Os Fífias | Relvado

Os Fífias

 

A meses do Mundial 2010 na África do Sul não pude deixar de sentir que as nossas redes estão assim a modos que "entregues à bicharada", aliás já desde há algum tempo para cá.Poucos terão sido os guarda-redes convincentes (ou semi) na nossa pátria lusitana, sendo isto algo similar com o que sucede no lugar de ponta-de-lança. Todos parecem invariavelmente sofrer do fenómeno da fífia mais do que em outras paragens por esse mundo fora. Ou falham ao não sair da baliza quando devem, ou saem demais (e levam chapeladas), ou andam aos papéis em cruzamentos, ou não jogam bem com os pés... ou dão frangos até vir a mulher da fava... é uma sina!Haverá afinal um GR com "G" grande neste país para a nossa baliza? Será que depois do grande Manuel Bento haverá mais algum um dia? Que pensam disto os relvas?Venom

Seleção:

Comentários [127]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

depois do grande Manuel Bento haverá mais algum?

Houve Damas, Vítor Baía por exemplo - ou será que eram inferiores ao Manuel Bento?! Já nem quero dizer, por uma questão de não me chamarem faccioso, que eram melhores.

Dos que vi, melhores que o Manuel Galrinho Bento,

foram Vítor Damas; Vítor Baía; José Henriques!!! Para o Mundial 2010 é apostarem no Marrazense Rui Patrício, é na actualidade o melhor de todos comparando-o com (Eduardo; Beto ou Quim), agora quem por lá manda, quer outro, é assim a vida nas Selecções, não se convocam os melhores, convocam-se os que alguns (presidentes/administradores/empresários)querem valorizar, sabe-se lá para quê, quem tirando o miúdo Rui Patrício no lugar de guarda-redes um dia pode ser vendido, para um grande da Europa??? De Jadscl

gaivotas

Isso chama-se dor de cotovelo, o Bento que Deus o tenha, era cada peru EDUARDO Nº1

Re: gaivotas

Não é nada pah... é real preocupação man... Não tenho nada contra o Eduardo atenção... e o Quim tb não é nada de jeito diga-se... Cumps!

O nome Vítor Baía diz-te alguma coisa????!!!!

Um artigo com falta de honestidade.

Manuel Bento, foi de factoum guarda-redes que marcou uma época durante a sua carreira quer no Benfica, quer na selecção nacional. Mas o último? Então e o jogador com mais títulos conquistados no mundo? De seu nome Vítor Baía. Marcou uma época, ganhou tudo que havia para ganhar, e nem as lesões o impediram de continuar uma brilhante carreira ao serviço do F.C.P. Parece-me uma falta de honestidade não referir o seu nome. É dificil conseguir consenso entre Damas, Bento e Baía, porque estão ligados a clubes diferentes, em épocas diferentes, e portanto naturalmente os adeptos do clube respectivo de cada um acham que eles foram os melhores, pois representaram o seu clube de forma brilhante. Agora acho que ninguém tem dúvidas que eles foram os melhores G. redes portugueses. Cumps

Acho que nem o Bento...

...teria sido capaz de pensar que teria sido o último grande GK português. É evidente que Baía foi também um grande GK.

Não se pode falar...

assim de avançados... Temos história de botas de ouro (um bem recente) e de grandes goleadores... Pode ser uma fase, pode não ser, mas o que interessa é que não podemos falar assim de PORTUGAL! Força Lusos!

Baìa, esse espanhol...

Se o Baìa era assim tão bom, porque é que nunca fez nada de jeito na baliza da selecção??? Ainda bem que o frangueiro do Ricardo o substituiu. Mais vale um frangueiro que um avestruzeiro.

nunca fez nada de jeito na seleccao o baia??

entao e o 3ºlugar no euro 2000 com baia a titular nao conta??? alem de penalties defendidos contra a inglaterra o que mais de bom fez ricardo na seleccao e no scp???foram tantos frangos. Se é tão bom o ricardo porque que nem sequer é titular no betis da...2ªdivisão???é tao bom que ninguem o quer??

Re: nunca fez nada de jeito na seleccao o baia??

O problema do Ricardo, é o mesmo que continua até aos dias de hoje. Para ser um grande guarda-redes é preciso estofo de chefe da sua area, independentemente dos elementos da defesa. Ora nos dias de hoje, com todas as vedetas que temos, a voz de um g-r não conhecido internacialmente, é simplesmente ignorada. Dou um exemplo que toda a gente esqueceu, que foi um certo Zé Beto que se impôs numa defesa dura como tinha o fcp na altura João Pinto, Pacheco, Magalhães, e companhia, como o Bento tinha tambem Veloso e companhia e o ùltimo dessa era foi, infelizmente, o Baìa. Para mim o segredo pelo menos para não perder, està nas mãos e na "voz" do g-r, ou não sejam eles os ùnicos a ver inteiramente o jogo dentro de campo. Essa é a razão porque nunca mais tivemos um g-r à altura da selecção. Olhe o caso do alemão Oliver Kamp ou de JP Buffon, são g-r com tomates que não temem nada nem ninguém, isto é um verdadeiro g-r, isto foi Bento, Zé Beto, Baìa e até mesmo Victor Damas, mas onde està esse colhão negro nos dias de hoje, se se diz qualquer coisa a uma vedeta, se for preciso ameaça que arranja uma lesão para não jogar, sò pra não acatar uma ordem que vem debaixo, ou seja ordenado inferior a 1/4 que eles recebem.

desculpa lá o zé beto era tao bom que tivemos

que ir buscar o grande mlynarzick. o zé beto foi um excelente guarda redes mas não chegava aos calcanhares de 1 mlynarzick e o zé beto teve muito azar,morreu quando tinha apenas 28 ou 29 anos!!!

Re: nunca fez nada de jeito na seleccao o baia??

Para mim o segredo pelo menos para não perder, està nas mãos e na "voz" do g-r... Pois, esse(s) era(m) mesmo o(s) problema(s) do Ricardo!!!

Re: nunca fez nada de jeito na seleccao o baia??

Bom, não era bem a isso que me referia, mas jà que tanto insiste (eh,eh, nem me tinha lembrado desse permenor)... Não esqueçamos que o Ricardo foi o unico g-r a defender um penalti sem luvas. Tinha ficado na Història era se marcasse aquele penalti sem chuteiras!!!!! Essa é que era essa!!!!

Re: nunca fez nada de jeito na seleccao o baia??

"Não esqueçamos que o Ricardo foi o unico g-r a defender um penalti sem luvas." pois mas tambem foi o UNICO que marcou 1 golo de penaltie sem luvas eheh mas temos que ser realistas,sempre que se fala do ricardo os portugueses só se lembra de 2 grandes momentos do ricardo,os 2 jogos que ganhamos aos ingleses no euro e mundial graças ao ricardo.mas de resto ninguem recorda mais nenhum grande momento do ricardo e a prova diss que nem no betis da 2ªdivisão tem lugar como titular

Off Topic ou não...

Essa história do Baía e dos títulos já irrita, até porque duvido que seja verdade, e mesmo que seja é tudo há pala das 8 Taças Candido de Oliveira que para mim tem tanto valor como as taças amigáveis de pré-época! Mas bom felizmente se o Man United ganhar dois títulos esta época o grande Ryan Giggs passa a ser o jogador com mais títulos e nunca mais temos que ouvir esta lenga lenga do Baía e das Taças Candido de Oliveia!!!

entao tira la todas supertaças do vitor baia e ate

podes tirar os campeonatos,taças portugal etc falemos então so das taças internacionais encontras mais algum guarda redes do mundo que tivesse ganho a liga campeões,taça de taças,taça uefa e taça intercontinental todos como titular? o BAÍA GANHOU isso tudo e não foram peanuts

E a defesa, jogava do banco???

Esquecem-se que o Baìa ganhou esses titulos todos mas foi graças à defesa que foi a melhor europeia durante esse tempo todo, ou o Chelsea não a comprava toda. Assim até o Peter Schumaikeil(ou là como isso se escreve, em portugues dà PITO SHEMANAPULAS)tinha ganho esses titulos todos.

Re: E a defesa, jogava do banco???

e o taça de taças e taça espanha que baia ganhou no barcelona logo no 1ºano?tambem foi merito da defesa e não do baía?

por esta ordem de ideias tambem podes dizer

que se nao fosse a defesa portugal o eduardo sofria muitos golos,se nao fosse a defesa de betao da italia o buffon nao seria aquilo que se sabe,se nao fosse a defesa de espanha casillas não teria sido campeão europeu,se nºao fosse a defesa do chelsea o cech sofria muitos golos se buffon jogasse no v.setubal sofria muitos golos se eu ganhasse euromilhoes era milionario aliás basta lembrar o preudhomme e o enke 2 grandes guarda redes do benfica quando estiveram no benfica soferam muitos golos ,o preudhomme sofreu 5 golos do fcp num jogo,o enke 7 golos em vigo!!! por esta tua ordem ideias todos guarda redes que ganham titulos como o baia ganhou pelo fcporto e barcelona é po causa da defesa e não mérito do guarda redes se o mourinho treinasse o v.setubal o v.setubal tambem nao ganhava nada

Mais um doente a escrever artigos...

Confiam-se as balizas dos portugueses a esta gentalha de Lisboa e somos goleados e enxovalhados vergonhosamente pelo Brasil,e ainda se dão ao direito de falar do grande GR Eduardo...Infelizmente para vocês,nesse clube outro GR Portugues com a qualidade de Bento tão cedo não vai existir...

Não percebi...

«Haverá afinal um GR com "G" grande neste país para a nossa baliza? Será que depois do grande Manuel Bento haverá mais algum um dia?» O melhor guarda-redes português de todos os tempos (Vítor Baía) jogou antes ou depois de Manuel Bento? Confesso que agora fiquei um pouco confuso!

Quem?

O chapeladas? Em Barcelona lembram-se bem dele... era preciso marcar 5 golos para ganhar por 5-4 com tanta fífia... Cumps!

Re: Quem?

A sua ignorância é de bradar aos céus. De facto barcelona lembra-se do Grande Baia, pois na sua primeira epoca em Barcelona, a unica em que jogou a sério visto que depois esteve sempre entre o calvário das lesões, só ganhou o prémio de melhor guarda redes da liga espanhola, e ficou em segungo lugar no prémio ESM, que é o premio para melhor guarda redes da europa segundo os jornais desportivos europeus, entre eles a bola. Premio esse que Baia ganhou por duas vezes. Foi ainda considerado nos anos 90 o segundo melhor guarda redes do mundo pela fifa. Em 2004 ganhou o melhor guarda redes da europa, premio uefa. Chega? Para Calar a sua ignorância procure o melhor guarda redes do ano segundo o jornal marca: Prémios Individuais 1988/89 - Troféu "Foot-Reuch": Melhor Guarda-Redes do Campeonato Nacional 1989 - Troféu Jornal "Record": Revelação do Ano 1989 - Dragão de Ouro: Futebolista do Ano 1989 - Futebolista do Ano da CNID 1989/90 - Melhor Jogador Hummel 1989/90 - Prémio Regularidade do Jornal "A Bola" 1990 - Prémio Trevo de Ouro: Adidas 1990 - Melhor Jogador do Torneio Phillips Cup 1990/91 - Troféu "Foot-Reuch": Melhor Guarda-Redes do Campeonato Nacional 1991 - Futebolista do Ano da CNID 1991 - Prémio Gandula para Melhor Guarda-Redes 1991/92 - Troféu Jornal "Público": Melhor Guarda-Redes do Ano 1991/92 - Troféu Jornal "Público": Melhor Jogador do Ano 1992 - Prémio Gandula para Melhor Guarda-Redes 1992 - Troféu Jornal "Record" - Melhor Guarda-Redes do Ano 1992/93 - Troféu jornal "Público": Melhor Guarda-Redes do Ano 1993 - Melhor Futebolista do Torneio Centenário do FC Porto 1993 - Prémio Gandula para Melhor Guarda-Redes 1993 - Prémio Jornal "Público": Melhor Guarda-Redes do Campeonato Nacional 1993 - Melhor Guarda-Redes do Mundo: Jornal L´Equipe 1993/94 - Troféu Jornal "Público": Melhor Guarda-Redes do Ano 1994/95 - Guarda-Redes mais valioso do Campeonato Nacional 1994/95 - Guarda-Redes do Ano da "European Sports Magazine" 1996 - Fase Final do EURO 96 1996 - Troféu Jornal "Record": Melhor Jogador do Ano 1996/97 - Troféu Jornal "A Marca": Melhor Guarda-Redes do Ano 2000 - Fase Final do Euro 2000 2002 - Fase Final do Campeonato do Mundo 2002 2002 - Figura Nacional do Ano na III Gala Nacional do Desporto 2003 - Prémio Carreira na Gala de Desporto em Gaia 2004 - Prémio UEFA "Best Goalkeeper 2003/04": Melhor Guarda-Redes da Europa 2004 - Medalha de Mérito Desportivo 2004/05 - Melhor Guarda-Redes do Campeonato Nacional 2004/05 - Troféu Jornal "Público": Melhor Guarda-Redes do Ano 2004/05 - Troféu Carreira da Superliga / Jornal Notícias 2008 - Condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique (República Portuguesa) em Viana do Castelo 2008 - Prémio "alto prestígio" pela Confederação do Desporto de Portugal in http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADtor_Ba%C3%ADa#Pr.C3.A9mios_Individuais

Re: Quem?

Independentemente da grande qualidade de Baía e do óbvio intuito provocatório do artigo, não concordo nada com as boas recordações que terá deixado na Catalunha. Em diversos fóruns o seu nome já constou na lista das piores contratações de sempre do clube catalão. Nem percebo esse prémio da Marca ou o seu sentido, não tem pés nem cabeça. Até porque Baía nunca recebeu o Troféu Zamora, do guardião menos batido do campeonato espanhol, como se pode ver aqui: http://es.wikipedia.org/wiki/Trofeo_Zamora Lembro-me dessa época 96-97, dos muitos golos sofridos pelos catalães e em particular do "jogo do Século", em que o Barcelona venceu o Atlético por 5-4, com graves culpas de Baía nos 4 tentos sofridos, de tal forma que saiu do jogo...em lágrimas. Quanto ao melhor guarda-redes portuguÊs de sempre, é sem dúvida o melhor que vi; mas nas gerações anteriores as opiniões dividem-se entre vários nomes, e como os registos de outras décadas rareiam, ficará sempre a discussão.

Re: Quem?

Esse jogo marca a carreira do VB em espanha, e de facto esse jogo ele esteve muito mal, mas isso acontece. Agora classificar uma epoca inteira por um jogo... Também temso de nos lembrar que o barcelona jogava totalmente virado para o ataque, por isso sofria muitos golos, de tal forma que baia ecigiu a contratação de Fernando couto para ter segurança na defesa. em relação a isso das piores contratações de sempre, ainda há adeptos do meu clube que consiferam fabiano uma das piores contratações de sempre....e os do real consideram anelka...por isso...

Re: Quem?

É apenas a minha opinião! Apesar de Bento ter sido bom guarda-redes, Vítor Baía foi ainda melhor. Sobre a sua passagem pelo Barcelona apenas tenho a dizer o seguinte: consideravas Enke um bom guarda-redes apesar de nunca ter conseguido vingar no Barcelona?

Re: Quem?

Estava-se mesmo a ver no artigo que o que tu querias era meter veneno com o Vitor Baía. Não tiro o valor ao Bento, ou ao Damas, de que me lembro bem de os ver jogar, uma das coisas que gostava do Bento era a forma como ele passava a bola, à mão, aos companheiros... que estavam para lá da linha de meio campo, era incrível. Mas também vi o Bento mamar uns frangos. E se é para meter veneno, isso é fácil, basta perguntar-te se o Bento algum dia foi cobiçado por um Barcelona, ou que títulos internacionais ganhou ele, como é que ele se compara nisso com o Baía? O teu veneno é muito fraquinho! Sou portista mas gosto de ver uma equipa jogar bem, como o Benfica, e claro que gostei muito de ver jogar grandes jogadores do SLB, como o Bento, o Humberto, o C. Manuel, Pietra, shéu, Nené, etc, etc, além de que torço pelo Benfica nas competições europeias. Se os vosso guarda-redes fossem tão bons não tinhas que ter gramado os 5 secos na Luz!

Re: Quem?

Frangos do Bento nunca vi... mostrem-mos! 5 secos? Isso era quem? O portuguesíssimo Michel Preud´Homme?!? Please...

Re: Quem?

Eu não mostro frangos, só te digo wue num jogo com o Liverpool na Luz ele meteu um frango do tamanho de uma avestruz. Algum relva mais experiente que te esclareça. ABS