Évora e a Selecção | Relvado

Évora e a Selecção

 

Doutor FuJiMoRi diz: "gostaria
de saber a opinião dos relvas sobre o Juventude e o Lusitano
de Évora. O Alentejo não merece estar na Superliga? O que se recordam destes
históricos? Com o estágio de preparação de Portugal para o Mundial a realizar-se
em Évora, as instalações locais foram melhoradas e o estádio também devido ao
jogo particular de Portugal com Cabo Verde. Será o começo do regresso destes 2
históricos aos grandes palcos da Superliga?"

Seleção:

Comentários [31]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O "meu" Lusitano de Évora, quem diria...

Nunca pensei que alguém se lembrasse do "meu" Lusitano DE Évora do qual sou sócio, e onde já joguei futebol qd era puto! Incrível!!!

O "meu" lusitano só tem um defeito: ter listas verdes e brancas na blusa, ao contrário do seu eterno rival, juventude ás listas verticais azuis e brancas (tipo Porto mas listas mais finas e em maior numero)...

Infelizmente, nas associações de Evora e Beja o Dinheirinho não predomina, e se associarmos isso ao facto dos estadios meterem pouca gente, e os próprios estádios não serem grande coisa, infelizmente faz com que o máximo que estas equipas possam almejar seja a 2ª B. O próprio desportivo de Beja esteve á uns anos na 2ª de Honra mas rápidamente desceu nesse mesmo ano... o Facto de não haver público a ir aos jogos (só vão quando estes estão na maré de cima), é por si só um factor que não dá qualquer margem de progressão ao clube, pois é um dos seus maiores meios de subsistência...

o recente estágio da selecção em évora não vai trazer grandes melhorias, só a nivel de relvado, uma ou outra bancada...enfim, tudo pré-fabricado e só para a selecção...

o publico continua a comparecer em pouca quantidade, apesar da muito boa época que o Lusitano vem fazendo este ano na 3ª div série F, está em 2º atrás do Vendas Novas, e o Próprio Juventude de évora está em 6º ou 7º lugar se não estou equivocado...

Há poucas pessoas, poucos empresários e poucas empresas interessadas em financiar estes clubes a nivel de publicidade, e investimento em activos destes clubes... e além disso a própria mentalidade das pessoas e da região reflecte-se no interior do país, infelizmente... só vamos á bola qd o clube está em grande e isso assim não pode ser... se já há pouca gente a lá ir, bastam 3 ou 4 derrotas seguidas e ...campo ás moscas!!! (mesmo assim vai mais gente á bola do que em Leiria!)

Isto só ia prá frente se um Gajo tipo Vale e Azevedo (brincadeira) , ou um gajo do petróleo tipo abramovich pegasse nestes clubes, nem que fosse um director qualquer da Galp, ou ali da Refinaria de Sines, já que o Abramovich não está interessado...(estou a brincar, claro)

Isto só vai prá frente quando as pessoas mudarem as mentalidades, quando os estádios oferecerem algum conforto aos espectadores, quando deixar de haver dispersão da população do interior para o Litoral, e isso implicava uma grande evolução do interior do pais a nivel empresarial e industrial, obviamente, pois a barragem do alqueva não dá emprego a ninguém, é só para inglês ver...

Não sendo assim, os clubes da AF Évora, Beja e outras regiões do interior nunca sairão da cepa torta, como a AF bragança, Guarda, Castelo Branco, etc...

Cumps

Alentejo e seus clubes

O Alentejo não merece estar na Superliga?

Claro que merece. É uma região fantástica, à qual só se dá o devido valor quando convém. Infelizmente os bons clubes do Alentejo nunca tiveram grande apoio estatal (assim como outras actividades que não o futebol), pelo que foram ficando para trás, não conseguindo criar bases sólidas para o futuro.

O que se recordam destes históricos?

Do Juventude de Évora só me recordo das histórias que um colega meu conta do futebol jovem, em que existiam grandes valores, mas que devido à pouca visibilidade, acabavam por dedicar-se a outras actividades.

As instalações locais foram melhoradas e o estádio também (...), será o começo do regresso destes 2 históricos aos grandes palcos da Superliga?

Não. Novos campos ajudam a chamar mais pessoas ao estádio, mas enquanto os jovens valores do futebol alentejano continuarem a não ter bases em que se apoiar, o futebol nesta região não avançará. Acho que todos nós conhecemos muitas histórias de jovens que jogavam nos infantis ou nos juniores de clubes alentejanos e saíam invariavelmente para clubes com melhores garantias e a Litoral, casos do Vitória de Setúbal, Portimonenses ou grandes de Lisboa. A litoralização ainda existe no futebol alentejano e é o principal obstáculo ao seu desenvolvimento.

Cmptos

Seria interessante

ver um clube da mais vasta região portuguesa estar presente na superliga, depois da capitulação do campomaioresnse. Mas as razões para que isso não aconteça são exactamente as que levaram a que o clube da Delta acabasse com o futebol profissional.
Cidades como Elvas perderam protagonismo, e as mudanças no futebol operadas por via da lei Bosman, da sua maior profissionalização e da crescente importância económica tiraram muita força aos clubes tradicionais, onde havia mutia dose de amadorismo.
As infra-estrutas de Évora (que pertencem ao Lusitano, não ao Juventude)podem ajudar a reoganizar o futebol daquela cidade, mas para isso serão precisos novos apoios económicos e uma maior adesão dos adeptos.

Pequena pergunta: sabem qual é o clube português com mais modalidades desportivas? Fica no Alentejo...

não me parece...

devido a factores economicos é dificil os clubes alentejanos arranjarem apoios locais , que lhes premitam desenvolverem-se ! e projectarem-se a nivel nacional !!!

o campomaiorense é bom exemplo disso !! durou enquanto viveu a conta da carolice dos seus dirigentes , ou seja a conta do orçamento da delta cafes ! quando os então donos da delta, decidiram não mais investir do seu dinheiro no clube , aconteceu o que aconteceu !!!

por isso ! muito dificilmente as equipas alentejanas ! poderam subir ate patamares mais altos do nosso futebol, a não ser que aparece um qualquer "maluco" disposto a investir do seu dinheiro em um qualquer clube, o que actualmente com o estado economico do pais não acredito!!
o alentejo é claramente a zona do pais com menos recursos economicos ! e também a mais desertificada , e hoje em dia o futebol é uma poderosa industria financeira !! é preciso muito dinheiro para sustentar um clube na primeira liga ou ate mesmo na 2ª liga!
no caso concreto do lusitano de evora , creio que o projecto do clube não terá muitas pernas para andar, comecaram agora a fazer um investimento muito grande em infra-estruturas , e não me parece de todo que tenham condições financeiras para sustentar uma equipa de futebol, com o objectivo de subir uns patamares nos campeonatos nacionais , e ao mesmo tempo , uma infra-estrutura desportiva que esta a ser criada !! acho que vai arrebentar por algum lado, e esse lado será com certeza a equipa de futebol !!
mas era bom que tivesse enganado e que daqui por uns tempos o lusitano aparecesse na primeira liga!!

Re:não me parece...

"O alentejo é claramente a zona do pais com menos recursos economicos ! e também a mais desertificada"

Olha que já não é assim. Trás-os-Montes e a Beira interior estão pior.

Re:não me parece...

sim !! mas são zonas mais pequenas !!
e o alentejo vive mais a base da agricultura !! ao contrario dessas zonas que ainda vão tendo alguma industria embora pouca !!
o alentejo é enorme !! geograficamente tem a maior fatia de territorio em portugal !! e é uma zona muito envelhecida onde a maioria da população já tem boa idade !!! não estou bem certo disso ! mas creio que em termos percentuais são quem menos contribui para o estado !!

Re:não me parece...

Olha que não, por uma simples Razão, é que alentejo ainda tem um vasto Litoral (baixo alentejo), onde há muitas empresas de produção de sector secundário e terciário, como bom exemplo disso, a Refinaria de Sines, e o Turismo no verão que é brutal em toda a costa vicentina(não é o algarve, mas já se aposta muito a nivel de Hotelaria e Restauração)...agora se falares no alentejo, mas só do interior do Alentejo, sem contar com o Litoral, aí deve andar ela por ela... apesar de mesmo assim, o alentejo ter muito mais cidades que trás os montes, claramente... Evora, Beja, Serpa, Moura, Sines, Sto André, Santiago do Cacém, Montemor-o-Novo, Portalegre, Elvas, Estremoz, Alcacér do Sal, Vendas Novas...

Mas será essencialmente a parte litoral do Alentejo que permite estabelecer essa diferença pois o resto serão mais ou menos a mesma coisa, aposta em turismo agro-rural, no alentejo Produtos alimentares como milho, trigo, centeio, azite, cortiça... e em trás os montes maior aposta no sector arborícola, e outros bens alimentares nomeadamente certas frutas, legumes e culturas de socalco em força... básicamento tudo a nivel de sectores primário, e um pouco de sector secundário, a industria no interior é quase nula, e nas maiores cidades salva-se a aposta no meio universitário e politécnico, nomeadamente em évora, beja e Vila Real...

Cumps

Re:não me parece...

sim a refeniaria de sines emprega muita gente ! talves seja dos maiores empregadores de todo o alentejo, porque as demais empresas que se podem encontra são na maioria dos casos de pequena dimensão !

o litoral alentejano , vive principalmente dos 4 meses de verão, e á conta do turismo , mas de inverno não se vê viva alma !!
conheco bem essa zona do pais ! e é uma tristeza andar por lá de inverno !!
ao contrario do algarve ! que mesmo de inverno , ainda vai tendo alguma procura !!

quanto as cidades alentejanas !! de facto existem muitas !! mas tirando evora ! beja ! e portalegre , as restantes são cidades com um numero reduzido de habitantes, a maioria tem pouco mais de 10 mil residentes !! quanto as restantes sedes de concelho ! o que se verifica na maioria dos casos ! é que o maior empregador ainda é o proprio municipio !!

Re: e a Covilhã

Já agora, tomo a liberdade de juntar a Covilhã na lista das cidades universitárias. Aproveito ainda para saudar o nível de desenvolvimento destas cidades médias localizadas no Interior, porque têm população jovem, têm diversas actividades e serviços, têm qualidade de vida, enfim os problemas do Interior não passam por estes locais, mas sim pelos pequenos lugares com dificuldades de afirmação mesmo num contexto regional.

Força Covilhã!!!

Re: e a Covilhã

Claro que sim caro amigo... Um bem haja á covilhã!
Apenas não referi porque no comentário não reparei que o relva que o escreveu referiu tb a Beira Interior e dessa forma apenas comparei o Alentejo com Trás os Montes, foi só por isso. Ainda há pouco tempo estive em Castelo Branco e fiquei espantado com a evolução que aquela cidade teve, dado que não passava lá há mais de 10 anos!!! A Nivel de Universidades temos ainda a da Guarda, se não estou em erro...
já que temos pouca industria, Pelo menos temos que apostar em alguma coisa de jeito e o Interior está muito rico em polos universitários... é ver os jovens do litoral do país a encherem as nossas universidades do interior, o que já não é mau de todo...

e o facto de já termos autoestradas como a autoestrada da Beira, ou a A2, que liga lisboa ao Algarve, já não nos deixa tão isolados no mundo...

Isto não está muito bom, mas já teve bem pior, tem é que haver mais apostas e financiamentos de grandes empresas como já tinha referido num comentário.

Um bem haja á covilhã e á serra da estrela (que devia apostar muito mais no turismo e hotelaria, como se faz na sierra nevada ou em andorra...)

Cumps

Re: e a Covilhã

Concordo com o teu comentário. Mas o que queria dizer é que, se as capitais de distrito ou cidades de dimensão semelhante como a Covilhã evoluíram (e eu conheço bem o caso de vila Real, por exemplo), as pequenas vilas e aldeias estão cada vez mais desertas.
Mas talvez a implantação de núcleos intermédios no país possa ser a base para um maior equilíbrio de população e de meios.

Acho que nunca vão chegar a 1ªLiga

O sul na 1ªliga quase que nem se vê, So tem o Sporting e o Benfica....Clubes do norte sao mais fixes....

Re:Acho que nunca vão chegar a 1ªLiga

És BIMBO! Está tudo dito...

Na Superliga

Merecem estar, os que melhor souberam lutar: sejam do Alentejo, Minho, Douro Litoral, Vale do Tejo, Algarve, etcetera.

Por falar em Algarve, se o facto determinante fosse um bom estádio, porque ao Algarve não tem uma equipa na Superliga ?
Pois...

Do que me lembro

faltou foi inteligência e vontade para unificar o Lusitano com o Juventude, existia uma barreira social um clube era dos ricos e outro era dos pobres!
Não faz sentido em meios tão pequenos a dispersão tão grande de sócios e de fundos. Isto sabendo perfeitamente a parca capacidade financeira de algumas vilas e cidades para financiarem clubes desportivos, fazia bastante sentido a fusão de alguns clubes, a redução de Ligas, e a concentração de fundos, esta seria uma medida bastante importante para aumentar a competitividade e assegurar o equilíbrio orçamental dos clubes portugueses!
Talvez assim o Barreirense clube da minha terrinha tivesse sobrevivido.

Cumps Catalães

Re:Do que me lembro

pois !!
mas esses dois clubes em evora !!
são como o sporting e o benfica em lisboa !!

para eles é como o sporting e o benfica se transformarem num só clube !!
ou seja IMPOSSIVEL !!

Re:Do que me lembro

Precisamente. Lembro-me de ver uma reportagem em Évora sobre isso e de compararem as rivalidades entre esses dois clubes com Benfica e Sporting.

Adenda =)

Classificação
   
1 Vendas Novas - 56
2 Lusitano Évora - 52
3 Messinense - 52
4 Oeiras - 50
5 Lusitano VRSA - 45
6 Juventude - 44
7 Almancilense - 42
8 Beira Mar - 38
9 Beja - 37
10 Amora - 37
11 Lagoa - 37
12 Ferreiras - 35
13 Vasco da Gama - 33
14 Sesimbra - 33
15 Aljustrelense - 30
16 Castrense - 25
17 Monte Trigo - 9

Site oficial do Lusitano

Já agora, começou ontem a Queima de Évora.Excelente cartaz.Ontem o cabeça de cartaz foi Orishas.Ia morrendo..Hoje é descanso.Não tenho 2 fígados.

Queima de Évora

Abraço

Re:Adenda =)

Que classificação é essa? Fui ao site e não entendi (também não fiz uma busca prolongada). Estão aí clubes de Évora, Beja, Algarve e até Setúbal. Não pode ter nada a ver com a AF Évora e os seus campeonatos.

Re:Adenda =)

lol

o lusitano e o juventude de evora !! estão na 3ª divisão nacional serie f !!
é normal la estarem clubes de varias associações !!

Re:Adenda =)

of course, equivoquei-me grande nabo sou! E ando eu por motivos profissionais a consultar essas tabelas todas as semanas. Foi no meio do jantar e perdi-me...

Re:Adenda =)

ok ! acontece a todos !!

Évora e o futebol

Não me parece que o novo estádio por si só faça o milagre de colocar Évora na rota do futebol de topo.
Veja-se o Algarve, que tem um estádio fabuloso e não tem nenhuma equipa no escalão principal.
No Alentejo, e no interior em geral, não existe actividade económica suficiente para apoiar uma equipa profissional de futebol ao mais alto nível. Existem poucas empresas, as que existem são pequenas, não libertando meios (nem provavelmente lhe interessando muito) para se promoverem através do futebol.
A par disto, há uma tradição no Alentejo, que penso ser saudável, de as autarquias não apoiarem o desporto profissional mais do que a conta, não entrando em processos de auto-promoção através do investimento no futebol, à moda de Felgueiras, Marco ou Gondomar, para dar apenas os exemplos mais paradigmáticos.
Por fim, não existem no Alentejo as rivalidades regionais que existem por exemplo no norte do país, quer por motivos culturais quer geográficos (as localidades alentejanas distam dezenas de kms entre si), o que afasta uma maior mobilização das pessoas perante o fenómeno desportivo regional. Os alentejanos adoram futebol, têm a Sport tv e vêm o Chelsea, o Barça, o Milan etc, são do Benfica ou do Sporting, mas não sentem grande entusiasmo em que o clube da terra ganhe ao da terra vizinha, que não é assim tão vizinha quanto isso, e muito menos rival.
Só o aparecimento de um mecenas (como Nabeiro há uns anos tentou no Campomaiorense)poderá trazer alguma coisa

Lusitano e Juventude

O Lusitano esteve 14 épocas na 1ª Divisão e de forma consecutiva, enquanto o Juventude nunca jogou no escalão maior, apesar de ter estado bem próximo desse objectivo.

Sem dúvida, que seria interessante o regresso de uma equipa alentejana à 1ª Divisão, mas nos próximos tempos vejo isso muito complicado, até porque em caso de igualdade de valores deverão ser prejudicados.

Força Covilhã, o meu único clube!!!

electrico de ponte de sor

electrico de ponte de sor .... um clube de uma pekenita cidade situada no norte alentejo sagrou-se campeao nacional da 3 divisao serie d.......para o ano vai disputar a 2b ... Parabens

Alentejo FC

Se as estruturas do Lusitano de Évora (do saudoso Patalino) do Juventude, do Sporting Campomaiorense, do Estrêla de Portalegre e Desportivo Portalegrense, do Elvas, se coordenassem na criação do Alentejo FC (por exemplo) distribuindo as equipas de formação pelas várias terras e tendo em vista uma equipa A para a 1ª Liga seria um projecto interessante.
Elvas, Portalegre, Evora, Campo Maior poderiam ter equipas de Juniores, Juvenis, Iniciados e Infantis confluindo numa equipa A.
O Elvas e o SL Elvas já anteriormente realizaram uma fusão, porque não com as equipas de Évora e de Portalegre respectivamente ?

Re:Alentejo FC

O Patalino não jogava no O Elvas CAD?

Re:Alentejo FC

Nesse ou no SL Elvas que deu origem ao CAD.

Re:Alentejo FC

Alentejo FC já houve nos anos 20 e 30, acabou ou deu origem a outro clube. Tenho o logotipo desse clube que encontrei numa revista de 1930 e tal.

os clubes alentejanos são honestos

OS Municipios investem os poucos recursos que o estado lhes dá devido á côr partidária em infastruturas para a população e muito menos ligações manhosas entre presidentes de camera e presidentes de clubes.

e alêm do mais as casas de alterne do reinaldo teles eram muito longe!