A evolução do futebol Lusitano | Relvado

A evolução do futebol Lusitano

 

Era um caso curioso mas, das Selecções que não eram consideradas potencias mundiais mas que apareciam logo numa segunda linha, a Espanha era, talvez, o adversário que mais motivava os nossos jogadores. Conseguíamos sempre resultados equilibrados contra uma Selecção muito mais bem posicionada no "ranking".Mas o certo é que, com o passar do tempo, a nossa equipa foi conseguindo mostrar resultados, ter presença assídua nas fases finais de Europeus e Mundiais e começar a bater o pé a equipas como a laranja mecânica, a França ou a toda poderosa Alemanha.Muitos fatores poderão ser apontados para esta melhoria. Melhor organização, melhores atletas formados no nosso país, melhores equipas técnicas... No entanto, e todos sabemos que é assim, os factores que apresento como melhoria da Selecção também costumam ser alvos de críticas pela imprensa especializada e não só.E os relvas? Que acham que mais contribuiu para a evolução do nosso futebol? E em relação às criticas? Estas têm realmente fundamento? Gostava de pedir aos relvas para "personalizarem" os pontos fortes e fracos do nosso futebol. Quem foram as pessoas que mais fizeram evoluir o nosso futebol? E, pelo contrário, quem contribui para o seu retrocesso?
SameDifference

Seleção:

Comentários [36]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Aumento das vagas?!

Apesar da evolução nos mais diversos factores no nosso futebol, não nos podemos esquecer que o aumento da regularidade com que nos qualificamos também tem a ver com o aumento das vagas nas fases finais. Por exemplo há umas edições atrás, o 2º lugar obtido nesta fase de qualificação não dava para passar! É claro que estamos melhores, mas também covém nas nos pormos muito em bicos de pés - ainda não somos os melhores.

Faz parte do estado do futebol português...

... o tal que está muito mau por causa do Pinto da Costa. Para bom entendedor...

Duas razões.

Aumento dos países participantes nos Euros e Mundiais e desaparecimento de 3 monstros como a União Soviética, Jugoslávia e Checoslováquia.

Porque o Same já disse muito do que penso...

... vou-me apenas concentrar-me nas suas perguntas: Que acham que mais contribuiu para a evolução do nosso futebol? R.: Já referiste o que eu penso. Adicionaria a postura competitiva dos actuais jogadores, bem mais ambiciosos e conscientes de que podem ser tão bons ou melhores que os outros. E em relação às criticas? Estas têm realmente fundamento? Gostava de pedir aos relvas para "personalizarem" os pontos fortes e fracos do nosso futebol. R.: Pontos Fracos - continuamos a pensar que em Portugal só existe futebol. A maioria dos portugueses, continua a ouvir os estereotipados jornalistas com as suas más observações dos jogos. A maioria dos portugueses, não consegue ainda dissociar o seu clube da terra do clube selecção. A maioria dos portugueses não é paciente e critica logo, mal algo corre mal... mas espera, isto não é a selecção propriamente dita! Lol! Continuando, penso que a formação em Portugal não é assim tão boa como a gente pensa. Penso é que temos muitos jovens com "dom" para a modalidade... um exemplo do que escrevi é que passado 10 anos, desde a geração de oiro, em que já se falava da falta de pontas-de-lança nacionais, ainda não aparecer ninguém... porque será? Concerteza, é fruto da responsabilidade de equipas técnicas de clubes e adeptos, estes sempre sedentos por mais um estrangeiro ao invés da aposta no puto júnior... é claro que aqui, se não tivermos bons formadores, dificilmente teremos bons júniores... estão a ver para onde quero chegar, não estão? ;D Ponto Fortes: união de grupo. Olhar hoje em dia para as nossas selecções é quase como ver uma diferença da noite para o dia, i.e., actualmente, as nossas selecções jovens são insipientes. Podem ter os melhores jogadores daquela faixa etária, mas como equipa, nem às olimpiadas vão! Depois no outro extremo temos a nossa selecção A. Que até à bem pouco tempo perdia em jogos amigáveis... Quem foram as pessoas que mais fizeram evoluir o nosso futebol? R.: Carlos Queiróz, Nelo Vingada, Rui Caçador, Scolari (sobretudo este, na maneira como incute um espírito de grupo muitíssimo forte!). E, pelo contrário, quem contribui para o seu retrocesso? R.: António Oliveira, toda a classe de dirigentes futebolísticos dos anos 70, 80, 90 e a actual! Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Porque o Same já disse muito do que penso...

António Oliveira porquê?

Mundial 2002!

Creio que foi demasiado incompetente! A única metáfora/imagem que me vem à cabeça para descrever a sua incompetência, é o mesmo que aqueles putos ricos têm quando se espetam com as bombas dos papás... não têm "unhas" para os carros! Assim esteve Oliveira para aquele grupo de futebolístas. Já agora, ele como presidente do Penafiel, demonstrou a sua mediocre visão para o futebol Português. Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Mundial 2002!

Sabes que ele já foi jogador de futebol? Sabes que ele já foi dos melhores jogadores de futebol Portugueses de sempre? Sabes que ele é bi-campeão nacional pelo Porto como treinador? Sabes que foi com ele que fomos a Milão ganhar 2-3? Que foi com ele que fomos à Luz espetar-vos 5 na peida? Sabes que não é culpa dele que o JVP lhe tenha dado para dar um soco na barriga do árbitro e nos tenha posto a jogar com 10 contra a Coreia, que eventualmente ganhou o jogo, que, se o ganhássemos, passávamos à próxima eliminatória, após termos espetado 3 secos à Polónia? Sabes que não percebes nada de bola?

Re: Mundial 2002!

O António Oliveira foi um enterra na Selecção no Mundial de 2002! Tudo aquilo que se passou foi porque ele não tinha mão naqueles jogadores! E o descalabro começou com a derrota frente aos fraquíssimos EUA, antes do episódio do JVP!

Esse mundial...

eu começaria por culpar a FPF, e o seu Presidente mais especificamente, porque não lembra a ninguém fazer-se o estágio em Macau. O Estágio foi a nossa desgraça,e viu-se como a equipa não se tinha adaptado bem.

2 Factores

Carlos Queiroz e sem duvida a alteração e ampliação da UEFA, por causa da desintegração do bloco soviético. em 1988 a fase final teve 8 equipas, em 2008 existem 16.

O que aconteceu ?

Lei Bosman. Puro e duro ! Mais simples do que isso não poderá haver ! Claro está que para isso contribuiu mais uma série de factores, a estabilidade Portista, as boas escolas de formação do Porto e Sporting, um mercado global e onde a informação passa de forma quase instantãnea. Já à muito que não temos treinadores amadores com técnicas de treino da idade média, os jogadores conhecem melhor outras realidades, a ambição também aumentou. Mas uma parte do sucesso deve-se à lei Bosman que permitiu um verdadeiro êxodo de jogadores Lusitanos para o estrangeiro que lhes deu a experiência que por cá não conseguíamos ter. Nunca na história do futebol Português tivemos uma equipa tão jovem mas recheada de talentos do melhor que há no mundo. Para mim, continua a faltar um verdadeiro "timoneiro" que saiba algo mais do que despertar emoções nos jogadores....

Re: O que aconteceu ?

Estás enganado Sartor! Nos anos 70 também muita gente emigrou: Humberto Coelho, Gomes, Oliveira, Jordão e alguns mais! Futebolistas do melhor e de categoria internacional! Mas só um vingou! Só um foi capaz de ultrapassar as dificuldades e lutar com espírito profissional por um lugar ao sol, sendo considerado, por mais de uma vez, o melhor estrangeiro a actuar em Espanha: João Alves! Ou seja: emigrar emigravam, mas voltavam depressa de rabinho entre as pernas!

Sartor ????

Hummm, o que é que sabes que nos nao sabemos?

Re: Sartor ????

ó clone, a maneira como alteraste o teu comentário para poderes ter posto o nome de "sartor" no título, para assim dares mais impacto à coisa, só revela o que és e ao que vens, seu cobarde tens que te decidir: ou escreves com o bella gutman, ou com o mats magnusson ou com o djas ou com o mão morta, pá...

CARALHOS OS FODAM A TODOS É O QUE

EU SEMPRE DISSE DESDE O ÍNICIO É SÓ «DOLLY´S»..., NO RELVADO SINTÉTICO E PRÓ-BIMBOS!!! VÃO-SE DESPARASITAR RAFEIRADA, NÃ VALEM NADA DE NADA..., ATÉ OS MEUS CÃES «TÊEM MAIS "PERSONALIDADE", QUE VOCÊS RELES CLONADOS...» MAS É COMO DIGO A MERDA VEM SEMPRE AO DE CIMA, FODA-SE OU "É A VERDADE QUE É COMO O AZEITE"!!! Jadscl

Re:

será que vale a pena responder a este atrasado mental?

Ó Sartorzinho deixa-te estar caladinho, és muito

chavalinho/badamecozinho!!! Jadscl

Re: Ó Sartorzinho deixa-te estar caladinho, és muito

ó zecas, vai para a escola e deixa-te de armar em alternativo, que só fazes figura de estúpido

Ó Sartorzinho continua a parlapiar/escrevinhar!!!

Conversa para quê, é um Artista da Teledisco e da K7 Piratas, mas até nem és dos piores... Até a formiga já tem catarro, na boa man!!! Jadscl

Nomes

Responsáveis pelo nossa evolução Pinto da Costa (organização) Formação do Sporting (talentos) Carlos Queiroz (titulos) Oliveira (regularidade) SOCOlari (mentalidade)

Re: Nomes

E Mourinho?

Re: Nomes

Que tem? Tem influência no modelo tático que a seleção usa actualmente mas não é impacto significativo sobre o futebol português. Ele que viesse treinar a seleção para a ver se ganhamos alguma coisa.

Re: Nomes

bem o PORTO tb deu muito a selecçao, senao vejamos Baia, jorge costa, couto, bruno alves, ricardo carvalho, hugo almeida, postiga, rui jorge, secretario, paulinho santos, sergio conceiçao, etc..

Re: Nomes

Eriksson Queiroz Formaçao do Sporting Perca de força progressiva de Pinto da Costa e do seu sistema de mentira. Scolari e sua resistencia a pressoes e ao sistema.

Re: Nomes

Lolol. Bimbinho da Costa? Oliveirinha? Só se forem os responsáveis do mau nome Português.

Re: A evolução do futebol Lusitano

Nas ultimas dezenas de anos tem sido tudo OURO sobre AZUL!

Re: A evolução do futebol Lusitano

deixem-se disso. há 20 anos não havia paises aos molhos resultantes da desintegração da ex jugoslávia e URSS. e não iam tantas equipas às fases finais, se bem me lembro.

Goleadas? Onde?

Não faço ideia que idade tens nem se vias futebol na década de setenta! Mas, se vias, deves ter uma péssima memória! É que não me lembro assim dessas goleadas de que falas! Por acaso, de memória e sem consultar nada, não me recordo de qualquer jogo com a Argentina, mas lembro-me de jogos bastante equilibrados com o Brasil, Alemanha e Inglaterra! E a França, nessa altura, ainda não tinha dado o salto de qualidade que deu depois com o projecto de Kovacs! Portugal, que já por essa altura, e até antes, tinha excelentes executantes, não conseguia reunir uma boa selecção nacional, consistente ao nível dos resultados, mas fazia brilharetes ocasionais e as goleadas só aconteciam muito esporádicamente e tanto a favor como contra! Claro que só depois de Carlos Queirós, e é bom lembrar estes nomes, ter começado com o trabalho nas selecções jovens e esses jovens que formou terem chegado aos AA é que Portugal passou a ir, consistentemente, às fases finais! Mas creio que, mais do que a qualquer outra coisa, tal se deveu a uma grande mudança de mentalidades nos jogadores portugueses que passaram a ir para as melhores equipas da Europa e a jogarem lá aquilo que sabiam! É que nos anos 70, os jogadores que iam para fora, com a saudável excepção do João Alves, eram sempre uns inadaptados que arranjavam sempre umas tantas desculpas para não renderem e não mostrarem um espírito verdadeiramente profissional! Mais do que outra coisa qualquer, foi essa mudança que nos tornou mais capazes de competir ao mais alto nível!

não era goleada certa...

mas estávamos muito mais longe do topo que hoje. A comprová-lo, a ausência de participação em fases finais (a de 66 foi uma excepção que só confirma a regra). Mesmo sem goleadas, o certo é que não tinhamos futebol com a dimensão dos adversários de topo. Se te lembras de jogos antigos, estou a lembrar-me por exemplo, por volta de 1980, de um jogo em Wembley contra a Inglaterre em que empatámos 0-0, e logo se considerou a selecção um grupo heróico, quando a realidade é que passámos o jogo metidos no nosso meio campo, sem atacar, e o guarda redes (Damas) fez defesas impossíveis. No jogo seguinte desse grupo de qualificação, fomos jogar à Checoslováquia, e quando nos julgávamos favoritos, levámos 5-0, sem espinhas

Re: não era goleada certa...

...É que, como alguém já bem lembrou, não existe mais hoje, a URSS, e, sendo assim, ficou mais fácil disputar qualificações com países como Turcomenistão, Azerbaijão, Belarus, etc.. Mas não há dúvida de que o futebol português melhorou muito nessa última década, tanto que entra como um dos favoritos ao título, nos torneios que disputa. Paulo Araujo