Espaço para o jogador português | Relvado

Espaço para o jogador português

 

Os clubes das distritais, clubes de futsal de segunda, entre outros, contratam com dinheiros que deveriam servir para a formação dos jovens portugueses (inclusivé filhos de estrangeiros de 2ª e 3ª geração, nascidos em Portugal) jogadores estrangeiros.Como cidadão consciente dos seus deveres e direitos, exijo que o estado tome medidas, visto que o bom-senso das pessoas ligadas ao futebol visa única e exclusivamente os seus umbigos.Cumprimentos Futebolísticos!SuperGuerreiroII

Seleção:

Comentários [25]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Assunto muito importante...

Tanto para quem compra, para quem vende. Recentemente, dois garotos, gêmeos, na casa dos 12 anos, foram para o M. Utd ! Vejam só: 12 anos. Isso devia ser proibido. A FIFA devia criar normas, para um jogador só poder ser vendido para o exterior, quando já tivesse atingido uma idade mais elevada, digamos assim, 25 anos. No caso desses dois garotos, do Fluminense do Rio, vemos o quão é nefasta a ação desse abutres do futebol, que são os "Empresários". Quanto à preocupação do articulista, sobre o fechamento das portas aos jovens nacionais, estou também, completamente de acordo. Alguma coisa tem que ser feita, para o bem do futebol. Boa noite a todos..

vou escrever sobre um caso...

que nada tem haver com o futebol professional... vivo em França exactamente em Perpignan (180 km ao norte de Barcelona) e temos cà uma Associação Portuguesa que promove eventos culturais, folklore, bailes... tem a sport tv para a malta ver a bwin, cerveja portuguesa etc etc... hà também secções de futebol das quais eu fiz parte cerca de dez anos (até a equipa principal) na altura em que eu jogava eramos quase todos filhos de tugas so traziamos um ou outro amigo para dar uma ajuda. Hà dois ou tres anos entrou para là um senhor que quis e deu um novo elenco às equipas de futebol para isso trouxe os jogadores reservas das melhores equipas da região (todos ou quase franceses e "mouros") é verdade que hoje a équipa é das melhores aqui da zona e jà està numa divisão regional este ano invencida, passou 6 voltas da taça de França. Eu assisti a dois ou tres jogos e não conhecia nenhum jogador da equipa! é verdade que esta politica trouxe resultados desportivos mas em mesmo tempo o nome da equipa jà não se justifica (ASSOCIACAO PORTUGUESA DOS PIRINEUS ORIENTAIS) porque os tais jogadores tugas andam perdidos na segunda e terceira equipa! Até ouvi dizer que o tal senhor que desenvolveu a tal politica queria contratar um treinador que foi jogador treinador do PSG e até era international francés, chama-se LAURENT FOURNIER e actualmente é o treinador do NIMES OLYMPIQUE que eliminou a equipa da Associação na taça de Franca.

Eu preferia...

que o estado não deixasse os combustíveis e o leite aumentarem brutalmente e sem justificação o preço! Mas parece que as prioridades são outras! Uma observação: na terça feira ,após o crash bolsista, parece que a Galp teve uma subida brutal no valor das suas acções e assim por acréscimo, nos resultados líquidos. Saudações Leoninas

Re: Espaço para o jogador português

Um grande artigo que realmente interessa ao futuro do futebol Português. Há muita coisa para falar sobre isso mas o essencial já disseste. é necessário promover uma politica de formação e contratar menos estrangeiros. Eu compreendo que o jogador Português não seja barato, mas está-se a pôr em risco alguns jovens que até podem vir a ser bons profissionais de futebol em detrimento de jogadores estrangeiros.

Eu não percebo como pode ser caro...

... um jogador português, queres-me explicar? Um jogador estrangeiro pode até sair barato na aquisição, mas é preciso o clube dar-lhe tecto e outras condições que custam dinheiro. Para além disso, a integração de um estrangeiro é bem inferior a de um português... pena poucos verem isso. Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Eu não percebo como pode ser caro...

É fácil. Dá poucas comissões. E viajar para as praias idílicas do Brasil para contratar um reforço é bem mais apelativo do que dar uma voltinha pelo Minho ou Algarve...

Re: Eu não percebo como pode ser caro...

Na relação preço-qualidade o jogador Português é mais caro. É raro tu veres uma equipa Portuguesa cuja estrela não seja estrangeiro. Acho é que se devia apostar mais na formação, alias como tu também deves achar. O futebol Português só fica a ganhar.

Preço-Qualidade?!

O jogador brasileiro tem bom toque de bola mas tem pouco físico. O jogador africano tem bom físico, mas tem pouca noção táctica. O jogador de leste da europa tem bom físico, alguma técnica e alguma noção táctica, mas não falas pevas português e demoram a adaptar-se... Face a isto como podes afirmar que é a relação preço-qualidade, especialmente quando falamos de ligas menores? O que existe é uma mania e uma meia-verdade que muitos transmitem às pessoas e elas tomam como verdadeiras. Pelo menos esta é a minha leitura. Num ponto ambos concordamos: formação!

Re: Preço-Qualidade?!

...Acreditas que o jogador português, no geral, é melhor que brasileiros, africanos e europeus do leste ? Sinceramente, acho que não. Mas são opiniões, cada um pode ter a sua.

Um off topic que realmente interessa

onde é que um gajo pode ver as fotos da Luciana Abreu na FHM deste mês?

Re: Um off topic que realmente interessa

td bem, ate é jeitosita, mas é pekenaaaaaaaaaaaaaa, lol

Re: Um off topic que realmente interessa

Só sai em Fevereiro. Quando sair, basta googlares, que aparecem-te imensas de certeza.

Gostava que comentassem isto:

"Os clubes das distritais, clubes de futsal de segunda, entre outros, contratam com dinheiros que deveriam servir para a formação dos jovens portugueses (inclusivé filhos de estrangeiros de 2ª e 3ª geração, nascidos em Portugal) jogadores estrangeiros. Como cidadão consciente dos seus deveres e direitos, exijo que o estado tome medidas, visto que o bom-senso das pessoas ligadas ao futebol visa única e exclusivamente os seus umbigos." Cumprimentos Futebolísticos!

Interessante!

Mt bem, mas isso não se passa só no futsal de 2ª... Mesmo no futebo de 11 isso passa s com mt frequencia

Re: Gostava que comentassem isto:

O cidadão citado, no segundo parágrafo, diz telegráficamente tudo aquilo que eu poderia comentar, vindo-me de imediato à memória o clube da moda... Sertanense!

Bingo!

Eu escrevi este artigo depois de ler a notícia desse clube! Cumprimentos Futebolísticos!

O que era preciso era um Salazar :s

Porque é que tens de achar que tem de ser o ESTADO a resolver todos os problemas do desporto nacional? o Estado não é a fonte de resolução de todos os problemas, as pessoas não se devem voltar para ele apenas porque as coisas não correm como elas querem. Essa mentalidade, do tempo do Salazar, ainda se vê hoje em dia, mas não é correcta. Depois existem duas coisas: a) UNIÃO EUROPEIA, acho que não é preciso dizer mais nada. b) AUTO-REGULAÇÃO, o Estado concede autonomia às federações desportivas para organizarem, dentro de determinados limites, as regras por que se devem reger. E os clubes são entidades privadas, podem, gastar o SEU dinheiro da maneira que lhes apetecer. E os estrangeiros que moram em Portugal não têm direito a praticar desporto num clube, pelo facto de se estar a gastar dinheiro em não-portugueses? O que se poderia discutir era saber se não deveria caber ao Estado um papel mais activo na promoção da actividade desportiva. Aí sim, o Estado não faz tudo o que deve, porque a prática desportiva é feita em grande parte pelos clubes. O Estado tem o Desporto Escolar, o INATEL e pouco mais. MAS não pode tomar medidas discriminatórias.

Tudo o que o Estado tem dado e continua

a adr aos clubes, em forma de terrenos, isenções, comparticipações, etc devia ser exclusivamente para a formação. Mas ó futebol continua a ser o "ópio do povo", portanto...

Penso que a seguinte passagem responderá à tua...

... questão: "Como cidadão consciente dos seus deveres e direitos, exijo que o estado tome medidas, visto que o bom-senso das pessoas ligadas ao futebol visa única e exclusivamente os seus umbigos." Tradução: Actualmente os clubes não fazem nada para que essa situação mude! Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Penso que a seguinte passagem responderá à tua

E eu volto a dizer: um Estado tipo Salazar não é a resposta que procuras. 46 anos para sair do chapéu protector do Estado, e quando as coisas correm mal quer-se voltar logo para debaixo da sua saia. E O Estado não pode discriminar estrangeiros de portugueses. Pode dar dinheiro aos clubes, mas não pode promover medidas discriminatórias.

Re: Penso que a seguinte passagem responderá à tua

Estás a brincar, certo? um estrangeiro só pode vir para portugal com um contrato de trabalho assinado e com visto. Como essa treta de clubes das 2ªs e 3ªs divisoes são amadores só lhes podem oferecer um contrato de pedreiro ou estafeta, mas depois lá vão para o relvado jogar a tempo inteiro. Abre os olhos.

Aposta no estrangeiro, mas esporadicamente...

E verdade que hoje em dia, e isso em toda a Europa, é comum ver que um clube contratar um miudo de 14/15 anos num pais estrangeiro, e sobretudo na América do Sul! Assim, verifico o mesmo no Benfica. Bastos, Chiriches, Ayrton, Demel, WangGang, Yartey, Wagner, Fall, e mais alguns ainda vieram para o Benfica com so 16/17 anos e ja com estatuto de reforços... para os juniores. Agora resta esperar se no futuro este metodo da cartas. Mas ai, estou a falar do Benfica, e seguramentte que se passa o mesmo no Sporting e Porto. O que realmente dara outra dimensão a formação portuguesa, é quando os clubes mais modestos vão formar eles tambem jovens portugueses. E estes é que vão formar a maioria dos portugueses do futuro. Estes mesmos portugueses que ja vimos tantas vezes chegar aos 20 anos e depois são emprestados a clubes da III divisão e vão para la desmotivados, acabando por serem esquecidos. Para mim, a Liga ou Federação devia apostar na II Liga como um exame final para os jovens que saem dos clubes da I Liga, ja que na I Liga, não têm hipoteses aos 19 anos. Assim os clubes da II Liga tinham, em condições de emprestimo, jogadores nacionais, jovens e com talento, que encarariam uma época na II Liga como a ultima chance de retornar ao clube formador! Assim, evitaria aos clubes de II Liga ir ao mercado estrangeiro. Assim, haveria mais portugueses, e para as seleções, nada melhor!

+1 interessante

Excelente ideia... Porque não lêem eles o relvado.com? :)

Ja deixei varias vezes essa opinião...

aqui no Relvado. Na altura, tinha falado de uma "draft", tipo o que se passa na NBA, quando os clubes de topo vão 'escolher' os melhores universitarios. Fazendo a transposição com o futebol português, os clubes da II Liga escolhiam segunda regras de prioridade, os jogadores jovens referenciados da I Liga (estou a falar de um junior que acaba de subir a sénior, mas sem espaço na equipa principal para ja), de forma a promover o jovem, dando a oportunidade de se integrar num grupo profissional, de acabar o ciclo da formação. No final do ano, se o clube formador o recupera, então paga uma percentagem ao clube da II Liga que o 'apadrinhou'. Desta maneira, se um clube da II Liga tem a possibilidade de receber gratis uma jovem esperança, muito provavelmente iria buscar ao estrangeiro. Não é nada contra jogadores estrangeiros, mas em vez de gastar para 3 estrangeiros, gastavam a mesma quantia por um e de melhor nivel. Tenho a certeza absoluta, que desta maneira, surgiam muito mais portugueses, e em todas as posições do campo, e sobretudo avançados centros interessantes. A Liga é que seria responsavel pelo bom andamento desta metodologia, com a Liga a OBRIGAR cada clube de I liga em emprestar por ano ao menos um ou dois juniores em que depositam as maiores esperanças, para eles acabarem o percurso de formação, ja que raramente na I Liga, os miudos têm oportunidades.

Dás-me

um autógrafo? ;)

Re: Dás-me

porquê um autografo?

Olha agora...

lol Porque tiveste bem... o bem escrito até devia vir autografado ;)

Re: Olha agora...

então dou-te um autografo: do Pisca-Pisca, para o relva Phoenix, Janeiro 2008! Yeah man!

lol

Muito bom.

Re: Dás-me

Talvez por ele ter gostado do teu comentário lol Já agora, bom comentário xD Cumps