Paulo Bento: Prestação no Mundial 2010 foi "normal" | Relvado

Paulo Bento: Prestação no Mundial 2010 foi "normal"

Selecionador nacional abordou passado, presente e futuro da equipa e da FPF.
 

Paulo Bento, na entrevista que concedeu esta noite à Sport TV, falou sobre o passado, o presente e o futuro da equipa nacional e da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Seguindo uma ordem cronológica, um dos temas abordados centrou-se nos antigos selecionadores, sobretudo Luiz Felipe Scolari.

"Somos um povo que complica as coisas. Preferem a estabilidade mas quando há estabilidade (caso de Scolari), querem a mudança. Scolari foi um treinador extraordinário, às vezes somos mais exigentes com uns do que com outros", afirmou o selecionador nacional.

A prestação no Europeu 2004 foi "excecional", segundo o técnico; já os dois últimos percursos - quartos de final no Euro'08 e oitavos de final no Mundial do ano passado - foram "prestações normais" e, por isso, Paulo Bento confessou que não esperava ser chamado para o lugar de Carlos Queiroz.

A confiança nos jogadores

Depois de começar a comandar a seleção, o ex-jogador notou "várias diferenças" entre ser treinador de um clube e de uma seleção nacional: "E um trabalho diferente, há menos tempo para preparar a equipa, mas estou perfeitamente adaptado".

"As ideias e conceção não mudam, ser selecionador é acima de tudo um cargo desportivo", acrescentou, antes de falar sobre os métodos de treino e a relação de confiança com os jogadores.

"O meu princípio é que há máxima liberdade e máxima responsabilidade. Não ando a vigiar os jogadores, não sou polícia de ninguém. O que lhes digo é: existem regras, cumpram-nas e ficamos satisfeitos da vida", revelou Paulo Bento.

O timoneiro da seleção defende a ideia de que "um líder tem que dar sempre a cara" e por isso avisou que iria assumir a total responsabilidade em caso de derrota com a Bósnia, sentindo que tem o "apoio e empenho necessários" para o desempenho das suas funções, tal como teve no Sporting, afirmou.

FCP não é hipótese

Paulo Bento quer ter o seu futuro resolvido antes do próximo Europeu porque "é o mais lógico para as duas partes" e salientou: "O meu empenho será sempre o mesmo independentemente do tempo de contrato".

Questionado sobre a possibilidade de se imaginar com contrato assinado com um clube antes da prova, o técnico respondeu: "Não imagino cenários, não sabemos o que pode acontecer".

Em relação à possibilidade de orientar o FC Porto, Paulo Bento voltou a desvalorizar os rumores sobre essa situação e reforçou: "Não faz qualquer sentido".

Elogios a Gilberto Madaíl

O futuro da seleção está também diretamente relacionado com o futuro da FPF. Paulo Bento disse que deseja que, quem for eleito a 10 de dezembro, "que tente fazer o melhor pelo futebol português".

E há um objetivo que o treinador gostaria de ver realizado: "Um local próprio para a seleção para treinar, um sítio onde os jogadores sentissem identidade, é algo que faz falta à seleção e à FPF".

O ainda presidente da entidade, Gilberto Madaíl, recebeu elogios por parte do técnico: "Este percurso desportivo nos últimos 15 anos trouxe maior capacidade financeira à FPF e certamente o seu presidente terá o seu mérito, mas com muita gente envolvida e sobretudo com grupos de jogadores de grande qualidade, comandados por equipas técnicas muito capazes".

"O futebol português tem agora maior prestígio", continuou Paulo Bento, antes de deixar palavras sobre Carlos Godinho: "Ajudou-me muito, é alguém extremamente competente", atirou, sem revelar se gostaria de manter algum elemento da direção da FPF.

Num voto final para o Europeu 2012: "Temos que ser otimistas, temos uma boa organização de equipa... Mas não somos favoritos".

Seleção:

Comentários [12]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Bem, o Dedé

ainda poderá vir. :)

Sinceramente, a capa mais fantástica de que me lembro era a que garantia o Totti no Benfica - já na altura capitão da Roma e um valor seguro do Calcio. Diziam eles que, embora fosse o capitão de equipa, o melhor jogador e um símbolo absoluto, a Roma estaria disposta a deixar sair o jogador. Afinal, era o Tote. Nem sei como é que um jornal continua a existir, depois disto...

lembro-me

foi um jornalista rançoso qualquer que ouviu por entre portas de w.c. alguém a falar num Tot(e?)(i?), e, pensou ele, lá vai disto! Totti no besfica! hehehe

Mas a melhor nem é essa. A melhor é a do Rushfeldt, que é apresentado na luz em conferência de imprensa em frente aos média, com o presidente do benfica ao lado dele, e depois, passado uns dias, assina pelo Santander!! Essa foi de morte!!! :')

..lembrei-me agora também daquela da vinda do Jardel. veio o George!!! :') :')

Não faz sentido!!

"...à possibilidade de orientar o FC Porto, Paulo Bento voltou a desvalorizar os rumores sobre essa situação e reforçou: "Não faz qualquer sentido"....""

Vou guardar esta... pelo sim, pelo não!!!

por falar em guardar...

ver abaixo.

Paulo Bento

Com PB esperemos que seja mais uma campanha excepcional então.

Miguel C.
http://linhasdojogo.blogspot.com/

este treinador de merda

que de treinador só tem o curso , num jogo que define o titulo está a ganhar 2-1 e tira o defesa esquerdo da sua equipa , porque se calhar queria ganhar 10- 1 , num terreno que mais parecia o oceano atlantico , contra um clube que não éra um mija nas escadas , esta merda que não leva ao mundial o melhor médio de portugal moutinho , que não explica porque náni foi embora , e ainda aqui como uma assombração ,, vái morrer longe bandido ó prejudicastes o sporting

Realmente...

Ainda nao entendo os comentarios anti CQ que se fazem... vai ver as estatisticas do homem e vai la comparar com os 2 ultimos anos de Scolari e depois fala... E compara com os 2 ultimos anos porque os jogadores sao quase os mesmos... já não Figo, Baia, Couto, etc...
Já sei... era jogar ao ataque contra a Espanha e levar 4 como levou a Alemanha...

O do defesa esquerdo deve ser o Sporting no dia do 3 - 6... e para que saibas, nao ganhavamos 2 - 1 ao intervalo, perdiamos 2 - 3...

Mais... nao devias ir perguntar ao Nani o que de facto aconteceu? Nao devia perguntar porque o CR mandou as bocas que mandou no jogo com a Espanha mas tentou fintar meia equipa sem passar a bola a ninguem? E porque razao afastou Simao da marcacao de um livre a 50 metros da baliza e rematou directo a baliza em vez de centrar para a area?

É facil apontar o dedo e, se pora caso a coisa correr normalmente, e formos eliminados nos 1/4, todos vao cair em cima de PB...

Treinador de merda?!?! Nao seremos nós treinadores de bancada de merda??

SL

2-1 foi engano meu

mas digo treinador de merda , mesmo que estaja a perder 3-2 , contra o benfica não se tira um lateral ok. não estava a jogar contra o cascalheira ,, o problema não é esoanha jogar ao atacque ou não , a questão porque não levou o moutinho porque aqui há o maior erro de treinador de merda

Carlos Queiroz na foto?

Carlos Queiroz na foto?

Carlos Queiroz num dia de chuva na foto?

Carlos Queiroz num dia de chuva na foto?

DjAS TISICO

Tão CEDO? O teu amigo PASSOS ontem é que foi. ganda GANZA.....
E tu segundo me contaram de rosa chique no parque eduardo. Andavas muito apalorado....
ISTO É QUE VAI UMA CRISE