De naturalizações... | Relvado

De naturalizações...

 

No caso de Nani é mais compreensível que seja mais fácil de aceitar do que a situação de Deco. Afinal Nani apenas nasceu cabo-verdiano por causa de uma lei estúpida que faz com que os filhos de cabo-verdianos nascidos em Portugal tenham de ser cabo-verdianos. Porém Nani nasceu e cresceu em Portugal, pelo que na minha opinião faz até mais sentido que represente o nosso país.Quanto à situação de Nélson, que já jogou na Selecção sub-21 e que será uma questão de tempo até ingressar na Selecção principal, é similar à de Deco. Nasceu noutro país, cresceu noutro país e obteve êxito desportivo apenas quando chegou a Portugal.Como este caso temos o de Rolando e Makukula. No caso de Rolando não acredito que chegue à nossa Selecção principal, pelo que prevejo que siga os passos de Makukula e acabe por ingressar na Selecção principal do seu país de origem.Agora a grande questão que coloco é o porquê desta diferenciação de tratamentos em casos similares? Ou será a velha história do "primeiro estranha-se e depois entranha-se"?_elpibe_20

Seleção:

Comentários [87]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

para mim...

Para mim era cada um que jogue no seu país de origem e mais nada. mas epa pronto ha por aí alguns que fazem um jeitao lololl

Re: para mim...

Oh bife ta calado

Re: Re: para mim...

bem bem lol

Por essa ordem de ideias...

... coitada da selecção da França!!!

Re: Por essa ordem de ideias...

...quase todos os jogadores da selecção francesa nasceram na França ou foram lá criados desde pequenos.

Re: Re: Por essa ordem de ideias...

Exactamente... da selecção que foi campeã mundial, salvo erro só 2 eram nascidos fora de França ou das Provincias Ultramarinas Francesas. Zidane, Djorkaef e outros tinham nomes estrangeiros, pareciam estrangeiros... mas eram nascidos em frança como todos os outros!

Re: Re: Re: Por essa ordem de ideias...

Nepia O Dessailly é do Gana.Zidane Algerino, Pires Portugues,Makelele do Congo,O Vieira é cabo verdiano nascido no Senegal,e se fores aos sub21 e seleçoes mais jovens veras que esta la o Mavuba que é Angolano e outros como Ben Arfa que é Tunisino ou Nasri Algerino...E nao Tiveram o Manuel Da Costa porque ele preferiu jogar por Portugal

mas que grande confusao que tens por ai

o zidane e pires nasceram em franca logo sao franceses. http://www.lequipe.fr/Football/FootballFicheJoueur4112.html http://www.lequipe.fr/Football/FootballFicheJoueur2883.html la porque o zidane tem pais da algeria nao significa que ele é algeriano ele é frances e ponto final la porque o pires tem pais portugueses nao signnifica que ele é portugues ele é frances e ponto final. o nani nasceu em portugal e é portugues nao interessa se os pais dele sao caboverdianos,japoneses ou marcianos. assim como eu nasci em macau em 1978 sou portugues porque na altura macau era ainda uma colonia portuguesa.

algerino!? algeriano!? E que tal argelino?

...

Re: algerino!? algeriano!? E que tal argelino?

sim tens razão é um erro da minha parte peço desculpa é bem argelino

ok tens razao,a nelly furtado é bem canadiana

cada um prá sua terra

Qualquer dia parecemos a Arca de noé...

Ohhh...

Coitadinhos... O n-ésimo artigo por parte dos adeptos do mesmo clube, com o mesmo tom. Bem, ao menos nesse capítulo a liderança é vossa, e de goleada!

Nani é um caso diferente, acho eu.

O Deco veio para Portugal já com 17 anos, tal como o Nélson, certo? E pelo menos aqui no relvado, as pessoas que estiveram sempre contra a naturalização do Deco, estiveram também contra a de Nélson... lembro-me perfeitamente, e não se deve cometer injustiças principalmente, contra vários benfiquistas, que estiveram contra este caso do Nélson... Quanto à Comunicação Social, acho que já todos sabemos. Em tempos, no antigo relvado, tive uma saudável discussão com o relvinha Gein, onde acabamos por ter a mesma opinião: o Benfica tem mais adeptos, logo tem de ser mais protegido e tem de ter mais noticias e destaque. É simples... é para vender, eles fazem tudo... é o seu ganha-pão. Nani acho que é diferente. Segundo ouvi, ele está desde pequenino em Portugal, e para mim ele é português. Frequentou as nossas escolas, o nosso ensino, sabe da nossa cultura, não precisa de mais para ser português. Nascer cá é uma questão de onde está a mãe dele na altura... mas posso tar errado, eu ouvi na televisão, que ele está desde muito novo. Mas não se esqueçam que em todos os países existem jogadores naturalizados. Então os brasileiros... são aos montes. Mas defendo que numa selecção devem jogar os jogadores daqueles países, que sabem a sua cultura, que aprenderam a ser gente lá, naquele determinado país. Senão, para que servem as selecções, e que moral eles têm?

Re: Nani é um caso diferente, acho eu.

Olha a selecção de França!Será uma selecção francesa? Saudações.

Re: Nani é um caso diferente, acho eu.

"Mas não se esqueçam que em todos os países existem jogadores naturalizados. Então os brasileiros... são aos montes." E achas isso bem? Aqueles brasileiros(?!) do Azerbeijão então são uma vergonha, jogam lá há cerca de 1 ano!

Re: Re: Nani é um caso diferente, acho eu.

Se leste bem o meu comentário viste que acho isso uma autêntica vergonha...

Re: Re: Re: Nani é um caso diferente, acho eu.

Fiquei na dúvida se tinhas essa opinião, como meteste o mas na frase pensei que também defendias aquele estúpido argumento: "Se os outros têm jogadores de outras nacionalidades na selecção, nós também podemos ter".

Re: De naturalizações...

havia aí um gajo, uma guarda-redes luso cnadiano que foi aos sub.21, não melembro do nome,que nã sabia mesmo nada de portugues.. eu sou contra as naturalizaçôes por interesse, caso do deco não contra as de nani e nelson, porque quando apareceram como portugueses ainda não eram ninguem mas, já que não há nada a fazer acho que ainda vamos a tempo de naturalisar o anderson,o pepe e o liedon quanto ao leo não sei mesmo mas dava jeito perdemos no entanto uma grande naturalização, o helton 1.helton 2.miguel 4..andrade 3.pepe 5.leo 6.petit 8.deco 10.anderson 7.ronaldo 11.nani 9.liedson fantastico

Re: Re: De naturalizações...

Leo nunca, porque já jogou pelo Brasil.

Pa...

Portugal não é a França!!! Mais de metade da equipa que colocas aí é brasileira, para mim seria um enorme desgosto, quando temos jogadores portugueses mais do que suficientes para construir uma grande selecção.

Re: Pa...

"eu sou contra as naturalizaçôes por interesse, caso do deco não contra as de nani e nelson, porque quando apareceram como portugueses ainda não eram ninguem mas, já que não há nada a fazer..." percebes?tambem nao curto ver brasileiros na sselecção, tava a gozar qd fiz esta equipa

Pepe em vez de Carvalho?.

Pepe em vez de Carvalho?

Re: Re: De naturalizações...

Nessa selecção que tu montaste eu ia ter que torcer para que meia equipa tivesse algum tipode acidente que os inviabilizasse de jogar futebol!

Re: Re: Re: De naturalizações...

não percebi, quais destes jogadores mundialmente afamados, titulares dos seus clubes e selecçoes é que não gostas ou que achas feios ou simplesmente axas maus jogadores?

Re: Re: Re: Re: De naturalizações...

Se calhar porque ele é português e defende jogadores portugueses na selecção portuguesa!

as tantas

gostamos mais de cabo-verdianos que de brasileiros, e entao de congoleses nem se fala... por falar nisso onde anda esse grande patriota makukula? ah ja sei apos aproveitar a nacionalidade e os sub-21 pos-se a andar e agora joga por outra nacionalidade... quase que se fez barulho pela chamada dele a selecção... Já agora, quando o tal jogador da zona norte foi criticado por cantar o hino como um acto anti-patriotico ou qualquer coisa do genero meio mundo se sentiu insultado, mas parece que o simples facto do manuel da costa nem sequer saber falar portugues é perfeitamente normal, está ali o puro lusitano...

Re: as tantas

O Makukula foi obrigado a jogar pelo Congo! Ele na vida dele só conheceu um país...Portugal! Ele sempre quis jogar por Portugal, mas coisas estranhas aconteceram quando decidiu pelo Congo.

Re: Re: as tantas

Somos 2 da mesma opinião

Re: as tantas

http://www.makukula9.com/photosnino.htm etá aqui o Makukula....epa tens razão mas penso que não deveriamos criticar tanto o Makukula, pois ele defendeu enquanto pode a selecção sub-21, mas ele optou pela decisão certa jogar na selecção so seu pais. Ja Manuel da Costa é um caso gritante...