Goleada das antigas! | Relvado

Goleada das antigas!

 

A meu ver o problema do nosso insucesso a nível da formação-base encontra-se em dois grandes factores:1 - Qualidade dos formadores (treinadores, equipas técnicas e toda a estrutura gestora desses escalões, incluindo os organismos federativos);2 - Olhando para as convocatórias só se vêem jogadores dos três grandes e quando olhamos para os campeonatos desses escalões vemos que pela tabela classificativa nem são esses os clubes melhores classificados, logo os melhores atletas não deverão estar já nos 3 grandes, nessa altura...Enfim, parece-me que há um factor "C" nesses escalões, o que não privilegia os melhores, mas sim os mais bem apadrinhados. Considero isso feio, sobretudo em escalões tão jovens...Gostava de ler as vossas opiniões sobre esta temática que considero importante.Talvez seja por estes motivos que os nossos jogadores são menos inteligentes que os italianos...Cumprimentos Futebolísticos!SuperGuerreiroII

Seleção:

Comentários [19]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

É complicado

A 'crise' de resultados nos sub-16 não é de agora, nem tão pouco interfere na ideia global que os escalões seguintes proporcionam: a boa formação de jogadores em Portugal. Creio que, ainda assim, o futuro deve ser encarado com mais cuidado num ponto importante e que a evolução do futebol talvez tenha feito despertar: cada vez a formação começa mais cedo, facto a que a federação e responsáveis pelo sector devem estar atentos.

Vou aqui fazer uns comentarios...

acerca de futebol jovem. Ja fui treinador das camadas jovens de um clube da distrital. Quem nunca esteve nesta posiçao jamais saberá a pressao que os pais nao só poem nos miudos como tambem nos treinadores. Eu tive alguma sorte porque tinha o meu pai como adjunto e adoptamos uma politica de quem realmente se dedica e treina a 100% joga, quem nao o faz fica no banco (todos os jogadores jogaram durante a epoca). Tivemos tambem alguma sorte porque o nosso melhor jogador era tambem o mais humilde e o capitao de equipa. Tinhamos de dizer a este miudo para ele conservar as suas forças durante o jogo porque ele era do tipo bombeiro (apagava todos os fogos). Depois vem a situacao dos pais. A porem "pressao" nos treinadores quando os filhos tem entre 10-12 anos. Pressionam e dizem "o meu filho tem de jogar por isto e por aquilo". Imaginem só isto numa distrital e com infantis??? Se isto é assim na nossa equipa (que eramos meio da tabela), imaginem num clube de top e um clube de top da nacional??? As nossas selecçoes devem ter o mesmo problema da nossa selecçao AA que sao os padrinho e jogam os nomes e nao os jogadores. Tem de vir alguem do estatuto de um Mourinho ou Queiroz e dar uma volta ao futebol TODO do país. Creio que se este fosse o caso poderiamos ser uma potencia do futebol mundial. Desenganem-se todos os portugueses que pensam que a nossa selecçao é das selecçoes de top, porque nao somos. Jogam os nomes...nada mais há a dizer. screwie

Partilho a tua opinião!

E sem nunca ter sido um treinador. Basta observar os comportamentos nessas idades. Para mim pode-se fazer mais nos escalões mais jovens com qualidade. Mais do que aquela que se tem feito até agora. Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Partilho a tua opinião!

Mas isso sempre aconteceu e não foi por isso que deixamos de ter excelentes valores.Nos juniores só jogam os que têm valor.

Re: Goleada das antigas!

Penso que o que se passa actualmente não será muito diferente do que se passava há uns anos atrás. Podemos questionar a competência de alguns dos actuais treinadores da formação da FPF mas a maioria deles está há anos na FPF e fez todo um trajecto na Federação. O que me parece é que Carlos Queiroz nos habituou mal e conseguimos durante alguns anos resultados brilhantes nos escalões de formação mas em contra partida não tinhamos sucesso na Selecção A! Lembro que alguns paises tem como principal missão nos escalões de formação de formar homens e só depois dão atenção aos resultados e alguns deles até não tem grande tradição nos escalões de formação mas não é por isso que deixam de ter Selecções A fortes. Por isso gosto mais que as equipas nacionais ganhem mas na formação se conseguirmos formar homens e que estes venham a ter um bom desempenho mais tarde e que não se deslumbrem e se percam por "caminhos desviantes" como conhecemos alguns casos penso que os "formadores" estarão de parabéns.

Eu quero é ganhar em séniores

Antigamente ganhávamos muitos troféus em escalões jovens e depois chegavam a seniores e não faziam nada. Podemos até ter umas más equipas, mas se sair um bom jogador dos sub16, outros dos sub17, outros dos sub19, outros dos sub20.

Re: Eu quero é ganhar em séniores

ate parece que ganhamos alguma coisa em seniores

Bom Artigo!

Tipico de alguém que não se conforma com o que acontece no nosso futebol e tenta perceber o porquê destas coisas acontecerem, muito bem, alguém tem e deve meter o dedo nesta ferida. A meu ver o principal condicionante disso, não só do estado do nosso futebol mas também do estado do nosso país é a presença do "Sr.Cunha". Desvalorizam-se as pessoas que se esforçam e que realmente tem qualidade de conquistar um lugar ao sol por individuos que por ser filhos 'destes' ou conhecerem 'aqueles' são os alvos proritários. Acho que é um bocado o que acontece na nossa selecção... excesso de mimados e insolentes que não aceitam ser corrigidos.

Selecção de sub-16

Ainda bem que foi neste escalão,não devemos dramatizar.

é a unica explicação

realmente foi uma goleada estranha, deve ter acontecido aquilo que aconteceu eo Benfica em Vigo... há dias assim, embora muitao raros, mas há.

Quando a federação decide

colocar as selecções jovens nas mãos de gajos como o Couceiro e o Paulo Sousa acho que está tudo dito em relação ao factor "C". A federação tinha muita gente competente ao nível da formação no tempo de Queirós como por exemplo Nelo Vingada . Correram com todos para dar lugar aos amigos. Os resultados estão à vista

o treinador de sub 16 chama-se edgar borges

e não paulo sousa ou couceiro

Quanto recebiam de pémio em €?

Será que nestas camadas o factor € é importante?

O Avançado Espanholito marcou uma mãozita cheia...

Ó Relvático do ano Pretérito, penso que o artigo está bem elaborado fundamentado não tanto e até pensei que conhecesses os meandros da maralhada/chavalada é assim que eu os denomino dos Sub/13 a Sub/17 o tal ano em que tudo se define é o último ano de Juvenis 17 anitos. Ou sai jogador ou potencial jogador pois ainda se perdem alguns, para nem que seja a 3ª divisão ou é melhor dedicarem-se ao futebol de brincadeira com amigos, pois aqueles que não chegam sequer à terceira-divisão, actualmente o graveto/carcanhol já não aparece como no passado, pois as inspecções tributárias também por aí apertam. E vão jogar nos Distritais onde vale tudo é canela até ao pescoço, só um «tontinho por lá anda», semana sim semana não é pernas partidas e demais fracturas, talvez até em demasia as Maxilo-Faciais, mas cada um sabe de si... Mas continuando, joguei federado na altura não existiam Escolas ou Infantis, começava-se nos Iniciados e passei por todos os escalões até Sénior, hoje ando na bola por acompanhar o meu chavaleco que actualmente está a disputar o Nacional de Iniciados e (está em primeiro é só um aparte, numa das séries), e acompanho-o neste mundo de futebol jovem desde os seus 7/8 anitos e acredite a cunha e a padrinhagem imperam, se nos clubes é prática corrente, então nas selecções mesmo as Distritais é mais do mesmo nas nacionais não falo não conheço, mas pelo que palpito é pior MUITO PIOR, nem é preciso ir ver os seleccionados eles chegam lá com a maleta à porta da FPF, ai, ai, ui, ui... Volto a isto, outro dia. Não és burro de todo, mereceste a coroação, estive lá no casino de Espinho e não te vi por lá, este ano mudou de sítio, foi lá perto do DRAGÃO, um pequeno pós-scriptum... Na BOA ó meu, este site é para isto!!!

ROFTL!!

Afinal não estás longe daquilo que disse e fiquei por dizer! A meu ver nas selecções jovens e nos clubes não jogam os melhores, daí ter falado do factor "C". Cumprimentos Futebolísticos!

ROFTL!! - Os meus cães ensinaram-me Aka-noobie...

Só estou a responder ao teu comentário agora, porque só agora o li e em voz alta, saíu-me um ROFTL (mas que raio ROFTL) e não é que o raio da minha cãozoada que também é cá da malta..., começam a rebolar e a ladrar mostrando a dentunça parecendo que se estão a rir... Isto é que são uns cães espertos... Aka- noobie.

Penso que o nosso

futuro está assegurado. Perdemos 7-0, é certo, mas tempos muitos bons valores em idade junior/juvenil. Rui Fonte - Arsenal Diogo Amado/Diogo Viana - Sporting André Carvalhas - Benfica Tengarrinha - Porto Evandro Brandão - Manchester United Ricardo Fernandes e Fábio Ferreira - Chelsea Todos eles são grandes esperanças, e tem idades entre os 16 e 19 anos. Fixem os nomes.

xiça com tantos craques levamos 7 golos então

se não tivessem valor como seria? ou será que a espanha tem uma super equipa?

Re: Penso que o nosso

para mim, ser craque aos 16 anos não significa, e bem pelo contrario, que aos 20 anos, se continua a ser craque! Ha muitos exemplos de jovens que eram considerados estrelas muito jovens, e depois com a pressão e os tiques de vedetas, não passam de jogadores com carreiras vulgares, ou até mesmo nulas! Nos portugueses, não podemos pensar que todos são Ronaldos, infelizmente so aqui no Relvado, note-se muita euforia em torno de certos jogadores e depois que desilusão ao menor erro... Ja para falar do ja agora famoso 7 a 0 que Portugal levou da espanha, sera assim tão estranho? Claro que isso acontece uma vez em 20 jogos, mas mesmo sem perder por 7 golos, espanha leva quase sempre a melhor sobre portugal nos escalões jovens! E porquê??? Porque aqui os jovens da seleção é na "maioria" jogadores dos grandes habituados a dar goleadas ao fim de semana, e quando se encontram com rapazes de grande valor, a historia é outra!

Re: Penso que o nosso

e o alexander zahavi tambem!!! cumps desportivos

Acho que devias fundamentar melhor o teu artigo!

1 - Qualidade dos formadores Os treinadores das selecções jovens têm sido os mesmos de há vários anos para cá: Caçador, Agostinho, Violante, Edgar Borges, e outros. Do que me lembro, saiu o Paulo Sousa há um ano. Muitos já vêm do tempo do Queirós 2 - Cunhas A questão não é bem essa, a questão é mais: a maior parte dos jogadores de 14,15,16 anos já estão todos nos grandes clubes, porque cedo são arrebanhados. E qual é o pai que prefere ter um filho no Feirense (um bom clube formador) a estar no Porto, Sporting ou Benfica? Tanto assim é que alguns dos convocados para este torneio estão numa espécie de equipa B do Porto e do Boavista (Pasteleira e Padroense). Os poucos que escapam ao filtro destes clubes são apanhados depois dos torneios inter-associações. 3 - Maior inteligência italiana Não sei o que tem este cu a ver com aquelas calças. 4 - O que falta dizer: a) Pouca experiência internacional, as selecções poucos jogos fazem antes dos sub16. A excepção é um torneio de sub15, Montaigu. b) Não é uma derrota, mesmo por estes números, que classifica todo um trabalho. c) Um facto, neste momento as selecções jovens estão numa curva descendente de êxitos http://photos1.blogger.com/blogger/2853/2355/200/graph%283%29.jpg d) A Espanha é uma selecção que trabalha muito bem.

Em jeito de resposta:

"1 - Qualidade dos formadores Os treinadores das selecções jovens têm sido os mesmos de há vários anos para cá: Caçador, Agostinho, Violante, Edgar Borges, e outros. Do que me lembro, saiu o Paulo Sousa há um ano. Muitos já vêm do tempo do Queirós" Com o devido respeito pelos treinadores que falaste, esqueces-te que o maior trabalho que é feito é pelos treinadores do dia a dia, aqueles que treinam os putos todos os dias das 17h às 19h. É com esses treinadores que os míudos criam vícios, tal e qual como aqueles do Zequinha tirar o cartão ao árbitro ou o Fábio Coentrão atirar-se para o chão. Os treinadores e formadores (incluindo os pais) são os principais vizados com a crítica que fiz! "2 - Cunhas A questão não é bem essa, a questão é mais: a maior parte dos jogadores de 14,15,16 anos já estão todos nos grandes clubes, porque cedo são arrebanhados. E qual é o pai que prefere ter um filho no Feirense (um bom clube formador) a estar no Porto, Sporting ou Benfica? Tanto assim é que alguns dos convocados para este torneio estão numa espécie de equipa B do Porto e do Boavista (Pasteleira e Padroense). Os poucos que escapam ao filtro destes clubes são apanhados depois dos torneios inter-associações." Tudo depende dos critérios de avaliação de potencial dos jogadores. Se por exemplo até à uns tempos atrás o Benfica requeria que os "putos" que fossem aos treinos de captação já tivessem um físico de 16, 18 anos, no Sporting eles queriam era que o miudo tivesse bom toque de bola e que fizesse bem o básico do futebol: passe, recepção e desmarcação. Essa história dos pais tem muito que se lhe diga, pois o que os pais querem é que o filho tenha um futuro próspero. Os pais mais incultos, não há volta a dar, preferem apoiarem-se no filho em vez de fazerem ver ao filho que eles são o seu porto de abrigo. Uma criança, sim é uma criança até aos 15 anos, que se diga que seja um futuro craque depende de muitos factores. O verdadeiro filtro encontra-se não aos 15 mas sim aos 17, 18, 19 e 20 anos, quando fruto de relacionamentos interpessoais os jogadores conseguem atingir um estatuto de profissional ou mantêm-se com aquele espírito de criança. "3 - Maior inteligência italiana Não sei o que tem este cu a ver com aquelas calças." Simples: se não são os melhores que vão à selecção então vão os piores, logo os menos próprios para o jogo. "4 - O que falta dizer: a) Pouca experiência internacional, as selecções poucos jogos fazem antes dos sub16. A excepção é um torneio de sub15, Montaigu." Isso não explica tudo, até porque com <17 anos não há profissionalismo, aliás isso é ilegal em crianças. Notar que os contratos dos atletas de tenra idade são contratos de formação e os custos inerentes pagos pelos clubes vão sobretudo para pagar dispesas de deslocações e/ou de alojamentos. "b) Não é uma derrota, mesmo por estes números, que classifica todo um trabalho." Claro que não, mas é sobretudo o facto de Portugal naquele escalão ter feito cerca de 70 jogos e ter ganho mais ou menos o mesmo que perdeu. Nesse particular Portugal tem um desempenho de identico ao de Malta... "c) Um facto, neste momento as selecções jovens estão numa curva descendente de êxitos http://photos1.blogger.com/blogger/2853/2355/200/graph%283%29.jpg" Se podesses aumentar a escala... é que assim nem sei quais os parâmetros que se referem... "d) A Espanha é uma selecção que trabalha muito bem." E Portugal não! Porque será? Cumprimentos Futebolísticos!