tudo lá na frente, ainda pode jogar o Ronaldo a ponta de lança (mas isto apenas em último recurso).

Temos equipa para qualquer selecção que nos apareça pela frente, vamos acreditar.

Agora não sei!

Há dois anos atrás o nosso ponto forte foi quando o "Xico Lari" deu a mão à palmatória e corrigiu os erros após o jogo com a Grécia: apostou em Miguel, Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Maniche e Deco -Campeões Europeus de Clubes em título e no pico da sua forma- em detrimento de jogadores que já evidenciavam menos pulmão que estes que referi (Fernando Couto, Rui Jorge e Rui Costa, por exemplo)!

Temos novamente o Ricardo num excelente momento de forma -espero que hoje me contrarie, LOL- o que também é de nos criar mais algumas esperanças, mas...

Sinceramente, não acredito que consígamos atingir o nível que conseguimos no Euro e por diversas razões:
1ª- Na Alemanha não teremos o apoio que tivemos em Portugal por parte dos adeptos.
2ª- Um Mundial não é a mesma coisa que um Europeu pois as Selecções envolvidas são muito mais fortes.
3ª- À excepção de um ou outro jogador, todos em geral estão em pior forma que há dois anos atrás.
4ª- Depois das declarações de "Xico Lari" que disse estar disponível para treinar a Selecção de Inglaterra depois do Mundial o moral das tropas não será o mais elevado!

Cumps

Re:Agora não sei!

é verdade que na alemanha não teremos o apoio que tivemos ! aqui no nosso pais !!
mas n é menos verdade que existem muitos e muitos portugueses nessa região do globo ! não so na alemanha mas em paises muito perto como frança e luxemburgo por exemplo !!
não sera por falta de apoio que nos iremos abaixo , com toda a certeza !!
nesse campo não nos deveremos preocupar !! não é problema !! os tugas marcaram presença em massa !!

Pontos fortes...

...temos alguns.

Depois temos alguns que podiam ser mais fortes...depois temos alguns mais ou menos fracos...e por fim temos um bastante fraco que é sem duvida o treinador...

Re:Pontos fortes...

para mim o mais fraco e quim e o mais forte e o baia que devido ao (sistema) nao sera convocado.
Es o maior Baia

por pontos

baliza - o regresso de ricardo a boa forma é ponto positivo.

a inactividade de quim ponto negativo, mas nao é grave a meu ver.

defesa - andrade fora? é baixa importante. mas meira está lá, caneira também, veremos quem é o quarto elemento. ricardo carvalho em baixa de forma? não concordo de todo.

na esquerda... quem será o titular? por mim é o caneira. nuno valente, quase sempre lesionado. paulo ferreira, alternativa. na direita miguel ou ferreira, está visto.

ricardo rocha pela polivalência é candidato a ir, mas tb o é tonel, e tb nunes.

meio campo - costinha inactivo é um problema. mas este jogador é um dos lideres do "plantel". sim, porque o que scolari construiu foi um plantel como se de um clube de tratasse, o que é uma das forças da nossa selecção. e por isso o costinha certamente estara no mundial. mas acho que de momento o titular a trinco é o petit.

maniche nem joga no chelsea. nao ha problema. tiago ultrapassou o maniche por larga margem a meu ver. tiago é o nosso "8".

depois o deco. sera chamado hugo viana para ser alternativa ao deco? talvez. mas por mim era chamado o joao moutinho.

extremos - figo, ronaldo, simao, quaresma... ainda boa morte para eventualidades... aqui tudo fino.

avançados - nuno gomes, pauuleta com ano em grande, ambos com muitos golos. postiga... eu nao o chamava, chamava o hugo almeida ou mesmo o joao tomas para ter um jogador de perfil diferente, mais alto para outro tipo de jogo.

temos uma grande selecçao - veremos em que condiçao fisica esta malta chega a junho.

Re:por pontos

Gostei do comentário e também concordo com a ida do Hugo Almeida. Se as coisas não correrem bem é elemento para as bolas paradas, seja em livres ou poderá usar a sua altura, mas devo admitir que Hélder Postiga deve ser o escolhido por Scolari, embora não concorde.

Re:por pontos

o petit titular ?
quem deve ser o meio campo titular é, m.fernandes, tiago e deco !!

costinha

pode mesmo vir a ser o primeiro jogador nao profissional a disputar um mundial desde 1938

No computo geral, quero atitude!

Potenciais pontos fortes:

Serão à volta de 23, conforme a lista final de Scolari.

Potenciais pontos fracos:

Numa primeira fase serão 3: México, Angola e Irão. Ultrapassados estes, outros virão.

Pontos fracos

sem duvida:
Os porcos dos jogadores dos lampioes.

SLB SLB FILHOS DA PUTA ATÉ MORRER

Eu sou Portista...

mas tu és uma besta!!!

pede já para retirarem o teu nome deste site e não apareças cá +

Gajos como tu devem tar numa foça...

Re:Pontos fracos

pois pareces ser

Re:Pontos fracos

Acho que te enganaste a teclar e entraste no site errado, ou então foi um começo muito mau! Este espaço é dedicado ao FUTEBOL, não ao insulto.

Pontos fracos...

Pontos fracos só mesmo o vil Scolari.

. o O Killas O o .

a nossa selecção vale pelo seu todo

independentemente , deste ou daquele estar em baixo de forma ! a nossa selecção têm muito potencial !!
um mundial é sempre um mundial !! e com toda a certeza todos os jogadores iram dar o seu melhor e mostrar todo o seu valor !!
sabemos que temos jogadores que se destacam, que dão nome ao nosso pais a nossa selecção , jogadores de craveira mundial, conhecidos em todo o lado, mas somos fortes pelo nosso colectivo como ficou demonstrado á quando do europeu no nosso pais !!
já somos das melhores selecções mundiais ! e não creio que iremos fazer má figura !!
todos juntos chegaremos lá !!!
eu acredito !!!

eu so vejo pontos fracos

deco nao me pare em muito melhor forma do que maniche e costinha. este ultimo deve estar em piores condicoes para jogar um mundial do que eu