Deco, Nélson e a selecção | Relvado

Deco, Nélson e a selecção

 

Diabo Tripeiro diz: "a convocação de Deco para a selecção nacional colocou em polvorosa alguns adeptos portugueses. Sem dúvida que Deco foi um reforço enorme, mas abriu um precedente e já se fala na chamada do cabo-verdiano Nélson à equipa das quinas. Sou contra a chamada de Nélson e há inúmeras razões pelas quais preferia ver
jovens portugueses (ainda que com menos qualidade) a ocupar o lugar de Deco. Fico triste pelo modo leviano como é atribuída a nacionalidade portuguesa... Outro aspecto em foco nesta nova polémica é o facto dos portistas, acérrimos defensores de Deco, estarem desejosos das opiniões que nessa altura se pronunciaram contra a convocação, para que possam ripostar. Será
que este assunto também envolve clubismos? Será que devia envolver? Estamos a falar da NOSSA selecção e não dos nossos clubes!"

Seleção:

Comentários [91]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Voçes conhecem...

a França?

Acham que os franceses foram para um forum discutir a nacionalidade dos jogadores?

Mas uma coisa eles fizeram, foram festejar de campeões.

Deixemos de merdas.

Re:Voçes conhecem...

a franca?
a última vês que eu vi jogar esses bandidos foi contra portugal.
nã sei se reparáste, mas mais paressia a equipa da áfrica do que a equipa da franca.

Re:Voçes conhecem...

eram mais pretos que brancos

Não concordo com esta situação

Como benfiquista, muito me apraz ver as exibições de Nélson, que se revelou uma agradável surpresa. Outra coisa é a sua chamada à selecção. Na altura, não gostei da chamada do Deco à selecção, não por ser um atleta do Porto, mas porque defendo que a Selecção deve ser algo diferente dos clubes. Falamos de um país e dos seus nacionais, caso contrário em breve teremos o clube Portugal, o clube Espanha, o clube Inglaterra, etc... No Futsal a campeã da Europa, tem um cinco base quase todo brasileiro!!! Eu sei que no futebol é mais dificil, pois são onze jogadores, mas qualquer dia... O espírito da selecção é jogarem os nacionais dessa nação, pessoas que realmente sintam o orgulho de ser desse país e capazes de sentir arrepios ao vestir a camisola nacional e ouvir o hino.

Sem dúvida que Deco foi fundamental na campanha do Euro, que não temos ninguém à sua altura para o substituir, mas mesmo assim se fosse eu a decidir não o chamava à Selecção. Não concordo que ganhar esteja acima de tudo ou porque os outros fazem também devemos fazer, pois eles é que sabem e nós fomos anjinhos.

Já que neste fórum, muitos gostam de jogos de computador, já chegaram ao fim de um jogo mesmo difícil, sem nunca ter usado truques? O que sentiram e pensaram? "Consegui, com os meus meios e por mim". Na Selecção acho que deve ser o mesmo. Estes são os jogadores que temos, vamos ver do que realmente somos capazes.

Se a Selecção não fosse diferente dos clubes

Quase 50% dos jogadores seriam estrangeiros, sem necessidade de obtenção da nacionalidade. Portanto, a Selecção é sim diferente dos clubes, o que muitos não vêem. Muitos ficam logo muito preocupados só porque um ou dois jogadores com dupla nacionalidade jogam ou talvez jogarão na Selecção. O Pires na Selecção francesa, também não é português? O Brasil então, que é uma mistura de raças. Há alguém que possa dizer que é 100% brasileiro? Não. Todos os brasileiros são descendentes de europeus (especialmente portugueses), africanos e indígenas. O próprio nome do país não é brasileiro, mas sim português. O nome foi dado por um português e marca a exploração do pau-brasil por Portugal, árvore utilizada para tingir tecidos. Era assim que os portugueses na época viam o Brasil: um enorme país com função económica para Portugal, nomeadamente a de servir como terra para plantação de pau-brasil. Isto mostra que a mistura de raças vem lá de trás, há muitos anos. De maneira que hoje em dia é complicado exigir que uma Selecção de futebol seja 100% puritana de uma raça, de uma nação com fronteiras bem demarcadas. Ou querem que todos os jogadores das Selecções façam suas árvores genealógicas e exames de ADN?

coerência

Sou portista. Sou portista a 200% (basta ter crescido em Lisboa a ver ódio anti-nortenho destilado por todo o lado)! Mas sempre fui contra a utilização do Deco na selecção nacional (não contra a sua naturalização! Tinha todo o direito a pedir visto já cumprir os prazos legais para tal. Não confundir!). Mesmo admitindo o óbvio: Deco é o melhor 10 que a selecção tem desde Eusébio da Silva Ferreira.

Mas é tudo uma questão de coerência. Fui contra o Deco...sou contra a Nélson. Agora o que espero para ver são aqueles que, neste e noutros fóruns, se espumavam de raiva pela utilização do Deco. Mas a argumentação utilizada passava pelo facto de ser brasileiro e não ter "capacidade" de chegar à canarinha e, por isso, ter-se-ia voltado para as das quinas.
Agora que o "vermelho" Nélson acha que o sua selecção da Morabeza não é suficientemente atractiva e sendo Cabo Verdiano de gema...quero ver se "os tais" também espumam de raiva. É que ou há coerência...ou é clubismo.

É que convenhamos, ver o Deco a "encostar" o D. Sebastião "vermelho" (Chamado Rui Costa...que um dia vai regressar à Luz num manhã de nevoeiro num voo da Alitalia) fez mais urticária a muita "boa gente" que o VERDADEIRO facto de ser um brazuca a cantar a Portuguesa.
Urticária essa que já não se põe na questão do Nélson, pois, este ou encosta o "cão" (como já vi ser chamado neste fórum) do Miguel ou os ex-portistas (esse estigma!!!) Paulo Ferreira ou Nuno Valente.

Penso que me vou rir muito...

Curiosamente...

... o Deco conseguiu a sua nova nacionalidade sem ter cumprido os 6 anos exigidos pela Lei!

Ainda faltavam uns meses...

Cumps

Re:Curiosamente...

Assim como Jardel e Zahovic...
Também não foram 6 anos e estes até estiveram fora de Portugal...

Re:Curiosamente...

Acho mal... que estas excepções aconteçam para os "senhores da bola", quando outros "desgraçados" têm de penar para conseguirem aquilo que desejam do fundo do coração e não porque são pressionados e "aliciados" para o fazer!

Cumps

coerência

Apesar de dsicordar no que diz respeito á utilização do Deco, acho que falaste dos pontos essenciais.
Sem mais nada a acrescentar

Cumps

Re:coerência

Acho que a tua teoria está a ir por água a baixo, pelo menos tendo em conta as opiniões dos benfiquistas que tenho visto aqui no Relvado...

Re:coerência

Acho que o teu reparo sobre o facto de os Benfiquistas, principalmente, terem vertido rios de criticas pela utilização de DECO, já mostra que é bastante coerente o artigo do colega, mal fora tu o dizeres mal fora ser verdade o que se passou...
Quanto ás respostas aqui, tudo é uma questão de tempo, mas tens o mérito de tentar anular comentários semelhantes...
Mas o artigo resposta é altamenmte coerente, lê o que escreves e senta-te junto.

Re:coerência

E desde quando é que isso interessa para alguma coisa?
O que vai ficar desta história é que os benfiquistas eram contra o Deco por ser portista, e agora são pelo Nélson por ser benfiquista, mesmo que seja mentira.

Aposto contigo em como vais ver isto repetido vezes sem conta, pouco interessando o facto de muitos benfiquistas serem contra a chamada do Nélson.

O que interessa é repetir. Repetir muitas vezes...

Bem eu fui a favor da integração de

Deco pelo que le podia dar à selecção como jogador, embora prefira jogadores que falem o Português "sem sotaque" abrasileirado :).

Contudo no caso de Nélson não me parece uma situação igual, pois Deco, antes de Mourinho o convencer a jogar por Portugal, dizia que acalentava esperanças de jogar pelo Brasil pelo que agradecia mas não aceitava jogar pela nossa selecção.

Nelsón sempre quiz jogar por Portugal.

Penso que são casos diferentes...

Sempre fui aqui contra a presença do Deco na Selecção Nacional, por melhor jogador que ele seja. Isto porque a vontade dele sempre foi representar a selecção do seu país (Brasil), só que como os seleccionadores de lá não o convocavam o Deco acabou por decidir que do mal o menos, representava antes Portugal e ao menos sempre participava em grandes competições de selecções. O mal disto para mim é que corremos o risco de ver selecções tipo Emirados Árabes Unidos ou Arábia Saudita, onde há muito dinheiro mas pouco talento, a alinharem com 11 jogadores brasileiros e argentinos naturalizados, que mesmo não tendo conseguido jogar nas respectivas selecções natais serão sem dúvida muito melhores que os jogadores nascidos nos países que referi. Basta ver que até o Japão já tem um jogador brasileiro, a Alemanha tem um ganês, a Polónia tem um (salvo erro) nigeriano, etc. A continuar assim, não é muito difícil admitir que o cenário que mencionei é uma possibilidade concreta.

O caso do Nelson para mim é diferente. Ele não me parece demonstrar qualquer interesse por jogar na selecção de Cabo Verde, creio que a intenção dele (à semelhança de muitos dos seus compatriotas) é adquirir a nacionalidade portuguesa e fazer a sua vida no nosso país. Desse modo a selecção de Cabo Verde não lhe diz muito, a vontade dele é representar a selecção do país onde quer viver. Podemos alegar que o Nelson devia ter mais amor pela selecção do país que o viu nascer, mas o facto é que a Selecção Nacional portuguesa aparenta ser a primeira escolha dele. Se ao Deco lhe oferecessem o Brasil e Portugal ele optava pelo Brasil, mas se ao Nelson oferecessem Portugal e Cabo Verde (que é no fundo o que está a acontecer) ele opta por Portugal.

Re:Penso que são casos diferentes...

Talvez ele mudasse de ideias se Cabo Verde se tivesse apurado para o Mundial... Aí sim... havia visibilidade na selecção e aí havia a titularidade quase garantida...

Outro ponto... Temos já dois bons laterais direitos... Mais um? Tudo bem... venha ele... Não acho é que seja o lugar mais carenciado...

Re:Penso que são casos diferentes...

"Se ao Deco lhe oferecessem o Brasil e Portugal ele optava pelo Brasil, mas se ao Nelson oferecessem Portugal e Cabo Verde (que é no fundo o que está a acontecer) ele opta por Portugal."

Nao achas q ha mais qq coisa aqui?

ele nao demonstra minimo interesse em jogar pela cabo verdiana pq nao tem grandes vantagens em jogar por ela se calhar...digo eu...visto q a selecao cabo verdiana nao vai a lugar nenhum nao tem minimas hipoteses de ganhar titulos...

nao me parece q a escolha dele seja tao linear como dizes...

Re:Penso que são casos diferentes...

Talvez sim, talvez não, isso nunca vamos saber ao certo. O que sabemos é que o Deco só optou por representar a Selecção Nacional quando se convenceu que nunca seria chamado para a selecção brasileira - o que era extremamente injusto, atenção. Já o Nelson nem fala de jogar por Cabo Verde, quer é jogar por Portugal.

Mas isso é falacioso

Defendo a mesma posição da Robin.
Porque as razões de qualquer um deles não foram (somente) o amor que sentem por Portugal. De certeza que o Nelso tem todo o orgulho em ser Cabo-Verdiano, mais do que ser Portugues. Deco joga na selecção Portuguesa porque achou a dada altura não ter hipoteses de jogar pela selecção Brasileira. Foi uma decisão movida por interesses e não pela emoção. O Nelson, preferirá jogar pela selecção Portuguesa, porque ninguém quer jogar pela selecção de Cabo-Verde, porque não tem a mesma visibilidade e porque não chega aos grandes certames. Escolheu a selecção Portuguesa também por interesses e não por amar Portugal. Se Cabo-Verde fosse campeão do Mundo e estivesse sempre presente no mundial, de certeza que a primeira opção do Nelson não seria a selecção Portuguesa.

Cumps

Re:Mas isso é falacioso

Mas isso estamos a considerar "ses"... se nos limitarmos aos factos concretos, temos que para o Deco a Selecção Nacional foi a segunda escolha enquanto que para o Nelson é a primeira. Também acredito que se Cabo Verde fosse um país rico seriam os portugueses a emigrar para lá em vez de os cabo-verdianos virem para cá, mas isso é secundário.

Re:Mas isso é falacioso

Ses?

O Edgar não pediu para jogar pela Angola agora que ela se apurou?
E este era de nacionalidade portuguesa e jogou por Portugal.

A diferença entre Nelson e Deco é apenas o clube... Porque se o Nelson ainda estivesse no Boavista, já se levantavam as mesmas vozes contra.

Re:Mas isso é falacioso

Agora é que tu disseste tudo!!!!

Até parece que os nossos defesas direitos são dois coxos, quem nos ler acha que um não é titular do Chelsea, e o outro não foi o "melhor lateral direito do mundo" para os seus ex-adeptos.

   

Estás-te a esquecer de uma coisa...

É que não é uma questão de se aceitar porque é ou não primeira escolha...

É que parece que facto de ser estrangeiro já não interessa a ninguém.

Sinceramente quem estava contra o Deco, tem que estar contra o Nélson.

Eu estou a favor. E mantenho-me a favor da naturalização do Nélson e chamada à Selecção Nacional.

Mas vamos com calma...
O puto ainda tem muito que mostrar para lá ir...

Afinal de contas, não estamos muito necessitados de defesas direitos...

Eusébio

por essa maneira de ver Eusébio tb não tinha jogado na nossa selecção....Claro k não pudemos tar a naturalizar um jogador tds os dias,mas o caso de Nelson n é igual ao de Deco...

Re:Eusébio

Na altura Moçambique era tão Portugal como os Açores e a Madeira, logo o Eusébio não foi naturalizado coisa nenhuma. Já nasceu português.

Re:Eusébio

e era filho e neto de portugueses...

Re:Eusébio

Brasil tambem foi colonia de Portugal

Que interessa isso?

Questões morais, e de eterna discussão.

Se algo está mal que alterem as regras!

Já agora, o facto de o seleccionador ser brasileiro também nao tem significado?

Sou contra isto tudo.

Não sou nem um pouco a favor de jogadores de outros países a jogarem pela Selecção Nacional.
Seja benfiquista, sportinguista, portista, seja do Vila Real!

Penso que Selecção Nacional já diz muito a respeito disso: Selecção de um país, jogadores selecionados num determinado país. E só estes!!!

Sou contra cabo-verdianos, guineenses, angolanos, moçambicanos e, principalmente (destes eu não gosto mesmo, pelo menos não na selecção portuguesa, mesmo sendo eu um), brasileiros na nossa Selecção (digo nossa, porque, mesmo sendo brasileiro, fui criado em Portugal e sei mais sobre Portugal que sobre o Brasil, sinto mais a camisola portuguesa que a brasileira, gosto mais de Portugal como país que o Brasil)! Sejam lá de qualquer país, na Selecção das quinas só deveria haver lugar para portugueses!

Sou contra a utilização de Manuel Fernandes, Nélson, Deco, e por aí vai...
Acho vergonhoso ficarmos a roubar jovens talentosos nas camadas jovens aos países que dominamos durante séculos! Países como Cabo-Verde, como Guiné-Bissau, como Angol e Moçambique, que já têm poucoas alegrias, ficamos a roubar mais uma delas! Acho que a Federação deveria proibir isto tudo!

Aí vocês hão de me falar sobre Eusébio, Coluna e etc, que foram a base da selecção nos anos 60, e eu tenho uma contra-argumentação para vocês: há que se lembrar que na época, Angola, Moçambique e etc, eram oficialmente ligados a Portugal, faziam parte de Portugal, assim como os Açores e a Madeira o fazem hoje em dia. Então eles eram naturais de Portugal, podendo, portanto, representar a selecção Portuguesa!

Minha mãe, que por acaso é angolana, disse-me que na época da Independência era fácil conseguir a nacionalidade portuguesa, e que muita gente já estava registrada como português. Então é por isso que vimos muitos jogadores daquela época provenientes das ex-colónias.

Penso que hojem dia já não há mais espaço para isso, tínhamos era que ficar felizes pelo sucesso das nossas ex-colónias, e roubando os melhores atletas deles não estamos a fazê-lo!

Então deixemos as ex-colônias brilharem por conta própria, ajudemo-nas a alcançar o sucesso que o nosso nome vai ser ainda mais elevado!

Vai acabar como os outros

Será que ainda ninguém viu que o Nélson não sabe defender bem? o golo do cleiton é culpa dele, entre outros erros que faz, mas que não dá em golo, como na naval. è rapido e faz bons centros, e eu que sou boavisteiro digo ele não passa disso.