Sub-20: Portugal perde final mas ganha geração (CRÓNICA) | Relvado

Sub-20: Portugal perde final mas ganha geração (CRÓNICA)

Faltaram as forças aos jovens lusos no jogo decisivo do Mundial. O Brasil ganhou (3-2), mas Portugal
 
Sub-20: Nélson Oliveira celebra golo na final
Lusa

Milhares de portugueses ficaram esta madrugada acordados à espera que o passado se repetisse e, 20 anos depois, a seleção nacional de Portugal de sub-20 voltasse a bater o Brasil e se sagrasse tri-campeã do Mundo. Não aconteceu, mas quem trocou os lençóis pela televisão tem motivos de orgulho. Os jovens lusos lutaram, lutaram mesmo muito perante um poderosíssimo Brasil, e só não ganharam a final em Bogotá porque a força física lhes faltou no prolongamento.

No tempo regulamentar assistiu-se a um bom jogo de futebol. Frente a frente estavam duas seleções unidas pela língua e pela vontade férrea de vencer.

Começou melhor o Brasil, com os seus avançados a acercarem-se desde o apito inicial da baliza defendida por Mika. Logo aos 5 minutos, os canarinhos puseram-se em vantagem, com o golo a ser atribuído a Óscar, mas que contou com a infeliz colaboração de Sérgio Oliveira. Num livre, o português desviou a bola do seu guarda-redes. Pela primeira vez neste Mundial, Mika era obrigado a ir buscar a bola ao fundo da sua baliza.

A reação dos comandados de Ilídio Vale foi imediata. Nem quatro minutos estavam passados e acontecia o empate. Nélson Oliveira - que grande prova fez o avançado do Benfica - escapou-se pela direita, a primeira vez de muitas, e cruzou de forma irrepreensível para a entrada de Alex, que só teve de encostar o pé. Portugal mostrava ao Mundo que estava em campo para discutir o resultado.

A velocidade foi uma constante na primeira meia hora, com sinal mais para o Brasil. A mobilidade dos seus avançados perturbava Nuno Reis e companhia, que não tinham mãos a medir. Pouco a pouco, Portugal soltou-se e a primeira parte terminou com as duas equipas equilibradas. Nélson Oliveira estava a ser o melhor homem em campo.

Após o reatamento, os brasileiros, mercê de duas substituições ofensivas, voltaram a encostar os portugueses às cordas. Mas o sonho de quem estava a ver o jogo do lado de cá do Atlântico cresceu quando, aos 59 minutos, Nélson Oliveira - sempre ele! - fez o 2-1 numa grande jogada. O avançado fugiu pela direita, deixou para trás quem lhe apareceu ao caminho, e rematou rasteiro. O guarda-redes Gabriel poderia ter feito melhor, mas Nélson acreditou sempre que poderia marcar.

E Portugal até poderia ter feito o 3-1 e matado o jogo, sempre por Nélson Oliveira, que deve ter deixado os olheiros mundiais de boca aberta pela exibição nesta final.

O balde de água fria começou a desabar sobre os portugueses aos 78 minutos. Dudu, mais fresco que os adversários, conseguiu ultrapassar Pelé e cruzou para a área de ação de Mika, que deu um safanão na bola. Óscar, oportuno, aproveitou o mau alívio e fez o empate. As coisas complicavam-se, pois era cada vez mais visível uma crescente diferença na disponibilidade física das duas seleções. O cansaço acumulado de um Mundial fazia-se sentir na seleção de Portugal. Os jogadores lusos estavam exaustos.

Prolongamento foi golpe duro

O prolongamento era castigo pesado para quem já pouco corria. Adivinhava-se o pior para os briosos portugueses. Nélson Oliveira continuava em campo, a passo, mas não era o único.

Ainda assim, foi Portugal quem esteve mais perto de fazer o 3-2. O pequeno Caetano, recém-entrado e rápido como uma seta, correu algumas dezenas de metros sozinho e, com Gabriel pela frente, tenta o chapéu. O guarda-redes brasileiro defendeu por instinto e salvou assim a sua equipa.

Era o canto do cisne para os portugueses, que não aguentavam mais. Foi a última oportunidade para a nossa seleção. E tudo terminou aos 111 minutos, com o terceiro golo de Óscar. O avançado brasileiro parece querer cruzar, mas a bola descreve um arco por cima de Mika que, ligeiramente adiantado, é batido pela terceira vez.

Já não havia forças para o "milagre". O jogo terminou pouco depois, com a vitória do Brasil, por 3-2. Uma vitória justa, há que reconhecer. Mas que os portugueses que ficaram acordados têm motivos de satisfação nesta "geração da coragem", que nunca virou a cara à luta, não ficou qualquer dúvida.

Ficha do jogo
Seleção:

Comentários [45]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Temos aqui alguns jogadores

Temos aqui alguns jogadores com futuro:

MIKA - excelente guarda-redes, o melhor do torneio, é muito seguro e muito confianca. Fiquei impressionado.

NelsoN Oliveira - jogador muito raro pela posicao e caracteristicas, ha quantos anos nao tinhamos um ponta de lanca assim. E alto, ´e rapidoe e ainda tem tecnica apurada. tem tambem um potente remate vai ser grande. Foi sem duvidas o melhor jogador do mundial, so nao ganhou a bola de ouro porque a fifa entregue semrpre a um jogador da equipa vencedora.

Cedric - Grande jogador, muito forte no 1 para 1 e vez que é jogador da bola, pela forma inteligente que conhece o jogo de futebol e como carrega a bola.

Os centrais, roderick e o outro miudo que nao sei o nome que é do sporting, sao muito fortes na posicao, espectaculares. Esse miudo é mais forte que o polga ou o onyeu, domingos esteja atento. O roderick ja o conhecemos.

Danilo - jogador de grande recorte tecnico, confere força, qualidade, velocidade ao meio campo. carrega a bola com classe, assiste com qualidade. Que jogador (tem realmente o estilo do patrick vieira como disseram ja)

O jogador que me desapontou foi o sergio oliveira, dos 2 jogos e meio que vi da selecao pareceu-me um jogador muito limitado em varios aspecto, lento a soltar a bola e nem sempre toma decisoes corretas. Antes do mundial pensava que era um dos jogadores mais importantes mas desiludiu-me.

O Danilo na final até fez um

O Danilo na final até fez um bom jogo mas no resto do Mundial foi claramente um trinco à antiga, destruía o jogo do adversário com a mesma precisão com que destruía o da sua equipa... falhava passes se o colega estivesse a mais de 5 metros... não vejo qualidade no jogador.

E o mario rui, tambem é muito

E o mario rui, tambem é muito forte a defender. Muito bom jogador, enorme cultura tatica.

Algumas notas apenas...

Se há selecção que não merecia ganhar este Mundial era Portugal, tirando 3 ou 4 jogadores não havia qualidade alguma em grande parte deles, de todos destaco Nelson Oliveira que provavelmente será o 5º avançado de Jesus depois de Cardoso, Jara, Mora e Saviola, ai Nelson se tivesses nascido em Buenos Aires e tivesses de apelido Olivera... Toda a defesa fez um bom Mundial, mas não é de admirar tendo em conta que além dos 4 defesa ainda tinham o apoio de 2 (ou 3) trincos por isso... mesmo assim destaco os laterais, Cedric e Mário Rui e o central Reis, bons jogadores.
Os restantes arrisco a dizer que não terão qualidade para jogar ao mais alto nível, então aquele Júlio Alves e aquele Sérgio Oliveira, meu deus... um pelos vistos já está a caminho de Madrid, para o Atlético, não tarda será recambiado para a II liga Portuguesa porque aquilo é só força e o cérebro está nos dedos dos pés, o Sérgio, só de olhar para a cara dele só me apetecia espetar-lhe um par de estalos, vaidoso e egocêntrico -aproveitar que está na moda a palavra :)- e correr à bola está quieto, só se tiver a bola nos pés, vai longe também vai...

Do seleccionador não tenho grande opinião, passou a clara ideia que é um técnico defensivo mas com o conjunto que disponha não se poderia esperar muito mais, fica a dúvida se no banco não haveriam jogadores de qualidade pois jogaram praticamente sempre os mesmo.

concordo

"o Sérgio, só de olhar para a cara dele só me apetecia espetar-lhe um par de estalos, vaidoso e egocêntrico -aproveitar que está na moda a palavra :)- e correr à bola está quieto, só se tiver a bola nos pés"
É exactamente isso. De longe, o pior jogador desta equipa, e não só na final; foi a única nota negativa em toda a campanha.

O Júlio Alves ainda conseguiu

O Júlio Alves ainda conseguiu ser pior... ou talvez não :-/

julio alves + jorge mendes

E assim temos um jogador vulgar na selecção e a caminho do atletico de madrid..

Por acaso dei comigo a pensar

Por acaso dei comigo a pensar no jogo da final, quem seria o empresário dele... estava na cara não era???

esse gajo..

..faz o que quer das selecções, de paulo bento, mourinho, etc.

O segundo é o primeiro dos últimos!

Também eu não gosto de segundos lugares e dos encómios à equipa das quinas por ter perdido a final! Uma equipa é um conjunto que inclui as pessoas e a preparação que faz quer técnica, quer táctica, quer física, quer da gestão dos efectivos de que dispõe.
Ilídio Vale mostrou competência na forma como conseguiu formar uma equipa com valor deste grupo de jogadores que souberam sempre ser solidários, empenhados e trabalhar em conjunto e, acima de tudo, foram capazes de chagar muito mais longe do que o que se previa e isso é muito positivo.
Mas não gostei das opções tácticas (era mesmo necessário ser tão defensivo?)e não gostei também da forma como se geriu o grupo. A forme física dos atletas não era brilhante (longe disso) e era absolutamente necessário fazer uma maior gestão do grupo. Provavelmente, uma equipa "mais secundária" teria feito bem melhor contra a Guatemala, realmente ma selecção muito fraca mas que tivemos grandes dificuldades em derrotar. Também as substituições foram uma arma mal usada e tardia quase sempre.
Ontem, na final, Portugal viveu uma situação inédita, a de estar a perder, e teve uma resposta excelente, sendo capaz de se desinibir e jogar um futebol positivo, conseguindo o empate com bastante facilidade. Por outro lado, após se achar em vantagem, caiu na habitual tentação de recuar em demasia, esquecendo o ataque e permitindo que os defesas brasileiros, sem terem de se preocupar com as suas costas, subissem muito e criassem desequilíbrios. O empate chegou tarde mas foi merecido pela persistência e futebol de ataque dos brasileiros! Era preciso defender tão atrás?
O jogo de ontem ficou marcado ainda pelas exibições dos guarda-redes. Gabriel, o keeper brasileiro, deu um frango dos grandes no 2º golo português. Mika, que tinha sido o herói da campanha, foi o pior da equipa nacional, com defesas inseguras e tendo culpas em todos os golos sendo que no último esteve à beira da classificação de frango! Ficou também marcado pela falta de forças da formação lusa para tentar reagir ao golo que o Brasil obteve no prolongamento. Portugal foi segundo e o Brasil primeiro! Com justiça!
Há nesta equipa alguns jogadores que prometem ter uma boa carreira. Ela depende do seu desenvolvimento físico e psíquico e, por outro lado, da forma como souberem e puderem gerir as suas carreiras. Há atletas que são excelentes ju8niores por terem um desenvolvimento mais precoce que a maioria, mas esses jamais são muito bons como seniores.Outros, desenvolvem-se mais tardiamente e nunca foram juniores de primeira linha mas fazem belas carreiras. Para muitos, porém, a passagem aos mais velhos é um momento decisivo e que dificulta o seu desenvolvimento como jogadores. Precisam de jogar e competir e, muitas vezes, o empréstimo a clubes menos cotados é o melhor caminho! Contudo, hoje há muito mercado para estes jogadores portugueses e é bem fácil ir para o estrangeiro receber bem mais do que paga uma formação nacional de segundo plano. Tantos jovens foram atraídos por estas quimeras estrangeiras e não me lembro de nenhum que tenha singrado no futebol! Vão para equipas secundárias, não têm estatuto e acabam ignorados a vegetar sem qualquer progresso! Seria bom que os que são aliciados para estas aventuras meditassem nos exemplos reais e não se deixassem embalar pelo mito de se tornarem Cristianos Ronaldos!

Fazia tempo...

...Que não assistia a um jogo tão bom, como esse de ontem. Duas seleções muito bem montadas, com bons jovens valores, de lado a lado. Se do nosso lado tínhamos Oscar, Gabriel, Henrique e Danilo, do lado oposto tinhamos outro Danilo, Pelé, e o excelente jogador do Paços, que agora esqueço o nome, a engrandecer o jogo.
Tanto ganhou o Brasil, como poderia tê-lo feito Portugal, tamanha a qualidade dos dois elencos. Mesmo se tivessemos perdido, ficaria satisfeito, pois nossos garotos deram o litro, muito diferente desses pernas de pau da Equipe de Mano Menezes.

DUDU

aquele Dudu é craque :)

Se a parva BIMBA do seleccionador Ilidio dos Valezinhos,

percebesse de futebol, teria visto que jogou desde inicio só com dez, pois esse de Sérgio Oliveira, andou por lá a fazer o quê???, número é que só pode..., substituições totalmente falhadas (beneficio para a última, troca por troca de um avançado...), primeira se o defesa-direito saiu lesionado, punha lá um defesa e não a entrada de outro nulidades de seu nome Júlio Alves (deve ser seleccionado por ser irmão do brutidades..., é que não vale nada, nadinha mesmo), fazendo com que o Pelé fosse para o lugar do Cédric, ficando esta "parva" no meio campo sem saber o que fazer (construir não sabe, rematar tem de perguntar ao pé que não tem à mão e se foi para destruir jogo, "NIM", talvez entrasse para desastabilizar, como aquela cena do dedinho em riste na cara do zuca...)!!!

Outra substituição de um tanso para o manso do seleccionador BIMBO a entrada de Ricardo Dias para o lugar do Saná, com Sérgio Oliveira e mesmo o Nélson Oliveira totalmente rotos..., o primeiro desde o primeiro minuto, mas teve lugar cativo, vá-se lá saber porquê???

Na última tirou Alex, que até nem era dos que denotava maior cansaço para a entrada do Caetano, avançado mais fresco e que até teve num contra-ataque possibilidades de marcar, mas quis fazer um chapelinho, e assim nos fodeu!!!, manteve os dois acima, que só faziam figura de corpo presente, esperava o seleccionador BIMBO os pénalties decerto, só que milagres não acontecem todos os dias e o que tem nome de Óscar e merece um óscar pelo futebol que patenteia/apresenta, fez com que o desgraçado do seleccionador arrancasse, mais um punhado dos poucos cabelos desgrenhados que por aquela cara de BIMBALHÓMETRO esvoaçavam...???!!!

Viva Portugal

Falar mais do assunto seria TRETA.
Por isso basta assim.

...

...saída inglória...mas de cabeça bem erguida, após um jogo ingrato, onde a falta de forças foi compensada com muito coração.
Sinceramente, creio que o que ditou esta derrota foi a saída do Cédric. O lado direito da defesa ficou muito descompensado, e com aquele Dudu fresquinho já se sabia que aquilo ia dar bosta...

Continuo sem perceber onde é que se viu no Sérgio Oliveira um jogador de futebol...
Espero que o Jesus faça do Nélson Oliveira (cabrão do puto tem cabeça para a bola) o principal avançado para a Taça da Liga...
O brazuca com nome de cão dá um penta ao mini-escrete com um chouriço de todo o tamanho...

Mas tanto na vitória como na derrota, Portugal tem mais que motivos para se sentir orgulhoso daqueles miúdos.
"Geração de coragem" indeed...

P.S: Tive mesmo pena do Caetano, pá...o puto na flash interview estava desolado...tal como o Sérgio. Assumiram ambos a "responsabilidade" desta derrota, por razões diferentes...e espero que lhes tenham que não têm nada que se desculpar...

GVF

com todo o respeito não fales sem saber.

Tive a sorte de acompanhar a carreira do Sérgio de perto, o facto de neste momento não estar a render(está a milhas daquilo que vale) tem a haver com vários factores.

O Sérgio fez quase toda a sua formação como 6(com o Rui Gomes) até que um Holandês e o Sr.Jesualdo decidiram que o puto era um 10, ou seja tens uma pérola ali que rende a 6 vamos lá estraga-lo e mete-lo a 10.

A claúsula dos 30M também mexeu com o jogador, e aí a culpa vai todinha para o Sérgio que não soube(ou não quis) lidar com isso.

Chegou a este Mundial numa forma fisica lastimável, e ambos sabemos que isso limita técnicamente e até mentalmente qualquer jogador, cheguei a comentar com um amigo meu no jogo contra a Guatemala que o "Sérgio parecia que até os cantos ia marcar contrariado" pois o gajo ia a arrastar-se.

Tem óptimas qualidades como o passe longo, o posicionamento(quando está em forma) a garra, mas neste momento(Presente) os defeitos superam as qualidades, espero muito sinceramente que consiga encontrar o seu caminho porque acredita GVF há muito talento ali, resta saber se vai ser um fora de série ou apenas mais um, mas isso depende 80% dele e 20% de quem o puser a jogar na posição certa.

Abraço

Meu caro...

...não invalido nada disso do que dizes, mas o certo é que entre o Beira Mar na época passada e esta prestação na selecção, Sérgio Oliveira deixa muito a desejar.

Mas não duvido que tem jeitinho (aquele passe a rasgar para Nélson centrar no primeiro golo é muito bem feito)...contanto que seja devidamente trabalhado.

Saudações...

Sérgio Oliveira

o Sérgio Oliveira actual faz-me lembrar o que o Jaime Pacheco uma vez disse sobre o Bosingwa "é um jogador que tanto pode acabar num Real Madrid como numa segunda divisão Portuguesa", tem é que compreender que ser jogador de futebol é muito mais do que fazer bons passes.

SÓ RIR....LOL

NÃO HÁ NADA COMO ESTARMOS NUM PAÍS ARRUINADO , EM CRISE AGUDA, UM PAÍS CHEIO DE CORRUPÇÃO A TODOS OS NIVEIS, UM PAÍS CADA VEZ MAIS DEPRIMENTE........CHEGAR A CASA ENTAR NESTE SITE E VER ESTES COMENTÁRIOS K SÃO MAIS K AUTÊNTICAS ANEDOTAS....SÃO COISAS K SÓ ANIMAIS EM PLENA ALUCINAÇÃO ACHAM MESMO K É REAL E PODERMOS RIR E PAASAR UM BOM MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO....OBRIGADO TODOS POR ESSES MOMENTOS...uma nota especial de agradecimento para aquele que tem andando ausente por motivos pois estamos em epoca balnear......esperamos o seu regresso a full time..

Momento chave do jogo foi a lesão do Cedric

Atrevo-me a dizer que perdemos o mundial por causa disso. Pele não está rotinado a essa posição, devia ter entrado o Tiago Ferreira. Boa tactica dos brasileiros lesionarem-nos o defesa direito, para depois entrar o Dudu. Ilidio Vale esteve mal nas substituições, principalmente na última, Ricardo Dias não acrescentou nada, devia ter tirado o Sérgio Oliveira, sem dúvida o pior jogador, não fez nada bem, a bola nos seus pés morria, até nas bolas paradas foi péssimo. Caetano entrou mal e falhou uma oportunidade de ouro que podia ter alterado o rumo desta final.
Quando Portugal estava a ganhar 2-1 parecia que tinha o jogo controlado, o Brasil não conseguia criar perigo, mas aquele lance deitou tudo a perder. Incrível como é que um gajo faz um Hatt-Trick quando só tentou um remate à baliza, nunca antes visto. A sorte que nos protegeu em jogos anteriores abandonou-nos. Nem uma repetição do possível penalty a nosso favor! Os melhores deste jogo foram Sana(enquanto teve forças, depois foi-se abaixo), Cedric, Nuno Reis, Danilo e Nelson Oliveira que sozinho deu muito trabalho aos defesas brasileiros e como é óbvio estoirou rapidamente, no prolongmento foi menos um devia ter sido substituído por Balde ou Rafael. Mika fez um grande mundial, mas hoje foi responsável pelos golos sofridos.

Orgulho nesta selecção, ninguém dava nada por ela(os jogos da fase de grupos nem sequer foram transmitidos pela RTP) e conseguiram um resultado histórico, com união e coragem, uma verdadeira equipa que há muito tempo não se via nas selecções de Portugal. Parabéns!

Danilo 13 milhões? O Cedric dá 10-0 a este gajo. Não percebo porque o Sporting foi comprar o Arias quando tem o Cedric. Outra coisa que não percebo é porque Nuno Reis não fica no plantel, não é melhor que o americano?

Desculpa mas não viste o

Desculpa mas não viste o mesmo jogo que todos nós. O Sérgio Oliveira foi péssimo? Revê o jogo, umas vinte vezes e vê lá bem, quanto a distribuição de jogo. Se disseres que foi menos aproveitado por jogar a extremo, aí sim concordo, mas o pior em campo santa paciência.

Pior em campo foi o Pele que perdia bolas que nem um jogador de 2/3ª liga perde.
Pior do jogo, foi a perdida incrível do Caetano, mas essas coisas acontecem.
Merecemos o segundo lugar, o Brasil esteve bem. Fica para a próxima.
De qualquer das formas, fomos grandes, ou mesmo, enormes.

Parabéns Portugal, melhor sorte nas estadias nos clubes portugueses.

PS: Já agora, Danilo > Cedric sem duvida alguma ;)

Deves ter visto um jogo diferente...

qual distribuição de jogo?? O homem nem a bola sabe receber, cada vez que lhe era feito um passe só a controlava, no mínimo, a dois tempos! E distribuir só se for para trás...

Quanto a Danilo pode ser um grande craque, não faço ideia, mas neste jogo esteve apagado.

estando ausente nos últimos dias..

...aproveito este post para comentar rapidamente as incidências verificadas.

SELECÇÃO SUB20

Sobre esta selecção já eu tinha dito que não me entusiasmava o seu futebol e volto a reafirmá-lo. Vi 45 min vs frança, vi frente à argentina e ontem frente ao brasil e nunca gostei da postura da equipa muito defensiva e à espera do erro do adversário. Com alguma sorte à mistura chegamos a esta final e até acabamos por perder com dignidade. Se desta equipa 4 ou 5 jogadores escaparem às divisões secundárias é uma sorte. O próprio Mika que eu tinha elogiado anteriormente comprometeu totalmente as aspirações portuguesas ao ser mal batido em todos os golos.

FALCAO por 40M

Li na diagonal alguns comentários a esta extraordinária venda e é só rir com a azia de tantos relvas. Esta transferência pulverizou qq outra anterior de um clube portugueses e nós portistas bem que podemos agradecer ao El Tigre (e a jorge mendes) por 10M extra numa bandeja. Os 7M certamente serão uma miragem (tlx 1 ou 2 se correr bem) mas eu a nivel de campeonato espanhol vou passar a "dedicar-me" ainda mais à "causa madrilena".

FC PORTO vs GIL

Estive no estádio do Dragão e é precisamente o ambiente e os 44 mil espectadores que há a destacar. De resto jogo pobrezinho, com uma intensidade muita baixa, alguma displicencia dos jogadores azuis e brancos e um poupar de energias sabe-se lá por quê para um jogo daqui a uma semana. Nem quero imaginar o que será este Porto a jogar a este ritmo frente ao barça..

Qt aos casos polémicos, não tendo visto posterior imagens na tv nas melhores condições, admito que o otamendi pudesse ser expulso. O penalti sobre hulk foi no enfiamento do local onde me encontrava e à 1ª vista parecia realmente ter havido um empurrão. Com rigor o penalti existiu.

VITOR PEREIRIA VS JESUS

O treinador do slb voltou a dizer asneiras e a falar do FCP logo à 1ª jornada. Dizer que aquele penalti clarissimo de guimaraes não existiu é de rir, ainda por cima vindo de um treinador beneficiado à 1ª jornada. VP com pouca paciencia para floreados e para guerras de palavras arrasou por completo o arruaças e disse aquilo que é verdade. O arruaças lá teve que enfiar-se num buraco.

BENFICA

Não vi o jogo de ontem, nem qq imagem, mas já pude ler muitos comentários sobre um eventual roubo a favorecer o benfica. Peguei há pouco na area de serviço na bolha e no jogo e li o que diziam sobre os casos polemicos. A bolha fala num penalti por assinalar a favor do feirente com 2 - 1, salvo erro, 2 toques na cara do adversário por maxi e javi e uns foras-de-jogo mal assinalados ao slb, o jogo fala no penalti roubado ao feirense, mas desvaloriza as suspostas agressoes dos jogadores do benfica.

MANUEL MACHADO

Este car*** tão célere a choramingar depois do jogo com o FCP calou-se como um rato depois do jogo de Madrid onde a sua equipa acabou com 10 jogadores. Eu só lembro que no mm jogo do afonso henriques frente ao mágico Porto, um jogador do vitoria teve uma entrada a matar ainda mais dura do que em madrid sobre joao moutinho e que merecia obbviamente vermelho directo que o arbitro poupou. Já nem volto a falar de um 2º penalti não assinalado sobre hulk que o otario do MM ignorou.

JOÃO "pode ser" FERREIRA

Se este anti-portista primario, o bruno ladrao, o olarapio, lampiao duarte gomes, o sócio proença e outros que tais, que roubam constantemente o Porto pedissem escusa para não apitar os jogos do FCP a malta agradecia.

o sergio oliveira trai o

o sergio oliveira trai o guarda redes e a culpa é do mika? será que nao consegues ser imparcial num momento de selecao?

Roubo para o benfica? Posso apenas considerar que o benfica teve sorte em que o jogador a cair nao tenha sido o hulk, se fosse o hulk aquilo era penalty. Como era um jogador de futebol normal foi uma correta decisao.

Pelos vistos fazes um resumo de muita coisa sem teres uma opiniao propria, sem veres nada e tiras varias conclusoes. Enfim nem sei o que dizer, costumas dizer que isso é cagar postas de pescada, é o que fazes bem.

...

Volta para onde estavas, estavas melhor por lá.

e tu ainda nao bazaste?..

Eu ja me ausentei 10 dias, voltei a ausentar-me uns 3 ou 4 e nos proximos dias estarei novamente off. Já tu pelos vistos, continuas agarrado como lapa ao relvado a debitar-me as mesmas atoardas de sempre.

Mas numa coisa dou-te razão, estou bem melhor na prainha e para lá voltarei brevemente. Tu se fosses fino seguirias o exemplo ;)

...

Vai, não fazes por aqui falta nenhuma, contrariamente ao que pensas.

Parabéns!

É bem verdade, não se pode ter tudo no mundo!!!
O titulo também ficou bem entregue, embora a meu ver, e com a complacência do árbitro os Srs. "brazucas" na 2ª parte entraram a matar!
A pontinha de sorte que nos vinha acompanhando ficou no poste de Mika (exibição menos conseguida) logo a seguir ao nosso empate na 1ª parte, na 2ª parte o nosso oponente enquanto não mandou o nosso nº8 + cedo para o duche não descansou. Sabiam que estava a ser "rok" na defesa e um ás na transação defesa /ataque.
Mesmo assim fazemos o 2-1, só não aparece o 3-1 logo a seguir porque o N. Oliveira (que jogador) sofre um ligeiro toque a "raspar" o penalti, (se fosse com algumas seleções e o jogador se deixa cair, não sei não!!!, assim á1ª sem pensar muito, estou-me a lembrar, - 1/2 final no mundial 2006 - na Alemanha) não deixou o nosso avançado "preparar" melhor o disparo e pelo que vi neste mundial seria letal.
E vamos ser realistas foi um esforço herculeano, todos ou quase todos os jogadores Brasileiros têm km de 1ª divisão, um até vai disputar no final do ano com o Barcelona o titulo de campeão do mundo.
E tambem há um ligeiro pormenor, as seleções de 1989 e 1991 tinham o que esta não teve, um Senhor que dá pelo nome de João Vieira Pinto, esta e a seleção de 2004 em Portugal, resultado fomos vice-campeões, com uma ligeira diferença.
Em 2004 perdemos o título hoje não o ganhamos!!!
Já agora,e, não me querendo alongar, um abraço ao J.V. Pinto que fez 40 anos esta semana , e ás equipas Portuguesas que abram a pestana as outras duas gerações, e foram campeões, a meu ver, foram muito mal aproveitadas.
Valido, Hélio, Brassar, Abel,Morgado,Amaral e tantos outros..., enfim, somos um pais de luxos.
Se não estou errado o Benfica dava €10m, veio para Portugal por uma cifra maior,é certo que está aqui 1 ou 2 anos e depois é despachado com um determinado lucro, sim esse mesmo o Danilo e parece que há outro o Axel, enfim...
Obrigado miudos por me fazer sonhar há 22 anos, na altura em Ryade jà tinha 27, o tempo voa!
Cumprimentos

ORGULHO

Se trabalhássemos tão bem nas outras coisas como no futebol seriámos o melhor país do mundo. Somos uma ervilha de dez milhões, com uma base de recrutamento mínima, mas, mesmo assim, conseguimos brilharetes destes...MUITO BOM.

O Nélson Oliveira, infelizmente não é do meu clube, mas é um craque de primeiríssima água...tem um toque de Ibrahmovic. CRAQUE....
Gostei do meio-campo, parece aquela França que nos derrotava sempre, com Makelele, VIeira e Petit....
Defesa: sólida, impecável e, se eu percebi bem, o Nuno Reis é do SPORTING o que é que o Domingos está à espera...

Não trouxemos a taça, mas ninguém pode apontar um dedo a estes meninos...só uma nota para o treinador: os jogadores rebentaram no fim dos 90 minutos, porque não mais substituições????

As finais... Ganham-se!

Já dizia o outro. E por muita qualidade, especialmente defensiva, que esta equipa tenha mostrado com uma enorme motivação à mistura, a verdade é que temos de lamentar termos falhado o objectivo principal. Não é andar com 'paninhos quentes' muito á moda do português, que 'ah o 2º também não é assim tão mau'...
Foi uma equipa que cresceu, motivada, sem grandes estrelas, talvez Nélson Oliveira seja o jogador com mais qualidade técnica e fisica de todos, mas que fez do conjunto a sua principal arma. E perdeu com uma equipa não superior, logo, só tenho de lamentar o falhanço na conquista do objectivo.

Quanto á afirmação que ganhámos uma geração... muito cedo para o afirmar com tantas certezas, destes todos provavelmente ao mais alto nivel estarão 2 ou 3 e os restantes não vão conseguir manter um nivel que os permita fazer desta equipa uma nova geração de enormes talentos portugueses. E sabemos lá se esta mesma equipa no próximo grande torneio estará a este nivel...é cedo para dizer que temos uma nova geração para grandes conquistas.
Mas feliz fiquei por ver que tanto Nuno Reis como Cédric poderiam estar no plantel do Sporting e acrescentar qualidade e que o façam num futuro próximo.

Quanto ao jogo, tanto o falhanço de Pele no golo, segundo brasileiro, como de Caetano custaram-nos a vitória. O Brasil foi somente melhor a aproveitar as oportunidades que teve e não as teve mais que Portugal.