O FC Porto e a selecção de Scolari | Relvado

O FC Porto e a selecção de Scolari

 

Dragaodeparis diz: "este FC Porto é considerado o melhor de sempre e é uma equipa constituída por quase 80 por cento de portugueses. Porque é que estes portugueses não seduziram completamente Scolari? O meio-campo Costinha-Maniche-Deco com titulares indiscutíveis no FCP nunca teve uma oportunidade na selecção. Será por razões tácticas ou valores
individuais?" E devenish questiona: "não merece Ricardo Carvalho a titularidade na selecção?"

Seleção:

Comentários [100]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Portugal não tem acompanhado as outras selecções

Pensava de inicio quando Gilberto Madail anunciou o nome do brasileiro Scolari para a selecção nacional que, seria desta que acabavam os interesses no seio da selecção portuguesa e que o brasileiro iria partir a loiça toda como muitos seleccionadores fizeram por esse mundo fora. Pensava eu que jogadores como Rui Costa, Luís Figo, Pedro Barbosa, Vítor Baía, Fernando Couto, João Vieira Pinto, Jorge Costa, Rui Jorge entre outros tinham definitivamente os dias contados na selecção nacional para dar lugar aos mais novos. Scolari tinha quase dois anos para fazer essa transição antes do Euro 2004 em Portugal e acreditava que os novos valores portugueses iriam ser mais bem aproveitados do que agora todos observamos.

Observo nas selecções da Espanha, de Inglaterra, da França e da Alemanha por exemplo que essa renovação está a ser bastante bem efectuada e que jogadores que hà uns anos jogavam nas equipas de sub-21 são neste momento quase sempre titulares indiscutíveis da selecção A. Michael Owen, Keiron Dayer, John Terry, Owen Hargreaves, Alan Smith, Wayne Rooney, Joe Cole, Steven Gerrard, Ashley Cole, Joaquim, Fernando Torres, Iker Cassilas, José Reyes, Vicente Rodriguez, Sebastian Deisler, Kevin Kuranyi, David Trezeguet, Phillipe Mexex ou Djibril Cissé só para referir alguns. E ainda muitos outros jogadores que jogavam nos sub-21 agora são praticamente sempre convocados por Sven-Goran Eriksson, Jacques Santini, Rudi Voller, Iñaki Sáez e outros mais seleccionadores. Scolari continua a adiar uma renovação evidente que é necessária na selecção portuguesa. Continuam a existir jogadores com muitas internacionalizações que já não tem a garra de vencer de outros tempos. Jogadores com 30 ou mais anos, experientes, com muitos jogos nas pernas, cansados de vencer não podem contribuir de forma igual que contribuíam à cinco anos atrás.

Scolari ao menos já que não integra no onze jogadores como Tiago, Hélder Postiga, Ricardo Quaresma, Hugo Viana ou Cristiano Ronaldo ao menos que aproveitasse os jogadores de meia idade com mais frequência casos de Luís Boa Morte, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Fernando Meira, Jorge Andrade, Maniche, Deco entre outros, estes jogadores aparecem em uma ou outra convocatória, por vezes desaparecem sem razão aparente, deixam de ser convocados, depois lá aparecem em dois ou três encontros seguidos e quem fica a perder é a selecção nacional que não tem um núcleo verdadeiramente duro de jogadores habituados a jogar juntos. Os interesses continuam a falar mais alto e nem Scolari consegue evitar isso, o Rui Costa contínua a marcar passo na selecção, o Luís Figo arrasta-se pelo seu flanco a pensar nos jogos do Real Madrid, o Fernando Couto continua a tapar o lugar a Jorge Andrade ou a Ricardo Carvalho e por ai adiante. Olho para o estrangeiro e vejo seleccionadores a fazer uma melhor gestão do plantel e a chamarem jogadores para renovar as suas selecções e olho para a selecção portuguesa e vejo praticamente os mesmos elementos que estiveram no França 2000 e Coreia 2002 salvo alguns que já se reformaram.

A meu ver a selecção nacional deve partir de uma base uniforme de jogadores, um misto de juventude e experiência para conseguir frutos futuros. Isso deveria estar a ser efectuado neste momento e não quando terminar o Euro 2004. Quando ele terminar Scolari pega nas suas malas e ruma a Itália ou regressa ao Brasil. Rui Jorge, Fernando Couto, Rui Costa, Pauleta e Luís Figo abandonam todos se seguida a selecção nacional e depois o trabalho terá de ser realizado pelo técnico seguinte. A estrutura da selecção para este europeu deveria ser a meu ver diferente daquela que vai ser apresentada e existem jogadores que nem sequer deveriam contar na lista de convocados para o Euro 2004. A minha equipa seria Ricardo, Paulo Ferreira, Jorge Andrade (Fernando Meira), Ricardo Carvalho e Nuno Valente, Costinha (Tiago), Maniche, Deco, Ricardo Quaresma, Cristiano Ronaldo (Luís Boa Morte) e Nuno Gomes (Pauleta).

------------------------------------
MUP - Manchester United Portugal
O Clube Oficial de Fãs do Man Utd em Portugal
Rua Domingues José Tavares Nº10 2º Esq.
2635 Bobadela - Loures

Website: www.manutdportugal.com
E-Mail: [email protected]
Telefone: 219943102
------------------------------------

Esqueci-me do Simão e do Beto...

Falta nesta equipa o Simão e o Beto, dois jogadores que também podem contribuir de forma eficaz no onze inicial da selecção. Assim sendo:

Ricardo (Quim)
Paulo Ferreira (Miguel)
Jorge Andrade (Fernando Meira)
Ricardo Carvalho (Beto)
Nuno Valente (Rui Jorge)
Costinha (Petit)
Maniche (Hugo Viana)
Deco (Tiago)
Simão (Luís Boa Morte)
Cristiano Ronaldo (Sérgio Conceição)
Nuno Gomes (Pauleta)

Re:Portugal não tem acompanhado as outras selecçõe

...o Luís Figo arrasta-se pelo seu flanco a pensar nos jogos do Real Madrid

Essa afirmação tem uma grande dose de injustiça. Acho mesmo que há quase uma moda de dizer mal do melhor jogador português da actualidade.

O Figo tem sido dos jogadores que mais tem dado à Selecção, sendo notório que mesmo nos últimos jogos é dos que mais faz a diferença. Mas quando vejo que colocas o Ricardo Quaresma no lugar do Figo, do lado direito, percebo que temos uma visão inconciliável do que é o futebol.

Re:Portugal não tem acompanhado as outras selecçõe

Eu coloco o Ricardo Quaresma no lugar do Luís Figo porque é a meu ver o jogador ideal para substituir o jogador no futuro próximo. Também poderia colocar o Sérgio Conceição que ainda poderá ter um rendimento elevado por mais dois anos ou o Cristiano Ronaldo. Luís Figo está terminado na selecção, arrasta-se pelo campo, não tem a velocidade de outros tempos nem o poder de desiquilibrar os defesas que tinha antigamente. O nome não lhe devia dar o estatuto de intocável que neste momento tem mesmo sendo o jogador mais conhecido de Portugal em todo mundo, mesmo jogando no Real Madrid ou mesmo sendo um jogador mediático com relações de amizade acima da média com Scolari.

Só não vê quem não quer que o jogador está no final de carreira a par de Fernando Couto. São muitos jogos nas pernas pela selecção, são muitos minutos em campo e muitas vitórias atingidas. É necessário dar o lugar aos mais novos nem que esses mais novos não sejam neste momento tão bons como Luís Figo foi à uns anos.

Re:Portugal não tem acompanhado as outras selecçõe


  Quanto a este interessante debate, somente uma outra opinião:

  Compreendo o ManchesterFan quando diz que o Figo se arrasta pela selecção, poupando-se para os jogos do Real! Mas, duvido que essa seja a atitude do Luís! Passará tudo antes pela diferente visibilidade que ele adquire ao actuar no Madrid, e depois na Selecção! É que jogar ao lado dos MELHORES traz retroactivos e reconhecimentos muito maiores do que jogar numa equipa que combina (disfuncionalmente) um grupo de jogadores maduros mas cansados, com miúdos com potencial mas que necessitarão de mais calibragem para atingirem o nível necessário para vencerm por si só um Europeu...
 
  Daí o pouco brilho que tem reunido nos últimos jogos pela selecção.

  Agora concordo plenamente nas críticas feitas à estruturação (ou falta dela) empreendida pelo Scolari!
 
  A tarefa que se apresenta ao próximo treinador português será gigantesca!
 
  A equipa formulada seria potencialmente perigosa mas, mais do que ninguém, o Figo merece a (assim o espero) consagração final que o Europeu lhe trará. É que foram muitas as alegrias que este jogador me proporcionou para tornar-me assim tão repentinamente ingrato!

  Saudações

Re:Portugal não tem acompanhado as outras selecçõe

O Figo tem adaptado as suas caracteristicas ao longo dos anos, consoante a forma fisica ou maturidade.
É verdade que já não faz tantos 1x1, mas compensa com um jogo mais cerebral.

As suas caracteristicas actuais, apesar de já não ter a velocidade de outrora, permitem-lhe ser para mim o melhor jogador português da actualidade. Nem sequer se trata de um lobby a sua utilização na selecção pois acrescenta-lhe de facto muito mais qualidade.

Não concordo contigo quando dizes que se anda a arrastar em campo na selecção, pois para mim é quase sempre o melhor. É um jogador de altissimo rendimento, nunca virando a cara a luta, esforçando-se sempre em prol da equipa que representa.

Acredito também que bom numero de portugueses tenham a mesma opinião que tu, pois é sempre fácil "atacar" um jogador de nivel mundial quando a sua selecção não obtem os resultados que todos nós pretendemos.

O Quaresma é um jogador que precisa de alguém que o ponha na linha, ou seja, um treinador na verdadeira acepção da palavra. Ainda não tem maturidade para representar a nossa selecção ao mais alto nivel, apesar de o potencial estar todo lá.

Re:Portugal não tem acompanhado as outras selecçõe

Aconselho-te a assistires com mais atenção aos jogos da Selecção Nacional, ou mesmo aos desafios do Real Madrid. Sabes qual o único jogador do Real que ouviu o seu nome gritado pelo público na última final da Taça de Espanha? Esse mesmo. E olha que não foi a premiar a forma como se arrastava em campo.

A renovação na Selecção terá obrigatoriamente de ser feita, mas não podemos querer que todos os jovens valores que agora despontam consigam substituir os habituais titulares da Selecção sem que haja perda de rendimento. O Figo faz actualmente exibições que o Quaresma apenas faz em sonhos. E olha que espero sinceramente que esses sonhos passem a realidade.

E quando o próprio Figo mostra que quer dar o lugar aos mais jovens, anunciando retirar-se ainda com mais alguns anos de futebol pela frente, acho que essa pressa em querer afastar o jogador da Selecção é perfeitamente desajustada.

Mas vou registar esta tua afirmação: «Luís Figo está terminado na selecção, arrasta-se pelo campo». Ainda que essa tua frase já não tenha razão de ser face aos últimos desafios da Selecção, seguem-se mais encontros. Retomaremos este assunto nessa altura.

E que tal,uma espinha dorsal?

Há duas semanas atrás, tive oportunidade de questionar se Scolari não estaria a desprezar a espinha dorsal do Porto, optando por uma formação que não tem entrosamento.E foi com bastante agrado que reparei, que finalmente, a maior parte dos relvas,independentemente da cor clubística, concordou com a minha opinião.

      Se relativamente à inclusão de Ricardo Carvalho na defesa,já toda a gente parece ser unânime, incluindo a comunicação social, já em relação ao tridente Costinha-Deco-Maniche, embora não havendo unanimidade, estaremos à espera de que Scolari faça esse ensaio para ver quais os beneficios, que só não são evidentes por ainda carecerem desse mesmo teste.

      Outro aspecto que acho de extrema importância, é a questão do guarda-redes.Mesmo considerando o Ricardo um excelente guarda-redes, acho que,nesta altura, mais do que nunca, o Vítor Baía merece não só um lugar entre os eleitos como também a titularidade.

    Não concordam?Então vejamos:

    *Ricardo - 27 jogos na Superliga
                    27 golos sofridos
                  - 4 jogos na Taça UEFA
                    4 golos sofridos
                  - 8 jogos pela Selecção
                    8 golos sofridos
                  - Média: 1 golo sofrido
                por jogo


    *Vítor Baía - 26 jogos na Superliga
                        15 golos sofridos
                      - 9 jogos na L.Campões
                        10 golos sofridos
                      - Média: 0,71 golos
                        sofridos por jogo

         
      Estará a Nossa Selecção preparada para sofrer em média 1 golo por jogo numa prova da importância do Euro 2004, na qual participam selecções com o prestígio da França, Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra ou Itália? Tendo em conta a sua experiência a nível internacional, não será o Vítor Baía aquele que mais confiança poderá transmitir em jogos desta dimensão? E já agora, se quase todos mostraram acordo quanto à espinha dorsal do Porto na Selecção, Baía não é um dos seus principais esteios?

      Parece que não há dúvidas de que Scolari, mal chegou a Portugal pôs o Vítor Baía de lado, mas os dados são tão evidentes, que só não vê quem não quer.Para além de já ter provado que é o mais cego pois é daqueles que não quer ver, o técnico brasileiro ainda convocou o Bruno Vale que ao pé de um Moreira ( 36 jogos - 32 golos sofridos - média: 0,88 golos por jogo )**,é ainda um menino.

* em termos de dados mais pormenorizados refiro-me a Ricardo e Vitor Baía por considerá-los os 2 melhores guarda-redes portugueses da actualidade.
** não contabilizo aqui os jogos relizados por Moreira ao serviço da Selecção de sub-21 por não ter conseguido obter dados concretos em relação aos mesmos.

lol

opá quem compara os GR através de Golos sofridos só mereçe um lol.

cheeers eA

Como podes comparar?!

Não podes comparar os guarda-redes. É claro que um guarda-redes que tenha uma boa defesa, sofre menos golos. Pelos vistos, na tua opinião se o Baía trocasse com o Ricardo o Porto tinha mais golos sofridos que o Sporting. Para mim o Baía é melhor nas saídas que o Ricardo. Entre os postes o Ricardo é melhor que o Baía.

Re:Como podes comparar?!

A minha comparação não tem sentido,mas para ti se o Baía é melhor nas saídas e o Ricardo é melhor entre os postes, o Ricardo é o melhor.Nem é preciso analizar mais nada.O Baía nunca ganhou troféus.

Vítor Baía
  Palmarés:
7 vezes campeão português (89/90, 91/92, 92/93, 95/96, 98/99, 02/03);
3 Taças de Portugal (90/91, 93/94, 99/00, 02/03 );
7 Supertaças de Portugal (90/91, 91/92, 93/94, 94/95 e 98/99, 00/01, 02/03);
1 vez campeão espanhol (97/98);
2 Taças de Espanha (96/97, 97/98);
1 Taça das Taças (96/97)
1 Taça UEFA (02/03)

CHEGA?

Re:Como podes comparar?!

Para estes obtusos não.. não chega...

Mas deixa.. ainda te vais rir muito no Europeu... Vais tu e vou eu...

Re:E que tal,uma espinha dorsal?

Há duas semanas atrás, tive oportunidade de questionar se Scolari não estaria a desprezar a espinha dorsal do Porto, optando por uma formação que não tem entrosamento.E foi com bastante agrado que reparei, que finalmente, a maior parte dos relvas,independentemente da cor clubística, concordou com a minha opinião.

Eu não concordo e passo a explicar os motivos para tal:

            Se relativamente à inclusão de Ricardo Carvalho na defesa,já toda a gente parece ser unânime, incluindo a comunicação social, já em relação ao tridente Costinha-Deco-Maniche, embora não havendo unanimidade, estaremos à espera de que Scolari faça esse ensaio para ver quais os beneficios, que só não são evidentes por ainda carecerem desse mesmo teste.

Maniche parece estar fora ods eleitos devido a supostos problemas disciplinares que impedem igualmente a convocatória de Sérgio Conceição, que apesar de ser um excelente jogador e daqueles que mais sua e sente a camisola das quinas, não me parece em grande forma, apesar de ainda distar tempo para a apurar até ao início da prova, neste momento convocava muito mais depressa, caso fosse o sargentão, o Maniche.

            Outro aspecto que acho de extrema importância, é a questão do guarda-redes.Mesmo considerando o Ricardo um excelente guarda-redes, acho que,nesta altura, mais do que nunca, o Vítor Baía merece não só um lugar entre os eleitos como também a titularidade.

        Não concordam?Então vejamos:

        *Ricardo - 27 jogos na Superliga
                                        27 golos sofridos
                                    - 4 jogos na Taça UEFA
                                        4 golos sofridos
                                    - 8 jogos pela Selecção
                                        8 golos sofridos
                                    - Média: 1 golo sofrido
                                por jogo

        *Vítor Baía - 26 jogos na Superliga
                                                15 golos sofridos
                                            - 9 jogos na L.Campões
                                                10 golos sofridos
                                            - Média: 0,71 golos
                                                sofridos por jogo
                   
            Estará a Nossa Selecção preparada para sofrer em média 1 golo por jogo numa prova da importância do Euro 2004, na qual participam selecções com o prestígio da França, Espanha, Itália, Alemanha, Inglaterra ou Itália? Tendo em conta a sua experiência a nível internacional, não será o Vítor Baía aquele que mais confiança poderá transmitir em jogos desta dimensão? E já agora, se quase todos mostraram acordo quanto à espinha dorsal do Porto na Selecção, Baía não é um dos seus principais esteios?

Vou relembrar, para muitos que parecem ter esquecidos no tempo o que sucedeu nas épocas anteriores e mesmo na do Mundial, que o Ricardo era tão somente o guarde-redes europeu menos batido com o Boavista.

Ricardo - 2002-03 30 jogos 30 golos sofridos

                    2001-02 29 jogos 14 golos

                    2000-01 28 j 16 golos
                                   
total 87 jogos e 60 golos sofridos...

Vítor Baía - 2002-03 25 jogos 19 golos sofridos
                          2001-02 17 ----- 20

Total: 42 jogos e 39 golos sofridos...

Faz e refaz agora as contas e verifica a média de golos sofridos.
Como vês para se rebater a tua tese basta irmos ao baú e quanto aos golos sofridos por Baía - ou melhor pela Nossa Seleção - no Coreia/Japão, a média foi superior a 1 golo por jogo. E com as consequências ainda bem vivas e latentes na nossa memória.

            Parece que não há dúvidas de que Scolari, mal chegou a Portugal pôs o Vítor Baía de lado, mas os dados são tão evidentes, que só não vê quem não quer.Para além de já ter provado que é o mais cego pois é daqueles que não quer ver, o técnico brasileiro ainda convocou o Bruno Vale que ao pé de um Moreira ( 36 jogos - 32 golos sofridos - média: 0,88 golos por jogo )**,é ainda um menino.

* em termos de dados mais pormenorizados refiro-me a Ricardo e Vitor Baía por considerá-los os 2 melhores guarda-redes portugueses da actualidade.
** não contabilizo aqui os jogos relizados por Moreira ao serviço da Selecção de sub-21 por não ter conseguido obter dados concretos em relação aos mesmos.

Mas devias contabilizar e mais ainda se tivermos em linha de conta que Scolari já disse que quem estiver convocado para uma Seleção não alinha pela outra. Moreira está enquadrado nesses parâmetros, devido a ser titular pelas Esperanças que irão jogar a sua presença nas Olímpiadas de Atenas, se não estou em erro...

Quanto à categoria de Baía, ela não está nem nunca esteve em causa, mas se ele foi protagonista dos episódios com Mourinho e JNPC porque motivo na Seleção ter-se-á portado da mesma maneira? E o diz que disse sobre o facto de só ter alinhado - e aqui a diferença em termos exibicionais na altura era bem mais gritante, no meu ponto de vista - no último Mundial devido ao facto dos manos Oliveiras serem os donos do seu passe, tb deve ser levado em linha de conta, mesmo sendo uma hipótese...

p.s. - Só não sei se o Scolari não terá que engolir um sapo do tamanho da Torre dos Clérigos no caso de Ricardo se lesionar...Já esteve perto tal cenário - e se a lesão não for devidamente tratada, não sei não - nos dois últimos jogos do Sporting...
Agora ao contrário de muitos que defendem intransigentemente o Baía como o único fora-de-série nas balizas portuguesas eu estou bem descansado com um ou com outro...E o Quim é um justo terceiro redes depois da palhaçada porque passou no referido doping antes do Oriente.

E o Moreira?

Não tem uma média inferior à do Ricardo, embora eu considere que o Ricardo seja um dos dois melhores guarda-redes da actualidade juntamente com o Baía?
   
      ORA,LEIAM BEM.

      Já agora, para o menino dos jogos internacionais, com que adversários jogou o Ricardo nesses mesmos jogos?

      O Baía jogou-os na Liga dos Campeões com adversários como Real de Madrid (2 jogos), Manchester Utd. (2j.), Marselha (2j.), Partizan de Belgrado (2j.) e por fim o Lyon (1j.).

Cumps.

resumindo e concluindo....

em Jogos Europeus, a média do Ricardo é melhor que a do Baía, como o que está em causa é a participação no Europeu, o Ricardo é melhor e deve ser ele o escolhido!!!!(tendo em conta só, e só a estatística, que foi apresentada).

Para a defesa acho que o Couto, depois do castigo (doping) nunca mais devia de ter sido convocado, quanto mais ser o Capitão e pior que tudo isso, ser o mais internacional de Sempre ao serviço de Portugal.
assim a defesa seria Ferreira, Andrade, Carvalho , e Rui Jorge( é a principal lacuna da nossa defesa, pois o Rui Jorge já não é o que era, e o Valente só ataca, defender nada, aliás acho que ontem deve de ter sido o jogador do FCP que mais faltas fez)
Quanto ao meio campo, já aqui disse que acho que deviam de jogar os 3 do FCP.
Na Frente Simão, Pauleta e Figo (não entendo como é que existem Portugueses a dizer que ele não tem lugar na nossa selecção, é certo que não tem o fulgor de outros tempos), mas caramba, o homem é só considerado indispensável e titular absoluto no REAL MADRID, nem a imprensa Espanhola acha que ele está velho, mas nós tugas, gostamos de deitar abaixo o que de bom temos.
Não se pode comparar FIGO a Rui Costa, pois um é titular e o outro 3ª opção (Kaká e Sedorf).

Saudações desportivas e vamos lá ganhar o Euro....

Re:resumindo e concluindo....

em Jogos Europeus, a média do Ricardo é melhor que a do Baía, como o que está em causa é a participação no Europeu, o Ricardo é melhor e deve ser ele o escolhido!!!!(tendo em conta só, e só a estatística, que foi apresentada).

E no Europeu a qualidade dos jogadores que Portugal vai apanhar será a dos que o Ricardo apanhou pelo Sporting, ou os que o Baía apanhou pelo FCP?? Parece-me que é mais a 2ª hipótese... Também podes ir por aí ao analizar a estatística só em certos pormenores (ou seja naqueles em que procuras a "vantagem")

Re:resumindo e concluindo....

É claro que os adversários que o FCP defrontou são superiores, até pelo facto de ter feito mais jogos (espero que ainda faça mais)o baía tinha obrigatoriamente mais probabilidades de sofrer golos, o que eu queria dizer era que as estatísticas não são tudo.
Em relação ao baía já dei para esse peditório, ou seja, para ficar no banco mais vale não ir, o pior é se o Ricardo se aleija, lá o Scolari tem que chamar o Baía a correr e muito depressa porque o Quim....
Mas O.k. fico a saber que só estamos em desacordo nesse ponto, o que é bom ou não??? visto eu achar que para bem da nossa selecção devemos de estar unidos, contra os outros (estranjas) e não divididos entre nós por causa das clubites.

PS: que bom que é chamarem-me novamente "menino", as saudades que eu já tinha de ser tratado assim.

Re:E que tal,uma espinha dorsal?

É injusto estar a fazer essas comparações em termos de numeros. Quando se analisa os golos sofridos, estes só acontecem devido a vários factores. E o principal é sem duvida o colectivo, não apenas o GR.

Re:E que tal,uma espinha dorsal?

Mas se até aqui tinhamos um Super-Sporting, com uma Super-Equipa, agora que perderam com o Rio Ave já deixaram de o ser?

    Então, onde estão afinal as falhas do Sporting, é no ataque, no meio-campo, ou na defesa?

    Uma equipa de futebol não é um todo?

    Só o Ricardo é que esteve 20 jogos sem perder?

Re:E que tal,uma espinha dorsal?


não entendo qual é a dificuldade em perceber que não nos podemos basear só em numeros para poder comparar dois jogadores. Também é importante, mas neste caso em particular é injusto, porque quando uma equipa sofre golos PODEM TER VÁRIAS FONTES DE PROBLEMAS. Já que falas do Rio Ave-SPORTING, lembro que o Ricardo não teve culpa em nenhum dos golos, mas contaram para a vossa irrelevante estatistica.

Quanto ao super-SPORTING, pode ou não o ser, de acordo com a opinião de cada um. É um assunto que deve ser discutido sem facciosismo, por isso não me parece que seja aqui que o vou discutir

Re:E que tal,uma espinha dorsal?

Essa estatistica do Ricardo vs Baia nao significa nada pq se o Baia jogasse no Sporting e o Ricardo no Porto eu queria ver ....

Re:E que tal,uma espinha dorsal?

E na Selecção?A média do Ricardo desta época é a mesma (8 jogos-8 golos sofridos).

      Só apresentei os dados estatísticos mais importantes para mostrar que na realidade o Ricardo até está mais perto do Baía do que normalmente se vê nos jogos, apesar de ainda estar muito atrás em termos de qualidade.

      E se nos 39 golos sofridos pelo Ricardo te perguntar quantos sofreu por defesas incompletas (assistências para os adversários),talvez não te cheguem os dedos das mãos para os contar.

      Segurança e confiança são os suportes dos bons resultados, quanto à espectacularidade, é muitas vezes a morte do artista.

      Ex: O Porto sem jogar tão espectacularmente como na época passada, através da segurança e da confiança com que o faz esta época, está muito mais perto de conseguir obter maiores proezas do que alguém poderia imaginar.

Re:E que tal,uma espinha dorsal?

Pois, quando o Baía está no Porto diz-se sempre isso, a verdade é que enquanto esteve fora nenhum GR foi capaz de o fazer esquecer...

Era a defesa que era má?? Não eram os mesmos??

Uns sabem comandar defesas e ter capacidade de liderança e transmissão de confiança... outros nem tanto.

Re:E que tal,uma espinha dorsal?

ok ... tens razao no que dizes ... mas enquanto o Baia teve fora nunca la teve nenhum grande guarda redes ao seu nivel ou ao nivel do Ricardo e nem o Porto era a equipa que neste momento é fruto do trabalho do Mourinho

por exempo o Ovchinikov até

foi um dos nomeado para o melhor Guarda Redes da Europa de 2003.

É um grande Guarda Redes teve foi muito azar ao panhar 2 monstros das balizas em Portugal o PreudHomme e o Baía.

Como podes dizer que não passaram redes de jeito no Porto entretanto?

Basta olhares para o banco de suplentes do Porto para veres lá um redes de jeito

Re:por exempo o Ovchinikov até

Esqueci-me desse Internacional Russo.

Junta à lista...

Re:E que tal,uma espinha dorsal?

Teve 2 Internacionais AA: Pedro Espinha e Rui Correia

Teve 1 Internacional Esperança: Hilário

Teve 1 Internacional Polcaco: Wosniak

Teve 1 internacional Jugoslavo: Kralj

Teve 1 Internacional Sueco: Erikson

Seriam todos assim tão maus?? Não tinham qualidade e ainda assim representavam as suas selecções? Não deixa de ser estranho...

Re:E que tal,uma espinha dorsal?

Penso que são todos inferiores ao Ricardo e ao Baia...é a minha opiniao.

Os estrangeiros especialmente o Krali é uma especie de Bossio...vem rotulados de grandes e depois nao se ve nada.

Os Portugueses eram jeitosos(Espinha e Correia) mas nao tem o nivel dos ja mencionados Ric and Baia

mais uma vez é a minha opiniao

cumps

Re:E que tal,uma espinha dorsal?

Abro uma excepçao para o ovchinikov...aí dou-te um pouco de razão

Re:E que tal,uma espinha dorsal?

Então convoca-se o Barbosa em detrimento do Deco porque o Barbosa tem mais golos, assistências, regularidade, etc.