O mistério de Baía | Relvado

O mistério de Baía

 

Sartor diz: "como adepto
de futebol, e alheando-me do facto de ser portista, também não percebo, como o
próprio Vítor Baía, o porquê de Scolari o ter afastado da selecção, mesmo sendo
ele o melhor guarda-redes nacional e com provas mais do que dadas interna e
internacionalmente! Mas afinal para a selecção são chamados os melhores ou há
lobbies? Deixo uma citação de Pedro Paradela de Abreu, editor da
autobiografia de Baía, que é mais do que esclarecedora e dá que pensar: «os
melhores cientistas portugueses estão no estrangeiro, o Prémio Nobel vive no
estrangeiro, o melhor vinho do Porto pertence aos ingleses, Colombo é de Génova
e o futebolista com mais títulos é português, mas não representa
Portugal»..."

Seleção:

Comentários [144]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Já é um assunto gasto como as pedras da calçada.

Mas cá vai:

Não sei, ninguem sabe o que se passou ou o que se passa.

E acho inutil que se "arranje" mil e uma desculpas para o Baia não estar entre os eleitos.
Na minha opinião, é titular de caras (com uma perna às costas), o seleccionador não pensa assim. Cada vez mais me convenço que é uma opção pessoal do Scolari.
E ele no fundo sabe que o Baia é o guarda-redes mais completo que tem para aquela equipa, porque ele é burro mas não cego ao ponto de fazer vista grossa ao valor do Baia.

Resumindo em poucas palavras: Vitor Baia é de caras o nº1 em Portugal. Scolari assim não entende, e manda quem pode.

A vida continua, e o Vitor Baia só tem que continuar a fazer aquilo que melhor sabe: jogar futebol!
Não deve cair no erro de vir "chorar" pros jornais radios e tv, não!

Deve permanecer sereno, e a fazer o seu trabalho.

Vitor Baia tem lugar na História do Futebol Portugues, e na História do Futebol Mundial, e isso ninguem apaga.

Por muito "Sargentão" que seja...

Exactamente o que penso

nem Baía deve chorar por não ir, pois o seu curriculo e profissionalismo já demonstram a sua qualidade, como não acho que se deva provocar Scolari para explicar as suas decisões boas ou más.

No final se forem más, pedem-se explicações.

O que critico e deixo implicito são estas Biografias, totalmente descabidas apenas no intuito de deixar coisas no ar e não apenas por ser do Baía, mas seja ele quem for, pelo menos em vida e neste caso com menos de 40 anos, o que é sui generis, dá impressão que já viveu uma eternidade.

Ou seja está na moda.

Nao e qualidade tecnica

Que impede o Bia de ir a seleccao, mas sim politica.

Para bom entendor...

Bia?

alguma gaja do baia?

Só mais uma coisa...

Será que alguém se indignou e fez este barulho todo quando no Mundial da Coreia/Japão Baía caiu de paraquedas para o lugar de titular na fase final quando Ricardo realizou os jogos de apuramento?

Diga-se de passagem que Baía não saiu isento de culpas da má prestação da Selecção, ele e muitos outros...

Re:Só mais uma coisa...

Diabo tripeiro vai mamar no cu

Re:Só mais uma coisa...

Eu gosto deste tipos de comentarios!
neste torneio Portugal fez 3 jogos : USA-Polonia-Coreia.
Em que jogos Baia teve culpa no resultado?
So sei que a vergonha podia ter sido pior se nao fosse Baia contra a Coreia.
Nunca ninguem fala de situaçoes.
Por exemplo no Euro 2004 todos sabem quem tem culpas da derrota : Scolari e Ricardo na final.

Re:Só mais uma coisa...

Olha... Pelos vistos o Figo também caiu, de novo, de páraquedas na selecção, depois do regresso e ninguém se queixa...

Figo destacou-se a nível individual, recebendo prémios por isso... Baía destacou-se a nível colectivo, recebendo títulos por isso... E o que queremos nós? Títulos ou prémios?

Já nem me recordo de quem substituiu o Figo quando ele pôs uma pausa, mas fê-lo com bom trabalho visto que conseguimos praticamente o apuramento.

HaRt

Re:Só mais uma coisa...

Enterrou a equipa de fininho!!! Podes crer!!! Estes gajos são todos ou tripeiros ferrenhos (ou seja acerebrais) ou então têm a memória toda calcinada...

Eu não me esqueço das vezes que lixou o nosso País com frangos, saídas apalhaçadas da baliza, etc, etc...

Vejam os vídeos e depois falem!

Ó Manta

Frangos, saídas não sei o quê, ó Manta, tu tens tomado os medicamentos, ou os médicos já te desenganaram?

Re:Ó Manta?!?

Não vos percebo sinceramente... para vocês o Baía é uma espécie de vaca indiana ou o quê? Parece que é sagrado... o gajo nunca foi empenhado pla selecção como foi plo clube!

Houve "n" situações que fomos lixados plo lado dele... é a minha opinião. Claro que é discutível se haverá melhores por cá... mas acho que o tempo dele já era e devia dar lugar a outros de sangue novo.

O Scolari deve ter visto os vídeos todos e decidiu pla cabeça dele. Eu faria o mesmo! Mas o Ricardo (plo menos agora) também não lá ia...

lol

-nt-

Re:Ó Manta

Com esse nome quem tem que tomar medicamentos és tu...LOL

:)

Re:Ó Manta

Nem todos têm o mesmo espaço para bagagem, não...

M. Bakunine

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin (também aportuguesado em Bakunine) nasceu no dia 30 de maio de 1814 na cidade de Premukhimo, província de Tver; faleceu em 1 de julho de 1876 (19 de junho no calendário juliano) em Berna, na Suíça.

Bakunin era filho de um proprietário de terras e desde 1837 começou a estudar a filosofia hegeliana. Em 1840 inicia o curso de filosofia na Universidade de Berlim, onde logo começou sua atividade política, criticando a filosofia especulativa preferindo a teoria da ação política. De 1843 a 1848 viajou pela Europa, onde acabou conhecendo Karl Marx e Proudhon. Participou da Revolução Proletária em Paris.

Em 1849 foi preso e condenado a morte por uma insurreição em Dresden, mas a pena foi anulada e foi entregue ao governo russo, ficando preso em São Petersburgo e depois exilado no Sibéria (1857). Acabou fugindo para o Japão e depois se fixou na Suíça.

Em 1868 fundou a Aliança Internacional da Democracia Social, que queria fazer a união com a Associação Internacional de Trabalhadores, no qual disputou a liderança dessa última com Karl Marx, mas em 1872 acabaram se desentendendo no Congresso de Haia.

A expulsão de Bakunin da Associação Internacional de Trabalhadores, se deu por divergências políticas com Marx.

Bakunin defendia que as energias revolucionárias deveriam ser concentradas na destruição das "coisas", no caso, o Estado, e não das "pessoas".

Na obra de 1872, Bakunin faz oposição a Comte, pois identifica a fonte de todo problema na centralização da autoridade e do Estado, pois acabam por criar um obstáculo ao desenvolvimento das pessoas e das Nações. A paz e a realidade devem estar diante das coisas para realização do homem, pois querem uma descentralização das coisas que levaria o desenvolvimento dos homens.

Com a participação de Bakunin, a partir de 1870, acabou influenciando o proletário e atraindo mais pessoas, e nesse mesmo período começou a criticar o comunismo de Estado, com propostas antiautoritárias de socialismo. Com o fracasso da Comuna de Paris, as duas tendências começaram uma briga que a cada ano se agravava, de um lado os comunistas de Estado ou socialistas autoritários, como eram chamados pelos socialistas libertários.

Depois desse rompimento Bakunin planejava a construção de uma associação para unir os anarquistas de todos os países. Acabou criando grupos anarquistas em vários países do mundo, repassando a tradição anti-autoritária, mutualista e o caráter descentralizador do anarquismo para outros anarquistas, que viriam a se tornar célebres dentro do movimento, Piotr Kropotkin, anarquista russo, Errico Malatesta, anarquista italiano, Elisée Reclus, etc.

Re:M. Bakunine

Eu sei quem foi Bakunine, por isso mesmo fiz aquele comentário...

DUH!

Re:Só mais uma coisa...

Touché!

Eu acho que o Eusébio...

é um dos melhores jogadores portugueses de sempre!!Porque não vai ele à selecção?!Será um "Lobbie"? Os jogadores têm o seu tempo e independentemente de todos os prémios que possam ter, mais tarde ou mais cedo têm de ceder o lugar a outros jogadores!Outro dos aspectos que me leva a achar muito bem o facto de ele não ir à selecção é ele não ter humildade suficiente para perceber que o lugar não é dele, é de quem o seleccionador achar que deve defender a baliza em determinado momento.Isto para não referir as criticas que ele fez ao Ricardo (que não tem nada a ver com o assunto, pelo menos directamente)que demonstram uma falta de caracter tremenda!

Eusebio tem 63 anos

Logo nao pode jogar na selecçao

Re:Eu acho que o Eusébio...

Tu axas isso..mas eu cá axo k tu és um anti-portista k não sabe reconhecer o valor e o bom momento de forma de um jogador, independentemente do clube.

Re:Eu acho que o Eusébio...

Críticas que ele fez ao Ricardo? Tais como?

Re:Eu acho que o Eusébio...

Indirectas do tipo dizer que tem mais valor que algumas pessoas para estar na Selecção...mas já foi há algum tempo...e apenas retive a ideia da existência dessa criticas...não me perguntes exactamente o que ele disse porque aí já não te sei responder!!

Re:Eu acho que o Eusébio...

Lembro-me de ele se queixar, depois do livro do Ricardo...

Antes, e até aqui no Relvado vi comentários de não portistas, a sublinhar a boa atitude do Baía em praticamente não comentar... A grande guerra sempre foi dos adeptos e dos jornalistas...

Re:Eu acho que o Eusébio...

Clap clap clap clap! Tens a minha sintonia total nesses argumentos. Faltou-te só dizer que o gajo é tanbém um belo FRANGUEIRO!

Re:Eu acho que o Eusébio...

Já engatou algumas vezes..mas todos os fazem uma ou outra vez...;)

Re:Eu acho que o Eusébio...

Right On Brother! ;)

disses-te lobbies?

podes ter a certeza que sim, de que outra forma se explicaria este caso do baía ou a chamada de jogadores à selecção da equipa B do porto.

o que não se entende é o porquê de o povinho ser tão tapadinho.

Re:disses-te lobbies?

"o que não se entende é o porquê de o povinho ser tão tapadinho."

Ao menos o povinho sabe escrever em PORTUGUÊS correcto.

Tapadinho? Obrigado! :)

O mistério dos títulos?

Como pode ter o recorde de títulos com 27? Conheço alguns jogadores que já ganharam mais do que 27, como o Zico, por exemplo, que ganhou 50. Esta história está mal contada.

E um detalhe: está certo que ganhou 27 títulos, mas nenhum foi com a Selecção.

Bater na mesma tecla...

Tenho que concordar que é de difícil compreensão a não inclusão do Baía na selecção, mas não está mais que visto que Scolari não vai mudar de ideias?

Nem acho que seja tão escandaloso assim visto que temos boas opções para a baliza e jovens com grande valor. Pior seria se tivessemos um lateral esquerdo fenomenal ao nível de Baía e não fosse convocado...

Será que foi por Baía não estar na equipa que perdemos na final do Euro? Não fizemos um apuramento brilhante para o Mundial sem o Baía? Era uma boa adição à equipa sem dúvida, mas Scolari demonstrou e bem que não quer o portista(benfiquista lol) no grupo e que o grupo se safa bem sem ele. Portanto, nada a apontar.

Mais um apontamento, se Baía é um "senhor" como todos dizem então qual a razão para voltar com este assunto e bater na mesma tecla? Não se falou já demasiado no assunto? Acham que este ambiente de constante contestação beneficia tanto a selecção como o seleccionador? Deixem o homem trabalhar e quando as coisas correrem mal podem cobrar mas até lá aguentem e disfrutem do sucesso da nossa selecção!

Baía não é convocado por opção, ponto final.