A falácia de muitos técnicos | Relvado

A falácia de muitos técnicos

 

Scolari defende-se que no nosso campeonato existe uma elevadíssima percentagem de estrangeiros, que retiram espaço ao surgimento de novos valores nacionais, incluindo canhotos para a nossa Selecção, mas não será mais uma desculpa?Então e jogadores como Duda (no Sevilha) e Fábio Felício (no Marítimo) não são esquerdinos? Não teriam valor?Cumprimentos Futebolísticos!
SuperGuerreiroII

Seleção:

Comentários [25]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

a do defesa esquerdo é facil

Basta convocar + 1 central e passamos a jogar com tres centrais. Quim Carvalho Pepe Meira Bosingwa Petit Jorge Ribeiro Quaresma Simao Ronaldo Makukula ou Hugo Almeida Hà consistencia defensiva? Sim em situações de aperto o Bosingua e o JR descem + o Petit são seis a defender. Hà Meio campo? sim Tres jogadores de carcteriscas defensivas (Petit, Bosingua e jorge Ribeiro) Hà Criatividade? Sim tres jogadores (Simão Ronaldo Quaresma) Hà Mobilidade? Sim os mesmos tres mais o JR e o Zé. Hà um ponta de lança possante para segurar dois centrais? Alguém duvida? Hà efeito de surpresa para os adversarios? Porra... então não hà eu seria o primeiro a ser surpreendido pelo cobarde do Scolari. Hà criatividade

Verdadeiro Problema

No meu ponto de vista onde reside a maior lacuna do futebol Português é na posição de Ponta de lança.Por isso eu defender a naturalização de Liedson em detrimento de Pepe,apesar do seu enorme valor. A segunda maior lacuna é sem dúvida a lateral esquerda,coincidência ou não o mesmo se passa no meu clube,uma posição que tirando Nuno Valente nos ultimos anos foi um autêntico marasmo.A minha aposta no futuro vai para Antunes,mas tem que jogar regularmente.

Acho indiferente...

E nem sequer percebo tanto alarido. Só admitiria a carência de extremos esquerdinos no caso de não termos ninguém na esquerda que soubesse cruzar para a área. Como felizmente temos Quaresma e Simão, em que o primeiro até poderia ser perneta que a diferença era pouca e o segundo até faz bom uso do pé esquerdo para cruzamentos, não vejo para que isso possa importar. Quanto aos laterais, acho que é um problema disfarçável. Já que temos para essa posição o Caneira que é bem melhor a defender que a atacar, usa-se o melhor dele, isto é, fica cá atrás a fazer companhia aos centrais. Sendo que no outro lado temos uma gazela com o nome Bosingwa, capaz de subir rapidamente pelo flanco, dá-se a este mais liberdade para atacar sabendo que o central do seu lado fecha as suas investidas. Haveria neste caso o problema do extremo do lado esquerdo ficar sem apoio, mas como felizmente ainda temos uns quantos médios jeitosos, o interior esquerdo apoia mais o extremo do seu lado e fica compensado. Com isto tudo, a minha ideia é básica. Compensar as fraquezas e realçar os pontos fortes. Todas as equipas os têm. Não há em nenhum lado nada a obrigar as formações tácticas a serem simétricas! Cumprimentos.

É verdade que não existe nenhum axioma...

... ou tábua divina do futebol que diga que as equipas tenham de ser simétricas, mas todas aquelas que conheço e que praticaram excelente futebol, tiveram sempre simetrias, porquê? Porque são as equipas simétricas que mais esquemas de ataque e defensivos permitem aos seus técnicos, disso que ninguém tenha dúvida. Cumprimentos Futebolísticos!

Discordo contigo!

Completamente. Raramente uma equipa tem simetria, porque as características dos jogadores assim o obrigam. Se me disseres que, tendo em conta as características dos jogadores se tenta obter simetria, aí sim concordo. Cumps.

Ambidestro

Definição: Aquele que é tão hábil com a mão direita como com a esquerda. Deixando passar o pormenor de que falamos de pés e não de mãos, duvido que exista algum jogador no mundo que preencha os requesitos desta definição. O Cristiano não é excepção. Quanto ao resto, não eras tu que criticavas o excesso de estrangeiros em Portugal? Então agora o Scolari queixa-se disso mesmo e achas que é uma desculpa? Se é para levar esquerdinos sem valor para representar a Selecção, prefiro os destros que por lá pastam (Ronaldo, Nani, Simão e Quaresma). É que esses são jogadores da bola.

Re: Ambidestro

Recordo-me assim de repente de um: o Isaias!

Tens razão...

... mas à falta de melhor termos... Ambidestria é a capacidade de se ser igualmente habilidoso com ambas as mãos direita e esquerda (ou, de forma mais limitada, com ambos os pés). A palavra "ambidestro" tem origem no Latim: ambi significa "ambos" e dext significa "certo". Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Tens razão...

A questão nem é bem o termo, porque dá para perceber perfeitamente o que queres dizer com ambidestro. A questão é se realmente existe algum jogador que reúna essas condições, algo que eu duvido muito.

Bem, temos muito poucos "ambidestros"

Entre eles temos um Nélson como lateral (está muito mal, e creio que não merece ser convocado!), um Carlos Martins para o meio-campo e um Cristiano Ronaldo para avançado. Cumprimentos Futebolísticos!

Em relação ao Nani não sei

Mas o Simão tem um bom pé esquerdo, o Ronaldo também, o Quaresma prefere usar a trivela e a rabona que substituem com eficácia a não utilização do pé esquerdo.

Falas em falácia felicio

Só te falta o felacio.

Re: Falas em falácia felicio

o falacioso felício fez-me um felacio.

Re: A falácia de muitos técnicos

és mesmo vermelho vir para aqui falar de politica

Crstiano Ronaldo ambidestro? Onde?

Um coisa é ser ambidestro, outra totalmente diferente é não ter muitas dificuldades em fazer uma passe ou outra coisa que o valha com o pé esquerdo.... Desses o melhor "esquerdino" para mim é sem dúvida o Simão... porque tirando o Ronaldo que até dá uns toquesitos de esquerdo, os outros só usam o esquerdo para subir para o autocarro... Quanto à falta de esquerdinos no sector avançado do meio campo português são preciosismos a mais não? Primeiro porque a não ser a lateral-esquerdo o Duda não tem possibilidades de ir à selecçã, quanto ao Fábio no comments.... não passa de um "bom jogador" do nosso campeonato... e quem abdicasse de Simão, Quaresma, Ronaldo ou Nani para jogar com um desses jogadores banais em termos internacionais não era bom da cabeça de certeza...

Niguém se lembra do Jorge Ribeiro...

O PONTO FRACO...

é o ponta de lança, mai nada! para aquela posição so temos merda, e sabendo que 70% dos golos são obra destes jogadores, Portugal tem muito poucas chances de lutar de igual para igual, em geral, com outras potencias, como Alemanha, França, Italia, Holanda, Espanha. A verdade é essa e não outra! Ronaldo, Simão, Nani e Quaresma são jogadores que ão bem jogam na direita como talvez jogam melhor na esquerda! Por isso néao vejo ai nenhum probelma. So se for na defesa mas realmente o que incomoda nesta seleção, é a questão dos pontas de lança! é so merda!

Fabio felicio??????

ahhhhhhhhhhhhhhhhha ahhhhhhhhhhhhhhhhh LOL Oh superguerreiro! mandas com cada disparate!

FIGO !

O Grande FIGO é ambidestro !!! E devia jogar uma última vez no EURO 2008 para encerrar a carreira ao mais alto nível e da melhor forma possível ! Que alguem convença o nosso eterno 7 e Capitão a voltar JÁ enquanto ainda há tempo !

É pá, chega de lamúrias

defesas esquerdos: Jorge Ribeiro Caneira P.Ferreira Antunes Avançados: Nuno Gomes Hugo Ameida Makukula Postiga Djaló Chega de criticarmos os que temos. Está na altura de os apoiar!

Tanto Simão como Nani

jogam melhor na esquerda do que na direira, portanto penso que não está nos médios o problema. Acrescento até mais, quem dera a qualquer selecçaõ ter os extremos que Portugal tem! Nos defesas, aí sim está o problema. Esperemos que Tiago Pinto tenha futuro, e consiga ter uma boa carreira futebolistica. Avançados, é que não temos, e duvido que num futuro próximo apareça algum de jeito.

Acabo de escrever um artigo sobre a questão do...

... avançado/ponta-de-lança! Para mim, a selecção de futuro que faria seria: ................ Eduardo .............. C. Costa ... Meira ... Costa ..... Duda ......... Meireles ... Veloso ......... ... Quaresma .. N. Gomes .. Barbosa ... .............. H. Almeida ............. Lol! Enfim... estou numa de descomprimir! Lol! Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Acabo de escrever um artigo sobre a questão do...

Uma selecção de futuro com: Candido Costa, Nuno Gomes, Duda, Meira, Almeida e Meireles, que já não são nenhuns jovens, e sem Nani, Ronaldo, Moutinho, Manuel Fernandes, Patricio, Antunes ou Pelé?

Quer dizer... futuro imediato... lol!

Sei lá, escrevi por descontração! Lol! Apenas penso que a "dupla" de avançados é aquela que melhor serviria a selecção... Cumprimentos Futebolísticos!

Isso é uma falsa questão

Já viste que os 4 extremos normalmente convocados são destros mas jogam muito melhor do lado esquerdo? Em relação aos laterais já é outra conversa.

Re: Isso é uma falsa questão

bem escrito, mais nada!!!!

Comentário moderado como interessante

Simples e conclusivo!

Talvez...

Duda... Mas estando tapado por Quaresma, Nani, Simão e Ronaldo, não lhe vejo um grande futuro na selecção... Gostava talvez de o ver a exprimentar a posição de defesa esquerdo... Fábio Felício... É muito falado por toda a gente, mas nunca achei um jogador por aí além, nem no Marítimo é muito falado... Já tinha falado e falo outra vez, gostava de ver a nossa selecção a usar o 4-3-3 falso do Barça... Com muita mobilidade na frente de ataque, também semelhante à maneira de jogar do United, ver o Cristiano a vir ao centro, assim como Quaresma e Nani seria interessante... Mas Scolari está mais preocupado em ser casmurro e tentar a mesma táctica com jogadores novos, vamos ver no que dá... Para mim os 23 convocado do Euro 2008 seriam: Guarda-Redes: Quim Eduardo Ricardo Defesas-Esquerdos: Duda??? Antunes/Paulo Ferreira??? Defesas-Direitos: Zé Bosingwa Miguel Defesas Centrais: Ricardo Carvalho Pepe Bruno Alves Fernando Meira Médios Defensivos: M.Veloso Petit Médios Centro/Ofensivos: Deco Meireles Tiago Moutinho Médios Esquerdos/Extremos: Jorge Ribeiro Ronaldo Médios Direitos/Extremos: Quaresma Nani Simão Ponta de Lança: Talvez Nuno Gomes A táctica seria um 4-3-3 à Barcelona, com mobilidade entre os 3 avançados, o 11 seria: Quim Zé / Carvalho / Pepe / Paulo Ferreira Veloso Meireles Moutinho Nani <> Ronaldo <> Quaresma Porque não tentar?? Nuno Gomes entrava num momento de desespero em que não tivessemos mesmo soluções... Os centrais para mim os dois melhores da actualidade... Os médios pela época que fizeram, acho que merecem uma oportunidade, senão resultar, muda-se no primeiro jogo...Depois, a eterna dúvida do DE, para mim o melhor, e mesmo assim é adaptado é Paulo Ferreira, pelo que já mostrou e pela expriencia que tem... O ataque vamos ver no que dá se Quaresma, Ronaldo e Nani fizerem um bom euro temos boas probabilidades de ter um resultado que neste momento ninguem espera... Temos como opções válidas e muito úteis a estas posições, Jorge Ribeiro e Simão...

Re: Talvez...

Falta ai o Maniche?!

Re: Talvez...

Gosto do 11 titular e da ideia "à Barça". Só acho um "crime" limitar Ronaldo a avançado centro. Mesmo com a mobilidade "à Barça" não sei até que ponto o Ronaldo poderia sequer aproximar-se daquilo que joga no ManUtd. Mas tenho curiosidade em ver... A minha ideia do 433 passaria por tirar Simão ou Quaresma e colocar Makukula a ponta-de-lança. Com Ronaldo a aparecer a espaços como avançado centro e Makukula a recuar para ganhar bolas de cabeça num estilo de jogo mais directo. Outra ideia seria jogar num 424 em posse de bola que se convertesse num 451 a defender. Aqui com Makukula ou Nuno Gomes na frente os 3 extremos, Ronaldo, Quaresma e Simão (ou Nani), deambulariam pela frente de ataque sem lugar definido. Ficam as ideias, que precisariam todas de muito treino. Na selecção, no entanto, a melhor política é sempre a do "keep it simple" porque não há tempo para treinar táctica exaustivamente. Cumprimentos!