Febre da Selecção vs Febre dos clubes | Relvado

Febre da Selecção vs Febre dos clubes

 

Observando o perfil do adepto típico de futebol, são evidentes as diferenças entre esse e aqueles que invadem os treinos de Portugal e anseiam por um autógrafo do Cristiano Ronaldo.O objectivo deste artigo é por isso tentar perceber o sentimento dos relvas perante a nossa Selecção que irá brevemente disputar uma das mais importantes competições de futebol.Será que vão sofrer a ver os jogos como sofrem pelos vossos clubes?Será que vão fazer tudo por tudo para não perder uma partida?Que sacríficios farão ou já fizeram pela Selecção?Da minha parte revelo que apesar de não ter "aquela" paixão pela Selecção, desde sempre que vejo jogos ao vivo (Luz, Antas/Dragão, Braga, etc.) e não perco pitada de um Europeu ou de um Mundial. No entanto, não me vejo a fazer mais de 500 km em transportes públicos, como já o fiz pelo meu clube, para ver um jogo ou a desesperar por não arranjar um bilhete para uma final europeia, como também já aconteceu comigo. A grande diferença até acontece na hora das derrotas. Se as do meu clubes são muito díficeis de digerir, as de Portugal nem por isso.Para mim a Selecção é sinónimo de convívio com os amigos de 2 em 2 anos, a beber cerveja e a comer tremoços, enquanto que o meu clube é sinónimo de devoção 365 dias por ano.E com vocês como é?Zefil

Seleção:

Comentários [42]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Uma gajo faz centenas de KMS para ver o treino da

Selecção e depois não deixam entrar no estádio, estando este apenas com 1500 pessoas quando a capacidade do estádio é de 5000! Scolari pede o apoio dos portugueses e depois não deixam entrar os adeptos no estádio! Palhaçada...

Eu falando sinceramente

nao ligo nenhuma à selecçao, ou melhor gosto que ganhem, gosto de ver os jogos das fases finais, com os amigos, mas nao me faz sofrer e enervar como o meu clube.

Já foi tempo de sofrer...

O que me interessa neste momento é o Benfica. De resto é indiferente, principalmente depois de terem descaracterizado a "Selecção Nacional". Nunca, aliás, fez tanto sentido, aquele novo slogan que quiseram impingir aos portugueses, o "Clube Portugal", quem sabe já a pensar nas futuras convocatórias. Não é por isso, no entanto, que deixarei de ver os jogos (aliás como sempre assistirei a quase todos os jogos destas competições) de Portugal, acompanhando todos os meus amigos que ainda vibram com aquilo. Para terminar, acho que de qualquer maneira, para quem vibra com o seu clube todo o ano, chegar a 1 mÊs de 2 em 2 anos e vibrar igualmente pela Selecção, é tarefa quase impossível. Mas, como já disse, Selecção Nacional passa-me definitivamente ao lado neste momento, pelo menos até se tornar realmente numa selecção NACIONAL.

Eu sofro mais pela selecção

Um clube joga todas as semanas tornando-se banal e repetitivo, enquanto a selecção joga uma vez por acaso, é mais fixe.

Vamos lá comentar

com moderação senão alguns ficam com febre também :P mas não pela selecção ou clubes mas sim pelo relvado :P

Selecção vs F.C.Porto

Não tem comparação possivel,o F.C.porto é a minha vida,o meu orgulho,a minha religião,o meu partido. Como é óbvio gosto de ver a selecção jogar,se ganhar fico contente se perder,é futebol.

off-topic para descontrair os relvas

Um dia com a Selecção Portuguesa O dia começa... 7:50 - Deco sai do seu quarto a sorrir 7:51 - F. Meira diz aos colegas que, durante a noite, ouviu vozes de mulher vindos do quarto de Deco 7:52 - Deco esclarece os colegas ao dizer que partilha o mesmo quarto que Ricardo 7:54 - Para espanto de todos, Paulo Ferreira fala 8.00 - Para acompanhar o café, como habitualmente, Miguel puxa de um cigarro 8.01 - Irritado, Scolari diz-lhe que não pode fumar! 8.02 - Miguel lembra-se da recente lei do tabaco, pede desculpa e dirige-se ao jardim 8.50 - Pela primeira vez em sete dias de estágio, Scolari cruza-se com R. Patrício e, de improviso, pede-lhe que se equipe 10.00 - Começa o treino matinal... 10.01 – C. Ronaldo pega numa bola e começa a dar toques e a fazer outras habilidades 10.03 – C. Ronaldo fica frustado ao aperceber-se que afinal o treino é à porta fechada, deixa a bola e corre juntamente com os colegas 10.05 - Miguel lesiona-se, após a primeira volta, na região pulmonar 10.20 – Durante a corrida, Petit entra de carrinho sobre Quaresma 10.22 – B. Alves ofendesse com a falta de profissionalismo de Petit e pede-lhe que da próxima vez use também os pítons e os cotovelos! 10.30 – Começa o treino com bola... 10.44 – N. Gomes, isolado, falha pela 5ª vez consecutiva... 11.00 – Quim faz um rol de impressionantes defesas 11.03 – Preocupado, Scolari substitui-o por Ricardo 11.04 – N. Gomes consegue finalmente marcar (enquanto se dava a substituição) 11.05 – M. Veloso abraça-o demoradamente e beija-o na face 11.30 - Fim do treino 11.33 – No duche, R. Meireles causa o pânico quando é confundido com um neo-nazi 16.05 – Em conferência de imprensa, Pepe diz que está feliz por jogar neste "clube" 16.12 - Na mesma conferência, N. Gomes anuncia que também abandonará a selecção no final do europeu 16.14 - N. Gomes fica curioso quando vê todos os jornalistas presentes a festejarem efusivamente 16.30 – No treino da tarde... 16.44 – Quaresma marca um golaço de trivela 16.46 – M. Veloso abraça-o demoradamente e beija-o na face 17.01 – O mau tempo regressa à cidade de Viseu acompanhado agora de fortes ventanias... 17.03 – Moutinho sente uma ligeira brisa na perna direita, atira-se de pronto ao relvado, aos berros, agarrado à perna esquerda e a pedir vermelho 17.05 – Petit pede desculpa 17.27 - Miguel volta a lesionar-se com o intensificar da chuva 17.35 - Scolari pede a R. Carvalho que permita algum espaço a Postiga, N. Gomes para que estes consigam rematar 18.03 – Nani marca um belo golo de pontapé de bicicleta 18.05 – M. Veloso abraça-o demoradamente e beija-o na face.

Re: off-topic para descontrair os relvas

e depois das 18h05 não acontece nada? :P estou a espera :)

Re: off-topic para descontrair os relvas

Ia jurar que esta parte também estava no comentário (cont.) 18.07 - Ao tentar desmarcar-se, H. Almeida tropeça em Moutinho 18.15 - Petit marca a 40m da baliza 18.20 - M. Veloso dá uma palmada nas costas a Petit 18.30 - O treino acaba 18.31 - Scolari pede a R. Patrício para trazer o saco das bolas e acaba aqui :) Cumps.

Re: off-topic para descontrair os relvas

Não se pode contar num forum familiar.

Simples...são amores tão diferentes...

...como os que sentimos por uma mãe e por uma namorada. Logo, para que comparar o que não é comparável.Pelo menos no meu caso, são situações bem distintas.

Nao me level a mal, MAS!!

Sofro mais pelo meu Vitória Futebol Clube de Setúbal,do que pela selecçao, sofro pelos 2, ja chorei ao ver os 2, mas sinceramnete, acho que sofro mais pelo meu ENORME Vitória

Acho que o normal...

...é sofrer mais pelo clube. Porque o futebol vive muito das disputas que temos com os nossos amigos. Com as piadas que mandamos uns aos outros. Se a Selecção perder com a Turquia, no dia seguinte não vou ouvir as piadinhas dos turcos. Da mesma forma como se ganhar, não vou poder "gozar" com os turcos. E o clube é uma coisa mais restrita que a Selecção.

Re: Febre da Selecção vs Febre dos clubes

Eu vivo o Benfica e vivo a Selecção. No duelo entre o clube e a selecção não existe um vencedor porque coloco-os em patamares diferentes, jamais se encontram. São felicidades e orgulhos distintoss. O espírito é outro... Acho que a selecção veio preencher aquele vazio de patriotismo que se vai desvanecendo à medida que vamos perdendo confiança no rumo do próprio país... É triste que a causa que nos una seja o futebol, é triste termos a consciência que este patriotismo é “marktingamente” cultivado e que visa dar muito lucro a muita gente, mas já é um começo e dá para ver por aí que os portugueses são capazes de coisas realmente fantásticas quando se empenham.

Abaixo a selecção da FPF

a minha selecção é o Benfica.

Sentimentos diferentes

Não consigo comparar o que sinto pela Selecção com o que sinto pelo Benfica. São sentimentos diferentes e que obviamente fazem com que tenha atitudes diferentes. A derrota que mais me custou a digerir foi a da final contra a Grécia. Nenhuma derrota do Benfica me custou tanto, nem mesmo quando perdemos frente ao Milan na final da Champions por 1-0. E sinceramente, faz-me alguma confusão que pessoas que gostem de futebol desvalorizem a Selecção como se esta não representasse o nosso país. Se há alguma coisa com que me identifico antes do meu clube é com a minha pátria...

É diferente.

É diferente, mas não indiferente! Às vezes parece o velho ditado da familia e dos amigos. Assim é com o clube, nós escolhemos o nosso clube, mas Português nascemos, não escolhemos. Não me parece que a "febre" seja de agora, simplesmente agora esperamos um pouco mais do que há 10 ou 15 anos atrás.

Não vou falar da minha febre...

mas da febre das pessoas que estão á chuva e ao frio para ver os 23 "magnificos". É lamentável e tem sido uma constante, lembro-me que no Mundial foi assim também, os jogadores serem acarinhados daquela forma, e QUASE IGNORAREM aquela "gente" que perde algum do seu tempo para dar o seu apoio a eles. A maior parte dos nossos jogadorem sofrem de um "vedetismo" quase ridiculo, e nem 5 segundos podem perder para acenar ou sorrir para uma multidão que está ali para os ver... Lamentável... Cumps

Zefil tu não te recordas mas eu sim...

...olha eu a aproveitar outra vez o mesmo título do comentário. Muitos destes adeptos do mesmo género que tu, estão muito mal habituados... Eu sou do tempo em que ao nosso futebol faltavam 30 metros, em que se não houvesse balizas eramos sempre os maiores do mundo. Desde o ano em que nasci, 1966 até 1984 Portugal esteve ausente de fases finais de Mundiais e Europeus... Agora é raro falhar uma grande prova...tal como sucedeu no Porto com um hiato temporal de 19 anos, vi o FCP ganhar no final da década de 70 um Campeonato depois de uma taça de Portugal... Respeito a tua opinião, até pela sinceridade de assumires tal facto, mas eu gosto muito da Seleção...vi muitos jogadores axadrezados jogarem com as quinas ao peito, mesmo agora vejo sete, sim sete em 23, jogadores que já vestiram de xadrez: -Nuno Gomes, um dos capitães; -Petit, outro capitão; -Ricardo; -Bosingwa; -Raúl Meireles; -Hugo Almeida e Jorge Ribeiro. Sofro muito pelo Boavista - então agora - mas sempre sofri mais por Portugal, pese o facto de ter nascido em Luanda. Sou português, já o era antes de ser boavisteiro...

Re: Zefil tu não te recordas mas eu sim...

Eu ao contrário do que possa parecer também gosto muito da selecção. Provavelmente vi mais jogos ao vivo de Portugal do que a maioria dos relvas. No entanto, não consigo comparar o sentimento que tenho pelo meu clube, o grande FCP, com o que tenho pela selecção, por maior que ele seja. Se calhar, o problema é exactamente o de estar mal habituado com as conquistas do Porto, ao contrário do que acontece com a selecção onde nunca ganhamos nada. Dizia o Prozac que a única vez que estourou com a buzina do carro foi a festejar uma vitória da selecção. Já eu a última vez que estourei com a buzina foi no ano passado nos festejos do BI e este ano naturalmente que tive mais cuidado para a preservar nos festejos do tri..

Gosto da selecção como do clube!

Sendo portista desde que me conheço, também sou adepto ferrenho da selecção das quinas desde tenra idade! Sofro pelos dois e com ambos passei momentos bons e maus! Claro que há gente, como se vê aqui, adepta do seu clube e que liga pouco à selecção! Mas, e apesar de não aparecerem aqui, também existem muitas pessoas que gostam da equipa das quinas muito mais do que de qualquer clube! E quem costuma, como eu, ir aos jogos da selecção constata isso!

São coisas totalmente distintas. . .

No meu entender, a devoção que se tem pelo clube do coração não é comparável ao apoio que se possa prestar à equipa das quinas. Por mais patrióticos que eu seja, e acreditem que sou bastante, não sofro mais pela selecção do que pelo meu Vitória de Guimarães. Não quer dizer que a selacção me seja indiferente. Concerteza que não o é, mas custa-me menos suportar uma derrota de Portugal do que uma derrota do Vitória, da mesma maneira que festejo mais efusivamente um bom resultado do clube do que da selacção.

Bem desde que soube...

que cada jogador tem uma diaria de 700€ fiquei pasmado. Vamos vestir a camisola por amor, coff coff por dinheiro. Eu se fosse jogador de seleccao e ganhasse o guito que eles ganham nao queria nem um tostao da seleccao porque aquela camisola é a nossa. Desde esse momento que para mim tem pouco valor a seleccao e os seus jogadores screwie

Re: Bem desde que soube...

É muito menos do que a maior parte dos jogadores ganham nos seus clubes por dia. E duvido que alguém recusasse se jogasse na Selecção...

Re: Bem desde que soube...

Epá eu entendo que nos clubes ganhem o que ganharem agora na seleccao?? Eles comem lá, tem massagens lá, tem quem lhes limpe o cu lá tem tudo...mas ainda querem o guito. Eu adorava ser paparicado daquela maneira e usar aquela camisola. O guito nao é preciso. Mas sao opinioes. screwie

Re: Bem desde que soube...

Repara que eu acho o valor exagerado, mas não fico chocado porque no futebol existe o hábito de se desvalorizar o dinheiro. Pior do esses 600 euros por dia, são os salários gigantescos que alguns jogadores ganham nos seus clube, pelo menos na minha opinião. Ou os valores que se pagam em certas transferências impensáveis por exemplo...

Re: Bem desde que soube...

Claro que nesse sentido concordo contigo (transferencias e salarios que sao de outro mundo). Agora por essa razao mesmo de se desvalorizar o dinheiro é que acho que podiam fazer uma vaquinha por uma causa qualquer e aí sim o povo estaria com eles 100% já que eles nao necessitam deste dinheiro para nada. screwie

Re: Bem desde que soube...

Assisti a essa revolta no Brasil... depois da vergonha do último mundial, ao falar com algumas pessoas fanáticas por futebol (nada de estranho até aqui lol) pude ver que encaravam a selecção com descrédito total; diziam à boca cheia que aquilo não era a selecção do Brasil era um negócio, e que enquanto assim fosse, pouco ou nada lhes dizia. Até chegavam a torcer para que perdesse, talvez dessa forma alguma coisa mudasse.

Re: Bem desde que soube...

Nao digo que quero que percam mas sinceramente...Ja ganham o que ganham e ainda para representar o pais e usar aquela camisola querem guito? Que tenham um segura e sejam indemnizados se algo lhes acontecer ok agora de outra forma... Estou indeferente sinceramente. É quase o dobro do salario minimo! screwie

Re: Bem desde que soube...

pois é.salário min é 426€ sem descontos. o que muitas das empresas cá pagam ou perto disso a licenciados e quase nem vemos ofertas para isso. enfim..que se há-de fazer? Eu ja sabia que eles ganhavam rios de € e só por estarem lá ainda exigem muito. Costuma-se dizer,são pobres e mal agradecidos mas neste caso nem são pobres...