A estratégia de Scolari | Relvado

A estratégia de Scolari

 

ee95104 prossegue realçando que
continua a "achar Scolari pouco digno e grosseiro, especialmente
cada vez que abre a boca, seja para se intitular chefe, número dois da
Federação, ou rebaixar Agostinho. Mas entendo que essas atitudes, como a
arrogância de Mourinho, servem um propósito, e esse para mim é ter controle e
obediência forçada dos jogadores.
Não sou fã destes métodos, mas vejo que o «chefe» vai ter uma Selecção
disciplinada na Copa. Eu vou puxar pela minha Selecção, pelos sub-21 e por
Agostinho, e enviar votos de boa sorte à Selecção dele, ao time do chefe..."

Seleção:

Comentários [52]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Isto é tão simples quanto isto:

O Scolari teve as opções dele e tem legítimidade para as fazer. Como as opções dele não são consensuais por não escolher os que estão em melhor forma, no mundial só podem acontecer duas coisas: ou corre bem e ele é bestial, ou corre mal e ele é besta! Não há meio-termo.

Meio termo não sei se é...

mas para mim ele já é uma espécie de...besta é forte...asno, talvez. Já achava antes do Euro, continuei no Euro, depois do Euro, etc, etc. Se ganharmos alguma coisa, óptimo, até posso dizer obrigado, mas continuo a não gostar dele e a querer que vá embora.

Scolari, Scolari, Scolari...

Fala-se que Scolari é arrogante, é "the boss", acha-se superior aos portugueses, tudo e mais alguma coisa...

Scolari é seleccionador nacional. A sua função é escolher os melhores jogadores portugueses. Para ele! Não são os melhores jogadores portugueses para o Porto, Benfica ou Sporting! O Porto poderá não ter apostado no Ricardo Costa ultimamente, e daí? Que eu saiba não é o Adriaanse o nosso seleccionador. Pensem que esses jogadores que ficaram de fora poderão não contribuir para a FORMAÇÃO DE UMA EQUIPA, que é o que se pretende, ou não? Porque é que nos nossos clubes defendemos uma política de continuidade, e na selecção não?

Hugo Almeida afirma que ser jogador do Porto é um entrave à chamada ao Mundial. Ele que vá perguntar ao Ricardo Costa, que é seu colega, qual a sua opinião.

Eu defendo a selecção acima de tudo. E nem queria um seleccionador estrangeiro. Nem um jogador luso-brasileiro. Mas eles estão lá e eu apoio a selecção da mesma maneira. É chocante ler alguns meninos/senhores por estes lados a dizerem que não apoiam a selecção.
Não fazem falta. A selecção não precisa de fanáticos, mas sim de pessoas crentes, confiantes, apoiantes e com esperança.

Tenho pena

mas tenho mesmo muita pena que certos jogadores tenham que ficar fora por falta de ambição ou por medo de se correrem riscos, achando que são demasiado novos ou dando a desculpa que terão mais oportunidades no futuro, não falo do Quaresma que para o caso até é das posições onde temos mais jogadores de qualidade.

O problema acaba por ser um bocado a imagem do País, as pessoas não sobem nem são valorizadas pelo bom trabalho realizado ou por mérito mas sim por interesses instalados de quem está no poder no momento, os cargos são políticos e a progressão faz-se pela antiguidade e isso diz tudo, Justificação do Scolari "o Maniche e o Costinha estão lá por bons serviços prestados há nossa Selecção".

De qualquer modo estou 100% com Portugal pois a vida é curta e não devemos virar costas as coisas de que mais gostamos porque somos nós quem fica a perder.

Segundo...

...essa teoria, até é capaz de funcionar pois os jogadores vão responder ao "favor" da convocação, tentando dar o máximo dos máximos como agradecimento á pessoa que os colocou lá.

O ambiente na equipa das quinas, pode ficar muito agradável para quem lá está, mas depois nos clubes, como será o ambiente entre um injustiçado e o beneficiado, com certeza que não é bom.

Como numa empresa, o trabalhador A é incompetente e o B é muito competente, e depois quem recebe a promoção é o A, com certeza que o B ficará com uma relação mais azeda em relação ao "beneficiado". Eu na escola tinha melhores notas que um colega meu, e no final quem tinha a nota superior era ele, tudo por ser filho de um professor. Eu era amigo dele, mas não vou dizer que não fiquei fu...., e a minha relação com ele ficou pior. Isto é assim e por muito profissional que a pessoa seja, isto vai sempre acontecer porque somos seres humanos.

Não vale a pena espumar aqui raiva contra o Sr. Scolari, pois ele é que é o treinador, e não vou ser eu que vou mudar a sua opinião.

Também não vou apoiar a "equipa de Scolari", mas isto não quer dizer que desejo, que o Irão, México, e Angola, derrotem Portugal. Não consigo vibrar nem sorrir quando vejo a seleção a jogar, mas daí a a desejar-lhe todos os males do mundo, é uma grande diferença, e caso Scolari conquiste o Mundial, não vou ser estúpido ao ponto de festejar, quando nunca apoiei este selecionador e as suas escolhas.

Vou sim dizer que estava errado e dar-lhe os parabéns, mas não vou ser hipócrita ao ponto de festejar.

Cumprimentos.

Re:

:) Bem podias festejar se tal acontecesse, pois admitias como dizes estar errado. Como todos podemos estar.
E bem merecia festa, uma boa prestação portuguesa.

Cumps

Re:

Neste mundial vamos assistir á equipa de Scolari, e não a uma equipa baseada numa outra equipa como no Euro.

Tudo o que acontecer neste mundial será mérito de Scolari, pois desta vez ele não tem a papinha feita.

Por isso se ganhar tenho que dar os parabéns pois desta vez ele terá que trabalhar para ir longe, embora a fase de grupos, sem substimar os adversários, é acessível, até a muitos dos clubes da nossa SuperLiga, mas como já disse será mérito dele, pois vai trabalhar "sozinho".

Em relação aos festejos penso que parece mal festejar a vitória de uma equipa que nunca apoiei, vai contra a minha pessoa :(

Cumprimentos.

Re:

Concordo 100% com a análise. Trabalho de Scolari.
 
Ainda acerca dos festejos, apesar de não apoiares os métodos, se os objectivos forem alcançados, veres a nossa bandeira no mais alto patamar do mundial, deve ser motivo de orgulho e alegria. E podes festejar, ninguém leva a mal..
Assim como se as coisas correrem mal, enfio a carapuça e critico o que tenho de criticar, que não será pouco, nesse caso.

Re:

É claro que fico feliz se a bandeira de Portugal aparecer no topo do mundo, não vou dizer que não, mas como já disse não ficaria bem eu festejar.

Eu sei que ninguém leva a mal os meus festejos, e eu sou livre de fazer o que bem me apetecer (desde que não afecte a liberdade dos outros), mas é como naquelas coisas, na hora da vitória toda a gente apoia e eleva as pessoas a deuses, mesmo aqueles que nunca acreditaram e nunca apoiaram, e isso é hipocrisia, e eu não sou assim.

Cumprimentos.

Parece-me claro..

Que mais que fazer a selecção dos melhores jogadores de Portugal, Scolari fez uma equipa.

Para ele, tal como se faz na construção de um plantel, há jogadores que são importantes por determinadas características que funcionam no que ele pensa ser melhor para o grupo.

E assim, se justificará a manutenção (recompensada) da titularidade e da confiança em , o mesmo se passando com Quim, tal como para ele não faz sentido prescindir de Costinha ou Maniche, assim como o fez num periodo mau de Pauleta e tal como confiou em Hélder Postiga que foi decisivo no Euro 2004.

Claro que algumas das opções são bastante discutíveis, mas ninguém o pode acusar de servir outros interesses que não sejam os da Selecção Portuguesa.
E podiamos dar alguns exemplos bem recentes de situações assim.

E o Bruno Vale

Esse já não é tijolo?

Re:E o Bruno Vale

O Bruno Vale parece-me uma opção lógica para 3º GR...

Re:Parece-me claro..

Não podia estar mais de acordo. Mas será que isto é muito dificil de perceber?

É a velha questão Grande plantel VS. Grande equipa. Eu prefiro a ultima. Basta olharmos para os exemplos dos nossos clubes do coração, para vermos isso mesmo.

Apoio à selecção

Só espero que tudo corra bem, porque chega de andar a pedir apoio aos portugueses e depois só se vê é tristeza.

A selecção continua a ser, não de todos nós, mas dos amigos dos que lá estão, faz lembrar o governo deste país miserável promovem-se carreiras de uns, arranjam-se tachos a outros, só precisam de ser amigos dos que estão no topo.

Neste país de cunhas e amigos de tachadas a selecção nunca podia fugir à regra, quando as massas entram em contradição com a ideia que lhes querem fazer passar há que lhes tapar a boca, neste caso temos a chamada de dois jogadores que vão fazer número Bruno Vale e Ricardo Costa, aposto em como não vão fazer qualquer minuto, mas a culpa para mim é da comunicação social, sempre foi e continua a ser, calam-se quando devem de falar, falam demais quando deviam estar calados, amedrontaram-se ontem quando o seleccionador da FPF disse que não respondia a questões sobre jogadores não convocados, resultado : mijaram-se todos e em vez de fazerem o que ele (scolari) costuma fazer quando não quer responder, ou seja, levanta-se e vai-se embora, ficaram sentadinhos e fizeram as perguntas que ele queria, ou seja, deixam-se manipular por um tipo que deviam explicar porque não leva certos jogadores (deu-se ao cumulo de os convocar em jogos de preparação para quê ?), porque se estava ali para dar a conhecer e falar da convocatória, tem que falar sobre quem leva e porquê, quem deixa e porquê, ainda não aprenderam estes portugueses, nesta situação eu dava-lhe a resposta levantava-me e vinha-me eu embora, porque ele não estava a deixar que eu fizesse o meu trabalho, mas isto feito por todos estão a ver o que dava não estão ?

Por isso eu apelo aos repórteres deste país, na primeira derrota não façam perguntas a esse senhor, porque na altura ele quererá servir-se da comunicação social para se justificar perante os portugueses !

Quanto ao apoio já à muito anos que vejo muita palhaçada desde 84 que não se vê os verdadeiros melhores na selecção nacional, primeiro é porque o treinador é do Benfica e não agrada aos outros, depois é porque é do Porto e não agrada aos outros, agora é porque é maníaco e entra em litígio com alguns jogadores na frente da FPF depois do Silva Resende só se tem visto é presidentes da treta este então é o rei dos palhaços, estou ainda à espera de ver um seleccionador sair da selecção nacional sem estar em litígio com a mesma, tivemos o Torres no México e viu-se, depois veio o Juca e correram com ele, o tal Seabra corrido foi porque ninguém gostava dele, veio o Carlos Queirós e todos sabemos como ele saiu da selecção e as suas declarações no fim do jogo com a Itália que nos afastava do mundial, o Artur Jorge não se livrou de problemas também, veio o Oliveira e parecia que as coisas estavam bem, mas teve de sair, veio o Humberto Coelho e parecia que estava ali temporariamente, afinal era mesmo verdade, foi atirado para fora da selecção para poder regressar o Oliveira, este por sua vez regressa mas longe daquilo que tinha construído no passado, os tempos eram outros e para terminar estava guardada a miserável prestação de Portugal no mundial da Coreia/Japão, saiu também ele em litígio com a FPF, culpados ? são os jogadores ... , poupem-me, os culpados são os dirigentes da FPF, isso sim ! Agora para desfazer com a tal “geração de ouro”, foram precisamente buscar um treinador brasileiro que não conhece o futebol português (e repito, não conhece, senão vão perguntar ao Scolari quem é que foram os bi-campeões do mundo de sub20).

Abraço

A isto chama-se...

unma autêntica teoria da Conspiração! E em semana de estreia do Código DaVinci até calha bem!

Por acaso, eu acho que Scolari quer, acima de tudo, construir um grupo familiar sem olhar à qualidade de quem fica de fora. Se correr tudo bem, ele é genial, se correr tudo mal, não vai faltar quem lhe atire isso à cara!

O Outro Lado da Lua

Re:A isto chama-se...

Caro Enigma,

Não se trata de conspiração, mas sim de andar a aturar isto à uma data de anos, incrivel foi haver gente que disse que o Oliveira era mau porque estava a fazer isto que estamos a ver o Scolari tmabém fazer, mas que agora falam em união e naquela altura era o quê ?

Falam na treta das bandeiras por causa do Scolari, mas estou a lembrar-me do Oliveira ter essa mania também no Euro 96 em Inglaterra, aquela que era beijada pelos jogadores quando marcavam um golo ...

Olha já tenho visto muitos mundiais e europeus e acho que este Scolari não é nada diferente do Oliveira, aliás é bem pior, porque tem as mesmas atitudes e ainda lhe sobre tempo para entrar em litigio com um clube que é campeão nacional e ainda goza com os portugueses com o ordenado que aufere ...

Abraço

Re:A isto chama-se...

Até posso concordar com tudo o que escreves, mas tenho a nítida impressão que, pelo menos isso, Scolari terá afastado alguns lobbies poderosos que existiam na Federação, um pouco à imagem daquilo que Mourinho fez quando foi para o FCP.
De resto, e já que falas do Oliveira, acho que todos nós, os que comentamos neste fórum, deveríamos ler o famoso dossier Boronha para tentarmos perceber um pocuo mais o que foi a nossa Selecção no último Mundial e os vícios que, nessa altura, corromperam muitos!

Re:A isto chama-se...

Os lobbies do tempo do Oliveira que falas é que quem mandava na FPF era ele e não o presidente, certo é que o processo de litigio entre partes ainda não foi resolvido e nós é que vamos assistindo a toda esta palhaçada, quanto ao dossier Boronha, não será mais um caso no meio de tantos que a FPF faz o favor de coleccionar.

Eu já assumi, não gosto muito do Scolari!

Mas ontem ganhei mais algum respeito pelo Homem.
Quando tive dúvidas de quem fazia as convocações se seria ele ou a FPF e empresários, quando já sabia á priori quem o Scolari iria convocar, fiquei espantado quando um homem usualmente arrogante e agressivo falou com toda a calma e serenidade como se estivesse a falar para atrasados mentais (jornalistas), tentando medir todas as palavras que dizia para que nada fosse mal interpretado!
Ficou subjacente uma coisa do que o Scolari disse, em relação á selecção "I'm the Boss", em relação á convocatória disse expressamente que o grupo de trabalho que ele vinha a comandar desde que tomou conta da selecção era para manter e que as suas alterações eram relativas a lesão.
Finalmente o Homem começou a fazer sentido, custava alguma coisa dizer o que estava a fazer, de certeza que sim!
O Scolari pensa como líder que é não tem de prestar contas a ninguém, exige o maior esforço dos que o rodeiam e apresenta os resultados! Por isso vou começar a ser mais tolerante com o Scolari, é duro e arrogante, mas no fim dá Vitórias á Selecção que é a única coisa que realmente importa.
Decididamente faz-me lembrar o Mourinho, o Special One também é arrogante e duro, mas ganha!
É mesmo assim nós adeptos somos maleáveis basta que apresentem os resultados, e nos dêem Vitórias, que nós aprendemos a respeitar e a gostar destes treinadores.
Cumps

Re:Eu já assumi, não gosto muito do Scolari!

Existe uma diferença entre vencer e convencer, e ganhar com uma exibição sofrível.

E Scolari, ainda não ganhou nada, a não ser "inimigos".

Re:Eu já assumi, não gosto muito do Scolari!

Escuta, esqueceste que dá vitórias, mas títulos nem velos, aí está uma diferença entre ele e o Mourinho, Portugal/Scolari = 0 titulos, o que vale ter uma guerra quase ganha se depois a perde, que glória isso dá ?

Re:Eu já assumi, não gosto muito do Scolari!

O Scolari já ganhou campeonatos assim como Mourinho!
Só que o Mourinho ainda não treinou a selecção Nacional e o Scolari sim!
Por isso nesse aspecto não tenho argumentos para poder comparar.

Re:Eu já assumi, não gosto muito do Scolari!

Bem escrito.

Assino por baixo.

Saudações Benfiquistas
NePPEr

Afinal o record falhou nas previsoes

comprei hoje o guia do mundial da record de 300 e tal paginas e la veem as convocatorias de Tonel,Quaresma.

afinal o record errou nas previsoes

se nao acreditam comprem a revistaa

Estratégia ?

Qual estratégia ?

. o O Killas O o .

Querer

passar por arrogante é uma coisa... agora passar por mal-educado e insultuoso??

A Selecção de Todos Nós!

Desde sempre optei por não comentar qualquer artigo envolvendo Scolari e as suas opções. Hoje decidi que era uma boa altura para 'dizer de minha justiça'.

Scolari sempre assumiu a selecção como um grupo de trabalho, raiando a ideia de ‘família’, com objectivos a médio/longo prazo. Não podemos comparar o trabalho de uma selecção a uma equipa qualquer. Os jogadores da selecção estão juntos x dias por ano, não se treinam em conjunto diariamente. Para mim, faz todo o sentido que o grupo seja coeso, no seu sentido mais lato.

Observando o desenrolar desta ‘novela’ fui confirmando que, se por um lado, muitos se questionavam sobre a ‘fidelidade’ de Scolari às suas ideias perante a possível pressão da Federação e dos clubes, por outro lado também muitos esperavam que Scolari baqueasse às primeiras pressões da opinião pública – coisa habitual em seleccionadores anteriores. E aí temos o “Sargentão” – ele é que é o seleccionador, ele é que manda. E mais nada!

Também eu não concordo com a lista de convocados, na integra, mas foram estes jogadores que iniciaram um ciclo com Scolari no comando. E este ciclo, estou certa, irá encerrar-se com o Alemanha 2006.

Os 23 de Scolari são os meus 23. São eles a Selecção Nacional e, com mais ou menos concordância, é por eles que vou torcer. É justo que lhes peça esforço, entrega, dedicação – é o que espero deles, que envergam a camisola das quinas.

Quanto ao futuro, uma única certeza – temos muitos e bons jovens para iniciarem um novo ciclo da Selecção de Todos Nós.

FORÇA, PORTUGAL!

PS: Não deixo de achar piada à vulgaridade com que muitos encaram o 2º lugar no Euro2004 - parece até que antes disso tivemos altas prestações nos Europeus e Mundiais. Espírito tuga: nunca nada é suficientemente bom para quem aspira ao Olimpo (à mesa do café, claro!)

Re:A Selecção de Todos Nós!

Eu não comemoro segundos lugares essa é já a primeira !

Ainda para mais na situação que foi, tinha tudo para vencer, jogava em casa, tinha o apoio de todos os portugueses, tinha um bom plantel, jogava com uma selecção com quem já tinha jogado duas vezes (um em preparação e empatou e outra oficial e perdeu por marronice).

Quando se viu a sua convocatória pedia-se o titulo (devido aos que foram e aos que não foram) e depois queriam que todos se contentassem com um segundo lugar ?!

Numa final existem duas situações os que vencem e são campeões e os que perdem e não ganham nada, na história o que fica é a Grécia Campeã da Europa e o resto são tretas !

Poixxx...

... essa é a teoria dos velhos do Restelo : P

Re:Poixxx...

Minha cara, tem melhor ?

Pra mim treinador com curriculum à frente das selecções nacionais só há um, chama-se Carlos Queirós, ainda está para ser destituido desse lugar, mas não se esqueçam que são dois titulos !

Pode ser que o Scolari consiga isso só num ano (campeão da europa de sub-21, de quem é chefe e campeão com os AA, onde é o seleccionador) até era giro, era da maniera que me calava a boca de vez ...

Á pois é ! Quero isso, vá lá !

Boa Tarde.