Euro'12: há quem complique, mas Varela resolve (crónica) | Relvado

Euro'12: há quem complique, mas Varela resolve (crónica)

Com dois golos de vantagem, Portugal permitiu o empate à Dinamarca, mas um "tiro" de Varela fechou o
 
Euro 2012: Portugal - Varela e Moutinho festejam
ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP/GettyImages

Ao 2-0 parecia tudo bem encaminhado. Mas quando se defende mal o adversário pode perfeitamente empatar. Varela depois apareceu e Portugal derrotou a Dinamarca por 3-2, em partida da segunda jornada do Grupo B do Europeu 2012.

Bom arranque dinamarquês - Foi a Dinamarca a começar melhor. A aproveitar sobretudo "buracos" no lado esquerdo da defesa lusa - Cristiano Ronaldo não desce e Fábio Coentrão ia falhando na marcação - os dinamarqueses tentavam criar perigo na área, mas sem sucesso. Portugal não encontrava soluções ofensivas, faltavam espaços e vivia à base de cruzamentos, sem o desfecho adequado.

O cenário foi este no primeiro quarto de hora, no momento em que Zimling (que estava em dúvida para a partida) se lesionou, sendo substituído por Poulsen, que mal entrou viu Ronaldo com espaço à entrada da área, mas este rematou muito torto. A culpa era da relva, queixou-se o extremo.

Jogo mudou e golos surgiram - Estavam decorridos 23 minutos quando, num livre marcado por Miguel Veloso, Hélder Postiga esteve perto de desviar para o golo, mas um defesa desviou a bola para a linha final. O golo surgiu mesmo na sequência do pontapé de canto: João Moutinho cruzou do lado esquerdo e Pepe, mais rápido ao primeiro poste, marcou de cabeça o primeiro golo de Portugal no Europeu 2012, tal como o tinha feito no Europeu 2008.

Era o reflexo da mudança que se via na partida: a Dinamarca praticamente deixou de atacar, mal tinha a bola no sector ofensivo, e era Portugal quem dominava. Logo a seguir Ronaldo conseguiu um grande passe para Postiga, mas o avançado atrapalhou-se um pouco e permitiu o corte de um adversário. Seguiu-se um livre de Ronaldo, muito perto da área, desviado pela cabeça de Poulsen.

Eram várias as ameaças, como que a prever o segundo golo português, que surgiu pelo pé de Postiga. Nani correu pelo lado direito e, quando todos esperavam o cruzamento, fez um passe rasteiro para a linha da pequena área onde apareceu o avançado do Saragoça a atirar forte para o canto da baliza de Andersen. 2-0 aos 35 minutos.

Dinamarca respondeu - Foi então que apareceu o primeiro remate da Dinamarca à baliza, por Eriksen, travado por Rui Patrício a dois tempos. Um certo relaxamento terá se apoderado dos jogadores lusos, que deixaram os adversários subir no terreno com maior frequência.

Tanto subiram que marcaram. Jacobsen teve espaço, cruzou para o segundo poste, onde houve um toque de Krohn-Dehli de cabeça para Bendtner, que estava sozinho. A defesa esqueceu-se de recuar e o avançado, a um metro da baliza, só teve de encostar de cabeça, com Patrício já fora da jogada.

Antes do intervalo podia ter chegado o terceiro golo português, quando Nani cruzou, Postiga e Andersen chocaram, Ronaldo tentou a recarga mas o defesa mais rápido, mantendo o 2-1 até ao descanso.

Contra-ataques não resultaram - Os dinamarqueses entraram na segunda parte com claramente mais posse de bola, maior pendor ofensivo e mais iniciativa, como era esperado. E Portugal podia ter aproveitado em dois contra-ataques. Nani lançou Ronaldo e este, mais lento e hesitante do que é habitual, correu, correu e fez quase um passe para Andersen. Na recarga, Postiga nem dominou a bola. Poucos minutos depois, uma oferta da defesa permitiu que Postiga ficasse com a bola perto da área, mas este foi lento e a defesa cortou.

À passagem do quarto de hora da primeira parte, Zimling lesionou-se. Aos 15 minutos do segundo tempo Rommedahl também saiu devido a lesão, entrando Mikkelsen.

Defender pouco ou mal - Foi por esta altura que recomeçou o filme do "buraco" do lado esquerdo da defesa lusa. Ronaldo continuava sem defender, Coentrão parecia desgastado e, frequentemente, apareciam três dinamarqueses contra Coentrão e Moutinho ou Coentrão e Veloso. Não chegava e Kvist podia ter aproveitado mas rematou um pouco por cima.

Após um período morno, com a bola quase sempre no meio campo, os atletas lembraram-se de rematar: Nélson Oliveira (Postiga já estava fora) atirou rasteiro e fraco, Bendtner, com espaço, rematou ao lado e Meireles chutou depois para a bancada. Tudo num curto espaço de tempo.

Ronaldo falha e adversário marca - Espaço teve novamente Ronaldo. O capitão da seleção recebeu um grande passe de Nani, que "partiu" completamente a defesa contrária, mas isolado, com tempo e oportunidade para tirar Andersen do lance, rematou ao lado. Muito mal finalizado.

Um minuto depois, aos 80', a Dinamarca chegou ao empate. Era tão óbvio que o corredor esquerdo português defendia mal, que os dinamarqueses insistiram muito por esse flanco. Entre mais de uma dezena de jogadas que surgiram por aquele lado, alguma haveria de dar o empate. Cruzamento de Jacobsen, Pepe cedeu um pouco de espaço a Bendtner e este - como gosta de marcar a Portugal - cabeceou para o 2-2. Patrício ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o golo.

Varela liderou a reação final - Era altura de reagir e atacar mais. Apareceram então mais dois capítulos na "novela" Ronaldo. Novo passe de Nani e o extremo do Real Madrid, desta vez pressionado, limitou-se a passar a bola ao guarda-redes; canto para Moutinho, mais tarde, e Ronaldo atrapalhou-se e falhou o remate de primeira.

Se o lado esquerdo não funcionou a defender, funcionou a atacar. Foi dado espaço a Coentrão, que cruzou para Varela; o jogador do FC Porto ainda falhou uma primeira tentativa, mas à segunda enviou um "tiro" junto ao poste sem hipótese para Andersen, aliviando os seguidores lusos. Desta vez não havia Neuer pela frente. Mas não era preciso sofrer tanto.

Faltavam três minutos para os 90, mas no período de compensação ainda houve oportunidade para Schone rematar por cima, quando estava sozinho.

Destaques individuais - E Schone apareceu por onde? Pelo lado esquerdo da defesa portuguesa. Além de Coentrão ter estado a um nível menos positivo, Ronaldo foi simplesmente o pior jogador português. Não defendeu e, no ataque, complicou. A partir do meio da segunda parte, terá faltado coragem a Paulo Bento para retirar a "estrela".

Raúl Meireles também não esteve muito bem, falhando vários passes e marcações. No outro extremo, Nani interveio muito no ataque, correu muito e também defendeu muito. Pepe foi o melhor em campo. É provavelmente o melhor central do Europeu; e ainda teve tempo para inaugurar o marcador.

Portugal somou os primeiros três pontos, agora falta a Holanda. Para já tem três pontos, tal como holandeses, a Dinamarca e a Alemanha, que vai jogar mais logo contra a Holanda.

Seleção:

Comentários [51]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

onde estáo os jogadores do

onde estáo os jogadores do 5lb na seleçao? ah pois, só la tem um.. q por sinal quando sai do banco não faz nada..

Os do FC Porto? Beto,

Os do FC Porto? Beto, rolando, joao moutinho, varela, ruben micael.. Estes sao do fcp.. Agora, ex fcp - pepe, bruno alves, ricardo costa, ricardo quaresma, raul meireles.. Mais records??? Ainda mais records?? Lool o unico q falta é o d nr de campeonatos.. E ja esta quase quase!! Es Ridiculo, pareces o rui gomes da silva ca do sítio..

oh ridículo,

quem é que desviou do assunto para antigos jogadores do porto e número de títulos? muitos desses nem são titulares... lol, além disso respondeste-te a ti próprio...

?

e os jogadores do 5lp? queres mais um recorde, mais uma taça? é muito difícl ficares um dia sem falar no benfica...

tem que ser, ex-jogadores e

tem que ser, ex-jogadores e jogadores do FC PORTO a levar este país as costas!! Como sempre.. lá o do 5lb q dizem ser um grande ponta de lança com grande futuro ainda não o vi..

mas

ele não complicou no jogo com a alemanha?

Complicar não complicou,

Complicar não complicou, tanto que chutou rasteiro e praticamente à figura, mais simples não podia ter sido o remate.
Já com este último remate a meia altura, com bastante sorte, foi promovido a herói nacional!

realmente.

passou de besta a bestial...

.........................................

Rui Patricio - Calmo e sereno e sem grande necessidade de se aplicar a fundo, não teve qualquer culpa nos golos.

Pepe - Excelente em toda a partida mas foi ludibriado por Bentner no 2º golo, de resto "Sentiu mais a camisola" do que qualquer um dos Portugueses que lá estiveram

Bruno Alves - Combativo Audaz e acima de tudo mostrou os dentes sem ter que morder ninguem (até que enfim elogio o Bruno)

Fábio Coentrão - Demasiado desamparado para conseguir suster todos os que lhe apareciam pela frente, mas quando foi necessário decidir atacou com "cabeça" proporcionando o golo a Varela

João Pereira - Não comprometeu mas tb não dá nada de novo nem mostra capacidade para acompanhar Nani

Miguel Veloso - Esteve muitos furos acima do que fez contra a Alemanha, mas continua a ter algumas paragens cerebrais provocadas por quem está sem ritmo

Raul Meireles - A ponta final de época pelo Chelsea deixou-o de rastos, não se consegue impor, não consegue ser o Meireles de sempre...

João Moutinho - Esteve bem melhor do que contra a Alemanha, mas continua a estar lento no ataque, a defender se não fosse ele o Coentrão hoje estaria a chorar de novo.

Nani - Quando quer parece que ninguem o para, mas infelizmente não teve uma frente de ataque que o ajudasse a mostrar a "Filigrana" do futebol Portugues.

Cristiano Ronaldo - Está a sentir em demasia a pressão, a braçadeira não o ajuda em nada só o prejudica, Paulo Bento que explique que ninguem precisa que Ronaldo defina o jogo sozinho precisamos todos sim é que ele seja mais um a jogar do que mais um a atrapalhar, porque falhar todos falham é certo mas quando se vê quando não temos condições (fisicas e animicas) para mais e melhor devemos deixar que outros surjam, e o Cristiano ontem nisso esteve pessimo, deu sempre a ideia de que era Portugal + Cristiano contra a Dinamarca
e isso não devia acontecer Cristiano é apenas mais 1 no meio da Seleção Portuguesa

Helder Postiga - 1 golo e demasiados lances perdidos por falta de inteligência, mais outro que precisa de ir para o banco ver se ganha "cabeça", foi por situações destas que o Nuno Gomes era sempre titular quando não havia Pauleta.

Nelson Oliveira - Entrou com coração e mexeu com o ataque da equipa, mas com ordens para que "permitisse Ronaldo brilhar", só assim se compreendo o porque de conseguir ganhar a bola dominá-la e ter que esperar até a ultima para que Ronaldo aparecesse a receber a bola, pede-se coragem a Bento para que dê liberdade ao moço para jogar, porque no unico lance que ele tenta rematar (mal é certo, mas ao menos tentou) é ver o CRonaldo a mandar umas "bocas" ao rapaz, quando ele como capitão devia sim apoiar e dar força, deu para ver que consegue manter o bom controlo de bola mesmo depois de alguns toques maldosos e que deve melhorar no passe a média longa distãncia para que certos lances resultem em cheio.

Varela - LOL que dizer entroou com vontade e mostrou quando marcou, este golo não lhe eleva a qualidade mas ao menos mostra que está ali alguem com mais vontade e sede de vencer do que muitos que foram titulares.

Rolando - Não percebi esta substituição, ganhar centimetros? refrescar defesa? sem tempo para mostra o que o Bento pretendia com esta substituição

Venha a Holanda agora!!!!!!!!!!!!!!!

Grande Varela...

....voltou a entrar muito bem no jogo e foi decisivo. Tb gostei da entrada do N.Oliveira.

Jogo complicado contra uma equipa chata,que nunca desiste e tem no Pdl uma arma.Ainda por cima o fdp,tem queda para marcar a Portugal.

Que me desculpem os fãs de Veloso,mas não vejo qq utilidade neste atleta. Nunca vi um trinco acabar o jogo,com o equipamento limpo. Sobre Ronaldo,não se percebe o seu descontrolo quando joga pela selecção.

Pepe como Capitão chocava alguém?

Não sou, se fosse eu Pái de cristiano

ele não faria nem mais um jogo por este pais de republicanos , nem a SRª Merkel ou todos primeiros ministros de portugal que tanto roubam o povo português , este mesmo povo consegue ser brando com esta gente , só o cristiano é que é o maior malandro de portugal , fosse eu pái dele ,que nem mais um segundo ele daria por um pais que não o merece , triste sina de um pais que tem gente desta , CRISTIANO NÃO JOGUES MAIS

triste titulo

é muito triste o titulo deste artigo bem escrito.

Ronaldo..........

Para os mais pessimistas e os profetas da desgraça pode-se dizer que Ronaldo precisa de uma perna extra já que as duas que tem, só servem, uma delas para para fintas e a outra para falhanços escandalosos. Os optimistas diriam que ele já falhou tudo o que tinha para falhar. A verdade ??? Eu não sei, duvido que alguém saiba e até Deus que é Deus deve ter dúvidas.
Mas uma coisa tenho de confessar......até nos falhanços ele consegue ser único...........

Vitória disfarça realidade

Não posso deixar de manifestar o meu maior desagrado e repúdio pelo que vi durante esta transmissão , passo a descrever :
1 - ronaldo e veloso não cantaram o hino .
2 - ronaldo aquando a escolha de campo/bola , após o ato , cumprimentou só o capitão adversário e o árbitro , ignorando a restante equipa de arbitragem . Atitude diferente , teve o capitão da Dinamarca .
Este tipo de atitude , demonstra bem a arrogância , vaidade e vedetismo que só os pequeninos têm , o que , aliás , se comprovou durante o jogo .
A diferença existe nos objetivos do Real e da Seleção , é que no primeiro , não há vedetas nem protegidos , há isso sim , exigência de quem paga os ordenados e os sócios e adeptos que sustentam em parte o clube . Se o ronaldo acha que a seleção não lhe dá nada ou muito pouco , então com caráter e dignidade abdique e dê lugar a quem quer dar o seu melhor . Não vale a pena virem dizer que foi só um mau jogo , o problema deste jogador é que são sempre maus jogos .
Quando se começar a instalar um mau ambiente devido a jogadores insubstituíveis dentro do balneário , talvez já seja tarde para se resolver o que quer que seja .
Mas também não podemos esperar muito mais com um selecionador que não tem capacidade e competeência para mais , a não ser , para tornar a renovação do seu contrato num caso quase Nacional . Conforme já afirmei em outros foruns , cada vez mais se percebe a necessidade da dita renovação .
A Seleção Portuguesa , arrisco a dizer nunca , ganharé qualquer campeonato enquanto os selecionados forem impostos pelos patrocinadores e agentes , mas para isso , é preciso haver uma Federação forte e independente , séria e competente , e um selecionador com classe , categoria e competência que lhe permita ser completamente autónomo e isento , tendo como meta e objetivo ganhar o que mais puder com os jogadores que melhor se apresentem , independentemente do clube , agente ou patrocinador , ou seja , servir a Seleção e não outros interesses .

Caro JMMC09

e todos os comentadores, tenho que dizer que comecei a ver a transmissão já o jogo tinha começado
logo, não vi quer "o tocar" do HINO quer a escolha do campo por parte dos capitães mas, se de facto tal
aconteceu como afirma, é a prova provada que o "menino" Ronaldo não tem condições para continuar
capitaneando a Selecção Nacional. Aliás, ainda há poucos dias eu perguntei porque é não não vimos as
mesma atitudes em Travassos(Zé da Europa), Eusébio, Humberto Coelho(enquanto jogador), Figo ou
Rui Costa e até, porque não Messi? Este rapazito que se auto-intitula de melhor do mundo devia isso sim
demonstrá-lo em todas as suas atitudes...Cumrimentos e saudações desportivas e benfiquistas.

que

mania a dele de escrever "Zé da Europa" entre parêntesis...

Caro "intelectual"

mas já agora e para além de poder ou não estar mal por estar entre parêntesis, explique cá ao pessoal
se me vai proibir de o fazer...Reitero os meus cumprimentos e saudações.
P.S. Tenha em atenção que de mim não vai ter "corda" para guerras como tem com outros users...

ai não?

mas não é que me respondes? qual intelectual? todos me dizem a mesma coisa! agora por não dar muitos erros sou um intelectual... que burros! a questão dos parêntesis não é essa! é porque é que escreves isso do "zé da europa" entre eles!

Pro shor Rui Santos

Acreditem ou não mas inscrevi-me nisto hoje porque já me passo de ouvir os comentários do senhor Rui Santos que supostamente é uma pessoa que até percebe de bola. Supostamente, digo eu, porque na verdade sabemos que o motivo dele se manter no ar é o facto de agradar a uma franja de adeptos que ao vê-lo faz subir o share da emissora que patrocina a panoplia de inverdades e incongruencias que ele despeja cá para fora com ar de quem é dono da verdade e suprasumo dos assuntos que comenta.
Hoje, nessa emissora, provavelmente sem pensar um bocadinho ou, pior ainda, mesmo depois de pensar, disse uma coisa que so posso apelidar de palermice, e estou a ser meiguinho. Depois da vitoria de Portugal sobre a Dinamarca afirmou que caso a Alemanha vencesse a Holanda esta estaria automaticamente eliminada, o que nos facilitaria no jogo de Domingo sendo que, vencendo o proximo jogo estariamos automaticamente qualificados.
Provavemente, não se apercebeu que esse É O PIOR RESULTADO PARA PORTUGAL. Com qualquer outro resultado teriamos na mesma que ganhar à Holanda sendo que até um empate nos poderia qualificar mas assim, MESMO GANHANDO NO DOMINGO PODEMOS NÃO NOS QUALIFICAR.
É obvio que se empatarmos e a Alemanha ganhar à Dinamarca qualificamo-nos mas, e se a Dinamarca ganhar no Domingo? Pois é, ficam 3 selecções com 6 pontos e aí ....."vai-se ver"!!!
Se a Holanda ganhasse ficava tudo com 3 pontos e aí bastava-nos ganhar.

Sr. Rui Santos, parafraseando D. Juan Carlos, "Porque no te calas???"

discordo. com este resultado

discordo. com este resultado Portugal até pode bem perder (desde que nunca mais que por um golo de diferença) que pode muito bem passar. Basta que Alemanha ganhe à Dinamarca. O que nao vai ser difícil, porque a Alemanha não se pode arriscar a perder nesse jogo ou ainda é eliminada!

Automaticamente

Não se põe em questão passarmos se perdermos ou empatarmos. O que o shor Rui Santos disse foi que se ganhassemos à Holanda estavamos automaticamente qualificados, e isso não corresponde à reaiidade.

disseste que este era o pior

disseste que este era o pior resultado para Portugal! Eu discordei e expliquei-te porquê. Eu nem mencionei o Rui Santos!!!

Tá dificil

O resultado de ontem entre a Holanda e Alemanha foi o pior resultado possivel para Portugal, foi isso que disse sim senhor, e reafirmo. Porquê? Porque com qualquer outro resultado so dependiamos de nos proprios, tinhamos que ganhar e nada mais.
Com este até podemos perder mas seja qual for o resultado estamos sempre dependentes do outro jogo. Ora, eu prefiro depender de mim proprio do que ficar numa situação que "até posso perder", é essa mentalidade, a de estar a fazer contas e a olhar pro jogo dos outros que faz com que nunca ganhemos nada.

E de qualquer maneira, o meu comentario inicial foi no sentido do shor Rui Santos ter comentado ontem que caso a Alemanha ganhasse so precisavamos de ganhar à Holanda para passar o que, conforme hoje toda a gente sabe, não é verdade.

Oh Luis

Não tenho pontos, só penalty's.

Merecias.

quais

penáltis? wtf? estás a falar do quê?

Pronto....

Dei eu o ponto mais que merecido

tu tens pontos ?

se isto chega aos ouvidos do marogui...

Sofrimento até ao fim..

Jogo impróprio para cardiacos, o sofrimento foi terrível e provavelmente Varela foi decisivo no apuramento para a próxima fase....

Cristiano Ronaldo teve falhas imperdoaveis, aquele segundo lance isolado não é tolerável para um jogador deste calibre, juntando a isso a falta de solidariedade a nível defensivo, o segundo golo da Dinamarca é por culpa da falta de compensações de Ronaldo, nesse aspecto tiro o chapéu a Dinamarca que soube fazê-lo com enorme eficácia...

Agora vamos ter o jogo decisivo, Holanda está numa má fase e teremos que aproveitar mas há que corrigir estas falhas tanto a nível defensivo como ofensivo....

Se Paulo Bento tiver TOMATES; deixe o CR7 no Banco...

Pois

Ao longo dos tempos tenho por cá referido que Cristiano Ronaldo, pura e simplesmente não tem lugar na selecção nacional de futeboll. Ele nunca fez a diferença para melhor na nossa selecção, mas para pior isso sim ele sempre tem feito essa diferença há mais de 10 anos que joga nesta selecção. O que é interessante no meio disto é que nenum seleccionador tem a coragem de o deixar de fora nem tampouco no banco de suplentes. Será que é necessário o CR impor ao seleccionador que o retire do lote dos convocados? Não seria já tempo de termos um seleccionador com coragem? É por estas e por outras que Portugal tem a pequenez que sabemos a nível da sua selecção nacional de fitebol. Pessoas sem coragem que vivem ligadas talvez à publicidadeinternacional dos jogadores. Enquanto assim for, nada a fazer e está mais do que confirmado de que esta selecção não vai longe neste europeu pese embora vá passar à fase seguinte.

...........................

Caro ciclone o CRonaldo joga na seleção desde 2004 (foi convocado para o Eurpeu de 2004 e até marcou na estreia) mas só em 2005 começou a ser titular a 100%