Figo volta a dizer que é contra naturalizados | Relvado

Figo volta a dizer que é contra naturalizados

 

wS diz: "Figo voltou a dizer, em entrevista ao espanhol El País, que não é a favor dos naturalizados na selecção, mas que «isso não quer dizer que tenha algo contra Deco». Estas palavras mostram um timing péssimo quando se aproxima a estreia da selecção no Europeu. Poderão desestabilizar a união entre os jogadores? Não são estranhas em quem já avisou que não jogaria na selecção para perder prestígio e que insiste em falar espanhol como quando foi eleito melhor do Mundo!" Mas Marogui pergunta: "terá Figo razão? A selecção fica desvirtualizada com as naturalizações?"

Seleção:

Comentários [49]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Off-Topic...Couto de fora POR FAVOR!

Um dia falta para o inicio do desfile glorioso ou...para a torpe queda do orgulho nacional. Tudo depende de apenas um factor: Couto jogar ou nao jogar. Por isso venho aqui fazer um apelo a todos os relvinhas: uma lamparina a Nossa Senhora de Fatima pela lesao deste capitao titaniquiano(e nao titanico como alguns dizem).
Adicionem umas rezinhas seja a que Deus for,magia negra ou algum mais fanatico que faça o favor de lhe espetar uma facada(nao muito violenta) na perna; tudo se aceita para podermos ir longe neste Europeu.

Tenho CERTEZA que com Couto a titular jamais faremos um grande campeonato e quem nao vir isso,lamento mas nao sabe analisar o trabalho de um defesa.

Re:Off-Topic...Couto de fora POR FAVOR!

Principalmente atendendo à alternativa que há no banco...

Re:Off-Topic...Couto de fora POR FAVOR!

Concordo...principalmente por isso! É como ter o numero de tel da Isabel Figueiras e ligar à Ferreira Leite, so porque é mais experiente...

Re:Off-Topic...Couto de fora POR FAVOR!

é por ser o patrao da defesa nacional há q o seleccionar para o 11

mas detesto o simao

nao faz nada

Re:Off-Topic...Couto de fora POR FAVOR!

eu tb detesto o costinha e o maniche moço e no entanto vão ser titulares

por mim
maniche, ricardo carvalho, deco, p ferreira, nuno valente e costinha fora da selecção

mais uma

Mais uma do Figo...
Ate me admiro que ele nao tenha falado espanhol ate para a comunicação social portuguesa, é que com o sotaque que ele tem.
como é que um jogador que defende a selecçao e o país, nao fala a sua lingua no estrangeiro! é que ja o ouvi mais a falar espanhol que portugues. Estamos confinados... nao ha ninguem que defenda a patria nem o povo!

Re:Off-Topic...Couto de fora POR FAVOR!

Eu vou acender uma vela mas é para ver se ele joga.

Provavelmente não sei analizar futebol.

Talvez me possas explicar um pouco.

Re:Off-Topic...Couto de fora POR FAVOR!

Grava um jogo...e observa sempre o que o Couto faz.
A tendencia é so observar onde a bola está,so com um pouco mais de atençao dá para reparar que ele nao permite à selecção poder fazer pressing(caracteristica mais valida dos portugueses em termos defensivos),ja que esta tao habituado aos metodos italianos que recua uns 10,20 metros mais que os outros defesas sendo espaço vazio, vias abertas para bolas nas costas dos outros.

Alem disso ele é um gajo inteligente que sabe furtar-se aos lances de modo a nao lhe poder ser sacada a culpa directamente...tu ves os golos adversarios e raramente o vês a ser culpado, mas se vires mais profundamente olhando so para ele, notas sempre uma atitude passiva e distante, nesses lances, quando se pedia mais agressividade, mais poder de reacçao...ja foi um bom defesa,mas com a perda da velocidade que ja nao era muita, nao tenho duvida nenhuma em dizer que é o cancro actual da nossa selecção...infelizmente, e apesar das recentes esperanças, ainda nao ha cura para isso.

Re:Off-Topic...Couto de fora POR FAVOR!

so em portugal é que um jogador é considerado " velho" quando ating os seus 30 anos...o figo està velho e lento...o Rui Costa jà nao tem pernas , o barbosa é um saco de batatas, O couto nao pode com as pernas..joao pinto acabado entre outros...Maldini, Desailly, Zidane, Carbonni, Shearer, Bergkamp,Lizarazu,Thuram, davids entre outros sao elogiados e cobiçados, mas em portugal.........demarem clubes europeus terem um figo, couto, um barbosa desta epoca passada., um joao pinto em forma..rui costa...emfim , nao percebo

Re:Off-Topic...Couto de fora POR FAVOR!

Nao esta em causa a idade dos outros jogadores,so a do Couto. Figo esta muito bem ainda,tal como outros...Mas nao podes generalizar. O Couto perdeu efectivamente muitas capacidades fisicas e acho que quem tem um dos melhores centrais do mundo no banco nao pode continuar a insistir no Couto apenas porque é um grande lider. Acho que ja expliquei pq ele nao deve jogar,nao sei se leste,mas entao grava os jogos e esquece onde esta a bola...fixa-te observando o que faz o Couto:impossivel nao concordares comigo, ha uns meses comecei a dizer o mesmo a amigos meus e hoje estao todos com a mesma opiniao que eu.

Sinceramente

Isto é altura de dizer uma coisa destas?

Tem sempre de haver uma porcaria a prejudicar a selecção. Se não são os rumores de transferências, ou as polemicas de quem foi e quem não foi convocado, ou os odiozinhos de estimação, ou as questiúnculas regionalistas, então são estas declarações em vésperas de jogo.

Às vezes dá-me vontade de dizer que "é o sistema"!
(sempre quis saber a sensação de dizer uma frase dessas...)

Falta de Inteligência

O Sr. Luís Figo, apesar de ter direito à sua opinião, vem apenas demonstrar falta de inteligência. Admira-me o mais talentoso jogador portugês, mostrar de certa forma cinismo ou até mesmo racismo misturado com estupidez em vésperas de abertura do Euro. Será que tem medo de perder o protagonismo?
Que falta de humildade Figo!

Sim..desvirtualiza...

...tanto como os que africanos na França ou o argentino que está na da Itália!!Deixem-se de tretas a 24 h da estreia.......PORTUGAL!!PORTUGAL!!!

Em resposta a Marogui

não, não e não. Se esses jogadores são uma mais valia para a selecção, prova disso é serem convocados, porque não hão-de lá estar por mérito próprio. Ou também vem a questão que o Deco foi seleccionado para calar o Pinto da Costa, ou foi por ele ser brasileiro, a mesma nacionalidade do Mister?
Deixem-se de polémicas 24 horas do Euro. Apoiemos a selecção, deixem-os jogar. Gregos, brasileiros, portugueses ou troianos.

O quê??

Oh Figo meu ********

Ah vem do El país??? Então está tudo explicado.

faltou...

... a parte em que levantava a possibilidade da entrevista ter sido "desenterrada" do início de 2003, quando a questão da naturalização do Deco estava ao rubro, é que salvo erros as palavras foram quase as mesmas. Eles sabem bem que existe uma relação amor-ódio entre o público nacional e o Figo, isto poderá servir para criar alguma tensão durante o torneio.

A questão do Marougui tem uma resposta simples: o Deco é um caso especial, já que tal como o mesmo diz, está perfeitamente integrado no pais que representa, está cá há sete anos, não saiu do Porto apesar de poder estar num Barcelona há uns 4 anos e por fim, é um talento inegável.

Ainda voltando às declarações do Figo, sejam elas novas ou antigas, não considero isto um "precedente" mas sim uma "excepção", pelos motivos que acima indiquei. E aonde estava ele quando o Makukula foi naturalizado? Será que por o Deco ser brasileiro tem menos direitos a ser "selecionalizado" que o zairense Makukula que nem sequer nasceu numa ex-colónia e que lembre nem jogou num clube portugues ?

Re:faltou...

Referes o caso do Makukula, mas tinhas casos bem melhores.

O Deco não abriu um precedente, porque se sabe (quer-se é esquecer!!) que já 2 Brasileiros haviam representado a nossa Selecção!

Saudações

Re:faltou... [adenda]

"A selecção quebrou esse tabu em 1960, ao acolher Lúcio Soares, um brasileiro de Niterói. Seguiu-se poucos meses depois o sul-africano David Julius. Eram ambos do Sporting.

O primeiro estrangeiro da selecção era neto de portugueses, jogou cinco vezes com a camisola das quinas e fazia questão de declarar que era «português de direito», devido ao sangue que lhe «corria nas veias». Curiosamente, fez o último jogo a 8 de Novembro de 1961, no Luxemburgo (derrota 2-4), no dia da estreia de Eusébio pela selecção.

Já o médio Julius até mudou de nome, passando a chamar-se David Júlio, para ser quatro vezes internacional por Portugal. A partir daí, só em Outubro de 1976 se repetiu uma situação semelhante, com o brasileiro Celso, que tinha sido jogador do Boavista e José Maria Pedroto levou depois para o FC Porto e para a selecção."


In Expresso

Saudações

Re:faltou... [adenda]

Logo vi que tinha que meter o Boavista, jejeje...

Re:faltou... [adenda]

lol

E tu já sabias... não quiseste foi dizer nada! jejeje

Abraço

Falta de rigor e chauvinismo.


Deco até pouco tempo, antes do Mundial de 2002, dizia ter o sonho em jogar pelo Brasil.

Makukula é Português. Porquê? Porque nasceu em Portugal, e sempre aqui viveu. Até aos 18 teve dupla nacionalidade, e depois chegado a essa idade optou pela portuguesa.

Makukula é muito mais português que Deco.

Re:faltou...

O Makukula pode não ter jogado num clube português... na I Divisão, mas ele viveu (quase) toda a sua vida em Guimarães (salvo erro, desde os 3/4 anos), onde estudou e onde tem os seus amigos e a sua casa. Formou-se como jogador no Vitória...

Ou seja: tem (quase) tudo de português... e quase nada de zairense! :)
 
Quanto ao facto de não se ter naturalizado mais cedo, talvez o Pimenta Machado, se andasse aqui pelo fórum, pudesse explicar porquê... :)

Mas isso é coisa para um qualquer vitoriano explicar.
Atléééééético... conta lá ao pessoal o que se passou!

Cumps

viver...

... é aprender. Digam lá mais da história do homem para não voltar a meter agua.

Re:viver...

Gostei da tua atitude! :)

De vez em quando, é um assunto que vem à baila, aqui no Relvado. O Kikas é um dos relvas que conhece bem a história dele... e acredito que o pessoal do Vitória também!
Pode ser que um deles acrescente algo mais...

Se um dia destes encontrar um link certo, onde isso já tenha sido falado... eu indico-to, ok? :)

Cumps

Re:viver...

depois de uma googlada ei-lo

Cumps

Re:viver...

Também eu fico à espera da história, até porque o Makukula sempre foi um rapaz que me impressionou.

Cumprimentos,
Gein

Tenham vergonha...

Os que agora criticam a naturalização do Deco, devem ser os mesmos que há uns anos atrás (quando a selecção necessitava de avançados), queriam a naturalização do Isaías do Benfica.
Muda-se o clube, muda-se logo de opinião...

Estranho...

Não sou um admirador de Figo, no que diz respeito a certas atitudes. Aquela do prestigio fez lembrar alguns Relvas quando entram no Relvado.Com, mas não me parece que fosse dar um tiro no pé desta forma. E muito menos iria dizer isso a uma publicação espanhola, nossos advesários no Euro. Cheira-me a jogo psicologico por parte dos Espanhois. O mesmo jogo que o Casillas fez ontem com o psicológicamente fraco Ricardo.

Força Portugal
Faltam 24 horas e 35 minutos para o pontaé de saída.

Português? (para o LFV, tb n é... ;P )

Penso que não será tanto uma questão de "desvirtuar" a selecção, mas antes uma questão de bom senso. Há jogadores de outras etnias que, nascendo ou não em Portugal, este foi sempre o seu país, pelo que faz todo o sentido que os consideremos como portugueses.
Por lei, após um determinado número de anos num país, uma pessoa pode naturalizar-se como cidadão do mesmo. logo, se cumpre "os requisitos" e se quer realmente possuir uma determinada nacionalidade está no seu direito.
Foi o que aconteceu com o Deco, quis ser português. Por que razão? na altura falou-se que era apenas porque não era chamado pela selecção brasileira e queria dar nas vistas, para ficar com estatuto de europeu (o que facilita muito as transferências por esta Europa fora), enfim, um sem número de razões. no entanto, há que pensar também que Deco vive em Portugal há, salvo erro, 5 anos. não gostará ele verdadeiramente do país e não sentirá ele um enorme orgulho em representar a bandeira que o acolheu?
Se assim for, acho muito bem que seja convocado, pois está a "puxar para o mesmo lado". mas se são apenas os interesses profissionais do jogador acho que n há necessidade para essa convocação, uma vez que a posição ocupada pelo jogador é uma na qual Portugal tem um vasto número de bons jogadores para alinhar.
Compreendo a posição do Figo, mas acho que, se até a lei o permite, por que não não o havemos de permitir também? Se o Deco jogar para ele próprio, facilmente se perceberá, e dificilmente será convocado novamente.
Mas este é um momento de união em torno da selecção, não vamos criar divergências por causa de uma "questãozinha" destas, até porque a entrevista do Figo já tem algum tempo mas, estrategicamente, só agora foi lançada pelos espanholitos.

enfim

O timing é muito mau e só se equipara ao portuganhol do figo que se pudesse já era espanhol.