Morreu José Torres | Relvado

Morreu José Torres

 

O antigo futebolista internacional português José Torres, que sofria de doença de Alzheimer há vários anos, morreu hoje, aos 71 anos, disse à Lusa fonte familiar.

Nascido a 08 de de setembro de 1938, em Torres Novas, o antigo avançado, que representou o Benfica entre 1959 e 1971, estava internado no Hospital dos Lusíadas, em Lisboa, há 15 dias.

O "Bom Gigante", como era conhecido, iniciou a sua carreira no Torres Novas (1957-1959), esteve 12 épocas no Benfica e passou depois pelo Vitória de Setúbal (1971-1975), antes de terminar a carreira no Estoril-Praia (1975-1980).

Ao serviço dos 'encarnados', José Torres sagrou-se campeão nacional nove vezes, ganhou a Taça de Portugal em três ocasiões e participou nas finais da Taça dos Campeões Europeus de 1963, 1965 e 1968, em que o Benfica foi derrotado". (Torres não foi campeão europeu em 1961 e 1962).

Na seleção nacional, que representou entre 1963 e 1973 (com 14 golos em 34 jogos), fez parte dos "magriços" que alcançaram o terceiro lugar no Mundial de 1966, em Inglaterra, tendo alinhado nos seis jogos da fase final.

Como treinador, José Torres foi selecionador nacional, garantindo a presença no Mundial do México86, tendo orientado Estrela da Amadora, Varzim e Boavista.

 

*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***

 

Foto: FPF

 

Seleção:

Comentários [49]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Lamechas não

Só condolências.

Estás a falar para quem? Para o Queiroz, ou para o Agostinho?

Ou será para o Madaíl?

Tens razão

Nem ao funeral foram.

Não conheci José Torres, mas a perda de uma vida humana...

...é sempre de lamentar. Dizem que era muito bondoso e tinha muita categoria como pessoa, mas o que muitos devem desconhecer é que mereceu inesperado auxílio de um núcleo do Sporting Clube de Portugal. Para aqueles que perseguem o meu Clube, que o atacam de todas as formas, a soldo de interesses obscuros e contrários ao bem comum, aqui está porque somos realmente diferentes. Que descanse em paz, e paz à sua alma.

RIP

RIP JOSE TORRES

qualquer ajuda do benfica

neste momento , é a maior falsidade e hipócresia que poderá existrir,, já chega de mostrarem a vossa falta de humanismo, só lembro isto,,, viagens a cemitérios mas não pagam á familia mirkos- para não falar da familia do luciano porque então ainda dava muita porrada ......... vergonha meus amigos vergonha

lobos ou ursos famintos

de muita forma , até na antecipação na sua auto flagelação , porque a vergonha que sentem do tratamento que este homem teve pelo clube que representou, não vale a pena adeptos do benfica virem com a sena de se culparem, pensando que nos calamos e que não se denuncia tamanha falta de humanismo por parte de todas as direcções do benfica até ao estado de saude do torres ter sido declarada tão dramática, até ai o clube não tinha deveres e obrigações , mas depois o dramatismo da doença que levou á falencia psicologica e monetária da familia , tinham deveres morais de acudir,,,,,,,, BOAVISTA MADEIRA FUNDO TRETAS E MAIS TRETAS , LUCIANO - VITOR BATISTA- COLUNA ATÉ PROIBIDO DE ENTRAR NA LUZ foi ele mesmo que denunciou eu vi - MANTORRAS - TORRES- SÃO CASOS A MAIS PARA QUEM SE DIZ MUITO GRANDE,

AJUDA E CAMISOLAS DE TORRES

OS PAPAGÁIOS CONTINUAM AQUI , a defender l.f.v. e a sua grande solidariedade, esquecendo o que fáz a MANTORRAS já não corre , já não pode ser lucro escondido pois não já não é afilhado, e a grande história do benfica que deu autorização do utilização do nome do clube , para a venda de camisolas para a ajuda ao torres ,, a familia do falecido disse na televisão que não recebeu um tostão deste lucro das camisolas , como é ó grande LUIS FILIPE VIEIRA NÃO ÉS TU O PRESIDENTE DE QUEM DEU O NOME , PARA AVENDA DAS DITAS CAMISOLAS,,, solidários uma merda . são é vigaristas, a familia ainda está á espera do lucro das camisolas, não foi a familia que pediu essa situação , foram os parasitas que se ofereceram , mas a intenção foi outra ,,,,,,,,, É POR ISTO QUE O LEAOVIVO INCOMODA, quem não quer ser lobo não veste a pele,,, l.f.v. não és um lobo és é um urso sempre faminto

Até defendeu na baliza.

Recordo uma tarde em Itália (penso que estou correcto) em que ele assumiu a baliza vestindo a camisola do Costa Pereira, que foi expulso, e foi para a baliza!

Por acaso...

... foi o Germano. E o Costa pereira saiu supostamente lesionado, e não expulso, depois de um frango monumental que nos custou mais uma vitória na taça dos campeões.

«Chegou a vez da Alma do Bom Gigante, se elevar até aos CÉUS,

coração bondoso, na Amadora era reconhecido por todos e respeitado não só pelo enorme futebolista que foi, mas principalmente pela sua nobreza de carácter, era um bébé chorão naquele corpo grandalhão e meio descoordenado motor, era amante da Columbofilia e no seu epitáfio a familia deveria mandar escrever : «Fui um sonhador, por isso, sempre pedi que nos deixassem sonhar!!!» e Carlos Manuel lá na Alemanha (ao marcar um golo fenomenal deu-nos o apuramento para o Mundial do México), deu-me razão, só que eu sózinho não consegui controlar aqueles rapazes lá em Saltillo as gajas e outros vicios levaram aquilo à loucura e o presidente à altura um bem falante Silva Resende que de bola nada percebia e tinha como seu vice-presidente???, vejam lá se sabem quem, um que pela F.P.F. ainda no presente mama/pasta por lá de seu nome Amândio de Carvalho e o bicho à altura era o chefe da delegação, só que não mandava nada...???!!! De Jadscl

Que ha para dizer..

num momento destes? Apenas lamentar a tua ida para o ceu; e nunca esquecer o jogador e o Homem que foste, no Benfica, na seleção, ou em qualquer lado! Gostava muito que o Benfica te homenageasse no proximo jogo em casa, era o minimo. RIP, José Torres.

Excelente homem e um belo jogador...

... uma grande perda para o futebol nacional. You will be greatly missed... :( Até sempre!

RIP

Nao conhecia o homem mas pelo que dizem era boa pessoa. Entretanto com a sua morte talvez nunca saberemos porque nao convocou Manuel Fernandes para o MUNDIAL que treinou a seleçao quando na altura o Sarilhense era o melhor goleador nacional a par do Bibota. CUMPS...

Morreu um símbolo...

...do futebol português. Não do Benfica. Não da Selecção...mas do futebol português. De lamentar a completa ostracização a que foi sujeito pelo meu clube, num claro exemplo da ingratidão que se tem face à história e a muitos dos seus protagonistas. Agradecia que os adeptos adversários não viessem pegar nesta situação para insultar o Benfica. Os benfiquistas tratam disso...e, lamentavelmente, é algo que todos os clubes fazem. Tal como disse o Rooster (cujo regresso aproveito para saudar)...este é daqueles que olha eternamente para o relvado do 4º anel. Acho que todo o adepto sério de futebol agradece ao Bom Gigante tudo o que fez por Portugal.

Não vi o jogador...

...a actuar, mas sempre tive boa imagem do homem. Morreu com a doença que tem vindo a matar aos poucos a minha avó. Paz à sua alma.

O Bom Gigante

Apesar de nunca ter visto a jogar grande parte dos MAGRIÇOS tenho um respeito imenso por esses SENHORES, são(ou eram) jogadores que davam o litro dentro de campo, viviam e morriam por aquela camisola, hoje o futebol Português fica mais pobre com a perda deste ENORME jogador que nos últimos anos da sua vida foi completamente ESQUECIDO. RIP Cumprimentos

Dia triste

Para todos os benfiquistas e para Portugal também. Se houver equipa para onde ele foi já está a titular. Descansa em paz.

José Torres

Adeus BOM GIGANTE, até um dia destes. RIP

RIP

Descansa em paz lutador !!

Descansa em paz

os meus pêsames á familia.

O meu mais sinceros pêsames

Mais um que nos deixa, a todos nós e não apenas aos benfiquistas em particular... RIP, "Bom Gigante"...

Os magriços são "património"

Os magriços são "património" Nacional :)

Independentemente de ter sido

Independentemente de ter sido um ídolo da Selecção também, há certas glórias de clubes que me tocam a mim igualmente, sejam do meu clube ou de outro rival... ;) Abraço!

Completamente de acordo

Completamente de acordo contigo, o meu avô ainda hoje fala desses jogador e apesar de ser dos Portistas mais ferrenhos que conheço vejo o carinho e o respeito que ele fala dessas velhas glórias do SLB e do SCP

Esse saudosismo...

...e fair play, mais concretamente a forma como adeptos adversários sabiam o que era o respeito mútuo, será umas das grandes "heranças" de Pinto da Costa e Pedroto: a forma como separaram as águas do futebol português, da forma asquerosa como o fizeram, dividindo o país e um desporto que era, até então, de todos e para todos. Quem tem emigrantes na família percebe isso muito bem. Os que sairam deste país antes do fim da década de 70 gostam de todos os clubes portugueses. Cá "dentro"...instalou-se a mesquinhez e o ódio. Pinto da Costa conseguiu inclusive afrontar um presidente do SLB que até era seu amigo pessoal. O Dr. Fernando Martins conseguiu, durante uns tempos, "travar" a propaganda idiota proclamada por essas duas figuras horríveis na nossa sociedade...até ao dia em que Mário Wilson sentiu na pele, enquanto seleccionador, o que eram esses dois seres. Os seus méritos não apagam o mal que causaram ao futebol português...e por muitos sucessos que FCP, SLB, SCP, etc, venham a ter...muito provavelmente teremos que ter outro meio século para atenuar a merda despoletada em 1979. Tu, quando chegares à idade do teu avô, serás provavelmente como ele no que concerne a futebol...mas serás uma excepção. Só podemos é lamentar...não só o que é hoje o futebol português, como o facto de já não haver espaço para homens e atletas como o Torres. Abraço.

GVF não concordo nada com a

GVF não concordo nada com a tua visão, sim Pinto da Costa não é perfeito, fez muita merda, mas a verdade é que essa guerrinha Norte e Sul nessa altura tinha alguma lógica e não estou com isto a chamar ao SLB clube do regime como muitos chamam, mas a verdade é que era um clube beneficiado pelo regime(coisas diferentes) não por ser o SLB mas por ser de Lisboa, até o Eusébio conseguiram desviar de Alvalade :) contra factos não há muito a dizer. Isso não impede que muitos Portistas mais velhos tenham respeito por essas glórias e até por Presidentes que passaram por aquela casa, e compreendo bem esse modo de ser pois eu também tenho esse respeito por muita gente que passou pela "vossa" casa desde que comecei a ver futebol, posso dizer que um dos jogadores que mais gostei de ver até hoje jogava no SLB, que era o Kulkov, achava-o de uma inteligencia quase rara dentro do campo e apesar de Portista era um dos meus idolos quando jogava de Vermelho, claro que depois fiquei ainda mais feliz qando veio jogar para as Antas :) Mas não foi o único... Não são assim tão poucos GVF ou eu é que tenho sorte de conhecer bastantes assim, mas falas dos Portistas e eu pergunto-te não serão os Benfiquistas iguais? Não existirão aqueles que sabem respeitar os adversários e admirar os jogadores de qualidade e de brio, e não existirão aqueles que odeiam tudo que é azul e branco e até do Norte? Existe de tudo em todos os clubes.

É inegável...

...a influência do divisionismo propagandeado por Pinto da Costa. E como toda a acção tem a sua reacção, penso que será por aí o desenvolvimento natural do que foi a ascensão da personagem.

E essa do clube beneficiado pelo Regime tem muito que se lhe diga, sendo obrigatório o seu enquadramento no contexto socio-político da época. De qualquer das formas, e a dada altura, o SLB era tanto o clube do Regime como o eram SCP, AAC, FCP ou o Belém. O grande momento de apoio do Estado ao SLB veio após as grandes conquistas...e olha que essa do desvio do Eusébio de Alvalade também não é assim tão linear.

 

E eu não estava a falar de portistas mais velhos, nem tampouco de benfiquistas...mas sim das novas gerações, que cresceram a ouvir gritos de guerra a tudo o que vestia de vermelho e tinha uma águia, ou um leão, a dada altura.

 

Ainda tive a fortuna de crescer com idade suficiente para discernir o que era suposto ouvir, e o que era suposto cagar de alto. Foi com grande pesar que vi pessoas da minha geração e, como é óbvio, mais novas, a irem na mesma cantiga lançada pelo teu presidente, assumindo a postura de revolta, mas assemelhando-se em tudo ao mesmo discurso de ódio perante...um clube de futebol.

 

E mesmo assim, ainda se mantém pormenores que poderão parecer irrelevantes à primeira vista, mas que anunciam alguma diferença, como é o caso dos cânticos das claques. Nunca, mas nunca viste o estádio da Luz a insultar o teu clube. Já nas antigas Antas e no actual Dragão...

E muito para além da existência de atrasados mentais, critico o aplauso e a vénia a alguém que tanto deu a um clube...mas que tanto tirou ao país e ao desporto em si.

 

Somente isto, meu caro. Figuras como José Torres (p.ex.) já não existirão nunca mais. Figuras que reúnam tamanho consenso, enquanto pessoa e enquanto jogador, em todas as franjas de adeptos do futebol português, nunca mais irão surgir.

 

 

 

As pessoas olham muito o

As pessoas olham muito o passado.

 

ps: comentei apenas para ver estas funcionalidades.

Despoletar

Veja-se sobre o despoletar: http://www.ciberduvidas.com/pergunta.php?id=132