Naturalização por encomenda?! | Relvado

Naturalização por encomenda?!

 

Enfim... diz: "a selecção da Macedónia também tem em curso um processo de naturalização. O seleccionador Nikola Illievski propôs a naturalização do brasileiro Aginaldo Braga, jogador do Aris de Salónica (Grécia), cujos pontos fortes são a velocidade e a técnica na ala direita. Não conhecendo outro jogador com estas caracteristicas Illievski quer contar com o brasileiro. Será este tipo de naturalização benéfico para o futebol de selecções?"

Seleção:

Comentários [46]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Depende do processo!

Se um jogador chega a um pais vive la por os anos que a lei determina e depois se naturaliza, agora outra historia e um jogador acabado de chegar, comecar a tratar logo dos papeis. Isto a nao ser que seja filho de emigrantes.

Mas o mundo e cada vez mais pequeno, eu sou portugues, vivo nos Estados Unidos, o meu filho e Americano mas tem dupla cidadania. Nao poderia ele um dia jogar por uma selecao portuguesa??

Ao Caro relva Enfim

Completamente fora do tópico mas para te elucidar sobre o que escrevi num comentário ao nelson Pires e que te causou certa admiração e estranheza...

Todos os cidadãos portugueses nascidos nas províncias ultramarinas são considerados ( pelo menos eram até 1995/96 ) portugueses de segunda.

Este episódio caricato e que me custou a maior tentativa de humilhação e insulto que sofri em toda a minha vida aconteceu na cidade do Porto na altura em que fui renovar o Passaporte ou alterá-lo no estado civil já não me recordo bem, pois estive na bicha durante cerca de meia hora e quando chegou a minha vez de ser atentido tive a grata surpresa da senhora que se encontrava atrás do balcão me dizer que teria que passar para a fila do lado...
Como deves imaginar armei um trinta e um do caraças tendo nclusive ligado para a Deco e tendo solicitado a presença de um supeiror. Este informou-me sobre a lei e por eu estar renitente em passar para a outra fila e como a sala estava cheia, era Verão e imensa gente tentava tirar o passaporte, lá me atendeu na fila onde estava.
Vou procurar na lei portuguesa algo que nos possa elucidar sobre este assunto.

Agora que na minha portugalidade fui brutalmente atingido, lá isso fui. Mais magoado fiquei porque poderia optar pela nacionalidade angolana ou pela dupla nacionalidade em virtude da minha mãe ser angolana.

Caro fanta

Não duvido da história que se passou contigo (até já a conhecia)... mas eu nunca fui mudado de fila em circunstância nenhuma! :)

Pelo que pude perceber, a tua mãe é angolana, certo?

Talvez, repito, talvez esteja aí a diferença: os meus pais são - ambos - nascidos em Portugal Continental (nessa linguagem que utilizaste eles são "portugueses de primeira"... lol) e eu, apesar de ter nascido em Angola, não nasci "angolano", não tive de me "naturalizar"... nasci "português"! O registo do meu nascimento, bem como dos meus irmãos, estava também nos Registos Centrais, em Lisboa! Como o de qualquer português na altura, calculo eu!

Espero ter contribuido para a clarificação da situação... e devo acrescentar que já conhecia essa expressão de "português de segunda": só não sabia (nem pude ainda confirmar) se ela tinha mesmo "letra de lei"!

Abraço

Re:Caro fanta

A minha mãe não deixa de ser igualmente portuguesa por opção dela...

Eu quando cheguei cá tive que ser registado novamente e quando fui tirar o BI tive que apresentar a cédula de nascimento, onde vinha o local onde nasci...Sagrada Família - Luanda.

Já tentei ir buscar a informação referente sobre o "português de segunda", não consegui em termos de legislação nem nada.

Já agora quem me poder elucidar sobre este episódio verídico que infelizmente sucedeu nas instalações onde se solicita o passaporte na Batalha, junto ao edificio da P.S.P..

A data da emissão do novo passaporte foi em 08.08.1996, e nem me lembrava que era tal emissão da responsabilidade do G. Civil do Porto, no meu caso particular.

De todas as formas poderás junto dos teus pais informar-te um pouco melhor sobre o sucedido.

Re:Caro fanta

Fanta: antes de ter escrito o meu post telefonei ao meu pai e ele é que me disse o que escrevi. Ele até me disse que aceitaram logo o meu registo na Guarda... bem como dos meus outros irmãos, sem ter de passar por Lisboa!

Só no caso de um deles é que tiveram de ir a Lisboa, aos Registos Centrais, porque os meus pais não trouxeram os documentos de Angola, pois tinham sido destruídos.

Sobre a tal expressão... não tenho mais informações! Tenho de consultar os meus amigos advogados... lol

Se eu souber algo mais, mando-te um mail!

Abraço!

Re:Caro fanta

És da Guarda???

olha o José Bosingwa veio de lá e o Pires o homem que está no Dep. relações Públicas desde 1994 tb...Foi para lá fazer um estágio e foi ficando ficando, jejeje...

Re:Caro fanta

Os meus pais são de uma pequena aldeia perto da Guarda!

Penso que o Bosingwa jogou no Fornos de Algodres... e esse Pires... não percebi bem onde trabalhava... Relações Públicas... onde?

Conheci um Pires... que é polícia! Será esse?

Eu sou de Seia

Saudações Benfiquistas.

Re:Eu sou de Seia

Sim sr. Presidente da Junta... já sabia disso! :)

Só não sei é de onde és, exactamente...

Por acaso tenho muitos colegas e amigos na/da zona de Seia! :)

Saudações

Re:Caro fanta

No Dep. R.P. no Bessa, jejejeje...

Polícia a trabalhar só o guarda Abel, mas era nas Antas...já não via o cromo nfaz tempo e um dia destes vi na ntv que ele agora era treinador...

Re:Ao Caro relva Enfim

Não creio que lei faça distinção entre portugueses, pelo menos não deve fazer, agora acho natural que possas optar pela nacionalidade angolana, visto, penso eu, que a tua mãe tem nacionalidade angolana, ou optares pela dupla nacionalidade, pelos mesmos motivos..

É assim que está o futebol

O artigo do Enfim está muito bem explícito e mostra be o que se passa no futebol de hoje!

O Exemplo que ele refere é só mais um de muitos, isto passou-se em Portugal e também com um brasileiro, aliás não tenho qualque problema em dizer que para mim continua brasileiro, meus amigos isto é sem dúvida uma contratação, o que é feito do tempo em que só jogavam nas selecções quem era natural do país? Qualquer dia os empresários começam a ganhar dinheiro também com estas contratações!

Formem jogadores nos países, apostem nos jovens, nõa queiram só pensar na vitória em deterimento do espírito de Selecção.

Isto está a ficar incontrolável e o que mais me assusta é que já chegou a Portugal!

Re:É assim que está o futebol

Ó meu amigo!! estou completamente surpreso...

E era o EnigmaFC que defendia a cores clubisticas...

Quer dizer estava o Enfim... tão aplicado a defender a teoria de não ter abordado o tema Deco e deitastaram-lhe o esquema por água abaixo, isto é que é ter azar...

Re:É assim que está o futebol

O Enfim não é o JL!

Tão simples quanto isso!

O Enfim tinha um fito... falou dum naturalizado macedónio! "Foi de encomenda?"

O JL elaborou o seu comentário fazendo o paralelismo com Deco! Será que "foi de encomenda?"

A culpa é do Enfim???

Enfim... o que vale é que alguns andam com os olhos abertos...

Re:É assim que está o futebol

tenho um irmão gémeo?

Aqui é do Alentejo, nem conheço o Enfim, apenas concordei com ele.

Cumprimentos

Re:É assim que está o futebol

Não dúvido disso... mas pergunta ao Flox o que ele quis dizer o comentário dele, porque não entendi...

Re:É assim que está o futebol

São os chamados grunhos... apenas perceptiveis para algumas raças...

É normal que por isso não os percebas...

Saudações desportivas

Re:É assim que está o futebol

Ó JL, és de onde?

Re:É assim que está o futebol

No meu comentário onde é que eu refiro que o JL e o Enfim... são os mesmos? só se ao dizeres isso estas a tentar alertar-me de alguma coisa!

Re:É assim que está o futebol

Um abraço seguido de café e um wiskhy... pago eu!

Como deixar alguém sem palavras e sem argumentos... por Joca

saudações desportivas

Pois é...

...um brasileiro na macedonia , um brasileiro na Alemanha , um brasileiro na austria , um brasileiro na Bélgica , um brasileiro no Japão , um brasileiro em Portugal...etc...sem contar os brasileiros que já jogaram por Espanha , Itália(um dos maiores artilheiros da selecção italiana é brasileiro , com mais de 100 golos)...enfim , a regra é clara :)

+1 oportuno

... mas vamos é a ver se no futuro, quando os $$ falarem ainda mais alto, infelizmente não tens ronaldinhos e cafus a jogar por outras selecções por .. "esses paises significarem muito para eles" :

cumps,
.g0ga

Naturalizações? Um artigo sobre naturalizações?

Nao... um artigo sobre naturalizações...

Não pode ser... que ideia fantástica e inovadora.

Aliás, não percebo como é que alguem teve este um timing tão perfeito de se lembrar deste tema até agora muito raramente abordado...

Olisadebe, Oliveira, Donato... digo eu... passado? Incómodo? Realidade desinteressante?

Obikwelu a ganhar medalhas no atletismo pela SELECÇÃO NACIONAL? Vamos todos ouvir o hino então...

Mas continuem... que ainda falta um pitada de polémica nesta discussão...

Como é agradavel ter razao... ainda que a vontade de sorrir seja cada vez menor.

Viva Portugal! Vivam os portugueses Deco, Makukula e Obikwelu.

Saudações desportivas

Re:Naturalizações? Um artigo sobre naturalizações?

Não sei se percebeste, provavelmente não, que não me referi ao que se passou cá.
Apenas e sómente, referi o que se está a passar na Macedónia, onde o jogador, não reside, não joga lá, e o seleccionador pediu ao Estado para naturalizá-lo porque precisa de um jogador com as suas caracteristicas.. e daí o título: "Naturalização por encomenda"!!

Compreendeste agora, ou queres que faça um desenho??

Re:Naturalizações? Um artigo sobre naturalizações?

Mas afinal o que disse eu? Não era sobre naturalizações o teu artigo?

Enfim, Enfim...

Era, não era?

Pois... enfim...

Saudações desportivas

Re:Naturalizações? Um artigo sobre naturalizações?

Pois..

Se te dá mais jeito pensar em termos globais.. mas não venhas dizer que eu puxei mais uma vez o tema Deco à berlinda...

Saudações

Re:Naturalizações? Um artigo sobre naturalizações?

voçês para defenderem o vosso porto são capazes de tudo

Re:Naturalizações? Um artigo sobre naturalizações?

Gostava de ler onde ele defende o Porto...

Se quiseres ser amável podias fazer um pequeno excerto da suposta defesa, é que eu já li e tornei a ler e para me certificar voltei a ler e não encontrei abslutamete nada...

Re:Naturalizações? Um artigo sobre naturalizações?

Um grande abraço rapaz... apenas isso!

Saudações desportivas

Re:Naturalizações? Um artigo sobre naturalizações?

Já tens o meu voto... para editor do Relvado.com!

(Onde é que estão os tais artigos cheios de qualidade que tu submeteste? Referias-te àquele que falava que o povo do Norte é trabalhador, humilde... etc e tal... dando a entender que o resto dos portugueses não tem essas qualidades? Mas que original... e nada polémico!)

Guarda alguma da tal vergonha na cara que tinhas para dar aos outros!

A superioridade não se proclama! Mostra-se objectivamente... na prática!

Escreve!

(Olha, foi o conselho que me deram... mas eu também não ando por aí a encher o Relvado de queixinhas sobre os artigos editados! O que não me interessa... ignoro!)

Cumps