Ponta-de-lança: um verdadeiro problema? | Relvado

Ponta-de-lança: um verdadeiro problema?

 

Face a isto não percebo o porquê de tantas críticas para com os avançados portugueses. A realidade é que a Selecção não joga como os outros países que se dizem ter "avançados de classe mundial"!Das duas uma, ou exigimos mais dos nossos "extremos" para serem mais objectivos com a bola, ou então, comecemos a jogar como os outros colossos europeus, dando reais oportunidades a outros avançados.
Cumprimentos Futebolísticos!SuperGuerreiroII

Seleção:

Comentários [36]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Também pergunto...

Qual a selecção que tem a honra de possuir os extremos que Portugal tem? Ronaldo e Quaresma E para acrescentar ainda, Nani e Simão... R: Nenhuma!Mas mesmo NENHUMA! Quantas selecções têm o melhor lateral direito da Europa (para não chocar alguns...um lateral nos 3 melhores)? R: Nenhuma (ou no caso da resposta não chocante...mais duas apenas) Quantas selecções tem centrais com a qualidade de Portugal? R: Nenhuma não é, mas também não são muitas. Pepe e Carvalho estão num top5 e tem ainda um Meira, um Alves e um Andrade (mas está lesionado).

Re: Também pergunto...

E do que servem todas essas "pseudo" estrelas quando não tens peva de conjunto? Desde que Figo, Pauleta e Rui Costa abandonaram a selecção em 2004 que Scolari nunca mais conseguiu unir o grupo. Não temos sistema de jogo implementado, o eixo do meio campo com tantas mudanças não é efectivo, o eixo da defesa tem sido um verdadeiro desastre com Pepe e Bruno Alves a estarem no centro das criticas, nas frente de ataque o único avançado anda sempre perdido e os alas nem sabem quando apoiar na frente e quando vir defender. A renovação não explica tudo, falta união no grupo e conjunto dentro do relvado. Sinceramente é triste ver a selecção a jogar assim onde neste momento perde com qualquer selecção vizinha. E já agora esses nomes que "pseudo" estrelas que referiste na selecção podem ser comparados a outros jogadores existentes nas selecções de Itália, Argentina, França, Brasil ou até mesmo na espanhola.

Eu apostaria

no Yannick para o ataque no próximo Europeu e tenho a certeza que se houvesse uma táctica de movimentação rápida ofensiva suportada no Ronaldo à direita, no Quaresma à esquerda e no Yannick ao centro, seria acima de tudo uma surpresa para o adversário e um trunfo para nós. .............Yannick ...Quaresma...........Ronaldo ....(Nani)..........(Quaresma/Nani) ..............Deco ........Maniche....Meireles Caneira....Pepe....Carvalho....Bosingwa ..............Ricardo/Quim Nuno Gomes rua. Não produz, não trabalha para a equipa, não corre, não acerta um remate, não acerta na baliza, nada. Nada de nada. É um insulto se for convocado.

Re: Eu apostaria

Hmmmm....divertido?

Os problemas superam-se

O maior problema é a falta de capacidade inventiva, ou a falta de tempo para trabalhar esquemas alternativos na selecção. Devido a essa falta de tempo é que quase todos os seleccionadores utilizam o esquema mais habitual no campeonato desse país. Alguém imagina a Itália a jogar como a Roma, sem avançados? Não, porque em Itália joga-se normalmente com 2. Como joga a Inglaterra? ou a Alemanha? Portugal podia jogar num esquema alternativo, em minha opinião, dado que não temos grandes laterais (Bosingwa é excepção), nem pontas de lança "à antiga", e a nossa força está no meio campo, o 3-5-2 podia ser um bom esquema, mas habituar os jogadores a esse esquema é fácil? Penso que não. Em todo o caso fica aqui uma ideia para o 11 nesta táctica: GR-Quim D-B. Alves D-Pepe D-R. Carvalho Ala Dr- Bosingwa Ala Esq - Quaresma MC - Petit MC - Moutinho MC - Deco AV - Ronaldo AV - Nuno Gomes (não gosto nada, mas num esquema com 2 AV ainda penso que é o melhor que temos)

Falta de tempo?

Será que existe verdadeiramente falta de tempo? Quando olho para uma Grécia sinto exactamente o contrário, que há tempo que sobra para construir uma equipa competitva. Penso que o problema da nossa selecção em termos colectivos é o facto de estarem constantemente a insistir num conceito de jogo que não se adequa ao tempo de treino que se tem com aquele conjunto de jogadores. Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Falta de tempo?

Lá está... é isso mesmo;) Para mim a ideia do 3-5-2 é a ideal, que em momentos defensivos pode tornar-se num 5-3-2 e ofensivo num 3-3-4 (lembram-se de adrianse?:P)... o uso de médios alas é ideal, se bem que em vez de utilizar quaresma na esquerda utilizaria Miguel (ou Paulo Ferreira)... Quaresma não se iria adaptar a ter que percorrer toda a linha.. Penso que este esquema táctico tinha tudo para dar certo, se bem praticado e rotinado, e nunca ser atirado para a fogueira num EURO ou Mundial... (que tal utilizar em amigáveis no inicio de uma temporada e na fase de qualificação???)

ON-TOPIC: Já escrevi este artigo no tempo da...

... "Maria cachucha" lol... Mas veio mesmo a calhar face ao jogo grande desta noite! Quem é que viu o Barça-MU na qual o CR jogou a avançado centro? Não será uma hipótese a ter cada vez mais em conta por parte de Scolari na selecção? Gostaria de ouvir a vossa opinião e se fosse possível a do nosso seleccionador. Cumprimentos Futebolísticos! PS: Não gostei muito do jogo, demasiado táctico por parte do MU, mas penso que foram inteligentes os ingleses, andam a aprender com Benitez...

Ó SuperGuerreiro...

...percebo que gostes do CR a avançado centro, porque o homem tem potencial para jogar bem em qualquer posição do ataque. Mas é inegável que o jogo do ManUtd "arranca" muito melhor quando o CR joga a ala e é, na minha opinião, essa a posição a que ele mais rende claramente. Hoje foi uma situação esporádica, devido à táctica adoptada por Ferguson neste jogo em que necessitou do contra-ataque. Como CR é o jogador mais rápido da equipa tem toda a lógica metê-lo a avançado. Embora não o tenha feito a tempo inteiro, já que as trocas posicionais eram muitas... Quanto ao estilo dos ingleses neste jogo, acho que foi o melhor que poderiam ter feito. Quando se enfrenta médios com a qualidade de passe de Deco, Xavi ou Iniesta, ainda por cima quando surgem na zona central 3 "deles" vs 2 "nossos", não haverá muito mais a fazer... Cumprimentos!

Percebo-te perfeitamente...

... mas coloco-te agora a seguinte questão: Frente a uma Itália, Alemanha, França, Argentina,... como é que deve jogar Portugal? Em ataque continuado, ou em contra-ataque? Isto tendo em vista os nossos melhores jogadores actuais... percebes o que eu quero dizer? Jogadores como Simão, Nani, Quaresma, jogam melhor em que esquemas e estilos de jogo? Será que o Cristiano Ronaldo a fazer-se de Etoo, o Simão a fazer-se de Henry e o Quaresma a fazer-se de Messi, não traria proveitos para a nossa selecção? Mais do que um Hugo Almeida, um Nuno Gomes ou um Makukula lá na frente? É isso que quero salientar quando falo da hipótese CR a avançado centro. Não estou a impôr o Madeirense a avançado, apenas estou a considerá-lo como tal. Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Percebo-te perfeitamente...

Sem dúvida, em contra-ataque. De preferência em 451 à boa moda de Liverpool, que já temos uma equipa rotinada nesse esquema. Não temos um meio-campo ao nível de nenhuma dessas equipas, e tendo em conta que somos praticamente obrigados a jogar com alas ou extremos, devido à qualidade destes em relação à restante equipa (não quero dizer que isto seja uma maldição, pelo contrário), essa parece-me a formação ideal para nos batermos com qualquer dessas potências. E contra essas potências penso que o jogar à Barça não seria o ideal. Os extremos do Barça defendem muito pouco e a circulação de bola é fundamental, não temos essa capacidade. Talvez um misto de Barça com Liverpool, não achas? Claro que muito teria que mudar na cabeça dos Simões e Quaresmas... E numa táctica de contra-ataque sou obrigado a concordar contigo na posição de Ronaldo a avançado, com muita pena minha. O ideal seria fazer como no ManUtd, em que um dos alas trocaria de posição frequentemente com Ronaldo, mas nós não temos outros alas ou avançados capazes disso. A única esperança para uma situação dessas num futuro próximo seria Djaló, mas esse ainda está muito verdinho. Pauleta era jogador também para uma situação dessas... Uma outra solução que gosto, tanto para ataque continuado como para contra-ataque, seria modificar só ligeiramente o 4231 da actual selecção para um 4411. Em ataque continuado, seria um meio-campo constituído por, por exemplo Quaresma - Petit - Deco - Simão, com Ronaldo a ter liberdade completa para deambular onde bem entendesse surgindo atrás dum ponta-de-lança forte. Em contra-ataque assumiria uma postura mais à Liverpool, com uma equipa partida mas com um estilo de jogo directo e mais venenoso. Nessa situação Deco perderia o lugar para Veloso, Ronaldo seria o ponta-de-lança, também com muita liberdade, e atrás dele teria os nossos outros três extremos... Ficavamos com uma equipa em que defendíamos com 8-9 jogadores (GR excluído) mas só 4 se encarregariam do ataque... Precisamente os 4 extremos! Muito treino teria que haver... Cumprimentos!

Acho que a tua última frase disse tudo...

"Muito treino..." ;D Mas tinha pernas para andar a meu ver. Eu por exemplo acredito em dois modelos de jogo, mais reconhecidos por: - 4-3-3 ao actual Porto; - 4-1-2-1-2 como o Sporting/Benfica. De qualquer forma são esquemas igualmente de muito treino, mas como agora só existe tempo para a preparação de um mês... logo se vê. De qualquer forma, durante muito tempo, defendia um 4-4-2 puro, pela simplicidade do esquema, na qual todo o jogador intuitivamente sabe jogar e porque a qualidade dos nossos adversários para a qualificação não serem nenhuns papões. Recordo da Polónia ter vindo ao estádio da Luz jogar contra Portugal com dois avançados desde o início de jogo. Fiquei admirado mas realmente o Leo Benhacker sabe o que faz. Jogaram simples mas foi o suficiente para destroçar um Portugal muito trapalhão. Aliás, para mim o futebol mais simples é o mais bonito e eficaz. Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Percebo-te perfeitamente...

Nuno Gomes lá à frente???? LOL... Nada melhor que uma boa anedota para entrar num fim-de-semana alargado. Cumprimentos

Re: ON-TOPIC: Já escrevi este artigo no tempo da...

O manchester united jogou á defesa porque o Barça actualmente só tem a champions para ganhar este ano e como tal jogou na expectativa. Do ronaldo jogar a avançado,não vi jogo mas se vires é o unico jogador do Munited em forma para marcar golos e os outros que jogam no munited ou estão lesionados ou não são tão consistentes como Ronaldo.

R-O-O-N-E-Y

Também tem marcado muitos golos nesta fase final da epoca :) Cumps

Re: R-O-O-N-E-Y

eu sei que há o rooney :P,só que ele não tem tanto de consistência como o Ronaldo. Percebe meu raciocinio... Ronaldo tem marcado em quase todos jogos e como tal Alex quis apostar nele em vez do Wayne Rooney a avançado e precaver meio-campo.

Re: R-O-O-N-E-Y

sim eu percebi, e concordo contigo, ha que aproveitar as potencialidades ao maximo de quem está em forma e sendo Ronaldo o melhor marcador da equipa tem logica mete-lo como avançado.

Eu acho que mais...

... do que aproveitar quem esteja em forma, é mais uma de optimizar estilos de jogo. Hoje o MU talvez queria velocidade para rasgar a defesa do Barça, assim colocaram o "Rocket Ronaldo" lá na frente e o "10 Rooney" a lançar o tuga... Por vezes é o contrário,... enfim, eu pareceu-me uma estratégia inteligente, sobretudo para fora de casa, mas os ingleses estavam chateados com o fraco espectéculo. Cumprimentos Futebolísticos!

Então mas o Rooney é agora o novo "10" do MU...

... daí ele ter muitas assitências para golo do que golos marcados. Penso que fazem bem. Aliás, esta temporada tem sido espectacular para o MU, porque a distribuição de golos pela equipa tem sido fenomenal. Existem muitos jogadores com mais de 10 golos marcados... Cumprimentos Futebolísticos!

Já o jogo de ontem foi demasiado tactico...

É normal nesta fase da Champions, ha muita coisa a perder...e a ganhar diga-se...

Também o acho...

... mas um comentador da ESPN inglês estava chateado! Vê lá tu que não estava conformado com o estilo "negativo" do MU para este jogo... lol! Se fosse cá os comentadores diriam maravilhas do clube! Aqui nota-se uma diferenças abismal... ;D Cumprimentos Futebolísticos! PS: Teria sido um espectáculo o CR ter marcado aquela penalidade...

Re: Também o acho...

Se o comentador fosse o Jorge Batista certamente não havia elogios.

Eu acho que esse não deve gostar do Benfica...

... já quando lá estava o Trapattoni, criticava e criticava e criticava... não sei como é nos jogos dos outros grandes, mas pelos comentários que oiço parece-me que criticam o mesmo... enfim... talvez gostasse de ter sido um treinador de um grande... Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Também o acho...

Eu sou sincero contigo eu não gosto muito do Cristino Ronaldo mas tenho que ser isento(como acho que todos deviam tentar ser) e admitir que está a fazer uma epoca fabulosa, o melhor do Mundo neste momento sem duvida. Cumps

Como pessoa, acho que o CR...

... é um "puto" armado em vedeta, agora como jogador, embora cheio de tiques, ele esforça-se para atingir o patamar em que está. Isso vê-se claramente. Cumprimentos Futebolísticos!

Não é de agora...

e se virmos nos ultimos seleccionadores temos jogado com poucos avançados e com 2 trincos. tem sido sistema dos ultimos anos. Que se fazer? Não sei se revolução daria mas acho que jogadores sentiam dificuldades com o novo esquema táctico, ja imposto ano após ano.

Depende para quem é problema?

O SLB joga, ou jogava com Camacho, com dois pontas de lança desse tipo como Nuno Gomes e Cardozo - resultados? nulos, explicados pelos 24 pontos de atraso do FCP. O FCP joga com um avançado centro só, e por vezes até faz outras funções em campo, chamado Lisandro Lopéz - resultados? estão à vista de todos. Só por jogar com um avançado-centro "puro"? evidentemente que não, tem uma coisa que outros em Portugal não têm, ou se têm não utilizam jogando num losango que é uma nulidade táctica,o FCP joga sempre com extremos de um lado e do outro - quando não utilizou esse sistema deu-se mal. A questão aqui que se coloca não é clubistica, felizmente, mas sim táctica - eu sou adepto firme do 4/3/3 - aliás os grandes triunfos europeus do FCP deram-se quando jogava com 1 ponta de lança apenas e dois extremos. Provas? Jaime Magalhães(Madjer)-Gomes(Juary)-Futre Capucho-McCarthy-Derlei

Re: Depende para quem é problema?

O Capucho nunca jogou com o McCarthy. Na Uefa era Capucho, Derlei e Postiga. Na Champions era mais o losango, com o McCarthy, Carlos Alberto e Derlei, mas só jogavam 2 desses. Quase não tinhamos alas nessa época, o Derlei e o Peixoto lesionaram-se e depois veio o Maciel em Dezembro, havia Costinha, Maniche e Deco e Aleni e Pedro Mendes revezavam-se como 4º elemento.

Nós podemos muito bem utilizar o falso 4-3-3

Com Nani-Ronaldo-Quaresma em constantes mutações de posição, um pouco á imagem do MAN UTD, mas era algo que devia ter sido trabalhado nos amigaveis e até nos jogos de qualificação com selecões mais acessiveis... Para mim o numero 9 como lhe chamam é cada vez menos um jogador fixo de área mas sim um jogador "vagabundo" lá na frente que fica á espera da bola... Vejam por exemplo dois exemplos de dois jogadores que são goleadores e jogam no nosso campeonato, LISANDRO E LIEDSON, não são jogadores de ficarem á espera da bola, sim aparecem no sitio certo mas são jogadores adaptaveis a qualquer sistema pela sua mobilidade... O que precisamos a cima de tudo na selecão é que joguem os melhores e os que estão em melhor forma(isso não tem acontecido) e ter um SISTEMA ALTERNATIVO ao sistema(tão gasto) que temos utilizado. Eu sou da opinião que as equipas devem ter pelo menos 4 sistemas minimamente trabalhados, 2 atacantes e 2 defensivos, mas essa é apenas a minha opiniao... Cumps

Re: Nós podemos muito bem utilizar o falso 4-3-3

Caro Forista, você acha que um treinador de Top, só tem 4 sistemas tácticos dois defensivos e dois ofensivos, é para rir, ou acha que os grandes treinadores são tipo Paulinho para o Bentinho, que joga num esquema táctico que se lembraram de chamar Losango quiçá Quadrado para o Pentágono e de quando em vez vira Hexágono, só para ver em sistemas ofensivos este já vai em 4... Quanto aos defensivos é mais Triânulos que se transformam em Quadriláteros, e de quando em vez denomina-os de Táctica rectangular (diferente de cubista), para o obtuso... Espero que tenha percebido Jadscl