Olhar para o futuro da Selecção | Relvado

Olhar para o futuro da Selecção

 

aestevao

Seleção:

Comentários [20]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

é muito simples...

substituto do Figo só o Quaresma, assim teriamos o Ronaldo, Simão e Quaresma como extremos. Substituto do Nuno Valente, Miguelito, só se houver alguma surpresa durante estes dois anos. Substituto do Costinha, temos o Tiago e deverá entrar o Manuel Fernandes. Se o Pauleta sair, há um jogador conhecido na ingleterra como um goleador é o Rcardo Vaz Tê, o estilo dele é parecido ao do Henry, rápido, bom técnicamente, excelente rematee bom cabeceamente, só lhe falta um pouco de maturidade e de algumas dicas no posicionamento em campo.

votação

gostava k alguem me dissesse como se vota no melhor jovem jogador do mundial 2006. È no site da fifa?? onde?? agradeço respostas

Sucessão

Scolari está já a fazer esse trabalho. Eu parece-me q depois deste Mundial poderão sair Costinha, Figo e Pauleta. Pelo que o 11 base ficaria assim: Ricardo, Miguel, Andrade, Carvalho, Valente, Meira, Maniche, Deco, Simão, Ronaldo e Postiga. Com a braçadeira a voar para o braço do Jorge Andrade, tenho impressão. Ao grupo de Scolari, deve acrescentar-se os nomes de Quim, B. Vale, Moreira, Ferreira, Caneira, R. Costa, Zé Castro, Nélson, Custódio, M. Fernandes, J. Moutinho, Quaresma, H. Viana, Petit, Tiago, Nani, Boa Morte, Nuno Gomes e H. Almeida. Claro que pode ser que apareçam novos jogadores, Tonel, Abel, João Paulo (vamos ver o que faz no FC Porto), R. Meireles, Manú (até pode ser revelação no SL Benfica), Vaz Tê entre outros. Claramente não fosse os problemas com os pontas de lança e penso que haveria "material" para continuarmos a realizar grandes campanhas. Faltando quem marque golos é mais complicado...

Re: Sucessão

e o quaresma???

Re: Re: Sucessão

Tá lá o Quaresma.

Acho que aos poucos o Scolari já está a fazer a renovação da seleção e ainda por cima em plena competição. Repararam que no final do encontro as nossas unidades mais ofensivas eram jogadores como Hugo Viana,Postiga, Ronaldo. Sem esquecer também que Tiago foi titular, e que tinhamos Petit, SImão, jogadores que nunca foram titulares induscutiveis da seleção, Esperemos pela afirmação definitiva do Quaresma, e que apareça algum defesa esquerdo. Quanto à linha avançada penso que podemos ter aqui um grande problema. Acho que precisámos de alternativa ao Pauleta. O mesmo problema se aplica no lugar de defesa esquerdo. Acho que da equipa titular, temos 3 lugares que é preciso renovar: Figo, Costinha, Nuno Valente.. quanto aos restantes acho que ainda dão para no mínimo dois anos em bom nível.

Off-topic

É verdade que houve um reporter da SIC que mandou os ingleses mamar depois do penalti do Cristiano Ronaldo? :P Ninguém tem um link com isso ?

mais histerico que este nao havera certeza

http://www.youtube.com/watch?v=AYTPGgkWX1o&search=italia%20australia http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2006/06/060628_copachinaexagerorc.shtml

Re: Off-topic

se foi verdade ou nao ! não sei !! mas se aconteceu mesmo ! foi muito bem feito , esses ingleses não merecem nada !! é que são os media e os proprios adeptos !! os jornaleiros desse pais andaram a mandar as postas que nos ja sabemos , e os adeptos no fim do jogo em alguns locais da alemanha e da propria inglaterra , tentaram agredir portugueses que estavam a comemorar pacificamente !! não vale nada essa gente !!

Re: Off-topic

Para quem ouviu os gritos histéricos do Nuno Luz (reporter de campo da Sic ao jogo) após o golo do Ronaldo... nem me espantava muito.

A transicao devera ser feita

No apuramento para o proximo Europeu, se na defesa o unico a sair sera o Nuno Valente, e para essa posicao nao vejo grandes alternativas, o Caneira eh uma adaptacao, e apenas Miguelito podera ser a unica opcao. O meio campo esta bastante bem servido, sendo a outra posicao carenciada e a de Ponta de Lanca, nao vejo nenhum jogador com as caracteristicas de Pauleta. Essa situacao implicara claramente uma mudanca de tactica, talvez para um 4x4x2. Em qualquer caso acho Scolari o indicado para fazer essa transicao.

Da "Geração de Ouro" á "Geração Ronaldo"

Nunca uma Selecção Nacional teve tantas presenças em fases finais das provas mais importantes a nível de Selecções. Elas foram o Euro 96, o Euro 2000, o Mundial 2002, o Euro 2004 e agora o Mundial 2006. De Figo a C.Ronaldo. De facto, este espantoso trajecto iniciou-se com a chamada Geração de Ouro, da qual Figo é o último dos combatentes, após a saída de outros "dourados", tais como Rui Costa, F.Couto, Paulo Sousa e João Pinto. Scolari tem mérito por fazer esta transição, já que transformou Ronaldo no símbolo máximo deste novo grupo de jogadores. E o quanto o "menino de ouro" tem aprendido com o "velho de ouro", Figo. O testemunho está dado. A sede de vitórias também já está incutida nos jogadores, por isso há que esperar mais respeito por parte das outras Selecções. O ranking a isso os obriga. Quanto ao Pauleta, acredito que ainda jogue por mais um par de anos e que marque mais uns golos.

??????????

pedra vasilar o pauleta???????

Mini-Remodelção pós Mundial 2006

Penso que dos actuais jogadores, apenas Figo, Pauleta e Costinha deverão abandonar a selecção e que melhor altura para o fazer do que esta, com uma saída em grande?! O futuro está assegurado com jogadores como Manuel Fernades, João Moutinho, Ricardo Quaresma, Nani, Custódio, entre outros, excepto numa posição - Avançados! Com a saída de Pauleta e Nuno Gomes a caminhar tb para os 30 anos, Postiga e Hugo Almeida é muito curto e não vejo brevemente ninguém a nascer para essa posição específica. A melhor escola de formação do País (e uma das melhores do mundo), a do Sporting, tem ainda essa lacuna, ainda não conseguiu "criar" pontas de lanças, ao contrário dos médios que nascem em massa. A escola do F.C.Porto foi quem conseguiu até agora criar os últimos 2 avançados do futebol Português (Postiga e Hugo Almeida), mas nenhum dos 2, apesar de bons jogadores, conseguirão chegar ao nível do Pauleta.

Não existem

Não é possível substituir estes jogadores sem que existam diferenças na equipa, porque para além da qualidade que têm, tem ainda muita esperiência no futebol. Neste momento quem é que tem o estatuto deles que não esteja na selecção? Agora, não existe dúvida que há muita qualidade nos nossos jogadores mais jovens e muitos conseguem mesmo desde já assumir as funções dos "veteranos", mas substituir totalmente não me parece. Mas isso é normal... a menos que apareça um jogador como o Deco, que já tinha muita experiência quando entrou na selecção e facilmente "substituiu" o Rui Costa, só que isso não era muito positivo, pois era sinal que tinha chegado á selecção um bocado "tarde". Por mim os jogadores que não planeiam jogar na próxima grande competição, não devem permanecer, já que uma vez na equipa, têm ainda muitas probabilidades de jogar pelo peso e talento que têm, apesar de poderem não estar muito bem fisicamente, o que dificultava a imposição efectiva dos novos valores. E além disso a equipa que vai jogar a próxima competição deve também já ser trabalhada, porque como já sabemos existe pouco tempo para isso e nada melhor do que "jogos a sério" para formar uma nova equipa. Eu até nem consideraria nova, embora em princípio saiam jogadores históricos, dado que permanecem quase de certeza da equipa titular: Ricardo, Miguel, R. Carvalho, J. Andrade, Maniche, Deco e Ronaldo. Das quatro saidas da equipa a única que me preocupa realmente é a do defesa esquerdo. De resto, daqui a uns anos estou confiante que existirão "Figos", "Pauletas" e "Costinhas".

Pauleta, o basilar

O Pauleta tem um posição um bocado ingrata na selecção. É evidente que um jogador que marca 20 golos por ano no seu clube não poderia fazê-lo por pura sorte. Chegado à selecção, faz imenso jeito nos jogos contra os Luxemburgos e afins, mas nos jogos a doer não se vê tanto. Na minha opinião, isso sucede por culpa de todos menos do Pauleta. O jogo atacante da selecção é demasiado afunilado e é normal queo Pauleta acabe por ficar em branco. Explico melhor: por muito altos e fortes que sejam os defesas adversários, quando se marca um canto ou se centra uma bola desde a linha de fundo, o ponta de lança fica sempre com a vantagem de estar de frente para a bola e para a baliza. Isto não é devidamente explorado pelos nossos atacantes. Este tipo de movimento é tão pouco natural na selecção (e no Benfica, já agora), que até nos cantos se opta por fazer um passe curto, que mais vezes resulta em por 3 colegas em fora de jogo do que em remates (já nem digo golos). Ao invés de fazer esse movimento básico, os nossos ataques costumam ter a forma de um funil. Os médios defensivos avançam pouco, os extremos conduzem a bola por distancias demasiado longas e como vão cada vez mais sozinhos, tendem a correr para o meio do campo, para depositar a bola nos pés do avançado. Habitualmente isto é feito num momento em que ele se encontra de costas para a baliza e com 2 ou mais defesas por perto. Óbvia receita para o falhanço. Eu queria muito que o Pauleta tivesse oportunidade de jogar mais, mas se nada mudar no estilo de jogo dos que o apoiam, mais vale trazer outros avançados da escola do Sá Pinto e do João V. Pinto. Desculpem os que acham que é pouco oportuno criticar uma equipa que está a ter tão bons resultados, mas isto realmente é o que penso dos jogos que tenho visto. Quanto ao Figo e sua sucessão, creio que ele tem estado muito bem e que de imediato não há alternativa que conjugue talento e inteligencia como o Figo. Atletas fortes e habilidosos há, felizmente, mas não mostram o mesmo tipo de maturidade e saber jogar. Tenho estado desagradavelmente surpreendido com o Ronaldo, que após o seu trabalho no Man utd., com bons treinadores e numa liga altamente competitiva, ainda mostra fraco jogo de equipa. Preferia e muito contar com extremos a fazer um jogo pelos flancos como deve ser, e contar com o Ronaldo como 2º ponta de lança, a fazer o trabalho que antes referi que "os Pintos" faziam há algumas épocas atrás. Com a sua capacidade atlética e talento a controlar a bola, no mínimo ele deveria arrancar faltas junto à grande área. Espero que contra os 2 próximos adversários seja possível ver mais qualidade no jogo, senão que diferença teremos em relação aos gregos que nos derrotaram há 2 anos? NL

Re: Pauleta, o basilar

Há aqui uma questãoimportante. Portugal não faz jogo para o ponta-de-lança. O Pauleta não tem marcado, só fez um golo, mas também não tem tido muitas oportunidades. O nosso jogo é muito mais propício para brilharem os extremos e os médios. Um avançado só poderá brilhar se tiver o mesmo estilo de jogo dos extremos, um que saiba pegar na bola, fazer duas fintas e rematar àbaliza. O Pauleta não é esse avançado. Mas se se fizessemos um jogo de bola rápida na frente e centro para o coração da área, teria certamente outro rendimento...

Bom...

Sem dúvida que são dois jogadores hoje fundamentais na estrutura da selecção. Mas como em tudo, temos de olhar para o amanhã, e temos de procurar substitutos à altura. Para isso, eles devem manter-se um pouco mais para que possam demonstrar aos "pupilos" como é que se faz. Substituto de Figo? Bom, Cristiano Ronaldo, sendo que Simão "salta" para o onze inicial, e ainda faz com que Quaresma entre na convocatória. De alas, Portugal está bem servido! Substituto de Pauleta? Hum... é mais difícil... Aho que nem Postiga nem Nuno Gomes estão à altura e muito menos algum dos sub-21. A ver vamos.

Re: Bom...

Eu não acho difícil de substituir o Pauleta!

Há subsistutos à altura

Cristiano Ronaldo será o substituto de Figo, tendo para isso que arcar com as responsabilidade de em certos jogos ter que ser ele a levar a equipa às costas, como o fez Figo em tantos e tantos jogos na selecção nacional. Quanto a Pauleta, acredito que Postiga e Vaz Tê o substituirão a curto/médio prazo.