Pepe: ganhou-se um trinco de elite? | Relvado

Pepe: ganhou-se um trinco de elite?

 

A decisão justifica-se em linhas simples: com 3 centrais do que melhor existe no planeta do futebol e sem um trinco que desse totais garantias, Carlos Queiroz tomou a decisão mais inteligente: Bruno Alves e Ricardo Carvalho como dupla de centrais, Pepe à frente deles. Com esta opção, o luso-brasileiro justifica, mais do que nunca, a chamada às quinas. Velocidade de execução, técnica individual, visão de jogo, capacidade atlética, exímio nas recuperações de bola, fortíssimo no jogo de cabeça, disponível no sacrifício e autoritário a pegar no jogo quando é preciso. Um 2 em 1 de luxo. Um dos melhores centrais do Mundo que também se tornou num nº 6 perfeitamente capaz de ombrear com homens como Xabi Alonso, Mascherano, Essien, Touré, Vieira, Filipe Melo ou Andrea Pirlo. Sem querer comparar as características individuais de cada um, creio que este é o lote dos melhores e Pepe não andará muito distante do rendimento deles como elemento mais defensivo do meio-campo.Há muito quem não queira dar o braço a torcer por Queiroz no apuramento. Entendo. Mas será possível continuar a contestar a utilidade de Pepe naquela posição? Foi ou não uma escolha mais do que acertada? Poderá Pepe, no Real Madrid, ser também utilizado naquela posição caso seja preciso? Ganhou o futebol mais um trinco de topo?artenigma

Seleção:

Comentários [57]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Muito para além deste artigo...

...(meu caro art, como sempre, levanta uma questão pertinente, mas que me refreio de comentar, por achar que o Pepe não é ali que deve de estar), permitam-me deixar aqui exarados os sinceros cumprimentos a...Jesualdo Ferreira! Em recente entrevista falou do apuramento da selecção, e fê-lo com uma classe e dignidade que não lhe reconhecia. Quando assim é, há que o reconhecer. Desvalorizou (e bem!) o facto de terem sido dois jogadores do Porto a marcar os golos, assumindo-os como jogadores portugueses, exaltando o espírito de equipa e dando o devido crédito a Carlos Queiroz. Continuo a não gostar do(s) Professor(es)...mas lá que o que está plantando ao pé da VCI esteve bem...lá isso esteve!

Re: Muito para além deste artigo...

«Em recente entrevista falou do apuramento da selecção, e fê-lo com uma classe e dignidade que não lhe reconhecia. Quando assim é, há que o reconhecer. » Desculpa,mas o percurso de vida do Jesualdo fala por ele.Ou andas distraído,ou então estas a ser mauzinho. Cumps

Re: Muito para além deste artigo...

Nem uma coisa nem outra. Nunca gostei do senhor (continuo a não gostar, aponte-se)...e poderás eventualmente assumir que ele teve um percurso imaculado, o que é natural...coisa que não concordo. Aliás, creio que percursos imaculados é coisa que não existe no futebol em termos de treinadores. Todos têm esqueletos no armário... O Jesualdo Ferreira já por várias vezes se revelou possuidor de um carácter...duvidoso...o que não invalida que possa ter momentos de classe como o que referi. Da mesma maneira que critico as suas posições dúbias, também aplaudo quando a situação o merece. Abraço.

Re: Pepe: ganhou-se um trinco de elite?

Não me parece que tenha muita visão de jogo e ao nível do passe falha bastante também, destruindo alguns ataques da selecção. Cumpre bem defensivamente mas não lhe podemos pedir que seja ele a iniciar a construção. Em jogos do tipo que tenhamos que jogar mais defensivamente será excelente, quando tivermos jogos em que tenhamos que atacar será mau. E comparar Pepe com Mascherano, Essien, Vieira (na sua melhor fase) é um bocado (grande) puxado...

Re: Pepe: ganhou-se um trinco de elite?

À semelhança do David Luiz que desempenha por vezes outras funções, desenrasca mas é a central que deve jogar.

Pepe não é trinco e ponto final!

Se existe motivo porque houve anarquia posicional no final do jogo da Luz e durante alguns momentos no jogo de Zenica foi por causa do Pepe e do simples facto de ele não nadar bem naquelas águas do meio-campo. Velocidade de execução: aonde viram isso? No jogo da Luz ele perdeu algumas bolas no meio-campo exactamente por isso mesmo! Técnica individual: concordo que tenha uma excelente técnica sobretudo ao nível da recepção e do drible, mas no passe... recordo-me de pelo menos três contra-ataques falhados devido a este capítulo, tanto no jogo frente da Luz como no de Zenica. Visão de jogo: ainda não o vi a fazer um passe de 50 metros correcto e invariavelmente corre com a bola nos pés para fazer um passe de 1 metro, desposicionando a equipa. Em Zenica valeu o Tiago, na Luz valeu o conjunto todo. Capacidade atlética: isto é o que vem o safando a meio-campo, pois graças a esta robustez física lá vai aguentando aqueles desperdícios de energia, mas até quando? Tenho sérias dúvidas que a jogar num campeonato regular nessa posição e desta maneira, tinhamos Pepe para uma temporada inteira. Recuperações de bola: se não fosse ele um central e um jogador defensivo por natureza! Jogo de cabeça: era só o que faltava agora ser um central de top sem ter bom jogo de cabeça! Disponível no sacrifício e autoritário a pegar no jogo quando é preciso: estas características são realmente positivas mas penso que seriam melhor aproveitadas se ele vier da defesa. Um 2 em 1 de luxo. Um dos melhores centrais do Mundo que também se tornou num nº 6 perfeitamente capaz de ombrear com homens como Xabi Alonso, Mascherano, Essien, Touré, Vieira, Filipe Melo ou Andrea Pirlo. Mas que comparação descabida. De todos os que falaste existe um verdadeiramente completo e esse é o Xabi Alonso. Tem capacidade atlética, tem técnica, tem visão de jogo, tem raça, tem garra, tem inteligência e sobretudo coração. Se o Pepe poderia ser um bom médio defensivo? Poderia, mas não seria a mesma coisa! PS: Tenho para mim, que o Pepe só jogou este play-off nesta posição porque o CQ teve um cagaço do caraças. Porque Carlos Queiroz sabe que não tem tido tempo suficiente para trabalhar a equipa como tão bem gosta. Então coloca um jogador polivalente e com experiência competitiva na selecção nacional como o Pepe. Mas esta não é uma solução de futuro. Prefiro mil vezes o Pepe a central do que a médio defensivo. Aqui pergunto e qual o central que sairia? Bruno Alves ou Ricardo Carvalho ou nenhum?

Re: Pepe não é trinco e ponto final!

Isto poderia ser um comentario isento? poderia mas não era a mesma coisa............ Tipos como tu só dão valor a um jogador quando ele é reconhecido internacionalmente.... se calhar foste dos que criticaram pepe quando no fc porto era um trapalhão mas agora é um central de classe mundial!!!!!!!! espera mais um bocadinho que podes ingolir as tuas palavras.

O Pepe a defender no meio-campo...

vale 10 Moutinhos, 20 Velosos e talvez 5 Meireles!!! O Pepe esta na seleção o que Javi Garcia é por exemplo no Benfica: uma torre de vigia. Se é menos bom no passe não me incomoda, o que se lhe pede é proteger as costas a Simão, Nani ou Ronaldo, comendo a relva e ganhando inumeras bolas de cabeça. E quem mais faz isso tudo? Ninguem mais.

Tenho de discordar...

... pois se tu fores a ver bem, uma das características que jogadores que actuam como médios defensivos têm, é o seu posicionamento e o de ficarem normalmente atrás, apenas subirem com autorização. Ora ao Pepe falta-lhe essa maturação. Por vezes ele na ânsia de contra-atacar, lá vai ele com a bola controlada subindo no relvado. Acredito que muitos adeptos gostem de vê-lo a fazer isso, mas os mesmos decerto o crucificaram se ele perder a bola e assim o adversário conseguir um contra-ataque rápido. Se não me falha a memória, no último jogo de Portugal na Luz, no lance da bola à trave e no poste dos Bósnios, penso que tudo começou com uma tentativa de subida do Pepe. Naquela posição, é necessário um jogador estilo relógio, i.e., que não invente, que não complique, que simplifica e executa as manobras com uma precisão aterradora,... mas que sempre que haja necessidade, possa criar algo. Ora o Pepe é mais estar constantemente a criar algo, do que a ser um pêndulo. É aí que falha como médio defensivo. Depois, com ele na defesa, penso que Portugal poderia jogar com a defesa uns bons 20 a 30 metros mais acima sobre o meio-campo adversário.

Re: Pepe não é trinco e ponto final!

Não concordo. B.Alves e R.Carvalho são complementares e são centrais de qualidade emquanto, trincos, não temos nenhum de grande qualidade. E dizer que Pepe sera comido nos grandes jogos, que não tem experiência para jogar a trinco, não sei se não sera o contrario! Fomos eliminados no ultimo Euro frente a Alemanha, porque fomos inferiores fisicamente e sobretudo no jogo aereo. Scolari dizia, antes do jogo frente a Alemanha, que os portugueses eram pequenos e que não dava importância a esse facto... Nunca sabemos se ele tinha ou não razão. Mas eu continua a pensar que se Scolari teria apostado num central forte a trinco em vez de Petit, ou/e na defesa esquerda em vez de P.Ferreira, se calhar, não sofriamos tantos golos...

Pepe é um excelente central

Não nos podemos esquecer que o FC porto vendeu Pepe/central por 30 milhões de euros.Não acredito que a jogar a trinco valesse tanto. Pepe é um excelente jogador e um atleta humilde,que joga onde o mister lhe diz para jogar.No FC Porto lembro-me de ele pontualmente ter sido defesa-direito e não foi nada mau.Um atleta com condições fisicas fantásticas. Agora o problema do Queiroz é outro,é impossivel tirar o melhor central da europa da equipa titular.B.Alves está assombroso,a parelha com Ricardo"Classe"Carvalho é simplesmente linda.

Re: Pepe é um excelente central

O Xabi Alonso também nao valeu 30M e joga a trinco...

Re: Pepe é um excelente central

o melher central de onde? looool es um bimbo abixanado, deixa o alcool

Re: Pepe é um excelente central

Melhor da Europa e quem sabe até de Portugal...

Re: Pepe é um excelente central

Não man,é o "novo patrão"..........enfim.

Calma

Ainda é cedo para o considerarmos um trinco de elite. Para já é “apenas” um central de classe mundial. Foi uma boa surpresa, quando o vi desempenhar esta nova função, pois as suas características são compatíveis com a posição. Apenas tive receio que esta polivalência lhe retirasse o carisma de central, mas felizmente é titularíssimo nesse sector em Madrid. O mérito vai para Carlos Queiroz que arriscou e foi feliz, esperemos que também encontre uma opção indiscutível para a lateral esquerda da defesa.

Re: Calma

E isso mesmo. Eu ate gosto da ideia de jogar com 3 centrais, mas e para ter defesas lateriais ao estilo do Miguel, do Nelson, do Bosingwa a passarem mais tempo a atacar do que a a defender. Gostava de ter visto isto no Benfica quando o Katsouranis la andava, com o Nelson do lado direito e o Leo ou o Sepsi do lado esquerdo. Fazer um 3 5 2 na Seleccao e possivel com o Bosingwa ou o Nelson do lado direito, mas depois como e que se faz um flanco esquerdo solido e rapido? com o Jorge Ribeiro? Duda? Nao me cheira.

Pepe: ganhou-se um trinco de elite?

Eu li bem? Não tem ponte que se pegue este artigo.

Re: Pepe: ganhou-se um trinco de elite?

Porquê? Porque é que não tem ponte por onde se lhe pegue? Fala rapaz...

Re: Pepe: ganhou-se um trinco de elite?

tu bem tentas mas...dedica te a pesca nao tens nivel es um parolo

Re: Pepe: ganhou-se um trinco de elite?

Obrigado sr clone.

Re: Pepe: ganhou-se um trinco de elite?

"dos melhores centrais do Mundo que também se tornou num nº 6 perfeitamente capaz de ombrear com homens como Xabi Alonso, Mascherano, Essien, Touré, Vieira, Filipe Melo ou Andrea Pirlo." Comparar Pepe com estes trincos de classe mundial?Mete lá o Pepe a lançar um contra ataque como um Pilro ou um Alonso... Pepe é trinco para destruir jogo.Um trinco clássico(embora para mim será sempre central)vá la .Mas hoje em dia o futebol já não se resume só a isso. Serve para jogos de maior contenção(andar na retranca!)mas num jogo é que é preciso golos e uma boa fluidez entre os jogadores do meio campo não. Portugal ganha músculo com Pepe a trinco,mas perde capacidade ofensiva. E aquela comparação com aqueles Srs jogadores é completamente descabida.

Re: Pepe: ganhou-se um trinco de elite?

Primeiro, é inútil ler sem saber interpretar. E não soubeste interpretar aquilo que disse, até porque referi que não era suposto comparar as características de cada um dos nomes apontados. Apenas o rendimento na posição consoante o papel que lhes é atribuído e, se a Pepe é atribuída a função de estancar o jogo do adversário e sair a jogar simples, ele cumpre aquilo que lhe é exigido. Mesmo que não tenha a mesma eficácia de Pirlo a relançar o ataque. De qualquer das formas, não partilho da tua opinião. Mas conseguiste comentar o artigo ou não? Se o comentaste com uma opinião fundamentada, mesmo que diferente, é porque ele tem ponta por onde se lhe pegue... É raro que eu abra a boca num artigo sem fundamentar a minha opinião, pelo que agradeço que sempre que os comentares fundamentes a tua também. Abraço

Re: Pepe: ganhou-se um trinco de elite?

Não concordo mas enfim são opiniões. abraço

Re: Pepe: ganhou-se um trinco de elite?

É s mesmo um triste PALHACO!

Re: Pepe: ganhou-se um trinco de elite?

Sossega, Leiria, mantém a calma e não deixes de tomar os comprimidos. Eu não te vou ultrapassar nos pontos, fica descansado. Já sabes o que acontece quando perdes o controle, vêm aqueles médicos de bata branca a tua casa e levam-te para aquele sítio frio que não gostas, cheio de salas brancas com gente a gritar, onde te põem na posição que ficou o outro que tentou assaltar um super-mercado no Algarve...

Concordo

Acho que foi das coisinhas mais inteligentes que Queiroz fez no seu legado. Não me parece que Pepe seja o trinco ideal para todos os jogos, nomeadamente aqueles em que temos que atacar mais, pelo chão, e assumir as despesas do jogo, que são boa parte deles. Mas em outros jogos já comprovou que é a opção certa, e este último na Bósnia foi o paradigma absoluto desta tese: Pepe esteve imperial e instransponível e foi o primeiro dique que desgastou e desmotivou o ataque bósnio. Ganhamos um trinco de elite, sim, e de características raras, mas só para algumas ocasiões.

Um grande exemplo

Pepe é um grande jogador, está em todas fez grandes jogos contra a Bósnia, joga bem a defesa central como a trinco e tenho a impressão se o treinador pedisse para jogar a avançado ou guarda-redes jogava. Admiro o Pepe, tem raça e dá o litro em campo.

o pepe já é um dos melhores do mundo seja

a central ou trinco não tenho duvidas 30 milhões de euros custou o pepe ao real madrid,muitos espanhois torceram o nariz e agora todos batem palmas ao pepe. quem se lixou foi a selecção do BRASIL que perdeu 1 grandissimo jogador

como disse o mourinho,o pepe como central é

excepcional e como trinco é muito bom. é dos tais casos de futebol que pode jogar tanto como central como trinco que tambem rende muitissimo bem. O pepe fez todo o apuramento quase como TRINCO,não interessa se é de raiz ou não,interessa que PEPE jogou MUITO BEM como trinco e é sem duvida o MELHOR trinco que temos na nossa selecção,tanto defende como ataca muito bem O ricardo carvalho e bruno alves são titulares indiscutiveis,o pepe como trinco é excepcional e logo terá que continuar a jogar como TRINCO na selecção e o resto é conversa de treta