Os "gregos" da Seleção de sub-20 | Relvado

Os "gregos" da Seleção de sub-20

Esta Seleção sub-20 não joga mesmo nada! Sem pinga de futebol, com uma equipa na base da força e do
 
Mundial de sub-20: Portugal-Argentina
Lusa

Esta Seleção sub-20 não joga mesmo nada! Esclareço que a minha opinião não significa que esteja com o costumeiro sentimento “tuga” que não consegue viver com o sucesso dos outros.

Sempre desejei que esta seleção, à boa maneira grega, conseguisse chegar ao lugar mais importante do pódio. Assim, acompanhei todos os jogos – sofri nos penaltis contra a Argentina, festejei todos os golos (foram poucos) e defesas de Mika (foram muitas e boas) e bocejei na maior parte do restante tempo que duravam os jogos, tão maus eram em qualidade.

Sem pinga de futebol, com uma equipa na base da força, da correria, e sem vislumbre de dinâmica ofensiva, a não ser no chutão para a frente a ver se a bola chegava a dois ou três jogadores sozinhos contra as defesas contrárias (existiriam muitos exemplos disto, mas bastava ver os dois golos de Portugal frente ao Brasil e o que acabei de escrever estava explicado), esta Seleção chega à final do mundial e sagra-se vice-campeã.

Apesar de Ilídio Vale, sim... este fantástico treinador que já foi do FCP e que não descobriu nenhum Deco, Hulk, ou Falcao em Portugal. Colocar todos os jogadores a defender, sem qualquer capacidade para sair em contra-ataque, é diferente de jogar bem taticamente. Diziam os (excelentes) comentadores da Eurosport durante o prolongamento que Portugal estava pior fisicamente que o Brasil. Nada mais normal e natural.

Uma equipa de futebol descansa com posse de bola, Portugal na maioria dos jogos andou sempre com oito ou nove jogadores atrás da bola, a dita estava nos pés dos adversários. Portugal corria o dobro. Porquê? Porque não tinha uma jogada atacante ensaiada. Porque não sabia e não podia fazer posse de bola. Porquê? Perguntem a Ilídio Vale.

Por onde anda Rehhagel? Porque não está (nem nunca esteve ou estará) ou teve sucesso o selecionador da seleção grega em 2004, num clube grande ou médio? Porque o que ele conseguiu em Portugal, no Euro, acontece de vez em quando. Ele não foi competente nem se tornou após a vitória. O mesmo acontece com Ilídio Vale.

Mika, Cédric, Nuno Reis, Danilo, Caetano e Nelson Oliveira são excelentes valores. Alguns deles não mostraram tudo o que podem fazer. Não os deixaram fazer mais. Destaco Nélson Oliveira. Demonstrou um nível superior ao patenteado nos juniores do Benfica (o que é normal e desejável na evolução do jogador) e no que lhe vi fazer durante a pretérita época no Paços de Ferreira. Velocidade, garra, técnica e capacidade de finalizar as poucas oportunidades que se lhe depararam. Espero que possa mostrar tudo isto e evoluir no meu Benfica. Destaco também o outro Nelson, julgo que é do Porto, tão mau que faz perceber porque o Porto tem mais estrangeiros que todos os outros.

Depois de falar de futebol posso manifestar a tristeza de não termos trazido o caneco? Infelizmente não conseguimos. O Brasil era melhor? Sim. Melhor ainda era a Espanha. Mas os melhores nem sempre ganham, recordo novamente o Euro 2004, e estava convencido que Portugal iria manter a estrelinha, todavia tal não aconteceu e até Mika não esteve feliz.

Seleção:

Comentários [31]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Caraca...

...Passei um tempo afastado do Forum, e vejo que, agora, abundam parvinhos por aqui...Dizerem que Portugal não jogou nada, é piada...Deram foi o azar de pegar pela frente, caras como o Oscar, Danilo, Casemiro, Henrique, Gabriel, Bruno Uvini...sem contar que lá não estiveram Neymar e Lucas. Não entendem nada do balompié...!

Paulo Araújo

Atrevo-me a dizer que esta

Atrevo-me a dizer que esta selecção era composta por um bom guarda-redes, um bom meio campista e um bom avançado.
Mas uma coisa é certa, encheram-me de orgulho em ser PORTUGUÊS, já tinha saudades de estar entre amigos a gritar Portugal Olé e ainda para mais sendo 2 da manhã a hora que começou o jogo.

Nuno Mestre

O Otto Renhagel era um burro!

O Otto Renhagel era um burro! Incompetente, mas que por acaso conseguiu ganhar um Euro e antes disso (o jovem que escreveu este texto cheio de alarvidades deveria saber) conseguiu ser o único campeão alemão ao leme de uma equipa recém promovida (na altura), chamada Kaiserslautern e antes disso teve a burrice de levar outra chamada Werder Bremen a 2 campeonatos e a algumas taças.

Se ele sendo burro conquistou isto, nem quero imaginar no que ele seria capaz de fazer se fosse inteligente...

Portugal foi mesmo uma equipa!

Há, para mim, uma clara similitude entre este Portugal da Colômbia e a Grécia de Otto Rehagel no Euro 2004, é que ambas eram as únicas equipas verdadeiras da competição e, por isso, chegaram longe com os gregos a sagrarem-se mesmo campeões tendo de contar com a incompetência táctica de Luis Felipe Scolari!
E importa deixar claro aqui que construir uma equipa, sobretudo numa selecção que tem sempre pouco tempo para treinar e criar automatismos, é uma obra de vulto que tem de ser creditada aos respectivos treinadores. Não é fácil e implica competência dos treinadores que foram, num caso e noutro, mais capazes que todos os outros!
Claro que num caso como noutro não gostei das opções tácticas tomadas, mas também reconheço que é mais fácil defender que atacar e que podem ter tomado as únicas opções credíveis que tinham face à matéria prima de que dispunham. Muito mais incompetência demonstrou o brasileiro Scolari em 2004 quando, tendo condições absolutamente excepcionais, foi incapaz de construir uma verdadeira equipa tendo matéria prima de enorme qualidade para o conseguir!
Em relação ao futebol apresentado pela equipa nacional acredito que pudesse ser melhor e com mais ambição e isso foi patente quando, na final com o Brasil, que tinha outro ritmo, foi capaz de pegar no jogo e mostrar que sabia jogar futebol! Mas a verdade é que a esmagadora maioria dos treinadores, e não só os portugueses, são medrosos e muito pouco dados a arriscar Fez-me alguma impressão o "amarrar" atrás de alguns jogadores, nomeadamente de Sérgio Oliveira que, apesar da sua má forma física,. tem muito futebol nos pés ao contrário do que diz o autor do artigo, com a habitual cegueira clubista. Aliás, um dos aspectos mais negativos desta equipa nacional foi a má forma física de quase todos os elementos! Há muito tempo que considero, e já o escrevi aqui mais de uma vez, que um bo0m preparador físico (era a parte melhor de Scolari) é essencial para se conseguirem bons resultados nestas fases finais de grandes competições.
Importa finalmente perceber uma coisa: os juniores não são seniores mais pequenos. São jovens que têm diferentes graus e velocidades de desenvolvimento o que explica, em grande parte, porque alguns excelentes juniores nunca chegam a ser nada como seniores e como outros, menos bons enquanto elementos das camadas de formação, explodem depois e são bons valores. Nesta fase, todos estes jovens precisam, de jogar e poder desenvolver o seu futebol e a pior coisa que lhes pode acontecer é serem reservistas nos seus clubes e não jogarem com regularidade. Depois se verá os que conseguem mesmo ser grandes jogadores e os que nunca passarão de promessas.

E pronto...

Se sou apelidado de "habitual cegueira clubistica" merece um comentário ao comentário.. deste adepto incondicional do seu Clube.. Vejamos:

- "é uma obra de vulto que tem de ser creditada aos respectivos treinadores".. porquê?? Porque Ilidio Vale é/foi adepto e treinador dos juniores do Porto!!
- "Muito mais incompetência demonstrou o brasileiro Scolari em 2004".. porquê?? Porque Scolari afrontou o todo poderoso e Jorge Nuno, e não levou Baia.. apesar disso, construiu a melhor selecção Portuguesa que há memória.
- "Fez-me alguma impressão o "amarrar" atrás de alguns jogadores, nomeadamente de Sérgio Oliveira" porquê?? porque este era no entender dos adeptos do porto, o rapaz que iria fazer a diferença.. puro engano, arrastou-se o mundial inteiro, não fez um passe digno desse nome.. jogou apenas porque o treinador assim o entendeu.. serviu para fazer o autocarro, podia ser este ou outro qualquer..

Até aqui, foi apenas uma tentativa incluir o Porto nesta vitória!!! Tudo bem!!!.. Os gajos na Colombia têm melhor "fruta"..

Vamos ao que interessa, os juniores não são seniores mais pequenos?!?!?... Não?!?!... Perguntar isso ao treinador da França, só por exemplo!!!

GREGOS!!!

Boa tarde e os meus cumprimentos. Gregos? Porquê? Não sei lá muito bem se a comparação é adequada...
Ora vamos lá a ver, o futebol de competição não é circo, porque artistas de circo (e até conheço alguns) nada
conseguem no futebol de competição. De qualquer modo e não conhecendo ninguém ligado a esta selecção,
devo dizer que apesar de algumas limitações admirei a sua organização nomeadamente no aspecto defensivo.
Atrevo-me até a afirmar que há equipas consideradas de topo do futebol nacional cujos jogadores nem sequer
sabem ocupar racionalmente os espaços como estes jovens o faziam. Para além disso costuma dizer~se que
quem não tem cão caça com gato.Saudações desportivas e benfiquistas.

...

Portanto.. estás a chamar "artistas de circo".. a homens como Messi, Aimar, Fábregas,?!?!?!
Ficou cansado de ouvir " organização defensiva" a colocar todos na frente da baliza.. isso não é organização defensiva.. não confundam a organização defensiva do Inter de Mourinho com esta selecção..São miudos?!?! Não me parece, e jogam contra miudos logo..
Isso do Cão e do Gato.. já é reconhecer que não jogam nada à bola!!!

...

...Na final, Portugal dominou por completo a 1ª parte, num futebol com alguma ousadia e a puxar pelos galões enquanto tiveram pernas.

Contra a França, viveu das bolas paradas e do bloco baixo.
Contra os Camarões, apostaram no erro do adversário para o contra-ataque.
Contra a Argentina, aí sim, limitaram-se a defender e a mandar chutos para o Nélson.

É uma selecção limitada, que viveu das suas mais valias individuais e de uma extraordinária coordenação defensiva.
Não gosto do Ilídio (e achei lamentável o que ele fez no prolongamento da final), mas os miúdos estavam a jogar à bola.

Não era um futebol bonito? Talvez não...mas era futebol. E do bom, ainda para mais tendo em conta as limitações da própria selecção. Comparar estes miúdos com aquilo que fez a Grécia, quando lá tinham jogadores como Karagounis, Katsouranis, Gekas, Charisteas, Papadoupolos, etc (selecção que ficou em 1º lugar do seu grupo a jogar um futebol bastante mais atractivo) é comparar merda com erva de cheiro.

Deixo a superior critério a respectiva atribuição...

...

Eu até entendo o que queres dizer.. no entanto, julgo que é procurar virtudes nas fraquezas deste grupo. Dominio completo na 1ª parte?!?!.. é que excepção feita ao primeiro golo, não fizeram uma jogada digna desse nome..
Depois, é chamar "bloco baixo" a "autocarro à frente da baliza".. bloco baixo, pressupõe ganhar a bola junto da baliza e rapidamente colocar a bola em contra-ataque.. não podes chamar contra ataque .. chuto para a frente e o Nelson que faça alguma coisa.. Não tinha sequer o ponta de lança a guardar a bola para a chegada dos médios.. nada, nada!!
Apostar no erro do adversário?!?!... uma vez mais é autocarro, e seja o que deus quiser. Contra a argentina, estamos conversados..
Não lhe chames extraordinária.. o Roderick é mesmo muito fraquinho..
Também sei o que queres dizer com lamentável o que fez no prolongamento... o Nelson, só queria sair e dar lugar a outro, apesar disso manteve em campo o rapaz para fazer numero, ou porque não tinha mais ninguém.
Desculpa, nem bonito, nem futebol.. não era bonito mas era futebol.. era a Italia nos anos 90, ou o Benfica do Trapattoni..
Karagounis e Katsouranis.. no Benfica.. pensa nos que lá estão agora para os mesmos lugares.Pois!!.. Charisteas.. lembra o actual ponta de lança do Liverpool ( que não o uruguaio).. alto e forte, futebol zero!!

...

...sim, domínio completo na 1ª parte. O Brasil, para além do golo (auto-golo) mal chegou à baliza portuguesa. Portugal jogou na posse de bola...e jogou bem.

E autocarros em frente à baliza é uma coisa. Bloco baixo é outra. Danilo, Pele, Caetano, Sergio Oliveira, Alex e Nelson Oliveira (e que ainda se consegue juntar aqui o Mario Rui) fizeram, ou tentaram fazer muitas vezes os contra-ataques que referes, sendo que Caetano e Nelson Oliveira foram os principais transportadores de bola, e se não viste o último a guardar muitas vezes a bola, não viste com certeza o mesmo Mundial que eu.

E o Roderick é diapasão para definir toda a defesa de Portugal?! Fraquinho a lançar jogo, mas acho que não perdeu um lance de cabeça...

E o que têm em comum a Itália dos anos 90, o Benfica do Trappatoni, o Inter de Mourinho e a Grécia de Rehagel...ainda que comparações sejam sempre subjectivas?!

...

Também por isto que o Futebol é tão fantástico.. nós vimos jogos diferentes!!..
Mal chegou à baliza, verdade.. o que não quer dizer que não tenha rematado à baliza.. e isso faz toda a diferença.. era dificil chegar à baliza, pelo menos no meio.. mas julgo que pelas pontas ainda tiveram alguns remates também.. já portugal, tudo se resumiu a livres que o Nelson lá ia conseguindo ganhar.. salvo o primeiro golo, como já disse..
Danilo e Pepe.. assim que ganhavam a bola invariavelmente para trás ou chuto na frente, sem nexo que era o pior.. o Alex não me lembro de uma unica vez ( para além do golo), Caetano, lembro de uma apenas e falhou o "chapeu".. esse sergio oliveira.. zero, um grande grande zero.. e não foi um jogo, mas todos!!
Guardar a bola, pressupõe a chegada dos médios, pelo menos, não, isso não acontecia.. o sergio oliveira corria para a baliza sempre!!
Aproveitei o Roderick para dar o exemplo, no fundo eram quatro centrais os dois, mais danilo e pele..

Em comum tinham duas coisas.. Ganhavam. E jogavam com "blocos baixos" e lançamentos de contra ataque ou bolas paradas.

que fez ele no

prolongamento da final? não vi o jogo.....

...

...tinha duas substituições para fazer e manteve um Danilo e um Nélson Oliveira completamente rebentados em campo, somente a pensar nos penalties.

Já no fim dos 90 minutos o Nélson dizia que queria sair e manteve-se. Meteram-lhe uma coxa elástica. O Danilo passou 20 minutos do prolongamento a coxear...e lá saiu pelo próprio pé.

Ambos foram simplesmente impecáveis. Aguentaram até, literalmente, rebentar...mas Portugal jogou com menos 2 no prolongamento.
O Ilídio foi burro!

Creio que seria apenas uma

Creio que seria apenas uma questão d enomes, porque, a bem dizer, havia vários jogadores "prestes a rebentar", não apenas Nelson Oliveira e Danilo... Calhou a esses 2, porque ficaram em campo, mas talvez se saíssem eles, rebentassem antes Alex e Saná, por exemplo. Este último até me parece que saiu porque estava na iminência de poder ver o segundo cartão amarelo.
O Mário Rui, por exemplo, também acabou a central e o Nuno Reis foi literalmente cobrir o corredor esquerdo por evidente impossibilidade física do primeiro.
Ainda tivémos o azar do Cédric, que possibilitou depois a abordagem menos feliz de Pelé (mais não se podia pedir!!) no golo do 2-2.

Eu também não apostava um chavo em Ilídio Vale, mas prestei-lhe aqui a minha redenção pública, porque, a meu ver, 70% deste êxito é-lhe devido, os outros 30% ao enorme espírito dos seus jogadores.

Concluindo, acho que mais não se podia pedir... Foi mesmo lutar até à última gota... Adorava ver o Sporting perder um jogo desta maneira... ;)

Sem dúvida...

...mas estes dois eu vi a pedirem para sair. O coitado do Danilo até me fez pena. Foi duas vezes ao chão, completamente estoirado...e à terceira foi para fora das 4 linhas.

Nesse aspecto, o Nelson aguentou até ao fim. O puto tem coração...
Quanto ao Ilídio, acho que a grande maioria de nós acaba por lhe outorgar o devido aplauso...se bem que as minhas percentagens seriam mais 60%-40%. :) Continuo a não gostar do homem, mas lá que fez destes miúdos uma selecção batalhadora, isso ninguém o nega.

Só pelo coração, mereciam o ouro...

E o teu Sporting vai perder um jogo desta maneira, não te preocupes... :)

Ahahah... Se ganhar um jogo

Ahahah... Se ganhar um jogo desta maneira, numa final internacional, tanto melhor... ;)

O Nelson Oliveira tem coração, sim senhor! Seria um crime não ser aproveitado pelo Benfica! O Danilo e o Mário Rui deixaram-nos fugir, certo? Que grandes pés e leitura de jogo tem o puto Danilo (o português)!!

...

...coração e muita cabeça para o jogo. Aquela arrancada no segundo golo (frango, é verdade) fez-me levantar do sofá com uma pinta...e tendo em conta que já eram 3 e tal da manhã e já ia com um dia valente de trabalho em cima...é um feito... :)

Espero que o Jesus não o lixe...

Danilo e Mário Rui já eram, de facto. Enfim...mas foi proposta a renovação de contrato ao Danilo. O puto é que não quis.
Grandes pés não concordo muito, mas é um jogador com muita presença no meio campo...e os pés também se ganham. Deixa lá ver o que o Parma faz dele...

E o teu Sporting, o teu Sporting...que se mantenham, man. Andam a dizer verdades insofismáveis...e a levar na corneta por isso. Quando o Dias da Cunha volta a mandar larachas (e olha que a do Freitas traz água pela barba), é sinal de que certas e determinadas coisas ainda estão bem vivas...e o meu clube anda lá metido. Enfim...

Mas no sábado vou jantar com o Octávio Machado (espero) e tratarei de lhe colocar algumas questões... :)

jantar com o Octavio???

priceless, depois conta coisas... deve ter piada. pergunta-lhe tb qual o nick que ele usa aqui no relvado
:)

Levantaste-te do sofá? Vá

Levantaste-te do sofá? Vá lá... Eu levantei-me como uma mola... da cama... ;)

Jantar com o Octávio?? Eh lá, isso sim é que é programa!! ;)
Vê lá se ele não te corre a sistemáticos "Vocês sabem bem do que estou a falar!"... Eheheh...

...

...o sofá tem uma chaise longue porreiríssima para se ir fechando a pestana à medida que a noite avança... :)

Vou ver se embebedo o homem e logo se vê o quão ele se desbronca...eheh...

Vou ter que ficar por aqui, meu caro.
Um grande abraço e um beijinho à Sónia. Boa sorte para amanhã... :)

P.S: A Rute já me disse que terás que lhe pagar uma caneca dado o facto de te teres olvidado do nome dela... :)

Eheheh... Isto das canecas em

Eheheh... Isto das canecas em dívida ainda vai dar uma confusão do caraças... É bebedeira pela certa, da próxima!! ;)

Para amanhã, devolvo-te mas é a "boa sorte" e espero pela retribuição apenas na Quinta-feira... ;)

Beijinho à Rute e um abraço para ti!

Porra

Eu tenho a televisão estragada.. Verdade que o Danilo e o Mario Rui, aquando da passagem de junior para senior, o benfica perdeu os dois..
Mas convenhamos, o Danilo tem leitura de jogo?!?! tem bons pés?!?!.. caraças como e´que vocÊs viram isso?!?!?.. Parece um outro que veio de Italia para o Porto.. também era Péle, não era?!?!?

"Também era Pelé"??... :p

Não estou a falar do Pelé... :p
Eu sei que podem ser parecidos fisicamente, mas são dois jogadores diferentes!...

A tua televisão estava estragada ou tu é que não estavas em bom estado?? ;)

Lol

Fazias bem..

Mas continua a fazer.. porque este Ilidio.. desaparece, é que é já a seguir.. Aquilo não é futebol, ou por outra aquilo é desvirtuar o que é futebol português.. chegar assim a uma final, quase que prefiro a cena bem portuguesa de vitórias morais.. pelo menos nessas jogávamos bola.. assim, com este tal de Ilidio, fazemos atletismo.. porque a bola, essa nunca a temos!!!

Quanto ao Sporting.. ou o Domingos dá a volta aquilo, ou o sistema sportinguista acaba com o Domingos. Levar uma equipa de arbitragem com eles, é dificil de comentar..

Preferes vitórias morais a

Preferes vitórias morais a troféus? Ok, mas olha que não é assim que o futebol funciona, aviso-te já (fiquei curioso em saber a tua filiação clubística... lol)!

Quanto às tuas considerações sobre o Sporting, quer dizer, desta polémica toda, realças o facto do meu clube ter levado uma equipa de arbitragem escolhida para Aveiro, quando o Beira-Mar fez o mesmo, isto tudo a conselho das próprias instituições?... Ok, amigo...

Troféus?!?!?!

Pensa comigo, não ganhaste!!! Para a história fica o Brasil campeão!!.. e depois é necessário reconhecer que .. Brasil, Argentina, França e pelo menos a Colombia.. eram muito mas muito melhores, entendes?!?!..

Ou seja, julgas correcto os clubes escolherem os arbitros para os seus jogos?!?!... Tens Noção que o Porto Poupava imenso.. levava sempre o mesmo!!... Olegário!! era lindo!!!

Penso contigo?? Estás a pensar no que escreves sequer??

Então estás-me a dizer que pelo menos 4 selecções eram muito melhores que a portuguesa e depois vens-me dizer que o seleccionador nacional não fez um grande trabalho ficando em segundo lugar, no prolongamento??... :p

E em relação ao Sporting levar os árbitros para aquele jogo... Tu sabes mesmo o que se passou em redor disto ou acordaste de um estado de coma no Domingo??

Portugal

Se virmos bem jogou num 4-5-1 mas não há mal nenhum nisso.
Fomos mais inteligentes . Isto é um jogo de mata-mata.

4-5-1

ou antes.. 9-1?!?!?... Caraças estes gajos conseguem ver coisas que eu não consigo!!..

Bem, o Jorge Nuno também conseguiu vender o Falcao por 45 milhões e eu não esperava isso.. teve foi que dar o Português

Como é que é????

O sistema que Portugal utilizou?!?!?.. Qual?? O do Autocarro???... Faltou criativos?!?!?... faltou tudo!!!

Não Não e Nâo... se isto é o Futebol Português.. que venham os espanhois, e os brasileiros.. mesmo que seja um que estava perdido no Japão!!