Makukula: «É um sonho de infância que agora concretizo» | Relvado

Makukula: «É um sonho de infância que agora concretizo»

 


Makukula: «É um sonho de infância que agora concretizo»
Ariza Makukula, de 26 anos de idade, foi chamado à Selecção Nacional para substituir Nuno Gomes que, minutos antes do jogo frente ao Azerbaijão, contraiu uma lesão, impedindo-o de jogar. A tristeza de uns é a alegria de outros e, perante a convocatória de última hora, o avançado do Marítimo diz estar a concretizar um sonho de infância. «Realmente não tenho palavras e não sei como explicar tamanha alegria», afirma Makukula, momentos antes do treino desta manhã, em Baku. «É um sonho concretizado... um sonho de infância», sublinha ainda o jogador, revelando que quando lhe deram a notícia da convocatória pensava que «estavam a brincar».
«Estava numas mini-férias em Bruxelas com a família e no princípio até pensei que estavam a gozar», explica, não se escusando a mostrar a felicidade que sente ao representar a equipa portuguesa. «Estar aqui é muito bom. Graças a Deus, estou bem e com todos estes belíssimos jogadores», frisou.

Depois de ter passado o Domingo em aeroportos e aviões, Makukula chegou a Baku por volta das quatro horas locais, meia-noite em Portugal. O jogador que Scolari escolheu para substituir Nuno Gomes apenas teve tempo de passar pelo hotel da Selecção no Azerbaijão e, pouco depois, pelas 9 horas (cinco da manhã em Portugal) alinhou com os colegas numa sessão de treino ligeira.
Esta manhã, Makukula segue ainda com a restante equipa para o Cazaquistão. E, apesar de tudo ter acontecido de repente e de ainda não ter tido tempo para descansar, o avançado do Marítimo diz que está disponível para jogar: «Se precisarem de mim é seguro que estou pronto para corresponder», disse.

Seleção:

Comentários [57]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Não percebo...

Antes um Japonês do que alguém que quis jogar por outra selecção após ter representado a nossa!Uma vez vestindo esta camisola deveria sonhar continuar a vestir..e não pedir para jogar por outra selecção!Enfim..

Re: Não percebo...

Interessante pois deve ser o sentimento de muitos portugueses.

Não gosto do Makukula...

Mas se a sua convocatória se traduzir em golos tudo o resto torna-se irrelevante!

Calma ai...

foste chamado mas ainda não jogaste. Estás assim com tanta certeza que vais jogar? Então diz-me os nºs do euromilhões para eu jogar 6feira e ganhar. :)

Para quê comentar?

Já se calculava, quando há uns anos atrás se permitiu aquilo a que muitos chamavam de "excepção". Agora colham o que ajudaram a semear. Para mim e cada vez mais, a selecção NACIONAL morreu. É triste mas é verdade!

Como já disse noutro topico...

...não concordo com esta convocação não pela origem do atleta mas porque nunca mostrou vontade de jogar por Portugal e apenas não jogou pelo Congo porque a FIFA não permitiu...um caso bem diferente de Deco ou Pepe.

Re: Como já disse noutro topico...

Eu digo mais, ele só quis representar o Congo porque não o queriam na Selecção A de Portugal. Não me lembro de ter dito em momento algum que, entre Portugal e o Congo, ele preferia jogar pelo Congo. Pelo contrário, quando ele quis representar a sua Selecção de nascimento, ele estava triste com a falta de apoio na Selecção de Portugal.

Re: Como já disse noutro topico...

O Deco também só mostrou vontade de jogar por Portugal porque no Brasil não o quiseram. Qual é mesmo a diferença?

Re: Re: Como já disse noutro topico...

Sim, pelo menos o Pepe disse que recusaria o Brasil, só por essas declarações subiu na minha consideração.

Re: Re: Re: Como já disse noutro topico...

Estás enganado. O Pepe até á convocatória do Mundial de 2006 disse publicamnete que tinha o sonho de jogar no Mundial de 2006 pelo Brasil, atendendo á boa época que fazia com Adriaanse. Depois não foi ao Mundial. Continuou a dizer que queria jogar pelo Brasil,e nunca se lhe ouviu vontade de jogar por Portugal. Depois Dunga convoca por várias vezes Anderson e Helton e Pepe percebe que Dunga vê os jogos do Porto. Mas não o convoca. Então é óbvio que não o pretende. Pepe foi falar com Dunga e perguntar-lhe porque não jogava pelo Brasil. Dunga disse-lhe que havia um grupo de centrais já formado no Brasil e que ele teria de esperar a sua vez. Dunga até deu uma entrevista á TSF que foi difundida nos canais de TV. Ai ele disse que tinha dito a Pepe que o Brasil já tinha um núcleo de centrasi entrosado e que Pepe teria de esperar a vez dele. E disse também que no "Brasil sugem jogadores a toda a hora". Ou seja ficou claro para Pepe que Dunga não contava com ele. Se via jogos do Porto, piis convocava Anderson e Heltone e não levava Pepe, é porque não o quis. E aí Pepe nem semanas depois foi ter com Scolari e lhe dizer que gostava muito de Portugal e queria jogar por Portugal?????? Que até renunciava ao brasil??????? È pá, sem hipocrisias. Ao menos digam "queria jogar num Mundial e seiq eu no Brasil será difícil". Ao menos admitam. Eu acho que Pepe é um grande jogador, mas o que eu critico foi a sua hipocrisia em todo o processo. Semanas antes de ir falar com Scolari, tinha ido falar com Dunga e pedir-lhe para jogar no escrete. Admitam que querem jogar num mundial e pelo Brasil seria muito difícol, então escolheram Portugal. Cumps.

É um sonho concretizado?

Pensava que o sonho dele era representar a selecção do Congo.

Que hipocrisia

Abomino a chamada deste mal-agradecido à selecção. A FPF premeia os delitos e os insultos à nação. Bravo!

eu sou sincero ...

entre deco naturalizado e makukula naturalizado , considero mais o 2º como portugues que o primeiro . o deco veio para portugal já homem , e diga-se em abono da verdade que só optou por portugal , quando viu que não era chamado para a selecção do seu pais . já makukula , só nasceu em outro pais , porque "foi criado" em portugal e começou a jogar em portugal , tendo com toda a certeza , muitos mais laços afectivos a portugal que o deco alguma vez teve , não é menos verdade que numa determinada altura , perferio representar o seu pais de nascença (talves tambem por ver que nao tinha hipoteses na selecção portuguesa , não sei) , segundo parece não foi autorizado pela fifa para tal , mas de todas as maneiras é portugues de criação e de plenos direitos , o homem só nasceu noutro pais , no qual nunca viveu , acredito plenamente que para ele o seu pais é portugal e não o congo , como tal e apesar de tudo , não o vou condenar por aquilo que em tempos disse e quiz , e vou apoia-lo na selecção , para mim é tão portugues como todos os outros que nasceram e cresceram no nosso pais.

ele traiu duas patrias e ha quem acha bem

dasss

este tambem

e dos que se vendem... so porque a fifa nao o deixou jogar pelo congo eq decidiu q joga por protugal.. e de repente: sonho de infancia. e bom jogador e bom avançado mas e daqele clube daqeles q gostam de ter a carteira cheia

???????????????????????

onde é k vamos parar? Se ainda fosse um jogador de jeito mas agora makukula??????? tá tudo burro? e agora já ninguem critica??? é a piada do milenio!!!!!1 que vergonha... podemos não ter grandes pontas de lança mas convocar o makukula??? Já agora chamem tb o sonkaya para lateral esquerdo que não temos muitos é uma grande solução (sei k joga no lado direito mas quem é "bom" é em todo o lado) e já que o petit tá lesionado convoquem o beto, é uma mais valia.... Vão gozar com o c*r*l*o!!!!

Re: Makukula: «É um sonho de infância que agora concretizo»

é incrivél como se convoca um jogador destes... que qualidade traz para a selecção?? isto éde bradar aos ceus, e depois vêm criticar o pepe... se o makuku fosse de um clube que eu cá sei, ui,ui, já estou a ver as cenas... desclupem mas merda para este futebol...

se ele fosse do fcp.....ui !!!!!!!!!

Mas está tudo louco?

Não há como se falar de nacionalidades e de convocatórias para a selcção de Portugal para saltar à liça uma enorme quantidade de argumentos chauvinistas e a roçar o racismo, muito bem disfarçados de nacionalismo militante! A verdade é que, dada a enorme mobilidade das pessoas hoje em dia, é muito fácil encontrar filhos de emigrantes a viverem num país e a quererem representar a selecção da terra de seus pais ou outros que se sentem melhor a representar o país de acolhimento onde cresceram! São situações legitimas e do foro íntimo de cada um e ninguém tem o direito de, contrariando aquilo que está na lei, lhes negar o quererem ser portugueses e representar Portugal! Em relação ao Ariza Makukula, filho de pai congolês e mãe portuguesa, que cresceu em Portugal, a lei confere-lhe o direito de escolher a sua nacionalidade entre essas duas. O jogador fez o seu percurso em selecções jovens de Portugal nunca então se falando de representar outra. Subiu a sénior, foi para Espanha e, perante uma série interminável de lesões, nunca mais foi chamado a representar Portugal! Quando, em determinado momento, se sentiu abandonado manifestou-se disponível, já que Portugal não queria saber dele, para jogar pelo Congo! A FIFA não autorizou por lhe dar o estatuto de português, e ele não jogou pelo Congo! Nunca disse uma palavra contra Portugal que eu tenha sabido e aquilo que ele fez creio que qualquer outro faria! Deixemo-nos de parvoíces e de julgar os actos dos outros com demasiada facilidade! O Ariza Makukula tem direito a jogar pela selecção de Portugal e tem também direito a ter os sonhos que tiver! A nós de sermos mais inteligentes e pormos de parte posições chauvinistas! O futuro, como qualquer um poderá verificar, tende para uma cada vez maior miscigenação de povos e raças! E a breve trecho teremos em alguma selecção nacional uma qualquer Silvov, de ascendência ucraniana ou moldava e que é tão português como nós!

Re: Mas está tudo louco?

racista!

Re: Re: Como dizes?

Que queres dizer com isso?

Re: Re: Re: Como dizes?

estou a testar o prazer que é lançar esta palavra ao ar para abafar qualquer tipo de argumento. o teu comentário é racista.

Memória curta!?

Ou estou enganado ou este jogador disse publicamente que gostaria de representar a Selecção do Congo porque a FPF não lhe tinha dado apoio quando o jogador esteve lesionado? É bom jogador mas será que era mesmo isso que o jogador queria ou como a FIFA não o autorizou a representar a Selecção pretendida tem que jogar pela Selecção Portuguesa porque como sabemos representar a Selecção valoriza o curriculo de todo o jogador!

Ridiculo

Um jogador que brincou com 2 paises chegar a selecção,vamos la ver se depois de tanta polemica vai fazer um bom jogo ou assim...

Re: Makukula: «É um sonho de infância que agora concretizo»

Então representar o Congo afinal era um pesadelo?

"belíssimos" jogadores??????

"belíssimos" jogadores??????

"Nojento!"

Foste chamado para a selecção das quinas não do congo!!!

Mais um estrangeiro na selecção

por este andar qualquer dia e metade portugueses e metade estrangeiros

CABRÕES DE ESTRANGEIROS!

IDE PRÓS VOSSOS PAISES JOGAREM. JÁ É O 3º A INCLUIR NA SELECÇÃO: OS DO BRASIU PEPE E DECO E AGORA O ES MUKUKULA. MADAIL;SCOLARI RUA SUES APÁTRIDAS!!! QUE É AFINAL UMA SELECÇÃO NACIONAL??

Re: CABRÕES DE ESTRANGEIROS!

ja viste a frança?